2 minute read

HEIDY SAMANTHA

Next Article
JOSÉ CIRILO NETO

JOSÉ CIRILO NETO

Cearense, iniciou sua carreira musical em 2016, na sua terra natal, na região do Cariri (Ceará/BR). Em 2017, mudou-se para Portugal e seguiu com sua carreira de cantora. Em 2019 e 2020, apresentou-se no Carnaval de Rua de Lisboa, para um público com mais de 7 mil pessoas, como vocalista do grupo Colombina Clandestina, conhecido por arrastar multidões pelas ruas de Alfama, e por sua tradição carnavalesca na cidade. Foi também como cantora da Colombina Clandestina que Heidy se apresentou na21ªMarchaLGBTQAI+deLisboa,destavezparaumpúblicoaindamaior,commaisde10milpessoasa desfilardesdeoPríncipeRealàRibeiradasNaus.

EmMaiode2021,deuopontapéinicialnaindústriafonográficacomoartistasolo,comolançamento do single intitulado como “Chuva de Primavera”. A cantora também traz consigo músicas originais inéditas, e um moderno setlist que abrange principalmente a nova música brasileira e que vem com aquelecalortípicodamúsicalatino-americana.Éumconcertofeitoparaquemapreciaumamúsicabem temperada, com carisma e descontração, características dessa cantora, que domina o palco como ninguém.

Advertisement

Em fevereiro de 2022, lançou mais um single com o bloco de carnaval Colombina Clandestina, de sua autoria em parceria com Alexa e Puta da Silva. A música intitulada “Histérica e Louca'', tem repercutido muitoejáédecaraomaiorsucessodogrupoedacantora.

Em junho de 2022, cantou ainda como vocalista da Colombina Clandestina, na abertura do Arraial “Minha Penha é Linda” na festa cultural mais conhecida no País, a tradicional “Festa dos Santos Populares” também se apresentou no Arraial da Mouraria, no famoso Largo da Rosa, ao lado do Castelo deSãoJorgeemLisboa-PT.

Foitambémemjunhoqueestreouumshowintitulado“TantasCoisas”ondeseapresentoucomum trio banda no encerramento do “Festival Bairro em Festa” que já tem mais de 10 anos de existência na cidadedeLisboa.

Paraíbano, ingressou na Escola de Música de Brasília (EMB) com nove anos de idade onde estudou Violino, Piano, Bateria e Violão, esse último sendo seu instrumento principal. Aos quinze anos iniciou seus estudos particulares com Vinicius Vianna. No mesmo ano foi aluno da Escola do Clube do Choro de Brasília. Paralelamente, aprendeu de forma autodidata a tocar o Pífano, o Cavaquinho, a Viola Caipira e a Flauta Transversal. Aos dezoito anos, ingressou no curso Bacharelado em Violão Clássico na Universidade de Brasília. Já acompanhou diferentes artistas internacionais e brasileiros como: Tereza Cristina, Duo Alvenaria, Victoria Carballar, Satanique Samba Trio, Protofonia

Trio, Chico Correa, Totonho e os Cabra, Gabi Guedes e etc. Atualmente, é formado pela Universidade de Brasíllia em Violão Erudito (sob orientação do violonista e Professor Eustáquio Grilo) e fez mestrado em composição para violão com o Professor Flavio Santos Pereira pela mesma instituição. Atuou como pesquisador/bolsista na mesma instituição pelo projeto “Identidades

Sonoras: Repentistas do DF” pela FAP/UnB e está fazendo o doutorado em composiçãomusicalparaviolãoeensemblepelaESML/Ulisboa.

Sergipano, entra na música de forma autodidata com 11 anos de idade quando aprendeu bateria e violão. Apaixonado pela arte, seguiu assim sua vida descobrindo outros instrumentos, como guitarra, baixo e percussões.

CrescidoemSergipe,nonordestebrasileiro,estevesempreligadoàcultura da sua região. Tocou como participação em diversos bares de Aracaju. Em 2013, com 24 anos de idade, sentiu a necessidade de alavancar os eventos culturaisdacapitalsergipana,entrandoassimtambémparaaproduçãode eventos musicais, produzindo em sua cidade diversos nomes como Baiana System, Tulipa Ruiz, Anelis Assumpção e O Terno. Entrou para a música eletrônica e com a experiência na produção de eventos passou também a organizar suas próprias noites como DJ e produtor. Passou por Salvador, Maceió, Recife e João Pessoa, quando em 2017 imigrou para a Itália onde organizoumais6dosseuseventosemRoma.Em2019imigraparaPortugal e segue a carreira como musico e produtor, onde atualmente segue com os projetosRastafogo,TechnoFoguete,MadueRebolaria.

This article is from: