4 minute read

Comitiva do Governo Federal homenageada no ‘Cais do Valongo’ Cerimônia aconteceu

Next Article
U FOGO CRUZADO

U FOGO CRUZADO

Leandro Santanna, presidente da AAJOB - Associação de Amigos

José Bonifácio - recebeu no MUHCAB, o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, situado à Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa, Centro, Rio de Janeiro, a comitiva do Governo Federal que veio visitar a região portuária do Rio (Valongo). Em nome da Associação, Santanna ofereceu à primeira-dama, socióloga Janja Lula da Silva, a colagem digital Marighella criada pelo artista carioca Senegambia. Na ocasião, o dirigente aproveitou para “reiterar o desejo de estreitar os laços sobre demandas territoriais da Pequena África, e do Museu”. “Nossa Associação de Amigos José Bonifácio foi criada para promover o MUHCAB, apoiar na articulação entre as instituições da região e dar celeridade aos processos de parcerias e benefícios ao museu. Seus integrantes e diretores são representantes de diversas instituições da Pequena África. O movimento traz no currículo anos de discussões sobre o território e parcerias atuais, que viabilizaram financeiramente a exposi-

Advertisement

na histórica Pequena África do Rio de Janeiro

Cláudio Kbene / @claudiokbene) ção dos achados arqueológicos do Valongo, no aniversário de um ano do museu”, explica Leandro Santanna, que é formado em produção cultural, pós-graduado em gestão pública, ator e ex-secretário de Cultura da cidade de Queimados. O atual presidente da AAJOB foi diretor do MUHCAB até

Passado e presente negro no território de cinco bairros

Conforme texto da professora e antropóloga, Simone Vassallo, no site observatoriodopatrimonio.com.br/, o território da Pequena África do Rio de Janeiro engloba uma vasta região que inclui os bairros da Saúde, Gamboa, Santo Cristo, Praça Onze e Centro. “No entanto, é mais fecundo pensá-lo não a partir de definições fixas ou apriorísticas, mas sim pela fluidez das situações e dos indivíduos e grupos que o reivindicam. Trata-se de uma localidade afirmada como um território negro por inúmeras lideranças e agentes culturais que ali trazem à tona memórias de importantes personalidades negras de tempos passados, buscando uma continuidade entre C”, diz ela. Segundo Simone, “um dos locais mais emblemáticos desse território é a Pedra do Sal, reivindicada desde a década de 1980 pelo movimento negro e tombada em 1984 pelo Inepac. Ela evoca a presença de importantes personalidades afro-baiano-cariocas do período pós abolição e primeiras décadas do século XX, como Tia Ciata, Pixinguinha, Donga, João da Baiana, e sua participação fundamental na criação do samba, nas religiões de matriz africana, na capoeira, no trabalho na estiva, dentre outras atividades. Esse modo de vida é hoje performatizado em diversos momentos por indivíduos e grupos, como nas rodas de samba que se realizam semanalmente no sopé da Pedra, nas ações dos remanescentes do Quilombo da Pedra do Sal e no centro cultural de Gracy Mary Moreira, bisneta de Tia Ciata”.

Os fundadores e coordenadores do Sarau Prata, Prosa e Poesia, Júnior da Prata, Michelle Lopes e Vinícius Henrique (foto: Divulgação), estão anunciando edição do evento mais que especial neste mês de março de 2023. “Na quarta, 15, a partir das 19h, vamos homenagear o Dia Internacional da Mulher. Por isso, nós três pensamos em algo especial e diferenciado”, diz Vinícius, o VH Segue o Som, que é músico, compositor e cantor. Local: Rua de Vila Santo Antonio (quadra), Vila Cátia, Prata, Nova Iguaçu. “Pelo significado da data e o tema do PPP de março, vou dar o meu melhor na poesia, ao lado da maravilhosa poetisa convidada, Camila Senna @camis_senna, representando a força e o empoderamento feminino. A performance poética da Camila é sempre uma atração a parte”, acrescenta Júnior. “Na música teremos o grande cantor e compositor Edu Dias @oedu.dias também homenageando as divas com clássicos da MPB e suas lindas canções autorais”, informa ainda a cantora Michelle Lopes.

De acordo com a coordenação, além de Vinícius, Júnior e Michelle, a poetisa residente, Elizabeth Gomes, está confirmada com suas poesias autorais e classicas. “O microfone aberto e o sorteio de livros são marcas registradas deste que é o Sarau mais bonito da cidade”, reforça Beth. “Vem pro PPP!!!”, convida o quarteto a uma só voz.

A edição deste Prata, Prosa e Poesia conta com apoio cultural de Luís Ravis, Veterano Dança, Coluna Resenha Cultural & Cia e JORNAL POVO.

Fabiola Fernandes idealizadora do evento

Fabi Folia um camarote 100% axé da Bahia.

Fabíola Fernandes apaixonada pelos artistas e carnaval da Bahia, já participou de seis carnavais em Salvador nos blocos, camarotes e pipoca. Muito fã do grupo É o Tchan, curtindo sempre todas as músicas e coreografia do grupo. Fabi tem um carinho especial pela Carla Perez o qual tem como musa. Ela realizou seu sonho, festejar seu aniversário fazendo a festa com o tema carnaval de salvador fora de época que se chamou Fabi Folia. Mesmo no período que estávamos aguardando a vacina da Covid, foi liberado e ela fez sua festa onde todos receberam o seu kit com abadá e mimos. Ela estava vestida caracterizada de Ivete, a dona da zorra toda. A música ficou por conta de Renatinho da Bahia, Dj Tubarão, uma escola de samba e outras atrações. Seu aniversário foi um sucesso e se transformou em um evento com toda mordomia de um camarote vip da Bahia. Fabi cuida de tudo com boa energia. Com esse sucesso, sábado dia 18 de março. Quem já foi vai matar a saudade, quem não foi vai ficar encantado com essa super produção da Fabíola Fernandes se sentindo em um camarote vip de salvador em pleno carnaval. Cada Fabi Folia tem um tema, essa quarta edição será “Chicleteiro Eu Chicleteiro Ela” com direito ao abadá, bandana e óculos para todos se sentirem o Mestre da voz Bell Marques no evento. Nessa quarta edição vai rolar muito mais novidades. Baiana de acarajé, customização de abadá, salão, maquiagem, estúdios de fotos e vídeos, tudo regado a muita bebida e comida gostosa. Fabi Folia 4, 10 horas de festa. A extensão do carnaval de Salvador é organizada por uma baiana de coração, abençoada pelo Senhor do

Bonfim. “Então diga que Valeu“ já pensando na quinta edição.

Caindo nas graças dos famosos, o cantor e modelo vem se destacando nas redes sociais e arrancando suspiros por onde passa com suas fotos e publicações ousadas.

O artista atualmente se prepara para o lançamento do seu clipe “Privado”, seu mais novo projeto, que tem estreia prevista para ainda este mês.

A música já foi elogiada por artistas como Nicole Bahls, Pepita, Evandro Santo entre outros.

Misturando o Funk Carioca com a música pop, ele vem mostrando sua versatilidade em várias áreas, o artista tem em seu currículo desde publicidades e espetáculos musical infantil a filmes de curta metragem.

This article is from: