1 minute read

DER adere a sistema que concede 40% de desconto nas multas de trânsito

Desde segunda-feira (22), que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Governo de SP, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), possibilita aos motoristas o pagamento de multas de trânsito com 40% de desconto, conforme a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Todo o sistema de Gestão de Multas do DER foi adequado para facilitar o acesso dos usuários, o que exigiu investimento de mais de R$ 9 milhões, além de providências em conjunto com a Prodesp (Empresa de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo) e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Para ter direito à redução de 40% no valor da multa, o motorista deve abrir mão do pedido de recurso contra a infração cometida na rodovia estadual. Também é necessário baixar no celular o aplicativo da Carteira

Advertisement

Digital de Trânsito para obter o desconto ou ainda fazer a solicitação pelo portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito. A medida segue diretriz do Governo de São Paulo de digitalização dos processos para atender com mais agilidade às demandas da população. O DER ainda terá a vantagem de economia nos gastos com emissão das notificações, além de evitar despesas com as análises dos recursos. Vale destacar que o SNE não liberou nenhum desconto para embarcador e transportador de cargas. A prevenção no trânsito é de extrema importância para evitar multas e promover a segurança viária. Ao adotar medidas de prevenção, como respeitar os limites de velocidade, usar o cinto de segurança, não utilizar o celular enquanto dirige e respeitar as sinalizações, os condutores contribuem para a redução de acidentes e infrações, garantindo a integridade física própria e de terceiros.

Ao facilitar a regularização, o Governador Tarcísio de Freitas proporciona uma oportu -

Benefício já está valendo para motorista que reconhecer a infração nidade para os motoristas refletirem sobre suas condutas e adotarem comportamentos mais responsáveis, visando a segurança de todos os envolvidos no trânsito.