19/11/2011 Jornal Semanário

Page 25

Educação e Cultura 25

Sábado, 19 de novembro de 2011

denisedarebg@gmail.com

Na Antessala

Moreno, alto, gordinho, sensual, talvez ele fosse a solução para os problemas de muita gente, inclusive da loirinha, magrinha, baixinha, assanhadinha que o perscrutava através das lentes garrafais. O encontro foi casual... ou nem tanto. Afinal, estavam lá pelo mesmo motivo: procedimento cirúrgico rápido. Ele, a retirada de uma PPO (pinta perto do olho); ela, a remoção de um OPP (olho-de-peixe na pálpebra). E ambos vestiam apenas um avental verde que, segundo esclarecera a atendente, era para facilitar ações emergenciais em caso de algum evento. “Tipo o quê?”, perguntara ele desconfiado. “Tipo uma parada cardíaca”, respondera ela sorrindo. Embora cabreiro (avental aberto atrás???), o moreno vestira o modelito tamanho único, que não contemplava todas as regiões. Já a loirinha mais parecia uma bandeira ecológica enrolada. -Então, o que vai ser? – perguntou a mulher – Não, não diga! Vou adivinhar. E baixando os bifocais para os países baixos do cara, que teimavam em sair das fronteiras, ela sentenciou: -É a pinta! -Pô, a senhora me surpreende! Como descobriu olhando pros... Enfim... não tem nada registrado aí embaixo! -Ô, meu filho, enquanto você ia com a farinha, eu voltava com o biscoito! Ele ficou tentado a fazer uma piada, mas retrocedeu no último momento: -A senhora é íntima do... daqui, não é mesmo? -Com certeza! Saquei fora quase tudo o que já não faz falta: apêndice, útero e acessórios... A comissão de frente, não! Esta continua intacta – disse apalpando as mamas – Também andei esticando uma coisinha aqui, outra ali... E o resultado é este! Que tal? Não pareço uma mocinha? -Ôôôôôô se parece! Tá mais nova que a Bruna Surfis... -Aquela vadia? Surpreendentemente, o tom da mulher mudara. Era melhor ele consertar. -Tô me referindo à 1ª dama da França, a Bruni. Ela é linda e canta num francês delicioso... Foi interrompido pela enfermeira. Chegara a sua vez. Levantou-se aliviado. Já se afastava quando a loirinha gritou: -Ei, moço! Não esquece que o avental está aberto atrás... Bela dica! Dez pares de olhos curiosos convergiram para a zona do agrião do rapaz, de onde parecia emergir um cacto. “Dane-se!”, pensou ele. E com a rotundidade à mostra, seguiu pisando leve com aqueles sapatinhos de pano tamanho quarenta e quatro, inspirados nas histórias infantis de gnomos e duendes. A loirinha octogenária ficou acompanhando a trajetória daquela anatomia benfazeja com um sorriso maroto como o de Monalisa...

Dança

Os movimentos para garantir a inclusão Oficina ensina método que envolve pessoas com ou sem deficiência física ARQUIVO

Workshop será ministrado em Bento pela segunda vez neste ano

P

ela segunda vez em Bento Gonçalves será realizada a oficina de Dance Ability, que é um método para dança, movimento e comunicação nãoverbal que integra pessoas com e sem deficiência, permitindo que todas as pessoas se expressem e colaborem artisticamente. As aulas de dança inclusiva gratuitas ocorrem nos dias 21 e 28, às 15h e às 19h. A oficina será ministrada pelo professor de dança Cristian Bernich Bernich que aprendeu o método em Florianópolis e já ministrou uma oficina em abril deste ano, quando 40 pessoas participaram. O ator e bailarino tem formação em dança contemporânea, é diretor e ator da Trupe Dosquatro e bailarino da Companhia de Dança de Caxias do Sul. O método foi criando em 1987, por Alito Alessi, sendo pioneiro no campo da dança e deficiência e divulgando este trabalho pelo mundo em aproximadamente 15 países, comprovando que através do Dance Ability, pode-se aproximar as vidas dos indivíduos com deficiência e progredir muito, contribuindo com sua integração. Este método de trabalho já influenciou grupos com habilidades mistas em vários países.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.