JORNAL VER A CIDADE - ANO 3 - EDIÇÃO 52 - São Paulo, 03 a 09 de setembro de 2022

Page 1

Acesse nosso site www.jornalveracidade.com.br ANO 3 • Nº 52 • SÃO PAULO • 03 A 09 DE SETEMBRO DE 2022 @veracidade 11 97326-1845 Leia mais na página 2 Veja mais na página 4 Secretaria de Obras licita projeto prolongamentodedaMarginalPinheiros Saiba mais na página 7 Prefeitura atua para culturamanterindígenaemSãoPaulo Exposição no Masp propõe uma revisão sobre a História do HistóriaBrasil da independência é contada em site do bicentenário Foto: João Carlos Teodoro Damasceno Página 7

A felicidade foi-se embora...

São Paulo, 03 a 09 de setembro de 2022 JORNAL VER A CIDADE CNPJ: 40.010.313 /0001-45 Av. Ipanema, 625 - Veleiros CEP 04773-010 - São Paulo - SP Tel: (11) contato@jornalveracidade.com.br3892-1510 Diretoria: José Carlos Rodrigues Junior - MTB 72272/SP Conteúdos On Line e Off Line Agência Sul News Distribuição Sul News Logística Periodicidade Semanal Tiragem 20.000 exemplares Entregues em corredores comerciais, semáforos, estações ferroviárias e terminais de ônibus municipais e intermunicipais Expediente A L E R T A C I D A D Ã O2 Grupo Sul News

A proposta da exposição não é apresentar as obras no contexto da História da arte, mas dar a elas uma perspectiva social e política, abordando o íntimo, o privado, os costumes e o cotidiano.

“É o homem mais feliz, seja ele rei ou cam ponê s, aquele que encontra paz em seu lar!”Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). “A felicidade foi se embora, e a saudade no meu peito ainda mora...” Esse é um trecho de uma canção de autoria de Lupicínio Rodrigues! E continua “E é por isso que eu gosto lá de fora, porque eu sei que a falsidade nã o vigora...”. São muitos os filósofos que estudaram e ana lisaram o que é a Felicidade. Para Aristóteles a felicidade diz respeito ao equilíbrio e har monia praticando o bem. Epicuro já dizia que ela ocorre através de satisfação dos desejos.

Pirro de Elis acreditava que a felicidade acontece através da tranquilidade. Maha vira (século V a.C), um filósofo indiano, afirma que a não violência é um importan te aliado para atingir a felicidade plena.

Exposição no Masp propõe uma revisão sobre a História do Brasil

E. FIGUEIREDO é jornalista –Mtb 34 947

No contexto da celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) inaugurou em 26 de agosto a exposição Histórias Brasileiras, que propõe uma revisão histórica e aponta para uma aborda gem mais inclusiva, mais diversa e mais plural sobre o que conhecemos oficialmente do país. A mostra coletiva ocupa dois andares da insti tuição e fica em cartaz até o dia 30 de outubro.

Por exemplo: Felicidade é o que se busca no casamento entre o homem e a mulher. Um ca samento repleto de felicidade é aquele casal que enfrenta problemas, agruras, de mãos da das. Foi assumido um compromisso de fazer o outro feliz todos os dias e, assim, tornar-se feliz também. Infelizmente, há desgastes em muitos casos. Como muitos casais o desgaste

Histórias Brasileiras dá continuidade ao projeto do museu em apresentar exposições dedicadas à História, como fez em Histórias da infância (2016), Histórias da sexualidade (2017), Histórias afro -atlânticas (2018), Histórias das mulheres, Histórias feministas (2019) e Histórias da dança (2020). A História apresentada pelo museu não é a que se encontra nos livros oficiais, mas a que tem sentido mais amplo e aberto. A ideia é reconstruir essa His tória tradicional, revisitá-la e abrir espaço para as contestações e reparações. Fonte: EBC Foto:Rodrigo Soldon Por Redação / redacao@jornalveracidade.com.br

Estão em exibição 380 trabalhos de 250 artistas e coletivos, sendo 24 inéditos. As obras estão ex postas no primeiro andar e no segundo subsolo do museu, organizadas em oito núcleos temá ticos: Bandeiras e Mapas; Paisagens e trópicos; Terra e território; Retomadas; Retratos; Rebe liõe s e revoltas; Mitos e ritos; e Festas.

Mostra fica em cartaz até o dia 30 de outubro

E.

começa a aparecer de forma mais acentuada e, o glamour que existia no namoro, no noi vado, no dia do casamento, ficou para trás. São muitas as definições para a Felicidade. Que ela é uma jornada e acontece ao longo do caminho, e não num destino a chegar. Seria o estado de quem é feliz, uma sensação de bem -estar e contentamento. Um momento durável de satisfação, quando se sente realizado. A ausência de sofrimento. Uma circunstância de ânimo que se traduz num sentimento de satis fação. Todavia, esses conceitos são relativos. Não se pode medir o índice de felicidade em uma pessoa e nem saber a forma exata da Feli cidade dela. A Felicidade é um fim em si, é uma consequência do jeito que se leva a vida. Quan do uma pessoa aparenta Felicidade, normal mente dá mostras de alegria e satisfação plena. Minha saudosa Mãe di zia que “ser feliz é não se preocupar muito em de sejar a FELICIDADE...” Figueiredo

www. jornalveracidade com.br

São Paulo, 03 a 09 de setembro de 2022Grupo Sul News www. jornalveracidade com.br

SÓ COM A VACINA E AS DOSES DE REFORÇO VOCÊ CONTINUA PROTEGIDO DO CORONAVÍRUS. ESSA É A MELHOR FORMA DE VIVER A VIDA. CONSULTE O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DA SUA CIDADE, VÁ ATÉ O POSTO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO E COMPLETE O SEU ESQUEMA VACINAL. A DOSE DE REFORÇO DA VACINA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA A POPULAÇÃO DE SÃO PAULO. A A COVID-19 É ABRAÇAR VIDA. atua para manter cultura indígena em São Paulo

Na cidade de São Paulo vivem cerca 12.977 pes soas autodeclaradas indígenas, das quais 3 mil es tão em aldeias demarcadas nos bairros do Jaraguá e de Parelheiros, e as demais em contexto urbano, segundo o último Censo do IBGE. Ainda de acordo com o IBGE, São Paulo é o 4º município com maior população indígena (população absoluta) no Brasil. Em 2021 foi instituído em São Paulo o Agosto Indígena, mês dedicado à celebração dos povos originários e à conscientização da população sobre os seus direitos e a importância de pre servar e fortalecer suas ancestralidades, além de promover seus espaços de protagonismo. Para comemorar o Agosto Indígena, a Secreta ria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a sua Coordenação dos Povos Indí genas (Copind) publicam uma série de vídeos nas redes sociais, com depoimentos de lideran ças que vivem no município de São Paulo. Uma das participantes da série é a cacique do povo Itawera, Maria dos Santos, que vive na Terra Indígena Jaraguá. Ela lembra a im portância da preservação da cultura dos povos indígenas e de suas reivindicações.

Em 2021 foi instituído em São Paulo o Agosto Indígena

A

São Paulo, 03 a 09 de setembro de 2022 Grupo Sul Newswww. jornalveracidade com.br 4 A T I T U D E P O S I T I V A

Foto: Divulgação Leia mais em: www.jornalveracidade.com.br Por Redação / redacao@jornalveracidade.com.br

TOMAR

Prefeitura

“Acho muito importante as lideranças da capital estarem em contato com o Governo, com a Prefei tura, com as secretarias, porque lutamos pelo re conhecimento do povo indígena que mora na ca pital. A gente quer que ouçam nossas demandas. Acho importante abrir a mente da população para proteger a natureza. Não precisamos de luxo para viver, o que queremos é paz”, afirma.

Ressalta, ainda, como um espaço importante de conquista, a aprovação da Lei 11.645, de 10 de março de 2008, que determina que todos os es tabelecimentos do Ensino Fundamental e Médio, públicos e privados, ensinem a história e a cul tura indígena e afro-brasileira para os alunos.

Avani Florentino de Oliveira, do povo indí gena Fulni-ô, de Pernambuco, é presidente do Conselho Municipal Indígena, e destaca as conquistas da população indígena na ci dad e de São Paulo, onde vive há 34 anos. “A luta por avançar nas reivindicações também é dos indígenas que vivem fora das aldeias. O Conselho Municipal é importante. Por meio dele foi possível levar a vacina da Covid não só para as aldeias, mas também para toda a população indígena que vive na cidade”.

Para mais informações, acesse: vacinaja.sp.gov.br MAS LEMBRE-SE: É PRECISO TER TOMADO A DOSE ANTERIOR HÁ NO MÍNIMO 4 MESES.

VACINA CONTRA

São Paulo, 03 a 09 de setembro de 2022Grupo Sul News www. jornalveracidade com.br

Foto: João Carlos Teodoro Damasceno Por Redação / redacao@jornalveracidade.com.br

Na Agenda Bonifácio, é possível conhecer episódios marcantes da época

São Paulo, 03 a 09 de setembro de 2022 Grupo Sul Newswww. jornalveracidade com.br CIDADANIA SAUDÁVEL6

História da independência é contada em site do bicentenário

Leia mais em: www.jornalveracidade.com.br

7 de setembro de 1822. O primeiro deles, na verdade, foi assinado por Maria Leopoldina, em 13 de agosto de 1822, quando ela foi nomeada chefe de Estado e Princesa Regen te interin a, por motivo de viagem do prín ci pe para resolver pendências políticas. Ao perceber a pressão da corte depois que o marido se recusou a voltar para o país natal, a Princesa Regente convocou o Conselho de Es tado do Rio de Janeiro e assinou, em 2 de se tembro, mais um decreto que declarava o Brasil oficialmente separado de Portugal. Na Agenda Bonifácio a pessoa também pode navegar por uma linha do tempo, em uma viagem histórica desde o ano de 1500 até o tempo atual, pas seando pelos fatos marcantes desse período da história. Na seção Outros Heróis, o site leva você a ter contato com personagens pouco conhecidos no processo histórico como, por exemplo, mulheres pioneiras que deixaram legado de resistência e bravura.

Este ano, o Brasil comemora os 200 anos de independência. Para tornar a história desse período ainda mais conhecida, a Se cretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo colocou à disposição de brasilei ros de todas as idades a Agenda Bonifácio - agendabonifacio.com.br -, uma platafor ma online inédita, onde as pessoas podem conhecer os episódios mais marcantes que levaram à separação do Brasil de Portugal. “Um marco tão importante para a história do país precisa ser celebrado ao longo de um pe ríodo significativo, suficiente para que muitos eventos sejam comemorados. A plataforma estará disponível para consulta até dezembro de 2022 e depois se tornará um registro da ce lebração do bicentenário”, disse o secretário Sérgio Sá Leitão. “Escolhemos o nome de Bo nifácio para a agenda, pois ele foi uma figura importantíssima para o desenvolvimento da in dependência do Brasil”, acrescentou. José Bo nifácio de Andrada e Silva foi um dos persona gens mais importantes da época, com atuação nos campos da arte, da ciência e da política. Ao acessar a Agenda Bonifácio, o público tomará conhecimento, por exemplo, da sé rie de decretos que culminou na proclama ção da Independência por Dom Pedro I, em

Fonte: EBC

SP reduz latrocínios, roubos a pessoas, veículos e cargas em julho

Ao longo do novo sistema viário, também está prevista a implantação de um Parque Linear. O espaço contará com nova vege tação, novos passeios públicos, áreas de descanso e contemplação. Será estudada, ainda, a construção de áreas, dentro do parq ue, para prática de atividades físicas.

Secretaria de Obras licita projeto de prolongamento da Marginal Pinheiros Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Trecho se estende por 8 km, entre a Avenida Guido Caloi e Ponte Vitorino Goulart www.jornalveracidade.com.br

A pandemia impactou a dinâmica criminal

Caloi e a Ponte Vitorino Goulart, em Interlagos. O contrato contemplará também o desenvolvi mento dos projetos de uma nova ponte, ao lado da Ponte Transamérica, que permitirá o acesso dos carros da Avenida Guido Caloi à Marginal Pi nheiros, no sentido da Rodovia Castello Branco.

Leia mais em: www.jornalveracidade.com.br Por Redação / redacao@jornalveracidade.com.br

Leia mais em:

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urba na e Obras (SIURB) publicou em 18 de agosto, no Diário Oficial da Cidade, o Edital para contratação dos projetos executivos de prolongamento da Marginal Pinheiros. A previsão é que as propos tas sejam abertas no dia 3 de outubro. A Prefei tura de São Paulo planeja investir cerca de R$ 8 milhões nos estudos. Após contratados, os pro jetos devem ser finalizamos em até sete meses. O Edital prevê o desenvolvimento do projeto executivo de toda obra, em um trecho de 8 qui lômetros, que se estende entre a Avenida Guido

O estado de São Paulo encerrou julho com queda em praticamente todos os ti pos de roubos contabilizados nas estatís ticas – de carga, de veículos, em geral e de latrocínios (roubos seguidos de morte). A única exceção foram os roubos a bancos, que se mantiveram estáveis. Todos os indicadores caíram nos sete primeiros meses do ano, inclusive os de roubo a bancos. No estado, a taxa móvel de homi cídios dos últimos 12 meses (de agosto de 2021 a julho de 2022) foi de 6,17 por 100 mil habitantes, a menor da série histórica iniciada em 2001. Os dados foram divulgados em 25/09 pela Secreta ria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

Segundo a pasta, a análise dos dados crimi nais usa como referência o mês de julho e os sete primeiros meses de 2019, ano pré-pande mia, em que não houve restrição da circulação das pessoas. Nos últimos dois anos, São Paulo viveu um período de grande isolamento so cial, causado pela pandemia da Covid-19, que impactou na dinâmica criminal. Os roubos em geral diminuíram 8,6%, de 21.957 para 20.063 ocorrências. No acumulado do ano, tiveram queda de 6,3%, de 148.485 para 139.079 casos. Os roubos a bancos permaneceram estáveis, com dois casos em julho de ambos os anos. Em contrapartida, de janeiro a julho, houve queda de três casos neste indicador, que passou de 13 para 10 ocorrências, o menor total já registrado na série histórica. Em 21 anos, os roubos a ban cos de janeiro a julho caíram 93% no Estado, de 138 registros, em 2001, para 10 este ano. Os estupros oscilaram de 850 para 1.071 casos, alta de 26% em julho. Os homicídios dolosos registra ram aumento de 38,7%, com 258 registros em ju lho. A SSP informou que, apesar da alta, a taxa de homicídios dolosos dos últimos 12 meses (de agosto de 2021 a julho de 2022), de 6,17 para cada 100 mil habitantes, foi a menor da série histórica, quando comparada com o mesmo período dos anos móveis anteriores. Fonte: EBC

Por Redação / redacao@jornalveracidade.com.br

São Paulo, 03 a 09 de setembro de 2022Grupo Sul News www. jornalveracidade com.br MOBILIDADE E SEGURANÇA 7

São Paulo, 03 a 09 de setembro de 2022 www. jornalveracidade com.br Grupo Sul News

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.