1 minute read

Imunizante contra gripe faz parte do calendário de multivacinação infantil

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atua durante todo o ano com a vacinação voltada às crianças, seguindo o Programa Municipal de Imunização (PMI), disponível no calendário vacinal para pessoas acima dos seis meses de idade durante o período de campanha. O imunizante contra o vírus influenza, causador da gripe, é o responsável por garantir a proteção contra esta doença. Este ano, a campanha de vacinação contra o vírus influenza teve início no dia 10 de abril na capital, tendo como público-alvo pessoas prioritárias, e logo no mês seguinte, dia 12, foi ampliada para toda a população acima de 6 meses de idade.

Durante os anos iniciais da primeira infância, os bebês ainda estão com o sistema imunológico em desenvolvimento, e as vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) auxiliam na prevenção e combate a doenças virais e bacterianas. O imunizante contra a influenza para o público infantil é altamente eficaz para impedir casos graves que levem a internação hospitalar e morte. Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, a vacina contra a influenza não causa gripe. Alguns indivíduos podem sentir reações após a aplicação do imunizante, como dor no braço, inchaço, vermelhidão e febre baixa, mas qualquer sintoma deve desaparecer após as primeiras 48 horas.

Advertisement

ros a expressarem essa arte em dois murais. Para um dos organizadores da oficina e ilustrador de superfícies, Diego DGOH, fazer parte desse projeto é uma realização pessoal. O artista urbano também tem a sua obra pelos pilares da Linha 5-Lilás e espera inspirar as crianças. “Os projetos de oficinas em escolas são de grande importância, pois buscamos disponibilizar caminhos para que tenhamos um resultado com boas expressões nos muros e apresentemos possibilidades para possíveis novos artistas”, explica. O Projeto Street Art está mudando a cara dos 35 pilares da Linha 5-Lilás, que recebem painéis em grafites entre as estações Capão Redondo e Giovanni Gronchi. Ao todo, são 35 artistas e 10 aprendizes. Morador do Capão Redondo, Ronaldo Souza é artista de grafite desde 2001 e hoje sente orgulho de ter uma de suas obras à vista de todos, em um dos pilares da via que sustenta a Linha 5-Lilás. “Sempre sonhei em pintar uma dessas pilastras, hoje me sinto privilegiado em ser convidado, juntamente com outros artistas, para deixar minha arte com uma mensagem inspiradora para todos que passam, quebrando aquela rotina e levando cores para o cotidiano das pessoas”, descreve. A parceria conta com 90% dos artistas residentes na região de Capão Redondo, com intuito de valorizar a cultura local. Cada artista contará com remuneração, treinamento e alimentação durante a realização do projeto.

O imunizante para o público infantil é altamente eficaz para impedir casos graves Leia mais em: www.jornalveracidade.com.br