
1 minute read
MORENA ROSA
from Ocupação Nordeste
No repertório: Samba-choro, Canções, Boi de Orquestra e Xote, com arranjos de Ubiratan Souza e, acordeom de Toninho Ferragutti. O CD"Globalizado" teve faixas gravadas em três coletâneas: Brasilidade,Cachaça-FinaeMúsicasdoBrasil(MBBMusic)gravadoraAlemã.
DuranteosdezanosemSãoPaulo,MorenaRosafezshowseparceriascomartistaspaulistanos(as).
Advertisement
Algunsdelessão:“ÀQuatroVozes”,LuizPinheiro,HermelinoNeder,RenatoConsorte,entreoutros.
DevoltaaRecifeem2007,foiconvidadaparagravarefazershowscomalgunsgruposculturais.
Popular de Pernambuco: Coco de Praia- Santino Cirandeiro; Mestre Zeca do Rolete; Mestre Ferrugem; Comboio X; Grupo Encanto e Poesia com Bia Marinho; Benedito da Macuca; entre outros.
Atuaçõesnacionaiseinternacionais:
Em 2011 Moçambique (África): Espetáculo sobre a vida e obra de Chico Buarque - Centro Cultural Moçambicano(Maputo).
2012-Caravanadococoedacirandanaeuropa.
2017-ShowscomaRodadeSambadoAlemãoColôniaAlemanha,doRiodeJaneiro,apresentandose nos palcos do Cariocando, Rio Scenarium, Espaço Fractal, Boas Intenções, Armazém Senado entre outros, ao lado de grandes nomes da cena do forró Carioca: Thays Sodré (Trio margô), Jadiel Guerra (Trio Pernambucano), Sergival Silva, Jurandi da Feira, Marcelo Mimoso, Neidinha Rocha, YedaMaranhão,MarciaGuedes,MarcosLucena,entreoutros.
Alguns eventos em que Morena Rosa Participou: Festival de Forró da Ilha Grande - 2019, Forró do Trabalhador - 2018/2019, Varejo Cultural 2018/2019, Homenagem aos 85 anos de João do Vale (in Memória) pelo Instituto Cultural Cravo Albin - 2018 e Feira de SCristóvão, shows com Chiquinho
GuarabiraeRobsonBatingaecomahomenagemfeitaporMorenaRosa
Pernambucano, músico nascido em 1996 na cidade de Abreu e Lima, conheceu a cultura popular já cedo devidoaumsanfoneiroquelhedeuumazabumbaeoensinouatocarcom10anos.
Aos16semudouparaorecifeelácomeçouaestudarproduçãodejogosdigitaisetrabalharcriandotrilhas sonorasdigitaisparagames.
Familiarizado com os softwares de música, começou a criar beats para coletivos de hip-hop do recife onde teve fortes influências do movimento manguebeat e começou a experimentar e misturar elementos de músicasdomundocomostoquesdaculturapopularpernambucana.
Quando decidiu que era a música o seu plano de vida, entrou no curso de produção musical da aeso em Olinda, mas teve o percusso acadêmico interrompido devido a decisão de viver em Portugal e fugir de temposescurosnoBrasil
Em Portugal, foi trabalhar de carpinteiro em uma oficina de confecção e reparos de instrumentos de percussãoBURITIPERCUSSÃOjuntocomofundadordogrupodemaracatuBAQUEDOTEJO, Com muita saudade de casa e das brincadeiras de carnaval, fundou o primeiro grupo de COCO em Lisboa ondefaziaalusõesemsuasmúsicasdarelaçãodiaspóricadePortugal,BrasileÁfrica,reproduzindoritmos ancestraisnotambor.
Com toda sua movimentação com e para a cultura popular do nordeste, conheceu 3 nordestinos de histórias e vontades semelhantes que se juntaram com ele e deram vida a o grupo Rastafogo. Na formação do Rastafogo, Neto faz as percussões ( pandeiro, zabumba, triângulo e mineiro) além de músicas de pife e composições.
