José Airton | 40 Anos de Vida Pública

Page 1

40 ANOS

DE VIDA PÚBLICA Natural de Aracati, interior do Ceará, filho de agricultores, José Airton veio morar em Fortaleza aos 10 anos. É casado com Ilanna Cirilo, pai de Janete, Caio, Jessyca e João Antônio. É formado em Engenharia Civil e em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Iniciou sua vida política junto ao movimento estudantil; foi vereador de Aracati e duas vezes prefeito de Icapuí. Em 2000, foi eleito para vereador de Fortaleza, com a segunda maior votação. Candidatou-se ao Governo do Estado em 1998 e 2002, quando com o slogan “Lula lá e José Airton cá” levou a oposição pela primeira vez ao segundo turno. Em 2006, foi eleito deputado federal, feito que se repetiu em 2010, 2014 e 2018. Como deputado, foi relator de projetos importantes para a vida do trabalhador do campo e da cidade.


INÍCIO DA VIDA PÚBLICA

José Airton começou sua militância política no movimento estudantil. Entre os anos de 1980 e 1982, foi diretor da Associação dos Estudantes Universitários Aracatienses (A.E.U.A.), além de presidente do Centro Acadêmico Unificado das Engenharias na UNIFOR.

VEREADOR

O primeiro cargo eletivo de José Airton foi como vereador de Aracati, de 1982 até 1985. Atuou, já naquele momento, em prol da educação e saúde públicas, com projetos que duram até os dias de hoje no papel e na memória.

PREFEITO

dos Trabalhadores no Estado do Ceará. Em 2002 candidatou-se novamente para o governo estadual, levando a esquerda pela primeira vez ao segundo turno. Após uma campanha que emocionou o Ceará, conquistou 49,96% dos votos. Mais tarde, já com Lula como presidente, foi nomeado como diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), permanecendo no cargo de 2005 a 2006.

Em 1985, foi eleito primeiro prefeito de Icapuí, cidade que ajudou a emancipar. Em 1987, filiouse ao Partido dos Trabalhadores (PT), após ter participado ativamente de seu processo de criação. Quando terminou seu mandato como prefeito, voltou a atuar como engenheiro civil, exercendo a atividade até 1992, quando foi novamente eleito prefeito de Icapuí. Durante seus dois mandatos, criou projetos e programas inovadores, como o Orçamento Participativo, Programa Saúde da Família, Agente Comunitário de Saúde, além da criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE na merenda escolar), além de seu projeto de divulgação das contas do município ter servido de inspiração para o Portal da Transparência. As gestões de José Airton deixaram um legado importante na saúde e educação de Icapuí, conquistando prêmios nacionais e internacionais.

DEPUTADO FEDERAL

Campanha ao Governo do Estado, em 2002 com o slogan “Lula lá e José Airton Cá”

NA CAPITAL

Posse como prefeito de Icapuí, no dia 01 de janeiro de 1986. Na foto, o governador Gonzaga Mota e o vice-prefeito Carlos Antônio de Sousa.

Em 1998, José Airton concorreu, pelo PT, ao Governo do Estado do Ceará, recebendo 13,90% dos votos, sendo a maioria na cidade de Fortaleza. No ano de 2000, começou a atuar como advogado e, em outubro desse mesmo ano, foi eleito vereador de Fortaleza, tendo sido o mais bem votado do PT e o segundo geral. Tomou posse em 2001, quando também foi eleito presidente estadual do Partido Na Câmara Federal, está em seu quarto mandato sempre ao lado dos trabalhadores.

José Airton foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2006. Em seu primeiro mandato na Câmara Federal tornou-se membro da Comissão Permanente de Desenvolvimento Urbano e titular da Comissão de Legislação Participativa. No ano de 2008, foi escolhido para atuar nos trabalhos da comissão especial para projeto de emenda constitucional (PEC), transformado posteriormente em norma jurídica, sobre a criação de novos municípios. No ano seguinte passou a integrar como titular a Comissão Permanente de Turismo e Desporto. Desde então, recebeu a confiança dos cearenses em seu trabalho e foi eleito mais três vezes, em 2010, 2014 e 2018. Em sua atuação na Câmara, participou de projetos importantes para o desenvolvimento socioeconômico do Ceará. Foi coordenador da Bancada Cearense em 2015 e 2016, atuou como titular em comissões especiais, como a que discutiu a PEC 19/11, sobre o estabelecimento de uma

Zona Franca do Semiárido Nordestino, além da comissão que versou sobre Catástrofes Climáticas, em 2011. Também participou da comissão que deliberou sobre a PEC 197/12, que previa o sistema de cobrança de imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal. É membro permanente da Comissão de Viação e Transporte e da Comissão de Turismo. Foi relator da Lei da Pesca e da Aquicultura e Secretário-Geral da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pesca e da Aquicultura, membro da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, além de presidente da Comissão Externa da Situação Hídrica dos Municípios do Ceará e presidente da Frente Parlamentar do Livro e Cultura. Por meio de articulações e incursões políticas, além da destinação de emendas parlamentares, ajudou a viabilizar ações estratégicas, como a construção da Vila do Mar, a implantação da Rede Cuca e o residencial Luiz Gonzaga, o maior conjunto habitacional financiado pelo “Minha Casa, Minha Vida”, que beneficiou mais de sete mil famílias. Apaixonado por Fortaleza, recebeu em 2022 o título de Cidadão do município. José Airton se destaca como um dos parlamentares que mais canalizou recursos para o Ceará, sempre priorizando as áreas da saúde, educação, infraestrutura e turismo, além de ser um grande defensor da classe trabalhadora.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.