
1 minute read
Incentivo ao aleitamento materno leva mais saúde às mães e aos bebês
Arecomendação dos médicos é clara: bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno. Nem água é preciso oferecer. Crianças amamentadas ficam menos doentes, por exemplo. Mas passar por essa experiência após dar à luz nem sempre é fácil e, para incentivar esse gesto entre as mamães e tirar dúvidas no pré e no pós-parto, a Secretaria Municipal de Saúde oferece grupos de educação, nos quais profissionais ensinam técnicas e estratégias para deixar esse momento mais prazeroso e eficaz. No Dia Internacional da Mulher, três cariocas que tiveram filhos recentemente contam como é compartilhar esse tipo de informação e como isso afeta positivamente no desenvolvimento de suas crias. Elas frequentam grupos de apoio na Clínica da Família Sônia Maria Ferreira Machado, em Santíssimo, na Zona Oeste. Durante esta semana, o site da Prefeitura do Rio apresenta alguns dos serviços municipais voltados ao público feminino, e a campanha de aleitamento materno é uma dessas iniciativas. A Secretaria de Saúde incentiva ainda a doação de leite materno nas maternidades municipais.
Clínicas da família e centros municipais de saúde oferecem grupos
Advertisement
A campanha de aleitamento materno é tão importante entre as mulheres que existe até um mês dedicado ao tema, o Agosto Dourado. Para as mamães que possam estar enfrentando dificuldades nessa hora, as clínicas da família e os centros municipais de saúde oferecem os grupos de educação multidisciplinares. Além disso, as unidades têm toda a estrutura, desde a captação até a distribuição das doações de leite materno. O leite materno é um alimento completo, que tem todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável do bebê, dispensando o uso de água ou outros alimentos até os seis primeiros meses de vida. Além de proteger contra doenças, o aleitamento exclusivo traz inúmeros benefícios, não só para os pequenos, mas também para as mamães.
Os bancos de leite localizados nas maternidades municipais recebem as doações de mulheres cadastradas. O leite passa por todo o processo de controle de qualidade até ser disponibilizado para a nutrição de crianças internadas que, por algum motivo, não podem ser amamentadas pelas próprias mães. Para encontrar o banco de leite ou ponto de coleta mais próximo da sua residência