
4 minute read
Inquietude, dedicação e talento fizeram de Sabrina Carbone um exemplo admirável
Dentre tantas mulheres brilhantes que atuam no segmento de reposição automotiva, selecionamos uma líder:
Sabrina Carbone – Gerente de Marketing do grupo Fras-le, Nakata, Fremax, Controil, Lonaflex, Composs, Jurid e Ferodo para falar um pouquinho da sua trajetória.
Advertisement
JORNAL REPOSIÇÃO: Quem é Sabrina Carbone? Onde nasceu, qual a formação, algum gosto ou característica pessoal que queira compartilhar?
SABRINA CARBONE: Primeiramente, agradeço o convite, uma honra estar aqui com vocês, e juntos nestes quase vinte anos de jornada em que estou no segmento automotivo. Nasci em São Paulo e minha inquietude está presente em todas as fases da minha vida, desde a infância. Tenho muita vontade de conhecer todos os universos, todas as possibilidades, aprender tudo o que não sei e isso sempre me levou a me arriscar para o novo, para um caminho onde eu pudesse fazer melhor e, com isso, incentivar as pessoas ao meu redor a entrarem também nessa jornada de evolução pessoal, profissional, social. Somos todos obras em evolução, não somos? Com esses anseios sempre fui muito dedicada aos estudos, e me formei em Comunicação Social, com ênfase em Marketing e depois fiz uma Pós-graduação nos EUA, na UCI em Marketing e MBA em Gestão empresarial pela Business School de São Paulo e diversos cursos de Marketing Digital, Conteúdo, Planejamento Estratégico, estudo do comportamento do Consumidor, entre outros, sempre conectados ao marketing e suas pastas estratégicas. Tenho como hobby e me divirto muito com essa atividade que é fotografar lugares, pessoas, momentos, arte. Fotografar exercita o meu lado criativo, o qual também uso muito no meu trabalho, sempre usei!
JORNAL REPOSIÇÃO: Pode nos contar a sua trajetória no aftermarket brasileiro?
SABRINA CARBONE: O mercado de autopeças veio correndo atrás de mim quando eu tinha apenas 19 anos e cursava faculdade. Meu primeiro emprego na área de marketing e automotiva, foi uma vaga de estágio em uma grande indústria do nosso setor e por lá eu fiquei quase 4 anos. Foi uma grande escola e lá pude exercitar todas as pastas de marketing, serviços ao cliente, comunicação, propaganda no horário nobre da TV e grandes feiras nacionais e internacionais. Foi uma ótima experiência, pois, nessa empresa, eu tive oportunidade de aprender e me desenvolver com uma líder, uma gestora, admirável, inteligente e empreendedora, que acabou sendo minha mentora por muitos anos e acelerou minha carreira na área de marketing incrivelmente. Com ela, aprendi tudo sobre o mercado de aftermarket, branding, promoções, assessoria de imprensa, planejamento estratégico e serviços ao cliente, e ela tinha apenas 21 anos quando entrei. Continuei crescendo profissionalmente, sempre na área de marketing, mas em outros mercados como indústria de celulares, eletrodomésticos, calçados esportivos, lavadoras de alta pressão, consultoria de franchising, editora de mídia segmentada, esta última já no setor de aftermarket. Em 2004, comecei na Nakata, indicada pela mesma gestora que um dia tinha me contratado para ser sua estagiária em uma indústria de autopeças, onde tudo começou. Hoje, sou Gerente de Marketing do grupo Fras-le para os mercados nacionais e internacionais, com as marcas Fras-le, Nakata, Fremax, Controil, Lonaflex, Composs, Jurid, Ferodo.
JORNAL REPOSIÇÃO: Algum projeto ou conquista que você gostaria de destacar?
SABRINA CARBONE: A Nakata é, por enquanto, isso tende a mudar, a minha maior conquista em termos profissionais. Saímos de uma colocação de 27º, como a marca mais admirada do Brasil em 2004 pela pesquisa “Marcas da Oficina” da Cinau, para ser uma das 3 marcas mais admiradas pelo mecânico do Brasil em 2021. O mesmo aconteceu com a pesquisa de Marcas do IPEC, antigo Ibope, que nos reconheceu como vice-líderes. A
Nakata foi reconhecida pelos mecânicos como a marca que eles mais gostam em 2021. Este trabalho é o resultado de uma marca focada nas necessidades e interesses do seu públicoalvo, entregando serviços, conteúdo de qualidade, presença e ajudando o profissional da cadeia a ser melhor a cada dia. Um trabalho de consistência, estratégia e inovação.
JORNAL REPOSIÇÃO: Quais os principais desafios que um profissional de marketing enfrenta hoje?
SABRINA CARBONE: Acho que é o desafio cultural de investimentos nas corporações. O investimento em marca, como um dos assets valorados da empresa, é um investimento que traz resultados a médio e longo prazos. Precisa estar alinhado à visão de futuro, à competência e know-how dos responsáveis pela área. Faz-se necessário ter um ROI representativo das escolhas de desenvolvimento das boas experiências da marca com os públicos-alvo. Isso gera consistência, longevidade das ações, construção de relacionamento com os targets, fidelização à marca e assim, resultados financeiros reais. Não se constrói uma marca em nenhum mercado sem 3 ingredientes: tempo, dinheiro e expertise. E, não é toda corporação que tem essa visão.
JORNAL REPOSIÇÃO: Quais sugestões você daria para pessoas que desejam atuar na área de marketing?
SABRINA CARBONE: Estudem é o meu primeiro conselho. Fazer marketing de resultado requer conhecimento, visão e estratégia. Percebam o que o cliente precisa, atentem à sua jornada de escolha, utilização e recompra. É nesta jornada que estão todas as pistas do que deve ser feito e bem feito. Planejem. Não se constrói um foguete sem planejamento, KPI´s, pesquisa e muita “barriga no balcão” automotivo.
JORNAL REPOSIÇÃO: Quanto tempo atua na Nakata?
SABRINA CARBONE: Na Nakata foram 17 anos e agora com todas as marcas pertencentes à Fras-le, inclusive Nakata, já estou em uma jornada de mais de um ano. Este ano, com o grande desafio de Automec e a presença de todas as marcas juntas, mas se expressando cada qual da sua maneira, com seus produtos e posicionamentos.
JORNAL REPOSIÇÃO: Como foi assumir as outras marcas da Fras-le?
SABRINA CARBONE: Foi e ainda está sendo muito desafiador. São marcas muito fortes, já muito bem construídas, que estão agora sendo reposicionadas dentro de uma estratégia de comunicação mais proprietária e mais próxima do seu público-alvo e mercados. Estão sendo construídas já a partir de um patamar alto, em uma empresa que investe e acredita muito em valor de marca. Então, tem sido uma jornada muito prazerosa e de grande aprendizado para mim e minha equipe.
JORNAL REPOSIÇÃO: Na posição de liderança, o que vc mais preza na sua equipe?
SABRINA CARBONE: Minha equipe é de um nível profissional muito elevado. Como líder, tenho de conseguir enxergar cada um em sua individualidade, enxergar o que está além do potencial entregue de cada um e suas necessidades. Preciso entender onde cada um quer chegar e ser um caminho de desenvolvimento para eles. Para este processo acontecer, tem de haver a franqueza, a confiança e a vontade de se desenvolver a cada dia. Prezo isso neles e, espero que eles prezem isso em mim, pois assim, juntos, vamos mais longe.