5 minute read

Cerimónia de Assinatura dos Protocolos dos Cursos de Aprendizagem (Ensino Profissional)

Decorreu no passado dia 23 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Cerimónia de Assinatura dos Protocolos dos Cursos de Aprendizagem (Ensino Profissional) em Freixo de Espada à Cinta, que contou com a presença dos Secretários de Estado da Educação, António Leite, e do Trabalho, Miguel Fontes.

A cerimónia pública contou ainda com a presença da comunidade, dos docentes/técnicos, encarregados de educação e alunos que frequentam o Ensino Secundário Profissional. O Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, agradeceu a presença de todos neste momento marcante para a educação no concelho, referindo que os três cursos de aprendizagem atualmente existentes - Cozinha/Pastelaria, Turismo e Vitivinicultura - foram escolhidos como forma de combater lacunas existentes no tecido económico e empresarial da região, com boas perspetivas de integração futura no mercado de trabalho. O facto de serem cursos com dupla certificação permite aos estudantes que tracem o seu próprio caminho permitindo-lhes, no final desta aprendizagem, escolher entre entrar no mercado de trabalho (com equivalência ao 12.º ano) ou seguir para o Ensino Superior.

Advertisement

O autarca voltou a referir a forma pioneira como este modelo de projeto se desenvolveu, em parceria estreita com várias entidades públicas, assim como o desejo que este modelo seja replicado por outras autarquias do país. Relativamente à questão dos apoios municipais atribuídos aos estudantes que frequentam o Ensino Secundário Profissional em Freixo de Espada à Cinta, o Presidente Nuno Ferreira informou que, em breve, será paga a 1ª tranche destes incentivos. Durante a Cerimónia, foi apresentado o projeto de requalificação do Pólo de Formação Profissional do Município de Freixo de Espada à Cinta que o Executivo Autárquico pretende implementar. Este projeto pretende intervencionar todo o equipamento, construindo uma estrutura adjacente que servirá como Residência Estudantil, com capacidade para 40

Orfeão Universitário do Porto espalhou tradição e cultura popular pelo concelho

estudantes. Este projeto, avaliado em cerca de 1 milhão de euros, só poderá seguir em frente após negociações e com a ajuda e financiamento das Secretarias de Estado do Governo Português e através de fundos comunitários. O Presidente Nuno Ferreira terminou a sua intervenção dizendo que “a educação não tem preço e é a base de tudo”.

Também os Secretários de Estado da Educação, António Leite, e do Trabalho, Miguel Fontes, assim como o Presidente do IEFP, Domingos Lopes, e o Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves, intervieram nesta cerimónia, destacando o trabalho conjunto e de proximidade em termos de educação e qualificação que aqui foi desenvolvido, tendo em vista as necessidades das pessoas e as perspetivas de desenvolvimento económico da comunidade e do território. Ambos os Secretários de Estado se debruçaram sobre este projeto inovador que, pela primeira vez a nível nacional, coloca o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social a trabalhar em conjunto, e em parceria com outras entidades públicas, neste projeto com moldes específicos dirigidos à comunidade, promovendo o intercâmbio estudantil e tendo em conta as particularidades do território para o desenvolvimento escolar e humano. Um trabalho conjunto que faz sentido e é oportuno para desenvolver o presente e o futuro através de um conjunto de instrumentos e programas que permitem dar respostas diferenciadas contra a uniformização, tendo a colaboração como um valor que norteia a ação de todas estas entidades. Após as intervenções, procedeu-se à Assinatura formal dos Protocolos dos Cursos de Aprendizagem (Ensino Profissional) pelos representantes do Município de Freixo de Espada à Cinta, do IEFP e da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, documentos esses logo de seguida homologados pelas Secretarias de Estado da Educação e do Trabalho. No final, o Executivo Autárquico ofereceu aos representantes das entidades parceiras uma simbólica lembrança constituída por produtos endógenos do concelho, seguindo-se uma visita guiada ao Pólo de Formação Profissional do Município de Freixo de Espada à Cinta. ○

Seda de Freixo de Espada à Cinta

destaque no Portugal Fashion

Decorreu no passado dia 18 de março, uma performance ao vivo durante a qual as artesãs freixenistas apresentaram o processo artesanal da Seda, na 52ª edição do Portugal Fashion. A ação promocional aconteceu o World of Wine (WoW), em Vila Nova de Gaia, perante a imprensa nacional e internacional, designers e criadores de moda de todo o mundo e centenas de visitantes que passaram pelo espaço, e teve como principal objetivo aproximar a seda da indústria da moda.

que pode vir a resultar desta aproximação com a criatividade e a moda de autor, ganhando um novo estatuto e dimensão diferente, com maior visibilidade, possibilidade de expansão para outros “territórios criativos” e criação de potenciais sinergias no futuro.

O passado dia 1 de abril ficou marcado pela atuação do Orfeão Universitário do Porto, que espalhou tradição e cultura popular pelas freguesias e IPSS de Freixo de Espada à Cinta. Esta foi uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta em parceria com as Juntas de Freguesia e Instituições de Solidariedade Social do concelho.

Nesta digressão de Páscoa, o Orfeão Universitário do Porto trouxe mais de 80 elementos que se dividiram em vários grupos e apresentaram atuações de Coro Clássico e Popular, Danças e Cantares Etnográficos, Tunas, Fados Académicos, Cante Alentejano e Pauliteiros, entre outros.

Estas atuações proporcionaram muitos momentos de animação que quebraram a pacatez das freguesias, com especial destaque para as atuações que tiveram lugar nas IPSS, onde as músicas e danças tradicionais portuguesas levaram alegria, amizade e carinho aos séniores, aqueles que trabalharam toda a vida em prol do futuro das novas gerações.

Pelas 16h30, o Orfeão Universitário do Porto subiu ao palco do Auditório Municipal para um grande espetáculo conjunto. O Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, agradeceu a presença de todos e parabenizou o Orfeão Universitário do Porto pelas belíssimas atuações que representaram as tradições, a identidade e a cultura popular do concelho e do país, afirmando que o Executivo Autárquico continuará a apostar na dinamização da cultura em todas as freguesias, promovendo o concelho como um todo e apoiando todas as manifestações artísticas e culturais dirigidas à população do concelho de Freixo de Espada à Cinta. ○

O Município de Freixo de Espada à Cinta levou ao Portugal Fashion a Seda artesanal do concelho, possivelmente a única na Península Ibérica. Em Freixo de Espada à Cinta, laboriosas artesãs criam o bicho-da-seda e desenvolvem todo o processo de preparação do fio até este estar pronto para ser usado nos teares e dar origem a peças únicas de grande valor. Ao longo de todo este processo utilizam-se instrumentos artesanais e métodos ancestrais transmitidos entre gerações, que mantêm viva a tradição da Seda em Freixo de Espada à Cinta.

O Portugal Fashion é reconhecido como montra de grande influência e importância para o mundo da moda, apresentando-se como uma iniciativa de promoção da moda portuguesa, autoral e industrial. Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, afirmou que, com esta parceria que assenta numa forte estratégia de promoção e valorização da Seda, se pretende divulgar uma atividade tradicional única, a qualidade do saber-fazer local e o grande potencial

Esta mostra foi mais uma prova de que a Seda de Freixo de Espada à Cinta está em voga, caminhando a passos largos num longo caminho de projeção, valorização e promoção, nacional e internacional. Este ex-libris, único e diferenciador, está ligado às tradições e identidade das gentes e do território, guardião de uma prática secular que rejuvenesce diariamente através de novos projeto que cruzam o passado com a contemporaneidade.

A Seda tem estado em destaque em vários momentos, nomeadamente na Feira Internacional de Turismo de Madrid e na ExpoDubai, tendo também o Município de Freixo de Espada à Cinta ganho o Prémio Autarquia do Ano 2022, na categoria de “Cultura e Património”, subcategoria de “Artesanato”, com um projeto ligado à Seda. O Museu da Seda e do Território de Freixo de Espada à Cinta passou a integrar, em janeiro deste ano, a rede de Novos Parceiros do Turismo Industrial do Porto e Norte de Portugal, assim como o Guia de Turismo Industrial: Porto e Norte de Portugal. Associado à mostra da Seda artesanal de Freixo de Espada à Cinta, decorreu também uma apresentação e degustação dos produtos endógenos do concelho, como o vinho, o azeite e azeitona, e a amêndoa. ○