Speranto sem mestre francisco valdomiro lorenz

Page 99

Capítulo

12

Duodécima Lição

OS DETERMINATIVOS CORRELATIVOS 166. Vimos, em lições sucessivas, o artigo definido, os possessivos e os numerais. Estas classes de palavras pertencem a uma categoria geral, à dos determinativos. Na presente lição estudaremos outros determinativos, os quais oferecem curiosas relações de formação e de estrutura, o que sobremodo facilita o descobrir-se e aplicar-se, não só a classe, mas também a função do vocábulo; e, ainda mais, assim construídas, espontânea e claramente se correlacionam essas várias classes e funções. 167. Os determinativos ora estudados formam-se em obediência a certo sistema: indicamse por letras características e, sob o mesmo critério, terminam em letras características.

As letras iniciais encerram as seguintes ideias: I- de um indefinido; NEN- “ “ negativo (NEN- é a negativa ne acrescentada de um n eufônico); Ĉ- “ “ distributivo ou coletivo; K- “ “ interrogativo, exclamativo ou relativo (este também chamado conjuntivo); T- “ “ demonstrativo.

As finais caracterizam: -U individualidade; -A espécie, qualidade, gênero; -O coisa; -ES posse.

168. Os determinativos terminados em u, a ou es podem vir, ou não, acompanhados de substantivo; aos terminados em o não acompanha substantivo. 169. Indefinidos iniciados com a letra i — Os determinativos que se iniciam com a letra i têm, em Português, equivalentes cuja ideia, por assim dizer, “fundamental” é algum. O equivalente pode variar um pouco, mas a ideia fundamental primitiva se conserva. IU —

89


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.