Tapera
JORNAL DA INTEGRAÇÃO
Tapera tem quatro vencedores no concurso de Oratória e Redação da JCI de Espumoso
SÁBADO | 7 de Junho de 2014
7
Plano de Saneamento é apresentado
O
Estudantes falaram do gosto pela leitura, dedicação e do incentivo da família
O
s estudantes taperenses que participaram do Concurso de Oratória e Redação promovido pela JCI de Espumoso foram homenageados dia 3, terça-feira, no gabinete do prefeito Ireneu Orth. Para a final, ocorrida dia 30/5, classificaram-se 14 alunos em cada categoria, de oito municípios da região. Dos seis classificados, quatro são de Tapera. A JCI - Junior Chamber International é uma associação mundial de pessoas jovens de 18 a 40 anos de idade, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de
suas comunidades. Maria Vitória Coleraus (EMEF João Batista Mocelin), Milena Maldaner, (IEE Nossa Senhora Imaculada), Gabriel Leite Pértile (EEEM Dionísio Lothário Chassot) e Letícia Partichelli (EMEF Francisca Cerutti) estavam acompanhados das diretoras, professores e familiares. “Espero que os colegas se espelhem em vocês e se sintam motivados a participar nas próximas edições. Além da dedicação dos alunos, a premiação demonstra o bom trabalho que vem sendo realizado nas escolas de Tapera”, comentou o prefeito, para
quem é um orgulho para a cidade ter quatro premiados no concurso regional. Já a secretária de Educação Regina Salvadori explica que a boa classificação dos alunos serve também como avaliação das atividades promovidas no município, que aborda a educação como um todo: “É muito gratificante saber que dos quatro premiados, dois são de escolas municipais, que até pouco tempo não se destacavam. Como município, procuramos oportunizar as mesmas atividades para todos os alunos”, enfatizou.
Curso do Senar ensina processamento de frutas em São Pedro Q
uinta-feira ocorreu o último encontro do curso de Processamento de Frutas do Senar, que teve almoço de confraternização no pavilhão de Linha São Pedro. Participaram 11 mulheres da comunidade, que aprenderam a fazer chimias, compotas, panetones, cocadas e balas, além da conservação dos sucos, como desidratar e fazer frutas cristalizadas. A iniciativa é do Sindicato Rural de Tapera e Selbach, com parceria da Prefeitura.
Alunos conhecem nascentes de água na Semana do Meio Ambiente Um grupo de alunos do 3º e 4º ano da EMEF Francisca Cerutti foram conduzidos quarta-feira numa aula prática sobre as nascentes de água de Tapera. Além dos professores Vivian Ruosso, Álvaro Pedro Gobatto e da vice-diretora Josimari Eckstein, os acompanharam o engenheiro florestal Nelson Nicolodi e da diretora de Meio Ambiente, Paula Rizzi. Foram visitados quatro pontos de entrada e saída de
água no município. Numa das nascentes do Rio Valoroso, na propriedade da empresa Bonatto, está sendo construída uma taipa de pedra e futuramente a grama evitará que a lagoa fique suja. Os estudantes também aprenderam sobre as sangas Cinco Irmãos e Matadouro, e, ao final, conheceram o projeto de proteção de fonte, parceria com a Emater, na propriedade de Delmar e Irene Zummach.
correu terça-feira, na Câmara Municipal, a 4ª audiência pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Comissão formada por servidores dos setores de engenharia, fiscalização, meio ambiente e desenvolvimento do município apresentou a minuta da lei e o plano de mobilização social. O PMSB prevê um investimento de quase R$ 29 milhões, com prazo de execução de 20 anos. Também foram abordados o mapeamento realizado nas áreas urbana e rural da cidade, questões de esgotamento sanitário, o levantamento sobre a drenagem urbana e pluvial e os problemas relacionados ao meio ambiente, em especial com respeito à coleta seletiva do lixo e ao descarte de materiais.
Promotora de Justiça orienta alunos na Escola Francisca Cerutti
Quarta-feira pela manhã alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Francisca Cerutti assistiram à palestra da Promotora de Justiça Marisaura Raber Fior, que falou sobre disciplina, valores, drogas, injúria,
difamação e calúnia. A Dra. Marisaura ressaltou a importância de estudar e de hábito de ler para ter perspectivas e sucesso na vida, incentivando os alunos a persistir em seus objetivos.
Relação da Agricultura Familiar com a agroindústria é abordada no Imaculada
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vilson Hübner, e a assessora regional do Alto Jacuí estiveram mês passado no IEE Imaculada, onde f alaram sobre as agroindústrias familiares rurais aos alunos de curso Técnico em Agronegócio, direção e professores. Os estudantes estão fazendo uma pesquisa sobre o tema. Hübner falou da importância da atividade, especialmente quanto à geração de renda.