Page 1

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013 DIÁRIO DATA X | visite facebook/jornaldatax

1

Sábado, Domingo e Segunda-feira, 27, 28 e 29 de Abril de 2013 Xaxim - SC, Ano V - Edição 264

Fale com nosso editor: jornaldx@jornaldx.com.br

Xaxim - SEXTA-FEIRA, 24 de Maio de 2013

Ano V - Edição 282

FOTO: RAPHAEL SPILLER

Apicultores xaxinenses são destaques no cenário nacional “Cerca de 70% do que é produzido aqui é exportado. Em Xaxim nosso principal cliente é a Sulmel, mas vendemos para outros municípios como Içara, Jaraguá do Sul e Araranguá”, afirma Arlindo Girotto, membro da Associação dos apicultores de Xaxim. (Páginas 6 e 7)

FOTO: RICARDO DALLA RIVA

CONAE lota auditório da prefeitura em Cordilheira Alta

Paralisação Setor agropecuário organiza paralisação nacional A paralisação quer alertar para a problemática das demarcações de áreas indígenas que expropriam proprietários legítimos. (Página 04)

Xaxim

Vereadores do PSD fazem requerimentos ao Executivo

Na tarde de ontem (23) o auditório da prefeitura de Cordilheira Alta recebeu cerca de 120 pessoas, entre membros da sociedade, educadores, pais e alunos, que realizaram a Conferência Nacional de Educação (CONAE). A conferência tem sete eixos, onde cada cidade debate um, e o escolhido pelo município foi o Eixo VI - Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. (Página 05)

D g tu’s Joalheria e Ótica

Óculos de grau - Óculos solar com grau Consulte conosco Preço - Prazo - Qualidade

49

3353.1623

Rua 10 de Novembro, 1030 - Xaxim - SC

Os vereadores Amarildo Maroco e Cleci Brandielli, ambos do PSD, solicitaram na última reunião a Câmara de Vereadores, requerimentos solicitando ações e obras da Prefeitura Municipal. (Página 03)


2

Opinião

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013 DIÁRIO DATA X | visite facebook/jornaldatax

Fale com nosso editor: jornaldx@jornaldx.com.br Produzindo em casa Xaxim é a cidade dos expoentes, nesta cidade existem empresas que se destacam em um âmbito muito maior do que o municipal, e que levam o nome de Xaxim afora em suas embalagens e rótulos. Um exemplo disso é o mel que é produzido em nosso município - que diga-se de passagem é muito produzido - e também muito exportado como sendo um dos melhores produtos agrícolas por suas características. Feira do Mel Acontece até às 18h de hoje a mostra de produtos derivados do mel que é produzido em Xaxim. Os apicultores que estão expondo seus produtos são pessoas amigáveis, e estão esperando a visita do público, não apenas para a compra, mas também para conversar sobre a produção e outras histórias.

O

uso de tecnologia é uma das apostas da Secretaria de Justiça e Cidadania para controlar a situação nos presídios. Ontem à tarde, o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), Leandro Lima, anunciou o início da instalação de sistema de videomonitoramento envolvendo todas as unidades prisionais do estado, começando por São Pedro de Alcântara. Enquanto se aguarda a efetivação de concurso público, haverá também um reforço no número de agentes prisionais, com a contratação de 64 temporários para o mesmo presídio. Na nova onda, foram queimados dois ônibus (São José e Criciúma) e atacada uma delegacia (Itajaí). Ao falar sobre o alerta geral para polícias e sistema prisional, o governador Raimundo Colombo declarou que foi formada uma comissão externa que está avaliando todas as ocorrências. “Nenhum de nós aceita excesso, tortura. Se houver, a punição será muito rigorosa.”

Contraponto

O deputado Dirceu Dresch (PT) defende a alteração feita no projeto que cria a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça. A emenda apresentada pelo deputado permite que cooperativas registradas na Junta Comercial (Jucesc) também possam se beneficiar da lei, já que o projeto original abrangia apenas as cooperativas registradas na Ocesc. Dresch cita como exemplo as cooperativas registradas junto à União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), que tem representação no Estado - 108 cooperativas filiadas. “Valorizamos o trabalho da Ocesc, mas uma lei não pode privilegiar um setor do cooperativismo e excluir outro. Além disso, a Constituição Federal garante a livre filiação a uma organização representativa.”

Fiação subterrânea Na semana passada o vereador Ide Sorgatto (PMDB) solicitou que a Iguaçu Energia não efetue mais ligações de energia subterrâneas e sim que ocorram por sistema aéreo. A justificativa é devido aos transtornos caudados com a abertura de valas em vias públicas. Permita me discordar do vereador e daqueles que aprovaram o requerimento, mas cidades modernas estão eliminando a fiação aérea. O sistema subterrâneo é mais seguro e a cidade fica mais bonita. Transtorno sempre vai ter e sem ele não há progresso.

Av. Luiz Lunardi, 811, Sala 105 - Galeria Lunardi, Centro - Xaxim/SC, CEP: 89.825-000 Fone: (49)-3353.6093 Expediente: 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas.

João Almir Sagaz Melo Tabelião

EDITAL DE INTIMAÇÃO JOÃO ALMIR SAGAZ MELO, Tabelião, faz saber na forma da Lei aos que o presente EDITAL virem, que se encontram nesse tabelionato para serem protestados, decorrido o prazo legal, por não terem sido encontrados nos endereços fornecidos, ou por se recusarem a tomar conhecimento, os títulos cujos responsáveis estão abaixo discriminados. Prot: 102951; Dev: ELEONIR ANTONIO RIBEIRO - 765.279.649-00; Ced: INVIOLÁVEL MONITORAMENTO CHAPECO LT; Sac: INVIOLÁVEL MONITORAMENTO CHAPECO LT; Tit: 868 ; Apr: CAIXA ECONOMICA FEDERAL; VEN: 10/5/2013; Esp: Duplicata de Venda Mercantil; Val: 116,00+Juros Legais; Emol.: 41,73. Prot: 103025; Dev: GUSTAVO RUTKOWSKI VEECK DOS SANTOS - 113.304.648-77; Ced: ZEFERINO PICININ & FILHO LTDA; Sac: ZEFERINO PICININ & FILHO LTDA; Tit: 20130309 ; Apr: BANCO COOPERATIVO SICREDI S/A; VEN: 5/5/2013; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 1.065,00+Juros Legais; Emol.: 41,73. Prot: 102950; Dev: NELI CAPELI MATTIAS - 037.356.259-40; Ced: ENSINARE CURSOS LTDA ME; Sac: ENSINARE CURSOS LTDA ME; Tit: 880 ; Apr: BANCO COOPERATIVO SICREDI S/A; VEN: 10/5/2013; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 105,35+Juros Legais; Emol.: 41,73. Prot: 102996; Dev: RENAN REBONATTO - ME - 07.683.192/0001-27; Ced: CIELO DO BRASIL INSTALACOES LTDA ME; Sac: CIELO DO BRASIL INSTALACOES LTDA ME; Tit: 0005619/2 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 15/5/2013; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 300,00+Juros Legais; Emol.: 41,73. Prot: 102947; Dev: ROSSETE E GASPERRINI LTDA - 10.159.240/0001-97; Ced: L F CAMINHOES LTDA; Sac: L F CAMINHOES LTDA; Tit: 0055-23 ; Apr: BANCO BRADESCO S A; VEN: 15/5/2013; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 3.905,00+Juros Legais; Emol.: 41,73.

Xaxim - SC, 24/5/2013 JOÃO ALMIR SAGAZ MELO

Ve n d a | C o m p r a | A l u g a | D i v e r s o s

Perfiladequado

Em viagem ao Sul do Estado, a equipe da Cohab-SC esteve no município de Garopaba, onde o diretor-presidente da companhia, Ronério Heiderscheidt, conheceu uma moradia modelo, construída no sistema de PVC e aço galvalume. O projeto de 48 m² se adequa ao perfil de habitações que a estatal procura para a implantação dos novos programas habitacionais, como o Cohab Oportunidades. A primeira etapa do programa prevê a abertura de licitação para a contratação imediata de cinco mil unidades em todo o território catarinense.

Divulgação/Cohab-SC

TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO DE TÍTULOS MUNICÍPIO E COMARCA DE XAXIM ESTADO DE SANTA CATARINA

“Punição rigorosa”

Eduardo Guedes de Oliveira/ALESC

Só tem o direito de criticar aquele que sabe elogiar Do mesmo jeito que criticamos as assessorias de comunicação que por vezes atrasavam o envio de notícias deixando o povo desinformado, somos humildes o suficientes para elogiar o bom trabalho que voltou a ser desenvolvido desde as críticas publicadas. Saber lidar com críticas é sinônimo de profissionalismo. Em nome dos nossos leitores, muito obrigado.

PeloEstado

Na berlinda A programação de fiscalização do Tribunal de Contas (TCE-SC) até março/2014 prevê a realização de 189 auditorias. Um dos focos será avaliar a necessidade, ou não, de manutenção das 36 secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs). Sem dúvida, este será um dos principais embates das eleições de 2014. Mais tempo A atual Executiva estadual do PP teve o mandato prorrogado até novembro deste ano pela Executiva nacional. Até lá, ela terá a missão de organizar a nova convenção da sigla, buscando o consenso, não encontrado para a convenção marcada para o início de maio. Controle total Dentro de 120 dias, todos os catarinenses terão total acesso aos valores arrecadados pelas concessionárias nas sete praças de pedágios instaladas no estado. Projeto neste sentido, de autoria do deputado Gelson Merisio (PSD), foi sancionado e obriga a publicação dos dados em painéis junto aos pedágios, no Diário Oficial, sites das operadoras e em três jornais de circulação estadual. As empresas Andréa Leonora e Nícola Martins

CENTRAL DE DIÁRIOS TRINTA INTEGRADOS DIÁRIOS

*Oportunidade de negócio

Você que esta pensando em trabalhar por conta própria. Vende-se Loja e Bazar no centro de Xaxim. Aceitamos carro no negócio. Interessados tratar (49) 9144.6932

INTEGRADOS

PRESENÇA EM 62% DE SC

também terão que enviar, trimestralmente, relatórios detalhados à Assembleia. Juro Zero Foi sancionada e publicada no site do Diário Oficial do Estado a lei que institui o programa Badesc Cidades Juro Zero, ansiosamente esperado pelos prefeitos. A linha vai disponibilizar R$ 350 milhões e as operações serão feitas via Badesc, com juros subsidiados pelo governo. O objetivo do programa é atender 100% dos municípios em obras de infraestrutura, compra de maquinário e pavimentação asfáltica, por exemplo. Rede compartilhada Diretores da Celesc reuniram-se ontem com representantes das empresas Oi, GVT, Embratel e NET. Trataram do esforço para organizar o uso compartilhado da rede elétrica pelas empresas de telefonia e de TV a cabo. Segundo levantamento da Celesc, mais de 90 empresas fazem uso compartilhado da rede elétrica. A empresa mantém controle sobre aproximadamente um milhão de pontos, mas estima que existam muitos outros lançados irregularmente. �lorian��olis �� 24Mai13

.... PeloEstado ........ Um produto CNR

peloestado@centraldediarios.com.br www.centraldediarios.com.br


Política

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013 DIÁRIO DATA X | visite facebook/jornaldatax

3

Fale com nosso editor: jornaldx@jornaldx.com.br

Deputado quer desconto na conta XAXIM de luz também para clientes de Vereadores cooperativas de eletrificação rural do PSD fazem Cerca de 211 mil residências, que representam uma população de 650 mil habitantes, de 80 municípios de Santa Catarina, ainda não foram contempladas com a redução da tarifa de energia elétrica, instituída pelo governo federal. São residências não atendidas pela Celesc, mas por cooperativas de eletrificação rural. O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) discute uma solução para a questão com o Ministério de Minas e Energia. Na última semana, o parlamentar se reuniu com o secretário Nacional de Energia Elétrica, Ildo Grüdtner, em Brasília. Dresch explica que a medida do governo federal de promover o realinhamento tarifário

do setor elétrico atingiu apenas usuários de concessionárias de energia elétrica e deixou de fora

as empresas permissionárias, que são as cooperativas de eletrificação rural. Por isso, o desconto

de 18,48% nas faturas da Celesc não chegou aos clientes das cooperativas. “Aqui no estado temos 22 cooperativas que atendem 8% do total de consumidores catarinenses. Essas famílias ainda não sentiram os efeitos da redução da tarifa de energia.” A solução para o impasse pode estar na Medida Provisória 605/2013, em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta garante o uso dos recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para custear os descontos nas tarifas de energia elétrica, conforme a Lei 12.783, aprovada em janeiro de 2013. A MP precisa ser votada na Câmara e no Senado até 3 de junho.

Projeto de lei da Ficha Limpa Municipal entra na Câmara de Vereadores de Ponte Serrada

Deu entrada na Câmara Municipal de Vereadores Ponte Serrada um projeto de Lei complementar que visa criar no município

a Lei da Ficha Limpa Municipal. O projeto, de autoria do Vereador Abel Conrado (PT), proíbe a nomeação para cargos

em comissão no Município de Ponte Serrada, os agentes políticos que perderem seus cargos eletivos por infringência a dispositivo da Constituição Federal, da Constituição Estadual ou da Lei Orgânica do Município no período remanescente e nos oito anos subsequentes ao término do mandato para o qual tenham sido eleitos, ou que forem condenados, em decisão transitada em julgado proferida por órgão judicial colegiado,

desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena, ainda os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, quem for demitido do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial entre outras hipóteses.

requerimentos ao Executivo Os vereadores Amarildo Maroco e Cleci Brandielli, ambos do PSD, solicitaram na última reunião ordinária do mês de maio, na Câmara de Vereadores, requerimentos solicitando ações e obras da Prefeitura Municipal. As duas solicitações foram aprovadas por todos os vereadores da Casa O vereador Amarildo Maroco, com o apoio dos demais vereadores das bancadas do PSD e PP, requereu da Prefeitura, a troca de lâmpadas em vários postes do Bairro Belvedere, Bairro Primavera, mais precisamente no Loteamento Matiello perto da parte nova. Segundo o vereador, em ambos os bairros os moradores reclamam da má iluminação e já solicitaram por diversas vezes o reparo, sendo que a população paga sua taxa

pela iluminação pública e o município deve arcar com a reposição.

A vereadora Cleci com o apoio dos vereadores das bancadas do PP e PSD, solicitou do Departamento de Contratos e Licitações do Governo Municipal, a cópia dos contratos de aluguel do setor de alimentação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, nos anos de 2012 e 2013.

EXPEDIENTE

Bellator GRUPO

Repórter: Raphael Spiller Diretores: Francismar Martins e Lisiane Zanotto Circulação: Xaxim, Lajeado Grande, Marema, Entre Rios e Cordilheira Alta

Edições: Segunda à sábado

49 3358 0392 jornaldx@jornaldx.com.br Redação: Rua 10 de Novembro, 1179 Sl 05 | 2º Piso | Ed. Valler . Centro . Xaxim SC

Importante: Colunas e artigos assinados, são de inteira responsabilidade de seus autores e não traduzem necessariamente a opinião do jornal.

Transparência com Credibilidade


4

Geral

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013 DIÁRIO DATA X | visite facebook/jornaldatax

Fale com nosso editor: jornaldx@jornaldx.com.br

Vereadores recebem explicações do Gerente da Setor agropecuário organiza paralisação Agência da Previdência Social

paralisação

nacional A paralisação quer alertar para a problemática das demarcações de áreas indígenas que expropriam proprietários legítimos O setor Agropecuário do país, com o apoio do deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária, decide por paralisação nacional no dia 14 de junho, enquanto aguardam as providências do governo federal em rever as demarcações de terras indígenas no país. De acordo com o deputado federal Valdir Colatto a paralisação em todo o território brasileiro quer alertar para a problemática das demarcações que expropriam proprietários legítimos de terra e que segundo meta da Funai, que ocupar 25% do território brasileiro

com áreas demarcadas indígenas. Outra reivindicação da bancada é que os laudos antropológicos sejam feitos por profissionais não vinculados a Funai. No Brasil, segundo Colatto existem 423 áreas indígenas regularizadas, 38 reservas indígenas, 30 áreas delimitadas, 48 áreas declaradas, 15 áreas homologadas e 123 áreas em estudo. As áreas já definidas indígenas ocupam 12,9% do território nacional. Em Santa Catarina são 26 áreas que estão em processo de estudo e ocupação.

Xaxim - A Câmara de Vereadores de Xaxim recebeu na noite da última terça-feira (22), o Gerente da Agência de Previdência Social (APS), Jair Alves. A reunião não fez parte das sessões programadas para o mês de maio, no entanto, reuniu vereadores, lideranças, autoridades municipais e a população interessada nos procedimentos para liberação de benefícios da Previdência Social. A presença de Jair Alves na Câmara de Vereadores foi solicitada pelo vereador Darci Lopes da Silva (PP). O vereador justificou o pedido explicando que não estão claros para a sociedade os procedimentos adotados pelo órgão quanto às normas do Instituto em relação às solicitações de ressonâncias magnéticas aos pacientes das perícias. Darci Lopes da Silva explicou que ressonâncias são exames de alta complexidade e que o Estado autoriza uma quantia de exames por mês para o município de Xaxim, sendo que não é dever do município e nem responsabilidade da Secretaria de Saúde, pagar por exames solicitados para perícia. A Secretária de Saúde de Xaxim, Joseane Sampaio, participou do encontro e reforçou o grande número de solicitações de exames recebidos pela Secretaria – cerca de 100 pedidos de ressonância. Joseane informou que o Executivo sente-se sensibilizado com casos graves de pessoas que clamam por ajuda para realização de exames, no entanto enfati-

Gerente da Agência de Previdência Social (APS), Jair Alves

zou que o custeio financeiro é de responsabilidade da Previdência Social e que o SUS (Sistema Único de Saúde) e o Município, não dispõe de receita para esse tipo de exames. Durante a reunião o vereador Darci Lopes da Silva também destacou exemplos de pessoas que precisam pagar por exames particulares. O vereador lamentou a existência de casos, onde os doentes acabam se endividando para provar a existência de enfermidades ao INSS para assim tentar conseguir benefícios. Jair Alves ga-

rantiu aos vereadores que “as equipes da Agência de Previdência Social, dentro da Lei, procuram fazer de tudo para que os benefícios sejam concedidos.” Afirmou que “negar, é mais trabalhoso do que deferir,” e garantiu que “cerca de 70% dos requerimentos de benefícios são deferidos.” O gerente da APS explicou que ficou impressionado com as solicitações dos vereadores e enfatizou que as reivindicações do Legislativo de Xaxim, serão transferidas para superiores.


Geral

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013 DIÁRIO DATA X | visite facebook/jornaldatax

5

Fale com nosso editor: jornaldx@jornaldx.com.br

CONAE reúne 120 pessoas na prefeitura em Cordilheira Alta Conferência Nacional da Educação teve participação expressiva de educadores, pais, e alguns alunos

Cordilheira Alta - Na tarde de ontem (23) o auditório da prefeitura de Cordilheira Alta recebeu cerca de 120 pessoas, entre membros da sociedade, educadores, pais e alunos, que realizaram a Conferência Nacional de Educação (CONAE). A conferência tem sete eixos, onde cada cidade debate um, e o escolhido pelo município foi o Eixo VI - Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. Complementando as discussões da tarde, esteve o Professor Ângelo José Zardo, que palestrou sobre a motivação dos profissionais da área. “Hoje nós estamos trabalhando toda a questão da valorização da carreira do profissional, trabalhamos a sua valorização como ser, e também os fatores externos, como quais são os fatores que o profissional pode buscar para a sua valorização e motivação como professor. Ficamos muito felizes por ver o auditório cheio de pais, alunos, autoridades e pessoas que procuram entender o ponto de vista do profissional da educação, e como ele é o elo entre uma sociedade bem estruturada, e outra ca-

FOTOS: RICARDO DALLA RIVA

irá se sentir muito mais a vontade para educar, ele vai estar mais disposto, e isto irá melhorar muito a cena da valorização deste profissional. Este foi um dos motivos de trazermos o Prof. Ângelo para palestrar, pois ele faz um trabalho muito bom em cima da motivação e valorização dele como o ‘ser’”, completa a Secretária. A reunião seguiu até próximo das 18h, e na sua segunda parte foram elaboradas possíveis soluções para alguns problemas enfrentados pela classe educacional. Por Ricardo Dalla Riva

rente”, comenta. O Prefeito municipal Alceu Mazzioni teve a palavra durante o evento e fez uma abordagem aos presentes sobre a questão financeira da educação e como ela ocorre, com todos os dados, e fez explanações sobre a atual situação da economia brasileira no contexto educacional. “A conferência é o momento para discutir a educação como um todo e as fontes de financiamento que ela abrange. Aproveitamos também para ter uma palestra com o Professor Ângelo, que falou aos professores sobre a necessidade do seu

comprometimento com a profissão, além de do seu papel como educador, e como servidor público. A discussão foi nesse sentido, acompanhada da bela palestra do Ângelo, que colocou a questão do “eu professor” junto aos educadores. Como estamos trabalhando a questão da valorização, também estamos abordando a questão dos salários, após esta conferência, as propostas serão enviadas a um nível regional”, completa Mazzioni A Secretária de Educação Cleusa Tozzo comentou a importância da valorização do profissional, tanto na questão dos

cargos e salários, como na questão do dia a dia, e como fazer com que eles se sintam motivados a trabalhar. “A conferência tem sete eixos, e nós decidimos trazer ao município a discussão do Eixo VI - Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho, pois acreditamos que tudo na educação passa por uma questão de valorização, ou seja, se tivermos profissionais capacitados, que se sintam estimulados, bem remunerados, e com condições de trabalho melhores, este profissional

Professor Ângelo José Zardo e Cleusa Tozzo, Secretária de Educação


6

Geral

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013 DIÁRIO DATA X | visite facebook/jornaldatax

Fale com nosso editor: jornaldx@jornaldx.com.br

Feira do mel apresenta produtos fabricados em Xaxim e comercializados nacionalmente De acordo com o membro do conselho da APAX, Arlindo Giroto, a região Oeste é destaque nacional na produção apícola FOTOS: RAPHAEL SPILLER E RICARDO DALLA RIVA

Apicultores comercializam os produtos e informam os visitantes sobre os benefícios do mel

Xaxim - A Associação de Produtores Apícolas de Xaxim (Apax) promove atividades para marcar o Dia Nacional do Apicultor, comemorado no dia 22 de maio. Nesta quarta-feira, 22, iniciou a Feira do Mel, realizada na Feira Livre (pavilhão anexo à Secretária de Agricultura e Meio Ambiente). De acordo com o api-

cultor Genilo Zoletti, o principal produto comercializado é o mel, mas o intuito não é só este. “Nosso objetivo é divulgar os outros produtos nobres derivados da abelha, como pólen, própolis e a geleia real, produzidos pelos apicultores de Xaxim”. Ao todo são mais de trinta apicultores associados à entidade que é respon-

sável pela produção de aproximadamente 40 toneladas. De acordo com Arlindo Giroto, membro do conselho da APAX, a maior parte dos produtos apícolas é vendida para outros municípios. “Cerca de 70% do que é produzido aqui é exportado. Em Xaxim nosso principal cliente é a Sulmel, mas vendemos para outros municípios como

Içara, Jaraguá do Sul e Araranguá”, afirma. Os apicultores de Xaxim comentam também sobre o aumento na procura dos produtos derivados da abelha. “Trabalho com mel desde 1982, lá se vão 31 anos, no início a procura da população por estes produtos era só no inverno, utilizando o mel e própolis como remédio. De quatro anos

Florarte Giachini Fone: (49) 3353.5846 | 9995 0957 Rua Dez de Novembro, 1060 - Centro - Xaxim - SC e-mail: eletromillenium@gmail.com

florartegiachini@hotmail.com

pra cá as pessoas passaram a inserir o mel como um alimento durante o ano todo”, afirma Genilo Zoletti. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Adir Natalino Bertuzzi, declara que o apoio aos apicultores deve ser reforçado. “A Administração Municipal investirá ainda mais neste setor, por entender que o mel é

usado como alimento, remédio e mais uma fonte de renda para os produtores rurais”, conclui. A feira segue até sábado, 25, funcionando das 8 às 18h. No sábado haverá celebração na Igreja do Bairro Dr. Ari Lunardi às 19h, e no domingo almoço de confraternização no pavilhão do Bairro Dr. Ari Lunardi. Por Raphael Spiller


Geral

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013 DIÁRIO DATA X | visite facebook/jornaldatax

7

Fale com nosso editor: jornaldx@jornaldx.com.br

Xaxim destaque no cenário apícola catarinense “Na região Oeste produzimos o mel mais puro e cristalino do Brasil. Cerca de 70% do que é produzido aqui é exportado, então, boa parte do mel consumido em outras regiões do país é fabricada no oeste de Santa Catarina”. Xaxim é motivo de orgulho no cenário apícola nacional. Aqui, os apicultores tiveram a ideia de construir “Casas de extração” em sistema de parceria entre os produtores, levando em conta as afinidades, as condições financeiras e a proximidade das propriedades. Através do DRS do Mel, o Banco do Brasil liberou recursos reembolsáveis a juros baixos para os agricultores que obedeciam aos critérios

exigidos pelo banco para receber incentivos. Os xaxinenses foram à luta. Até o momento cinco casas de extração de mel estão praticamente prontas e em condições de manejo adequado. “Tudo será de acordo com as normas legais da vigilância sanitária”, afirma Zoletti. É visível a alegria e satisfação dos apicultores xaxinenses ao comentarem sobre o desenvolvimento dos projetos do setor no município. O informativo estadual “zum zum” reporta o sucesso dos apicultores xaxinenses

Geleia Real De acordo com especialistas, a Geleia Real é o alimento mais completo do mundo. O produto é um dos itens que mais instiga a curiosidade de quem visita a feira, por sua gama enorme de benefícios. É um produto natural, secretado pelas glândulas hipofaríngeas das abelhas jovens. É uma substância cremosa, esbranquiçada e de sabor ácido que apresenta uma composição complexa, tendo como componentes básicos: água, proteínas, lipídios, carbonatos, vitaminas, sais minerais e hormônios. “A abelha rainha é a única abelha tratada com geleia real durante a vida toda. É esta alimentação que difere a abelha rainha das operárias”, afirmou Genilo Zolletti. Nos seres humanos é recomendado como alimento e remédio preventivo, “diminuindo os riscos de câncer de próstata, doenças infecciosas, o envelhecimento precoce, além de outros inúmeros benefícios”, finalizou.

Genilo Zoletti mostrando a Geleia Real produzida em sua propriedade


8

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013 DIÁRIO DATA X | visite facebook/jornaldatax

Região

Fale com nosso editor: jornaldx@jornaldx.com.br

Salão do Imóvel e Feirão Caixa iniciam hoje Estimativa de público de 6.000 visitantes, para muitos, esta é a hora de realizar o sonho da casa própria

Chapecó - Inicia nesta sexta-feira (24), às 14 horas, um dos maiores eventos do segmento imobiliário de Santa Catarina: o 8º Salão do

Imóvel e 9º Feirão Caixa da Casa Própria. Com um público estimado de 6.000 visitantes e 17 imobiliárias participantes, os eventos ofertarão

mais de 5.000 imóveis ao público, que além de ter fácil acesso às ofertas também poderá conferir formas de financiamento, proporcionando faci-

lidade para quem deseja realizar o sonho da casa própria. O Salão e o Feirão ocorrerão no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. Para o coordenador do 8º Salão e do 9º Feirão da Caixa, Paulo Roberto Lindermann, a realização dos eventos é uma chance de materializar o sonho dos visitantes, que vêm em busca do imóvel próprio. “Serão disponibilizados para venda diversos imóveis, contemplando desde compradores que buscam imóveis de luxo e aqueles que procuram imóveis populares”, explica o coordenador. O superintendente regional da Caixa Econômica, Ricardo Bier Troglio,

explica que o Salão do Imóvel e o Feirão Caixa oferecem uma grande oportunidade porque reúnem em um só lugar boas propostas e acesso a diversas linhas de crédito que podem ser encaminhadas já no evento, inclusive para a compra do mobiliário. “Uma das vantagens que a Caixa oferecerá no Salão, para quem assinar os contratos em maio ou junho, é a possibilidade de começar a pagar em janeiro de 2014”, ressalta. Todos os imóveis novos que estarão no Salão e Feirão, cujos projetos tenham sido aprovados pela Caixa, podem ter até 100% de financiamento pelo banco, com possibilidade de até 35 anos para pagar. Os encargos

são a partir de 4,5% ao ano mais TR. O público poderá visitar o Salão do Imóvel e o Feirão Caixa da Casa Própria na sexta-feira (24) das 14h às 21h, no sábado (25) das 9h às 21h e no domingo (26), das 9h às 21h, sem fechar ao meio dia. Os eventos são promovidos pelo Sindicato do Mercado Imobiliário do Oeste (Secovi-Oeste/SC) em parceria com a Caixa Econômica Federal e apoio do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Programa SOS Sustentar e da Prefeitura Municipal de Chapecó.

“Recicle em Cena” leva teatro e meio ambiente às escolas de Xanxerê Ao todo cerca de 2 mil alunos de sexta a oitavas séries vão participar das oficinas idealizadas pelo projeto Recicle em Cena, elaborado pelo Ministério Público em parceria com a SDR Xanxerê, Prefeitura e entidades privadas do município. (Continental Obras e Serviços) (Rede Record) Xanxerê - Atentos e interessados, assim estão os alunos da rede estadual e municipal de Xanxerê com as palestras técnicas sobre teatro e meio ambiente realizadas pelo teatrólogo, Neri de Paula. Ao todo cerca de 2 mil alunos de sexta a oitavas séries vão participar das oficinas idealizadas pelo projeto Recicle em Cena,

elaborado pelo Ministério Público em parceria com a SDR Xanxerê, Prefeitura e entidades privadas do município. (Continental Obras e Serviços) (Rede Record) Em sua segunda edição o projeto tem como objetivo promover a educação ambiental e aumentar a conscientização sobre a reciclagem do lixo gera-

do no dia a dia, além de ajudar os alunos a desenvolver técnicas de como usar a voz adequadamente, segurança no palco, memorização de texto, entre outras técnicas teatrais. “É muito grande a carência que as pessoas tem em se comunicar, mesmo na época em que cursam a faculdade, por isso, a importância em

trabalharmos estes elementos na escola período onde devemos perder essas fobias sociais, como medo de falar em público, por exemplo. Além disso, incentivar os alunos a escrever, dirigir e apresentar uma peça de teatro na escola sobre meio ambiente irá desenvolver , além de conhecimento ecológico,

confiança e auto estima nos estudantes,” explicou o teatrólogo. De acordo com Márcia Mascarello, consultora de educação da SDR Xanxerê no final das palestras cada escola escolherá sua melhor esquete teatral, por meio de uma avaliação onde a mais votada representará a escola para disputar

a grande final com todas as escolas nos dias 3 e 4 de outubro no auditório do Colégio EEB Artur da Costa e Silva. “Essas parcerias ajudam a estimular o convívio entre os alunos, além disso, o conhecimento adquirido em sala de aula com certeza será levado para a comunidade” finaliza a consultora.


Geral 9

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013 DIÁRIO DATA X | visite facebook/jornaldatax

QUER UMA DICA PARA ESCOLHER O MELHOR LOCAL Fale com nosso editor: jornaldx@jornaldx.com.br

PARA REALIZAR O SEU EVENTO? O SALÃO IDEAL PARA EXCELENTES COMEMORAÇÕES, COM CAPACIDADE DE ATENDER DUAS MIL PESSOAS, AMBIENTE DE ALTO NÍVEL, CLIMATIZADO, COM REQUINTADA DECORAÇÃO E UMA EQUIPE DE PROFISSIONAIS TREINADA PARA SUPERAR SUAS EXPECTATIVAS. O CARDÁPIO PODE SER ADAPTADO DE ACORDO COM SUA ESCOLHA, INCLUINDO PRATOS FRIOS E QUENTES, SIMPLES OU SOFISTICADOS.

Eventos

Ambientes

Buffet Móvel

O Restaurante do Clube oferece ambiente agradável e moderno para eventos sociais e corporativos, sugerindo a personalização do evento ao estilo de cada cliente. Contamos com Buffet próprio, cardápios variados , utensílios de alto padrão e uma equipe bem treinada, visando uma gastronomia contemporânea, possibilitando a elaboração de cardápios saborosos, garantindo a satisfação de todos os convidados. Atendemos também em locais externos como: chácaras,clubeseresidências,levandoomelhoratendimentoequalidadeparaseuevento,atravésdoBuffetMóvel.

FESTA DE CASAMENTO - FORMATURA - 15 ANOS - FESTAS DE ANIVERSÁRIO - FESTAS INFANTIS EVENTOS EMPRESARIAIS - CONGRESSOS - REUNIÕES - TREINAMENTOS - EXPOSIÇÕES

COMEMORE AQUI!

Fone: 49 3353-5897 Rua Rui Barbosa,167 | Centro | Xaxim


10

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013 DIÁRIO DATA X | visite facebook/jornaldatax

Variedades

Fale com nosso editor: jornaldx@jornaldx.com.br

Novelas

Diversão PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Situação de quem foi subornado

© Revistas COQUETEL 2013

Item da Aquele que é negligente no cumprimento bula de de suas Para um católico, o remédios obriga- Feitio do ato de ser recebido bambolê ções (pl.) pelo papa

Senna, na F1 Investida com fins libidinosos do chefe ao subordinado

Condição da barba de poucos dias Rocha, em francês Os tenores como Plácido Domingo

"Trem das (?)", clássico da MPB

Local de atracação de navios nos portos A tecla que se opõe a "home", no micro

Oliveira Vianna, escritor fluminense Guindaste usado em filmagem externa

Pessoa que é atendida pelo médico Diadema, no ABCD paulista

Principal riqueza da Venezuela "A Primeira (?) no Brasil", quadro

Líquido amarelo contido no sangue

Decilitro (símbolo) (?) Vlasak: interpretou a Erínia em "Vidas Opostas" (TV)

Sintonizar, em inglês

Molho à base de maionese Mascote do Internacional (fut.) Tecido muito fino Alfinete, em inglês O metal da espada japonesa Teimosia

A maior região do Brasil (sigla)

Tony Scott, cineasta britânico

Seis, em inglês Ave insetívora Natasha Ryan, atriz dos EUA

A N U

A função da antena no inseto

3/end — pin — roc — six. 4/dial. 10/renitência.

Solução

ND

R O C M

L A O S S T E D I O S E X U A L

DO

www.samsungapps.com

C C O O N T G R A M I

L A V I N I A

!

S P I R A I C V I EN L D E G E I V O S A N C R I

Pirâmide

baixe agora

P E T R O L E O

bomba e

R R O Z E L I U A P A S S A O S D O M I R T A O L P N I T E N S

coquetel mobile Agora com os novos jogos

72

I C T A A Ç Õ R E S

BANCO

I

Cinema Shopping Pátio Chapecó

TOURO – 21/04 a 20/05 Você se perceberá mais sensível às necessidades dos outros e se ocupará de tentar atender a essas expectativas. O dia é ideal para fazer alguns ajustes no modo como trata as pessoas, devendo se empenhar mais para trabalhar em equipe.

Sangue Bom

CÂNCER – 21/06 a 21/07 Atividades que envolvam imaginação e criatividade contam com o apoio especial das estrelas. É um ótimo momento para fazer contato com pessoas que estão distantes. Trabalho que envolva o lazer, a recreação e o entretenimento será favorecido.

Amor à Vida Sexta-feira 24/05/2013 Paloma cuida de Paula. Denizard se preocupa com Ordália e a neta. Paloma avisa que Paula ficará internada e conversa com Bruno. Patrícia comemora com os amigos do hospital o seu casamento. Paloma se dispõe a cuidar de Paula. Bruno diz para Paloma que tem um apartamento perfeito para ela. Félix implica com Priscila. Bruno encontra Glauce na saída do hospital. Félix não aceita que César dê um apartamento para Paloma e se recuse a ajudá-lo financeiramente em um negócio que pretende abrir. Carlito convida Luciano para ir ao jogo de futebol com ele. Márcia sugere que a filha conquiste um jogador de futebol. Bruno conta para Paula que mostrará um apartamento a Paloma. Pilar fica com ciúmes da nova secretária de César.

Horários:Sala 01 (DUB): Todos os dias 14h20, 16h30, 18h40 Sinopse:Em Reino Escondido, uma adolescente é magicamente transportada para um universo secreto e vai precisar contar com a ajuda dos seres fantásticos que o habitam para conseguir salvar o mundo dos humanos e esse novo reino que ela descobriu de uma força maligna, que ameaça destruir a Terra.

Reino Escondido

Atores:Vozes de: Amanda Seyfried, Josh Hutcherson e Beyoncé KnowlesGênero: Aventura Idade: Livre Duração: 104 min

ÁRIES – 21/03 a 20/04 É um dia em que terá maior necessidade de silêncio, reflexão e recolhimento. Não perca a chance de ouvir a sua intuição, pois tudo indica que os seus pressentimentos estão corretos.Com disciplina e dedicação vai dar conta de suas tarefas.

Sexta-feira 24/05/2013 Reinaldo pergunta a Natália sobre o homem que ela está namorando. Hélio procura Bibiana para se explicar sobre sua participação na desapropriação da ONG, tentando convencer a mãe de que só cumpriu ordens de Alberto. Lipe e Marizé não dão atenção ao irmão. Yvete comemora a matéria que ela plantou no jornal sobre a investigação da ONG. Guiomar convence Meireles a produzir o vídeo da ONG, oferecendo dinheiro para o diretor. Rodrigo se interessa por Amaralina. Alberto diz ao advogado que deseja ver Ester ser punida por seus atos.

Sexta-feira 24/05/2013 Amora conforta Bento. Amora e Bento entram no parque e se divertem nos brinquedos. Bárbara demite Emília. Rosemere fica transtornada ao saber que Filipinho foi à casa do pai. Natan se recusa a falar com Kléber. Silvia fala para Lara que Natan terá uma reunião com os patrocinadores do Luxury. Charlene e Malu se surpreendem ao ver Amora e Bento no parque. Fabinho vai à floricultura e questiona Giane sobre Bento e Malu. Madá chantageia Bárbara para que ela não demita Emília. Damáris arma um escândalo no parque. Natan sugere que Amora e Lara apresentem o Luxury juntas. Sueli Pedrosa reconhece Bento e o entrevista.

Fenômeno físico que desprende o iceberg

Grupo que acompanha autoridades (pl.)

Flor do Caribe

Horóscopo

GÊMEOS – 21/05 a 20/06 Canalize as suas energias no trabalho: é hora de dar mais atenção ao que pode contribuir com o seu crescimento. Atividades rotineiras vão absorver todo o seu tempo, mas este é o momento de cultivar o terreno para colher benefícios depois.

LEÃO – 22/07 a 22/08 Há momentos em que certas mudanças são necessárias. Confie na sua capacidade de perceber os fatos antes dos outros. Quem trabalha com arte, sensibilidade e a imaginação vai se beneficiar. Não fuja de suas responsabilidades familiares. VIRGEM – 23/08 a 22/09 O modo como escolhe as suas palavras vai estar mais colorido, criativo e bem-humorada, de modo que a sua interatividade com o ambiente será facilitada. Esta é uma boa fase para escrever, pesquisar ou se dedicar a uma atividade burocrática. LIBRA – 23/09 a 22/10 Nada vai cair do céu neste dia, mas em compensação, tudo o que fizer será devidamente valorizado. Atividades que exijam sensibilidade, imaginação ou estejam ligadas a arte e a cultura serão as mais favorecidas. É hora de usar a criatividade! ESCORPIÃO – 23/10 a 21/11 Não perca a chance de se dedicar a uma atividade que traga mais alegria e prazer ao seu cotidiano! Você está em condições de assumir novas responsabilidades. Quem pensa em assumir um cargo de chefia ou confiança conta com boas vibrações. SAGITÁRIO - 22/11a 21/12 Você deve tentar se recolher um pouco mais nesta quinta-feira. Quanto mais discreta for a sua forma de trabalhar, maior e mais garantido será o seu sucesso. Bom dia para quem trabalha com pesquisa, investigação ou lida com assunto sigiloso. CAPRICÓRNIO – 22/12 a 20/01 Hoje, seu poder de comunicação e a capacidade de captar o desejo dos outros estarão em alta, aproveite! Atividades ligadas à comunicação e ao transporte ou que exijam uma dose maior de responsabilidade vãodespertar o seu interesse. ÁQUARIO - 21/01a 19/02 Nada vai cair do céu, mas tudo o que fizer será devidamente recompensado. Quem já tem ou pretende assumir um cargo de chefia ou confiança,não deve temer o desafio. Esta é a hora de assumir novas responsabilidades no ambiente profissional.

Somos Tão Jovens

O Último Exorcismo: Parte 2

PEIXES – 20/02a 20/03 Evite ficar com a cabeça nas nuvens hoje. Netuno está em seu signo e pode contribuir com a sua distração. Quem trabalha com arte, cultura ou a imaginação vai se dar bem. Quanto mais confiar no seu potencial, maior será o seu desempenho.


Sexta-feira, 24 de Maio de 2013 DIÁRIO DATA X | visite facebook/jornaldatax

Esportes/Polícia

11

Fale com nosso editor: jornaldx@jornaldx.com.br

Time encaminhado para duelo na Fonte Nova

O Internacional está com a atenção totalmente voltada para a estreia no Campeonato Brasileiro diante do Vitória, marcada para o próximo sábado (25/5), às 18h30, na Arena Fonte Nova. O grupo colorado treinou na manhã desta quinta-feira no

CT do Parque Gigante e no final da tarde inicia a viagem até Salvador. O treinamento iniciou com a tradicional ‘bobinho’ no círculo central do gramado. Depois, o técnico Dunga dividiu o grupo entre titulares e reservas e comandou um

treino tático em campo reduzido. O atacante Leandro Damião, que segue em recuperação de uma lesão muscular na coxa direita está fora da partida. “Nós decidimos não liberar o jogador para a partida contra o Vitória. Ele está recuperado da le-

são, mas ainda precisa de uma reabilitação física”, avaliou o médico Matheus Falcão. O provável time que enfrenta o Vitória: Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Airton, Willians, Fred e D’Alessandro; Diego Forlán e Rafael Moura. Com isso, o técnico Dunga segue com a formatação considerada a ideal, com um homem de referência, no caso, Rafael Moura. A dupla de ataque foi o destaque do treinamento: Rafael Moura e Diego Forlán marcaram dois gols cada. Ambos foram elogiados pelos companheiros. O Inter volta a treinar na sexta-feira (24/5) na cidade de Salvador. O confronto contra o Vitória é a estreia do Internacional no Campeonato Brasileiro 2013.

Treino forte em dois turnos nesta quinta-feira Focado na estreia do Campeonato Brasileiro no próximo domingo, contra o Náutico, em Caxias do Sul, o plantel gremista volta a trabalhar em dois turnos nesta quinta-feira. No período da manhã, no gramado principal do Olímpico, o grupo participou de um forte trabalho físico e técnico comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Seguindo um circuito de exercícios, os jogadores se alternavam entre trabalhos de conclusões, dois toques e corrida. Na etapa final, ainda

treinaram cobranças de penalidades. Jean Deretti, Bertoglio e Adriano apenas correram em volta do gramado. Saimon e

Tony, permaneceram no Departamento Médico fazendo tratamento. O Grêmio enfrenta o Náutico, no próximo do-

mingo, às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, na abertura do Campeonato Brasileiro de 2013.

Homens carregando javali abatido dentro de Fusca são flagrados pela Polícia Militar Caçadores teriam abatido animal no interior do município de Irani

Ponte Serrada - Dois homens foram presos com um javali abatido e revólveres na virada da noite desta quarta-feira para a madrugada desta quinta-feira, dia 23, em Concórdia. A Polícia Militar recebeu a denúncia de que os autores estavam em um Fusca vermelho e um Corsa bordô, retornando do interior de Irani com a caça. O Corsa não foi visto, mas o Fusca foi

abordado no Bairro Primavera, em Concórdia. Os homens tentaram se desfazer de um revólver no momento da abordagem. Embaixo do capô do carro os policiais encontraram o javali abatido, com cerca de 100 quilos. Segundo a PM, os envolvidos são reincidentes e já foram pegos com lebres abatidas em outra oportunidade. Os dois foram presos em flagrante.

Policiais Civis em Operação Ágata 7 e com uso de cão farejador apreendem drogas na área de fronteira São Miguel do Oeste - Ontem (23), a Divisão de Investigações Criminais de Fronteira, de São Miguel do Oeste, juntamente com a DIC-Fron de Chapecó e Canil de São Lourenço do Oeste, cumpriram mandado de busca e apreensão em uma residência localizada na comunidade denominada Favela Morro da Fumaça, em São Miguel do Oeste. Durante as buscas, o cão de faro Apolo, treinado pelos Policiais Civis do canil de São Lourenço do Oeste, farejou 9 torrões de ma-

conha. A droga já estava acondicionada em embalagens e pronta para a venda. Os moradores da residência foram encaminhados à sede da DIC-Fron de São Miguel do Oeste, onde foram ouvidos e posteriormente liberados. Pois o dono da droga não estava em casa, no momento da abordagem. Esta ação integra a Operação Ágata 7, elaborada em parceria com o Exército Brasileiro e outras forças de segurança, para coibir atividades criminosas na área de fronteira.


12

Esportes

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013 DIÁRIO DATA X | visite facebook/jornaldatax

Fale com nosso editor: jornaldx@jornaldx.com.br

Chapecoense na estrada para estreia na série B A Associação Chapecoense de Futebol inicia hoje (24) a caminhada inédita na Série B do Campeonato Brasileiro. Diante do Boa Esporte/MG, às 21h50, no Estádio do Melão, em Varginha, os comandados de Gilmar Dal Pozzo buscam os três primeiros pontos na competição. A viagem da delegação começou nesta quarta-feira (22). Às 13h30min, o grupo saiu rumo ao aeroporto local. Porém, sem teto, o voo foi cancelado. Com isto, o trajeto que seria aéreo foi modificado e passou a ser rodoviário. Eram 17h quando o ônibus levando 19 jogadores, mais comissão técnica e funcionários, partiu da Arena Condá para Curitiba. Mais de doze horas após o primeiro embarque, o ônibus chegou a Curitiba, por volta das 2h30 desta madrugada. Durante o percurso, muita neblina e chuva marcaram a noite. No município paranaen-

se de General Carneiro houve a única parada. Os passageiros jantaram por volta das 20h e retomaram o rumo 45 minutos depois. O descanso no Hotel Bristol será pequeno. Logo mais, 6h45, os representantes do Verdão do Oeste partem para o Aeroporto Internacional Afonso Pena de onde rumam até Congonhas. Já na capital paulista, a sequência até Varginha/MG, município da partida contra o Boa Esporte, outra vez será de ônibus com previsão de chegada para 14h. Sem Fabinho Gaúcho, Alan pode fazer a estreia com a camiseta do Verdão do Oeste. O lateral-esquerdo disputa posição com o zagueiro Tiago Saletti. Na armação, sem Nenén, as opções são Athos, Dieguinho e Diego Miranda. Na frente, com o desfalque de Rodrigo Gral, o treinador conta com Bruno Rangel, Fabinho Alves e Soares.

Diário Data X - Edição 282  

Jornal Data X - Edição 282 -

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you