Jornal Ponto - Ed. 22 (01 a 07 de julho de 2020)

Page 1

Eleições 2020 PT de Barra Mansa aprova o nome da Professora Clarice como pré-candidata a prefeita

ponto

pág.

03

01 a 07 de julho de 2020- Ano IV - n°22

EDIÇÃO ELETRÔNICA GRATUITA www.jornalponto.com

COMÉRCIO FECHADO

Recuo não foi à toa Volta Redonda volta a apresentar aumento signicativo nas noticações de casos de Covid-19; Aumento na ocupação dos leitos de alta complexidade e indenição do Hospital Regional zeram governo municipal recuar nas medidas de exibilização do isolamento social.

CPI DA INJEÇÃO

POLÍCIA

FUTEBOL

Vereador Paulinho do Raio X não aparece para depor e nem fez uso da participação virtual

Polícia Civil e MP cumprem mandados contra integrantes do Escritório do Crime

Douglas Borges confia na classificação do Voltaço para a semifinal do Carioca

pág.

pág.

09

05

pag.

06

NOSSAS PÁGINAS

notinhas política polícia 04 especial 06 cidades 08 economia pág. cultura e lazer mundo

11

02 03 05 07 09 10 11 12


notinhas Procon-BM volta a funcionar em horário integral

Barra Mansa sanciona lei Municipal de Cultura

Resende inicia obras na praça do bairro Vila Isabel

A Prefeitura de Barra Mansa, através do Programa de Defesa do Consumidor (Procon), retomou nesta segunda-feira (29) o atendimento presencial em horário integral, das 8h às 17h. Nas últimas semanas, o serviço estava ocorrendo em horário reduzido, para controlar a propagação da Covid-19. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, o atendimento está seguindo todas as normas sanitárias, com o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel e distanciamento social de dois metros, com a realização de dois atendimentos por vez.

Na última semana foi sancionada em Barra Mansa a Lei 4.848 de 2020. O objetivo do decreto foi de atender o anseio popular que decidiu ampliar a participação de membros no Conselho Municipal de Cultura. Aumentaram de 20 para 24 os setores, sendo 12 da sociedade civil e 12 do poder público. Assim, garantem mais espaços nas discussões voltadas as categorias. Outros setores que garantiram a representatividade foi o artesanato, que desvinculou das artes visuais, a cultura afro, o Hip Hop e a Capoeira. A estimativa é que as eleições dos novos membros aconteçam no dia 29 de agosto, no Fórum Municipal de Cultura que acontece todo ano no Parque da Cidade. Caso ainda haja restrição devido a pandemia da Covid-19, a opção será por videoconferência. Segundo o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, para compor uma cadeira no conselho, basta o interessado ser um agente cultural e ter atuação dentre os setores representados no conselho.

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, iniciou recentemente as obras de revitalização da praça no bairro Vila Isabel. As intervenções ainda estão em uma fase inicial, mas já foi colocado o tapume, que irá evitar a passagem de pessoas pela praça durante a revitalização. As equipes da administração municipal estão retirando os brinquedos infantis antigos e que estavam em péssimas condições. Também está sendo feita no momento a limpeza do terreno. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a área tinha poucos recursos para os moradores, mas em breve a população do bairro poderá aproveitar um novo espaço de lazer. No cronograma das obras ainda estão previstas a regularização e nivelamento do terreno, e também o trabalho de emboço no muro do local. A praça da Vila Isabel irá contar com um parque infantil, academia de ginástica, bancos e mesas. O espaço de lazer também terá calçada com acessibilidade, pisos de blocos intertravados e uma área verde.

Semana começa com fiscalização pela força-tarefa em Volta Redonda Em atendimento aos Decretos Municipais que estabelecem o fechamento das atividades econômicas não essenciais por sete dias, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Fazenda, realizou mais uma scalização nessa segunda-feira, dia 29. O objetivo da ação é de vericar o cumprimento integral dos decretos e promover orientação aos estabelecimentos. Os estabelecimentos scalizados são denunciados pela população através do telefone 156. No bairro Niterói, foram scalizados uma loja de móveis, um lava rápido e outra de ar condicionado; no Conforto a denúncia era que uma loja de conveniência estaria funcionando com superlotação de clientes sentados às mesas. No Santo Agostinho, a scalização foi em loja de doces, de móveis e uma academia que, de acordo com denúncia, estavam em funcionamento; Já no Retiro a scalização foi realizada em uma loja de departamento e outra de cosméticos, ambas funcionando em meia porta aberta. Além das denúncias, os scais realizaram uma ronda nos bairros Niterói, Retiro, Vila Mury, Santos Agostinho, Volta Grande, Voldac e São Luiz.

Pissula defende causa animal em debate on line O pré-candidato a vereador de Barra Mansa, Pissula (Vicente Ferreira) participou de debate pelas redes sociais abordando questões referentes à causa animal. O evento foi promovido pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista) de Paty do Alferes, e teve o objetivo de auxiliar na construção do plano de governo do pedestista para o Executivo Municipal. De acordo com o presidente do PDTPaty, Kenny Nobre, será desenvolvida uma série com 10 programas. “Nossa intenção é mostrar a população patyense, as propostas do nosso partido defendidas pelos pré-candidatos a prefeito e vereadores. Estamos denominando esse movimento de #pensarpaty. No decorrer do debate, Pissula detalhou a lei 4330/2014, de sua autoria, que instituiu em Barra Mansa a legislação de proteção e bem estar animal. A lei impõe ao proprietário do animal inúmeras responsabilidades, como manutenção das vacinas em dia, alimentação e boas condições higiene, sob pena de multa.

vinculada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, está intensicando os serviços de abordagem à população em situação de rua. A medida visa principalmente a proteção e a prevenção ao novo coronavírus. De acordo com a secretária da Pasta, Ruth Coutinho, a abordagem é ofertada de forma contínua e programada em pontos especícos da cidade. A abordagem é realizada principalmente no terminal de ônibus atrás da Matriz de São Sebastião, próximo ao antigo Restaurante Cidadão, Gare da Estação e Parque Centenário. Mas, segundo a gerente de Proteção Especial da Secretaria, Edilene Moreira, e a coordenadora do Centro POP, Raquel Ferreira Oliveira Alves, a equipe do órgão vai até os locais onde são solicitadas. A lista de usuários acompanhados pela abordagem do Centro POP é formada por idosos, cadeirantes, homens e mulheres maiores de 18 anos e pessoas de todo país. Paralela à abordagem, o Centro POP oferece a população em situação de rua atendimento técnico e área para possam lavar suas roupas e tomar banho, além de alimentação, como café da manhã e o almoço. Este último está sendo distribuído na abordagem devido á redução do expediente do órgão em função da pandemia. O Centro POP funciona na Rua Francisco Amaral de Souza, nº 08, no bairro Bom Pastor, de segunda à sexta-feira, de 8 às 12 hs.

Abordagem a moradores de rua em Barra Mansa O Centro POP de Barra Mansa, unidade de proteção social

RAZÃO SOCIAL: RAFAEL DE MOURA 07689458793 PONTO COMUNICAÇÃO (EDITORA DE JORNAIS NÃO DIÁRIOS) CNPJ: 17.836.695/0001-49 Insc. Municipal: 061767000

Jornalista:

Nathália Silva Azevedo (MTB 0037729/RJ) nathaliasazevedo@gmail.com Criação/ Marketing: Rafael de Moura (03-03283 CRA-RJ)

studiovivavoz@hotmail.com Colaboradores:

Bruno Reis (jornalista) Tico Balanço (repórter policial) Ranieri Araújo (consultor musical) Júlio Cesar Crispim (repórter esportivo) Martinho de Oliveira (tecnologia) Fabiane Neiva (locutora Rádio Ponto) Luiz Amorim (voz padrão Rádio Ponto)

Edição Eletrônica - Distribuição Gratuita Ano: IV - Nº 22 - 01 a 07 de julho de 2020.


política

03

Professora Clarisse é aprovada pelo PT como pré-candidata a prefeita em Barra Mansa Ex-prefeita Inês Pandeló foi anunciada pré-candidata a vereadora Reprodução

executiva municipal do Partido dos Trabalhadores de Barra Mansa realizou neste sábado, dia 27, plenária online de aprovação das pré-candidaturas inscritas para disputar as eleições de 2020. No encontro foi denido o nome da Professora Clarisse como précandidata a prefeita. Inês Pandeló, exprefeita da cidade e ex-deputada estadual por três mandatos, vai disputar uma das 19 cadeiras do Legislativo. Por enquanto, a nominata do PT conta com 16 candidatos à Câmara de Vereadores.

A

Inês Pandelô no legislativo Após a votação, Inês Pandeló detalhou sobre sua decisão de disputar uma vaga no Legislativo municipal. “Aprendi na minha família as primeiras noções de honestidade. Nos estudos bíblicos, nas pastorais e comunidades eclesiais entendi que é dever do cristão e da cristã estar no mundo para ajudar a transformá-lo. Assim, a política para mim sempre foi um serviço para a democracia e o bem comum. Fui convidada em 1993 pelo Partido dos Trabalhadores a ser candidata e foi com este ideal que eu aceitei ser candidata e conquistei o mandato de vereadora, sendo a única mulher na Câmara naquela legislatura”, lembra Pandeló, ressaltando que sempre buscou seguir no mesmo caminho, conquistando, junto com a população, diversas vitórias. “Agradeço muito a honra de ter sido prefeita de Barra Mansa e três vezes deputada estadual. Nenhuma

injustiça me tirou o ímpeto da luta, porque entendo que cada pessoa deve se colocar na construção de uma nova sociedade e que a política pode ser um instrumento de transformação. Agora, neste momento tão difícil de pandemia, retrocessos na democracia e nos direitos, tenho a oportunidade de me colocar novamente à disposição da população de Barra Mansa para uma vaga no Poder Legislativo municipal, que é muito importante e precisa ser engrandecido. Quero mais uma vez servir com alegria a esse município que desde a adolescência me acolheu”.

Várias lideranças petistas participaram da plenária, como o presidente do PT-RJ, João Maurício; o ex-deputado federal Wadih Damous; o deputado estadual, Waldeck Carneiro; a representante do Coletivo Nacional de Mulheres, Wilma Reis; a representante do Movimento de Mulheres de Volta Redonda, Maria Conceição dos Santos; os membros do diretório do PT-RJ, Ricardo Pinheiro e Olavo Carneiro, além das pré-candidatas ao Executivo de Resende, Gabriela Lima, e de Volta Redonda, Cida Diogo.

Durante a assembleia virtual, conduzida pela presidenta do PT-BM, Ligia de Cássia, também foi aprovada a construção de uma política de alianças com partidos democráticos e populares e a autorização para que a executiva e o GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) discutam a indicação de vice-prefeito.

O presidente do PT-RJ, João Maurício destacou o cenário de diculdades que precisa ser enfrentado, destacando a ausência de comando da Nação e a postura do chefe do Executivo Nacional Jair Bolsonaro, que estimula o fascismo, os ataques a democracia e menospreza a pandemia da Covid-19. Ele disse da coragem da Professora Clarice

em se apresentar a serviço do município diante de uma conjuntura tão adversa. “O PT até o momento, terá 20 candidaturas próprias. Isso representa um processo de reconstrução do partido e do movimento de esquerda. É importante lembrar que no Rio, nossa pré-candidata é a Benedita da Silva, uma mulher negra que já esteve à frente do Governo do Estado e tem um grande diferencial: não foi presa como os demais governadores dos últimos 20 anos. Também aproveito a oportunidade para enaltecer o trabalho de Inês Pandeló, que sempre se colocou à disposição do partido e busca a todo momento uma sociedade mais justa e mais fraterna. Sua vida pública é motivo de orgulho para o PT e inclusive, é um legado para aqueles que estão ingressando no partido ”. A pré-candidata à Prefeitura, Professora Clarice, frisou que as eleições para o PT de Barra Mansa excluem completamente alianças com partidos que sustentam a política de Bolsonaro e seus aliados e, por conseguinte, tira direitos da classe trabalhadora, sucateia a educação, a cultura, a saúde e cria uma verdadeira política de morte, a necropolítica. “O Brasil está frágil diante do enfrentamento a pandemia do coronavirus e as consequências já estão visíveis em todo o país. Por isso, o PT antes de qualquer ação se solidariza com todas as famílias das 30 vítimas da Covid-19 e se coloca nessas eleições, principalmente para ocupar o Executivo do município com políticas para recuperar o aprendizado dos alunos sem aula desde março, fortalecer as equipes de saúde na família, traçar políticas conjuntas com os pequenos e médios empresários da região para desenvolvimento da economia, mapear os fazedores de cultura do município para fazer valer a Lei Aldir Blanc, de autoria da deputada petista Benedita da Silva e, principalmente lutar junto a classe trabalhadora em defesa da democracia e do fora Bolsonaro e de seus aliados, que matam as pessoas e se preocupam apenas com o lucro”.

CPI da Injeção: Samuca e Rodrigo Furtado depoem; Paulinho do Raio X não aparece O vereador de Volta Redonda Sidney (Dinho), Presidente da Comissão Processante da denúncia recebida pelo plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda contra o Vereador Paulinho do RX, informou que as audiências previstas para esta terça-feira (30) ocorreram. Apesar de devidamente intimados o Vereador Paulinho do RX e seus defensores não compareceram e nem zeram uso da possibilidade de participação virtual. A lei prevê que

se a parte estiver devidamente Nos dias 07 e 09 de julho a Comissão intimada, os atos podem ocorrer. pretende ouvir oito das 11 testemunhas apontadas pela defesa do - Conseguimos avançar. Tomamos os Vereador. depoimentos do prefeito e do vereador denunciante. Daremos andamento a - Faz parte do devido processo legal o instrução, ouvindo as testemunhas direito a ampla defesa e contraditório arroladas pela defesa na próxima e o depoimento destas testemunhas semana. Intimamos as partes e de defesa são direito constitucional do apesar de disponibilizar meios para Vereador. Nosso objetivo é cumprir a participação de forma virtual e lei, cumprir seus prazos e encerrar presencial, o vereador Paulinho e este processo, apresentando seu seus defensores não participaram. relatório nal a mesa diretora. Explicou Dinho. Concluiu Dinho.


polícia APÓS DENÚNCIA, HOMEM É PRESO COM ARMAS E DROGAS NO AÇUDE, EM VR Um elemento que atende pelo nome de Leonardo, que não teve idade e nome completos informados pela polícia, foi agarrado no início da tarde de segundafeira com uma pistola, bolsa com papelotes e pelo menos 10 amarrados com vários pinos de cocaína. O ganso levou um bote certeiro, após uma boquinha de quiabo informar pra Polícia Militar, que o mesmo estava malocando drogas e arma em sua casa, localizada na Rua C no bairro Açude, em Volta Redonda. Leonardo foi rebocado para 93 DP.

Traficante e homicida são presos em área rural de Resende; ‘PT’ roda com drogas em Penedo sítio na estrada Resende x Arapei. No local foi encontrado o elemento identicado como Carlos, vulgo Kadu, de 32 anos, apontado pela polícia como um dos líderes do CV em Resende. Contra ele havia um mandado de prisão por tráco de drogas. No mesmo sítio foi preso também, o elemento identicado como José, de 44 anos. Contra o mesmo havia um mandado de prisão por homicídio. A dupla foi carretada para 89ª Dp para bater aquele papo animado com o Xerife Michel Florosck. Já por volta das 13h, os agentes do 37 baixaram em uma viela chamada Rua Os tiras do 37º Batalhão de Resende, das Rosas, no bairro Jambeiro II, em comandados pela Tenente Coronel, Penedo, Itatiaia. Luciana Rodrigues, estão sacudindo geral a galera do crime que infesta a Na búlica nervosa foi preso em região das Agulhas Negras. agrante o Peterson, vulgo PT, de 18 anos. O elemento, integrante do Por volta das 3 da tarde de segunda- Partido do Tráco, rodou com 75 feira (29) agentes do serviço secreto p i n o s d e c o c a í n a e 7 0 r e a i s (P2) foram checar denúncia, dando provenientes do tráco. PT foi eleito conta que um dos líderes da facção para o cargo de tracante, e já está criminosa CV, estaria escondido num exercendo seu mandato no xilindró.

Homem que ameaçava motoristas com arma é detido na Vila Brígida O fato foi registrado sábado à noite (27) na Avenida Major José Bento, em frente à entrada do bairro Nª Sª de Lourdes, antiga Vila Brígida, em Barra Mansa.

blusa camuada, entrando num bar. Segundo os policiais, o suspeito, Walace Rodrigo Neves, de 21 anos, tentou se safar do agrante, jogando a arma que portava atrás do balcão do boteco. O revólver calibre 38 com 5 Agentes da 2ª Cia da PM receberam munições foi apreendido. denúncia, dando conta que um elemento armado, estaria abordando Walace Rodrigo Neves foi rebocado e ameaçando motoristas que passa- para delegacia, onde foi enquadrado vam com seus veículos pelo local, no porte ilegal de arma de fogo. A principal via de ligação entre os autoridade da polícia judiciária bairros Ano Bom e Vila Nova. Os estipulou ança em 5 mil reais para o canelas pretas compareceram no mesmo ser solto. Mil reais para cada local, e viram o suspeito, que usava bala que havia na agulha do revólver.

Tico Balanço está diariamente na Rádio Cidade do Aço FM (103,3) com o programa FALA CIDADE, das 5h às 7h. Ele também apresenta o quadro SACODE POLÍCIA, em duas edições dentro do programa BOM DIA CIDADE, que vai ao ar das 7h às 10h.

Bandido filmado em assalto à drogaria é preso em Resende Os tiras do 37º Batalhão de Resende Cristiano foi preso em sua casa no agarraram na noite de domingo (28) o bairro Liberdade. A pistola falsa elemento conhecido como, Cristiano usada no assalto foi apreendida. da Liberdade, de 24 anos. O margiranha foi agrado pelo Big Brother de uma drogaria, localizada na Avenida Tenente-Coronel Adalberto Mendes, em Resende. Nas imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, o bandido aparece armado com um simulacro de pistola, usando máscara e boné. Ele surrupiou a quantia de R$335,41. Segundo a polícia, o mesmo bandido já havia assaltado uma lanchonete e outros estabelecimentos comercias na mesma região.

Dupla roda com arma, munições, e drogas em Barra Mansa O parangolé rolou no nal da noite de segunda-feira (29) na Estrada Governador Chagas Freitas, no bairro Bocaininha, em Barra Mansa. Uma boquinha de quiabo maneira, babou denúncia para a central da 2ª Cia, dando conta que elementos estariam armados e tracando drogas no local. Como de praxe, a Trupe do Capitão Videira ' 'partiu'' Bocaninha, formada no Gat 2 'com os Sargentos: Pablo Antunes ''O Punho de Aço'', cabos: Rondinele, Flávio, e Wernéck o ''ligeirinho'' com apoio da equipe do DPO Santa Clara, com os Sargentos Martiliano e André. Após observar o movimento de tráco, os agentes abordaram o Luciano Pereira Mulher, de 47 anos, e um menor de 17 anos que carregava uma mochila nas costas.

A dupla havia acabado de sair da casa de Luciano. O menor, que tentou se esconder dentro de uma lanchonete, carregava um revolver calibre 38 na cintura, com 6 munições. No seu bolso estavam mais 2 munições. Dentro da sua mochila foram encontrados, 20 pinos de cocaína, e 28 pedras de crack. Segundo os agentes, o menor abriu o bico e disse que todo o bagulho e arma pertenciam a ele e ao parça. Luciano não portava nada de ilícito, mas informou que havia malocado um pino de cocaína no quintal de sua casa. Os celulares dos gansos foram apreendidos. Ambos relataram que pertencem a facção criminosa comando vermelho. Luciano Pereira cou na tranca dura por tráco, associação para o tráco de drogas, e porte ilegal de arma de fogo. O menor foi enquadrado por fato análogo nos mesmos quesitos.


polícia

05

PRF apreende 450 mil metros de linhas chilenas na BR-040 Divulgação/ PRF

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite de quarta-feira (24), 450 mil metros de linhas chilenas, material usado para soltar pipa, com poder de corte maior que o do cerol. O fato aconteceu em uma scalização na BR-040, em Areal.

A

Chefe do tráfico da Itapuca é preso em Resende Policiais civis da 89ª DP (Resende), em conjunto com policiais militares, prenderam, nesta segunda-feira (29/06), o chefe do tráco do bairro Itapuca, naquele município. Contra ele foi cumprido mandado de prisão por tráco de drogas e homicídio. De acordo com os agentes da unidade, o criminoso foi capturado na área rural de Resende. Durante a ação, outro homem também foi preso. Contra ele havia um mandado de prisão por homicídio.

Em ronda na BR-040, policiais pararam um carro, com um ocupante. Durante a scalização, foram encontrados 45 carretéis de linha chilena, total de 450 mil metros. O motorista armou ter adquirido as linhas em Madureira, na Zona Norte do RJ, no valor de R$ 9,9 mil e as levaria para Barbacena, em Minas ferimentos graves, principalmente Rios). A pena do crime, de expor a em motociclistas e ciclistas. Gerias, onde seria comercializada. vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, é de três meses a O uso dessa linha possui alto risco de O motorista e as linhas chilenas um ano de detenção. p r o v o c a r a c i d e n t e s , c a u s a n d o foram levados para a 108ªDP (Três

Polícia Civil e MP cumprem mandados contra integrantes do Escritório do Crime

Traficante é presa em Valença

Delegacia de Barra Mansa prende autor de roubo de veículo

Policiais da 91ªDP (Valença) prenderam, nesta segunda-feira (29/06), uma mulher acusada tráco de drogas e associação para o tráco de drogas. Contra ela foram cumpridos dois mandados de prisão, expedidos pela Justiça.

Policiais da 90ª DP (Barra Mansa) prenderam, nesta segunda-feira (29/06), o autor de um roubo de veículo. O crime aconteceu em outubro do ano passado.

Seg und o os a g ent es, a p risã o aconteceu no bairro Vale Verde, na cidade de Valença. Ela foi encaminhada ao sistema prisional.

De acordo com os agentes, o criminoso foi preso no bairro Santa Clara. Contra ele foi cumprido mandado de prisão pelo crime.

Ouça a Rádio Jornal Ponto pelo seu smartphone A Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio da Delegecia de Homicídios da Capital (DHC) em conjunto com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), realiza, nesta terçafeira (30/06), a operação Tânatos. A ação visa cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes da organização criminosa conhecida como "Escritório do Crime".

Os mandados foram expedidos com base em inquéritos DHC que apuram o homicídio de Marcelo Diotti da Mata, em março de 2018 e na tentativa de execução do PM reformado Anderson Cláudio da Silva, o "Andinho". A apuração apontou o envolvimento do grupo criminoso nos crimes. A ação conta ainda com apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar (PMRJ).

BAIXE O APP RADIOSNET


especial coronavírus

Comércio fechado em Volta Redonda: Recuo não foi à toa Números do novo coronavírus no mês de junho em Volta Redonda apontam aumento signicativo e mostram que luta contra a doença ainda está longe de acabar uita gente foi pega de surpresa quando, na semana passada, o prefeito de Volta Redonda Samuca Silva, anunciou o fechamento do comércio da cidade por uma semana. Inicialmente marcado para sextafeira (26), a data foi remarcada e, desde segunda-feira (29), os estabelecimentos comerciais da cidade voltaram a fechar as portas, permanecendo abertos somente os chamados serviços essenciais como comércios de gêneros alimentícios, farmácias e postos de combustível.

Casos conrmados

M

O argumento utilizado pelo prefeito Samuca na ocasião, foi de que essa seria uma medida preventiva já que, apesar dos índices do novo coronavírus não terem ultrapassado os eixos acordados com o Ministério Público, os casos suspeitos e as internações haviam subido consideravelmente nos últimos dias. Além disso, um dos fatores preponderantes para tal tomada de decisão teria sido a situação do Hospital Regional Zilda Arns que, enfrentando problemas de repasse de verbas, não estaria recebendo novos pacientes, sobrecarregando assim os leitos hospitalares de alta complexidade disponibilizados pelo

Com relação aos caos conrmados do novo coronavírus em Volta Redonda, foram registrados 386 entre 04 e 31 de maio, contra 883 entre 01 e 30 de junho. Um aumento de alarmantes 209 por cento de um mês para o outro.

Casos ativos Outro número que chama atenção em Volta Redonda é o número de casos ativos da Covid-19. Em reportagem feita pelo Ponto no início do mês, os números apontavam uma queda gradativa no número de casos ativos em Volta Redonda: no dia 31 de maio estavam em 72. Já segundo a última atualização do boletim epidemiológico do município, desta terça-feira (30), são 390 casos ativos.

Comércio fechado: governo municipal toma medida preventiva para tentar conter o crescimento da Covid-19 em Volta Redonda

Óbitos

Na carona dos números, os óbitos registrados no último mês acompanham os demais números. Casos suspeitos Foram registradas 33 novas mortes No período entre 04 e 31 de maio, pelo novo coronavírus no mês de foram registradas 1.461 novas junho, contra 19 no mês anterior: um noticações de casos considerados aumento de 132 por cento. suspeitos de Covid-19. Já ente 01 e 30 de junho esse número subiu para Os números mostram que a luta 3.984: um aumento de 172 por cento. contra a Covid-19 infelizmente ainda está muito longe de acabar.

município para pacientes com Covid- voltaram a crescer no mês de junho. 19. Se para muitos a medida pareceu excesso de prudência, os números parecem colaborar com a tese do governo. Para tentar entender a lógica da curva de contágio do vírus na cidade do Volta Redonda, zemos uma comparação dos números da doença, comprovando que os números

Justiça veta, por ora, abertura de templos religiosos e academias no município A té duas semanas atrás, Volta Redonda vivia a expectativa de um possível retorno à normalidade com a indicação de que se iniciaria um processo de afrouxamento das medidas de isolamento social adotadas na cidade.

da região por conta da falta de repasses do governo do Estado, o que vem reetindo diretamente na ocupação dos leitos da rede pública do município. O comércio deve voltar a funcionar em Volta Redonda na próxima segunda-feira (06), caso os índices acordados com o MPRJ permaneçam dentro dos índices estabelecidos. Desta vez, segundo Samuca, não haverá mais restrição de horário, podendo os lojistas abrirem seus estabelecimentos a partir das 8 horas. Idosos voltam a ter gratuidade nos ônibus, mas somente até o meio-dia.

No entanto, nos últimos dias, com o crescimento dos casos conrmados e suspeitos, aliados à indenição quanto ao Hospital Regional, tudo voltou praticamente à estaca zero. Na última segunda-feira (29), foi publicada decisão judicial onde o juiz titular da 6ª Vara Cível de Volta Redonda, André Aiex, negou pedido da prefeitura de Volta Redonda pedindo autonomia do município para que pudesse determinar o momento de abertura de academias, igrejas e templos religiosos. Na decisão, o juíz pontuou as recentes notícias sobre casos de Covid-19 em Volta Redonda e a decisão tomada pelo prefeito

A decisão judicial, no entanto, impede que as academias e templos religosos, que estavam funcionando com restrições, voltem a funcionar na segunda-feira, mesmo que os números voltem a recuar. Samuca em fechar o comércio durante uma semana.

Aiex também apontou a questão envolvendo o Hospital Regional Zilda Arns que não tem recebido pacientes


Hospitais de campanha não tinham prazo de entrega garantido em contrato Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) não tinha, contratualmente, uma data prevista para a entrega dos sete hospitais de campanha que deveriam ser construídos no Estado do Rio, pela empresa, durante a pandemia da covid19. A declaração foi dada pelo superintendente do Iabas, Hélcio Watanabe, durante sabatina realizada pela Comissão Especial de Fiscalização dos Gastos na Saúde Pública Durante o Combate do Coronavírus e pela Comissão de Saúde, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta segunda-feira (29/06).

deputado Luiz Paulo (PSDB), cou claro que o contrato de construção e gestão do Iabas é ilegal. “Isso deixou tudo muito mais caro”, criticou.

O

A Organização Social (OS) já recebeu do Governo do Estado R$256 milhões, referentes ao contrato geral de R$835 milhões para a construção das unidades. O último pagamento foi feito no dia 08 de maio. No entanto, a presidente da comissão, deputada Martha Rocha (PDT), abriu a reunião destacando que apenas duas unidades, a do Maracanã e a de São Gonçalo, foram concluídas. "Os hospitais deveriam ter sido entregues no dia 30 de abril e com eles mais de mil leitos, porém não foi isso que encontramos", lamentou a parlamentar. Em justicativa, Hélcio argumentou que havia um comprometimento por parte do Iabas de entregar as unidades o quantos antes. "Apesar dessa data nal para a entrega não estar denida em contrato, não queríamos atrasar as obras, no entanto tivemos diculdades para elaborar um projeto de construção das unidades em decorrência de ser uma doença pouco conhecida mundialmente. Já começamos pela construção da unidade Maracanã, mas sem um projeto inicial. Não tínhamos noção de como a doença ia evoluir e, além disso, tivemos mais de 40 mudanças estruturais durante o processo das obras", armou. O superintendente também disse que todos os atrasos foram comunicados ao Governo. Martha Rocha, porém, lembrou que na China, onde a pandemia começou, o governo levou 11 dias para construir um hospital de campanha. "Se lá foi possível resolver o problema, mesmo sem entender a dimensão da doença, me custa crer que aqui o único empecilho tenha sido o não conhecimento da evolução do Covid-19. Se você como técnico argumenta que havia uma caixa de surpresas e que não teria segurança e capacidade de resolver a questão no prazo necessário, porque se habilitar nesse processo de gestão e construção das unidades? Não podemos aceitar uma empresa renomada, como o senhor diz que é o Iabas, fazer um contrato que não tinha capacidade de executar", frisou a parlamentar.

Carrinhos de Anestesia

Em resposta, Watanabe falou que seis hospitais já estão prontos, desde o dia 02 de junho, com cerca de 800 leitos disponíveis. “A única unidade que não conseguimos terminar foi a de Casimiro de Abreu, porque logo veio a intervenção", explicou o superintendente. No entanto, o deputado Renan Ferreirinha (PSB), relator da comissão, disse que esteve nas unidades de campanha neste período e que o cenário não era o relatado por Watanabe. "A construção dos hospitais de campanha foi um fracasso geral. Todos os hospitais tiveram atrasos signicativos na entrega e problemas estruturais sérios", pontuou o parlamentar.

Proposta antecipada Ferreirinha também questionou como o Iabas pôde propor um contrato no valor de R$ 835 milhões se não tinha um projeto de construção das unidades pronto. Ele perguntou ao superintendente Hélcio se alguma proposta foi apresentada à Secretaria de Estado de Saúde (SES) antes da divulgação da abertura da licitação e se o processo foi direcionado. O advogado do Iabas, Gustavo Guedes, negou qualquer direcionamento e explicou que existiam dois procedimentos licitatórios e de tomada de preço. "O primeiro, feito em março, solicitava a construção de uma unidade com 100 leitos. Já o segundo ampliava esse serviço para 1.300 leitos e a construção de sete hospitais de campanha. A secretaria cancelou o primeiro processo e instalou apenas o segundo. Por isso, todas as propostas que apresentamos já estavam baseadas no primeiro processo. E, com isso, conseguimos apresentar uma sugestão com tanta rapidez'', explicou Guedes. Durante a sabatina, a deputada Lucinha (PSDB) também questionou o critério utilizado para a contratação das empresas de engenharia que construíram os hospitais de campanha. "Nunca conheci uma empresa que além de gerenciar um hospital também fosse responsável por construir os espaços.

Ficou claro que eles não tinham competência para tocar tal obra", armou a parlamentar. De acordo com Watanabe, foram utilizados critérios técnicos e não houve indicação sobre quais empresas a serem contratadas. Ele ainda destacou que o Iabas tinha expertise na gestão da unidade de campanha em São Paulo. Mas, quando questionado pela deputada Martha Rocha sobre a realização da obra do hospital na capital paulista, Watanabe conrmou que a empresa não estava à frente deste processo. "A experiência do Iabas era só na gestão e não na construção do espaço", esclareceu Watanabe. Para o

Os deputados também questionaram Watanabe quanto a decisão de comprar carrinhos de anestesia no lugar de respiradores. "Isso passou por validações técnicas, antes da efetiva compra. Vale também ressaltar que o carrinho de anestesia funciona como respirador, segundo a Associação Médica Brasileira (AMB). E muitas instituições validam o uso desse instrumento como ventilador no período de Covid", argumentou. Watanabe antecipou que já foram comprados 235 carrinhos de anestesia e que eles se encontram no Aeroporto do Galeão, prontos para entrega. Mas apenas 50% dessas unidades já foram pagas. "Depois que passar o período da Covid esses aparelhos poderão ser utilizados em outros hospitais. Por isso, entendo que esse foi um investimento muito melhor do que se tivéssemos comprado apenas ventiladores. Os carrinhos de anestesia serão mais úteis", justicou. Segundo Watanabe, o ex-secretário de Saúde Edmar Santos tinha conhecimento e autorizou a compra dos carrinhos por parte do Iabas.


cidades Restaurante Popular volta a fornecer somente marmitex nesta semana em Volta Redonda Evandro Freitas

Novo Restaurante Popular de Volta Redonda volta a fornecer almoço em marmitex durante esta semana por conta da restrição ao funcionamento das atividades econômicas no município por sete dias para diminuir a circulação do novo coronavírus. A população pode adquirir a refeição, servida em marmitex, pelos mesmos R$ 3,50, das 10h30 às 14h30, até a próxima sextafeira, dia 03. O desjejum ca suspenso neste período.

mais durabilidade na embalagem. Além disso, ingredientes como creme de leite e maionese são evitados pois a refeição não é consumida na hora que é servida e não podemos calcular o tempo que o cliente demora para comer.Tudo pensado para garantir a segurança do consumidor e a boa apresentação dos pratos”, falou Cristiane.

O

O espaçamento de um metro e meio está demarcado para evitar aglomeração em caso de las e os funcionários continuam fazendo uso de másca- medidas de restrição”, informou ras e seguindo as orientações de Samuca, rearmando que o importante é manter o local funcionando higiene contra o vírus. para oportunizar comida de qualidaO prefeito Samuca Silva lembra que o de a custo baixo. Restaurante Popular é um equipamento fundamental para garantir a O secretário de Ação Comunitária de segurança alimentar à população e Volta Redonda, Ailton de Carvalho, reforça que a equipe de funcionários e sabe que o momento é de pensar na a empresa responsável pelo forneci- prevenção à saúde e na diminuição da mento das refeições têm se adaptado circulação do novo coronavírus no às mudanças impostas pela pande- município. “Mas um dia a dia de mia da Covid-19. “Por dois meses e alimentação saudável também é meio, o local forneceu a comida em imprescindível para a manutenção da marmitex e, após semanas reaberto, saúde. E, neste momento de queda de volta ao sistema para obedecer as renda familiar, o Restaurante

Popular é a melhor opção”, disse o secretário, lembrando que assim que houver nova exibilização das medidas restritivas, o restaurante volta a funcionar com café da manhã e almoço em sistema de buffet, respeitando as orientações para prevenção à Covid-19. A coordenadora municipal de Segurança Alimentar, Cristiane Seabra, disse que o cardápio do Restaurante Popular é adequado para o sistema de marmitex. “Alguns alimentos crus, por exemplo, foram substituídos por refogados, que têm

Valmira Batista dos Santos, de 68 anos, é frequentadora assídua do restaurante e aprova a venda por marmitex. “Evita a aglomeração e eu não co sem meu almoço. A comida aqui é barata e muito gostosa”, falou. Ademir Aparecido Lima, que trabalha no bairro Aterrado, também é cliente. “Com o preço cobrado aqui posso comprar a comida fresquinha todos os dias, sem precisar trazer marmita de casa”, disse. O Restaurante Popular funciona na Avenida da Integração, no bairro Aterrado, em dias úteis, respeitando o calendário da prefeitura de Volta Redonda. Nesta terça-feira, dia 30, o cardápio inclui arroz branco, feijão preto, frango grelhado em cubos, canjiquinha refogada, cenoura refogada, além de suco de uva e doce em tablete.

Programa de controle ao tabagismo faz adaptação durante a pandemia, em Resende Local acompanhou a exibilização para reabertura do comércio e atua dentro das normas de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus alcance do alerta sobre como o cigarro pode ser nocivo diante da pandemia. De acordo com estudo apresentado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) ,o tabagismo aumenta a possibilidade de agravamento do quadro em caso do surgimento da Covid-19.

Prefeitura de Resende, através do Programa de Controle ao Tabagismo, seguirá ajudando as pessoas que desejam deixar de fumar durante o período em que a pandemia do coronavírus vigorar. Para que o trabalho seja feito em segurança, uma nova metodologia foi criada, acompanhada de ações especialmente desenvolvidas para os próximos meses.

A

O programa segue com os atendimentos de forma semipresencial, com abordagem por telefone e grupos com aplicativo de troca de mensagem, que são coordenados pelo enfermeiro técnico do PCT, Rafael da Silva Souza. A partir destes contatos, são passadas orientações e direcionamento para retiradas dos medicamentos em polos pré-xados, tendo como base principal a UBS da Cidade Alegria e o Posto Resende. Para os que desejam iniciar fazer o tratamento, o programa disponibilizou o WhatsApp (24) 99275-1216. Os

interessados devem deixar nome completo, número do Cartão SUS e o bairro em que mora em Resende. Desta forma, a equipe do PCT faz a elaboração de novas estratégias de atendimento.

atendimento aos antigos pacientes já cadastrados no projeto quanto também para captação de novas pessoas, que sofram com os males do fumo. Além disso, há ainda uma preocupação dos agentes do programa, mantido pela Secretaria O planejamento prevê tanto o Municipal de Saúde, para ampliar o

Segundo a coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo, a enfermeira Alessandra Clume, com a pandemia os atendimentos presenciais foram temporariamente suspensos, respeitando as diretrizes do isolamento social. “Pensando na questão dos fumantes possuírem mais chances de desenvolver a forma grave da doença, a equipe do Programa de Controle do Tabagismo estruturou uma nova metodologia para dar continuidade na assistência aos pacientes que estavam em tratamento no início da Pandemia e para manter a captação para novos pacientes que desejam parar de fumar”, contouar para vacinar.”, disse o prefeito.


cidades Samuca Silva assina convênio com a UFRJ para tratamento de casos leves da Covid-19 Tratamento, utilizando Nitazoxanida, visa tratar precocemente os pacientes, evitando a evolução da doença com consequências mais graves prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, assinou um convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para tratamento de casos leves da Covid-19, o Novo Coronavírus. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, dia 29, durante a coletiva de imprensa no auditório do Palácio 17 de Julho. O tratamento, que utiliza a Nitazoxanida, visa tratar precocemente os pacientes, impedindo que a doença tenha uma evolução ruim, com consequências mais graves.

próxima fase a intenção é a criação de uma central de atendimento para que os pacientes possam solicitar a medicação.

O

De acordo com o infectologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EFRJ), Dr. Edimilson Migowski, esse medicamento é seguro e ecaz também no tratamento de outras doenças, como dengue, zika e chikungunya. “Ao fazer o tratamento precoce a gente consegue evitar que a doença evolua e, assim, impedimos também a ocupação dos leitos”, frisou.

Daqui a quatro dias será iniciado o processo de compra dos medicamentos através de um pregão e as equipes dos Centros de Triagem serão capacitadas para seguir esse novo protocolo. “Esse é um passo importante. Talvez Volta Redonda seja a única cidade no país a ter esse protocolo regulamentado”, disse o prefeito.

medicamento, como reduzir a produção de interleucina 6, que provoca a “tempestade” inamatória; e reduzir o metabolismo mitocondrial e, consequentemente, a capacidade das células replicarem os componentes dos vírus; entre outros.

quarentena ainda é a única forma de não contrair a doença. Esse tratamento vai tratar os casos leves e os pacientes também serão acompanhados pela universidade”, armou o prefeito.

Na primeira fase os pacientes vão até Samuca aproveitou para deixar claro o Centro de Triagem e, através da O infectologista explicou ainda que o tratamento não substitui o assinatura de um termo de aceitação, alguns mecanismos de ação do i s o l a m e n t o s o c i a l . “ F a z e r a receberão o medicamento. Numa

Durante a coletiva, os dados de contaminação por Covid-19 na cidade também foram atualizados. Agora são 1.576 casos conrmados e 6.215 noticados como suspeitos. Os curados são 1.207 e 1.902 exames deram negativos. O número de óbitos aumentou em Volta Redonda, chegando a 66. Houve um aumento de 0,74% dos casos suspeitos, ocupação de 7,89% dos leitos do Hospital de Campanha e 44% dos leitos de UTI da rede municipal.

Barra Mansa vai receber lavatórios do Em parceria com a UERJ, município de Resende Comitê de Bacia do Médio Paraíba do Sul disponibiliza mapeamento da Covid-19 em site Equipamentos serão instalados em pontos estratégicos e vão compor os instrumentos de higienização das mãos, já existes no Centro da cidade gerente de Conservação de Unidades e Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Douglas Muniz, participou na tarde desta segunda-feira (29), de reunião extraordinária do Comitê de Bacia do Médio Paraíba do Sul. De forma remota, o encontro encaminhou algumas pautas especícas relacionadas ao novo coronavírus.

O

Durante o encontro virtual, foi informado que no mês de julho, o Comitê destinará lavatórios portáteis para os 18 municípios que compõem a sua base, como Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende e Volta Redonda.

Barra Mansa receberá cinco unidades. “Os lavatórios serão instalados em pontos estratégicos da cidade com a nalidade de ser mais um instrumento para a higienização das mãos em tempos da Covid-19”, informou Douglas. Segundo Douglas Muniz, o CBHMPS foi o único dos sete Comitês existentes no Estado do Rio de Janeiro a realizar esse tipo de ação. “Isso mostra a preocupação em conter a proliferação do vírus na região e garantir proteção e vida a população. Os lavatórios vêm acompanhados de caixas d’ águas portáteis, com recipiente para sabão líquido e reservatório fechado para acondicionar a água utilizada”.

A situação dos casos do novo coronavírus (Covid-19) no município de Resende ganhou projeção em painel digital disponível no link h t t p s : / / d a s h - c o v i d uerj.herokuapp.com/, que permite que a população tenha facilidade ao visualizar informações mais detalhadas da evolução diária da pandemia. A nova plataforma, que entrou no ar no último dia 19, foi criada a partir de parceria entre a Prefeitura Municipal de Resende e a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). De acordo com a última atualização de acessos vericada na quarta-feira, dia 24, já foram contabilizadas 6.703 visitas na página, que proporciona uma leitura bem dinâmica com grácos, indicadores baseados no Boletim Covid-19 e dados extras fornecidos pelo governo municipal e a localização geográca dos casos no município. O Boletim Covid-19, que é divulgado todos os dias na página ocial da Prefeitura no Facebook, reúne os seguintes indicadores: casos conrmados, descartados e aguardando resultado; curados; óbitos; síndromes gripais dos casos noticados, com subgrupos de curados e suspeitos em isolamento; conrmados por RT-PCR

(Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) e teste rápido sorológico. Já no dashboard, interface gráca utilizada para exibir as informações detalhadas, o foco é a demanda do novo coronavírus, sem especicações relacionadas ao levantamento das síndromes gripais e aos exames confeccionados. A superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Carolina Bittencourt Castro Ferraz, explica como é realizado o trabalho conjunto, que amplia a compreensão dos munícipes e interessados com um panorama do levantamento estatístico. — O serviço consiste em monitorar os pacientes internados com a doença Covid-19 e os contactantes próximos deles, bem como agendar coleta de exame sorológico e elaborar relatórios e levantamento estatístico. A plataforma permite o acompanhamento diário de casos novos e acumulados e dos óbitos, além da identicação de grupos acometidos por faixa etária e sexo. Também é possível visualizar a localização geográca dos casos conrmados no município. Apresenta ainda o número de pacientes internados e em isolamento domiciliar, na data da publicação – frisa.


economia

10

Sider Shopping e Banco Inter firmam parceria para oferta de linha de crédito aos lojistas Varejistas terão acesso a crédito facilitado, neste momento em que setor sofre os impactos da crise causada pela pandemia Divulgação

Sider Shopping e sua administradora AD Shopping, acabam de rmar parceria com o Banco Inter para disponibilizar uma linha de crédito de R$ 300 milhões, com juros a partir de 1% ao mês, prazo mais longo e pagamento facilitado, para pequenos e médios varejistas. A solução nanceira de apoio, em um momento no qual o setor lida com a crise econômica, estará disponível para lojistas do shopping.

O

Volta Redonda e ao lado de um dos principais corredores comerciais da região. Fundado em 1989, o complexo de lojas, que completa 31 anos em outubro deste ano, é um autêntico centro de compras.

Sobre a AD Shopping

Com condições exclusivas oferecidas pelo banco, o produto disponibilizado é o home equity, modalidade na qual o lojista poderá captar o recurso dando como garantia um imóvel próprio. Uma opção facilitada especialmente por contar com juros menores e prazos maiores para o pagamento. “São condições extremamente competitivas para que os lojistas possam “Estamos sempre em busca de parceri- investir no capital de giro, melhorar as que possam apoiar os negócios de seu uxo de caixa, pagar funcionários nossos empreendimentos e lojistas, e e colocar as contas em dia”, diz Marco não seria diferente em um momento Tulio Guimarães, vice-presidente delicado como o atual, no qual muitos comercial do Banco Inter. “Em um de nossos parceiros, que são pequenos momento de pandemia, onde mercado e médios varejistas, lidam com os sofre com a escassez de vendas e de impactos da pandemia e encontram crédito, medidas como estas são diculdades de acesso a crédito. A essenciais”, conclui. opção de um empréstimo a juros baixos e pagamento de longo prazo acaba por O processo de solicitação compreende dar fôlego nanceiro para a gestão do a avaliação do imóvel, e a liberação do caixa, e para investir em uma retoma- crédito pode ser de até 50% do valor da mais tranquila”, arma Paulo avaliado. A primeira parcela poderá Muller, Gerente de Portfólio da AD ser programada para até seis meses Shopping. após a contratação, um intervalo

A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São mais de 29 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. Visite: www.adshopping.com.br. interessante para o momento atual, em que as medidas de exibilização do isolamento começam a ocorrer e haverá retomada gradual das atividades dos shoppings. Os lojistas do Sider Shopping, como os demais 34 empreendimentos do portfólio da AD Shopping poderão solicitar o empréstimo diretamente pelo aplicativo no Super App, pelo site do Banco Inter, como também acionar um gerente regional da instituição.

Sobre o Sider Shopping O Sider Shopping é o primeiro shopping do Sul do estado do Rio de Janeiro e está localizado, estrategicamente, no principal eixo de tráfego de

Sobre o Banco Inter Com 25 anos de mercado, o Banco Inter é a única plataforma de serviços nanceiros e não nanceiros totalmente digital do Brasil. No aplicativo, os clientes contam com opções de conta corrente, nanciamento, consórcios, câmbio, seguros, crédito, além da possibilidade de comprar produtos nas principais lojas de varejo do país, tudo em um só lugar, de forma simples e rápida. O Inter é o único banco digital listado na bolsa de valores B3. Recentemente, a instituição atingiu a marca de 5 milhões de clientes. A carteira de crédito atual é de mais de R$ 5,6 bilhões, com patrimônio líquido de R$ 2,1 bilhões e R$ 10,5 bilhões de ativos totais. “

Câmara aprova concessão de crédito para pequenas empresas Câmara aprova concessão de crédito para pequenas empresas Câmara dos Deputados concluiu há pouco a análise da medida provisória que concede uma linha de crédito especial para pequenas e médias empresas pagarem a folha de salários durante a pandemia do novo coronavírus. A matéria segue para o Senado Federal.

A

abril. No entanto, todas as tentativas de poderão ocorrer até 31 de outubro de modicação ao texto-base aprovado na 2020, em vez de 30 de junho, como previa a MP enviada pelo Executivo. semana passada foram rejeitadas.

Crédito A medida a cria o Programa Emergencial de Suporte a Empregos. Pelo texto, o empregador beneciado ca impedido de demitir funcionários sem justa causa, no período entre a contratação do empréstimo e até 60 dias O texto prevê uma linha de crédito de R$ 34 bilhões para garantir o após o recebimento da última parcela pagamento dos salários em empresas da linha de crédito. com receita anual entre R$ 360 mil e R$ 50 milhões. Segundo a proposta A proposta prevê a liberação de até R$ aprovada pelos deputados, em vez de 2.090,00 (valor equivalente a duas dois meses previstos inicialmente, o vezes o salário-mínimo por empregado), empréstimo poderá nanciar os e serão destinadas ao processamento salários e as verbas trabalhistas por dessas folhas de pagamento. quatro meses. Segundo texto, o governo federal responderá por 85% do dinheiro das Na sessão desta terça-feira(30), os operações, via Banco Nacional de deputados terminaram a apreciação Desenvolvimento Econômico e Social dos destaques, propostas que tentavam modicar o texto da (BNDES). Outros 15% serão de recurMedida Provisória (MP) 944/20 sos dos bancos que atuarem no prograeditada pelo governo federal em ma. As operações de empréstimo

O relator da proposta, deputado Zé Vitor (PL-MG), aumentou o alcance das empresas que podem acessar o empréstimo para incluir sociedades simples, as organizações da sociedade civil e os produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas). Originalmente, estavam incluídas apenas sociedades empresariais e sociedades cooperativas. A taxa de juros será de 3,75% ao ano, com prazo para pagar de 36 meses e carência, incluída nesse prazo, de seis meses para começar a pagar a primeira parcela. Durante a carência, os juros serão contabilizados e incorporados às parcelas. As linhas de crédito poderão ser utilizadas para acordos homologados perante a justiça do trabalho cujo valor total não ultrapasse R$ 15 mil.

Folha de pagamento O texto de Zé Vitor também retirou a exigência de que a folha de pagamento dos contratantes seja processada por instituição nanceira. Em sua proposta, os empregadores cam obrigados apenas a efetuar o pagamento de seus empregados por meio de transferência bancária para conta de titularidade do trabalhador. “Tal exigência, segundo apuramos, deixaria de fora do programa grande número de empresas de pequeno porte, por exemplo, que não utilizavam o serviço de processamento de folha via bancos”, explicou o parlamentar. “Essa inovação será benéca tanto para os contratantes – que poderão manter suas rotinas atuais de processamento interno de folha salarial –, quanto para as instituições nanceiras, que passarão a scalizar o cumprimento das exigências legais apenas com base na apresentação dos comprovantes de transferência bancária”, completou.


cultura e lazer Live solidária com Marco Luque arrecada 30 toneladas de alimentos N

Reprodução

o dia 11 de junho, o Sider Shopping e sua administradora a AD Shopping arrecadaram cerca de 30 toneladas de alimentos durante a Live Solidária comandada por Marco Luque. Todas as doações serão destinadas ao Programa Mesa Brasil Sesc, que durante a pandemia já distribuiu nacionalmente cerca de dez milhões de quilos de alimentos e produtos de higiene e limpeza para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Além das doações, feitas por meio de QR Code, a administradora doou mais 3 toneladas de mantimentos ao projeto. A live que registrou mais de 91.000 visualizações foi transmitida nas páginas do Facebook do shopping e do ator, e também contou com a participação de outros empreendimentos administrados pela AD Shopping. Para a gestora de Marketing da AD Shopping, Cristiane Moreira, além de mais uma opção de entretenimento em meio ao isolamento social, ações como essa mostram a empatia e a solidariedade dos brasileiros. “Promover uma live, que é sinônimo de bom humor, mostra o quanto estamos conectados ao nosso público e sabemos que, mesmo com o momento difícil por causa da pandemia, o brasileiro se preocupa com o próxi-

mo”, enfatiza Cristiane.

Mesa Brasil Sesc

Ao lado do Sider Shopping, nessa iniciativa promovida pela AD Shopping, participaram os empreendimentos: Shopping ABC, Atrium Shopping, Tivoli Shopping, Shopping Rio Claro, Bauru Shopping, Complexo Tatuapé (formado pelos shoppings Metrô Tatuapé e Shopping Metrô Boulevard Tatuapé), Shopping Praça da Moça, Shopping Cidade dos Lagos, Aracaju Parque Shopping, Shopping Center Lapa, Belém Shopping, Minas Shopping, Shopping Jardim Oriente, Pátio Limeira Shopping, Shopping ParkCity Sumaré, Goiabeiras Shopping, Shopping Pátio Pinda, Shopping Penha e Catalão Shopping.

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, composta por 91 unidades, que atendem mais de 580 municípios no país. O programa de segurança alimentar e nutricional tem como base ações educativas e de coleta e distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para o consumo. Por ano são distribuídos cerca de 40 milhões de quilos de alimentos em todo o Brasil, com a parceria de mais de 3.300 doadores e 6.000 entidades sociais, complementando refeições de aproximadamente 1.4 milhão de pessoas. www.sesc.com.br/mesabrasil

ARTISTA DA SEMANA MARISA MONTE Marisa de Azevedo Monte nasceu no Rio de Janeiro em 1º de julho de 1967. é cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora musical . Marisa já vendeu mais de 10 milhões de álbuns e ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais, incluindo quatro Grammy Latino, sete Video Music Brasil, nove Prêmios Multishow de Música Brasileira, cinco APCA e seis Prêmio TIM de Música. A artista é considerada pela revista Rolling Stone Americana como a quarta maior cantora brasileira, atrás somente de Elis Regina, Gal Costa e Maria Bethânia. É dona de grandes sucessos da MPB como Beija Eu, Bem que se quis, Vilarejo, Na estrada, Universo particular e muitos outros Marisa Monte é a artista da semana na rádio Ponto.

esportes Douglas Borges se mostra confiante na classificação do Voltaço para a semi, mas prega respeito ao Resende O clássico do Sul Fluminense acontece na próxima quinta-feira, 2, 20h, no Maracanã Grandes defesas, segurança e experiência na casa. Esses são alguns dos atributos do goleiro do Volta Redonda Douglas Borges, peça fundamental na campanha do Campeonato Carioca 2020. E nesta quinta-feira, 2, às 20h, no Maracanã, o camisa 1 do Esquadrão de Aço terá pela frente o Resende, em mais um clássico do Sul Fluminense, válido pela última rodada da fase de grupos da Taça Rio. Conante na classicação para a seminal, Douglas Borges rechaça que o Voltaço terá qualquer facilidade, já que o adversário não tem grande aspirações na competição. O goleiro prega respeito ao Resende e destaca que rival já passada. da responsabilidade estar toda com o mostrou sua força ao vencer o nosso time, que depende das próprias Madureira fora de casa na rodada Será uma partida muito difícil. Além forças para se classicar, o Resende

está com um elenco de jogadores jovens, formados no clube, e que precisam provar seu valor e terão essa chance. Por isso, devemos tomar cuidado, nos manter atentos e repetir a boa atuação da vitória contra o Fluminense – destacou, comentando a expectativa para a partida desta semana. Como eu disse, será um jogo duro. Temos totais condições de vencer e nos classicar, mas precisamos entrar focados, pois não há nada decidido. Nosso grupo mostrou seu valor ao longo do campeonato, prova disso é a nossa colocação na classicação geral – nalizou.


país e mundo Pouco mais de 1 milhão de declarações do Imposto de Renda caíram na malha fina A seis horas do m do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020, 1.015.918 contribuintes haviam caído na malha na, informou, há pouco, o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto. Segundo Tostes, os principais motivos para a retenção do documento foram a omissão de rendimentos e problemas de dedução.

(18,8%) terão imposto a pagar e 6,83 milhões (21,4%) não terão imposto a pagar nem valores a receber. Com base nas declarações já entregues, a Receita estima que 14,1 milhões (44,1%) seguirão o modelo completo e 17,9 milhões (55,9%) seguirão o modelo simplicado.

O prazo de entrega da declaração, que começou em 2 de março, acaba às 23h59min59s de hoje (30). Até as 18h, 30.950.184 pessoas haviam enviado o documento, o que equivale a 96,7% dos 32 milhões de declarações esperadas. Sobre a omissão de rendimentos, responsável por 42,2% das declarações retidas, Tostes explicou que o principal problema foi a inconsistência nas informações sobre o salário. Responsáveis por 33,3% dos casos de inclusão em malha na, os problemas de deduções de despesa concentraram-se nos gastos médicos, que representaram metade das retenções por esse motivo.

malha na no Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC). A ferramenta informa os problemas, que deverão ser corrigidos por meio de uma declaração reticadora ou pelo envio de documentos pedidos. A partir deste ano, o e-CAC permite o envio de documentos fotografados ou escaneados, a m de evitar deslocamentos a unidades físicas da Receita em tempos de pandemia de covid-19.

acessado por meio do login único do Portal do Governo Federal (gov.br). Atualmente, a ferramenta pode ser acessada por meio de um código gerado após a digitação do número do recibo das duas últimas declarações enviadas ou por certicado digital.

Restituições Em relação às restituições, o secretário especial da Receita Federal informou que, dos 32 milhões de declarações esperadas, o Fisco O s e c r e t á r i o i n f o r m o u q u e o Tostes informou que, a partir de projeta que 19,14 milhões (59,8%) contribuinte pode vericar se caiu na quinta-feira (2), o e-CAC poderá ser terão valores a receber, 6,03 milhões

Ganhadores de Nobel pedem que vacinas sejam para todos O arcebispo sul-africano Desmond Tutu e o ator George Clooney estão entre as mais de 100 personalidades que assinaram um apelo para que as eventuais vacinas contra o novo coronavírus sejam declaradas como bem comum global e amplamente disponibilizadas.

podem pagar os preços que eles estarão cobrando nos países ricos"?

Atualmente, não existe vacina contra a covid-19, mas mais de 100 estão sendo desenvolvidas em todo o mundo, à medida que as farmacêuticas estão correndo para combater uma pandemia que já O apelo é liderado pelo fundador do matou mais de 500 mil pessoas. movimento de microcrédito Muhammad Yunus, ganhador do E sp e ci a l i st a s p re v e e m q ue o Prêmio Nobel da Paz assim como desenvolvimento de uma vacina Tutu. Segundo Yunus, algumas segura e eciente pode exigir de 12 a e m p r e s a s f a r m a c ê u t i c a s 18 meses. declararam que as vacinas serão proporcionadas primeiro a países Callum Mackenzie, diretor da ricos da Europa e aos Estados Yunus Tailândia, alertou que, Unidos. assim que isso tiver acontecido, as diculdades para obtê-la podem "O que acontece com o resto do levar a uma proliferação de vacinas mundo? É como se o resto do mundo falsas em países mais pobres. fosse ser esquecido", disse o criador do Centro Yunus, estabelecido há A f a r m a c ê u t i c a b r i t â n i c a mais de uma década para combater AstraZeneca já iniciou testes com a pobreza. humanos de uma vacina desenvolvida com a Universidade "Esta é uma vacina que é necessária de Oxford. A vacina custaria cerca para 8 bilhões de pessoas. O que de US$ 2,8 por dose na Europa, de acontece com os pobres? O que acordo com o Ministério da Saúde acontece com países pobres que não da Itália, e a empresa não espera lucrar com ela durante a pandemia

A Receita Federal também divulgou as estimativas de quanto pagará nos próximos três lotes de restituições, que sairão em 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro, com 4,9 milhões de contribuintes contemplados em cada lote. Serão desembolsados R$ 5,6 bilhões em julho, R$ 5,5 bilhões em agosto e R$ 5,3 bilhões em setembro. O Fisco pagou R$ 2 bilhões a 901 mil contribuintes no primeiro lote, em 29 de maio, e R$ 5,7 bilhões a 3,3 milhões de contribuintes no segundo lote, depositado hoje. Neste ano, a Receita diminuiu de sete para cinco o número de lotes de restituição. Embora o prazo de entrega da declaração tenha sido adiado em dois meses por causa da pandemia do novo coronavírus, as datas originais da restituição foram mantidas.

OMS diz que pandemia do novo coronavírus ainda está longe de acabar Após o coronavírus atingir mais de 10 milhões de pessoas e provocar quinhentas mil mortes, a Organização Mundial da Saúde, OMS, armou, nesta segunda-feira, que a pandemia não está perto do m. O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse que o contágio vem crescendo em todo mundo.

“Mas a dura realidade é que a pandemia não está perto de terminar. Embora muitos países tenham feito algum progresso, globalmente a pandemia está acelerando. Estamos todos juntos nisso e estamos todos nisso por um longo prazo. Precisaremos ainda mais resiliência, paciência, humildade e generosidade nos próximos meses. Já perdemos muito, mas não podemos perder a esperança.”

Faz seis meses que o contágio pelo coronavírus foi noticado pela China. A OMS reforçou cinco medidas que os países devem adotar para reduzir a mortalidade da

doença: capacitar as comunidades para proteção contra o vírus; suprimir a transmissão; salvar vidas; acelerar pesquisas; e a liderança política para minimizar o impacto da pandemia.

A OMS reforçou a difícil situação do continente americano. Segundo a organização, 26% dos casos da região ocorrem no Brasil, que tem um grande desao. A instituição sugere que o país busque uma resposta global em todos os níveis, sendo necessária a união entre os poderes estaduais e federal.

Mas reconheceu a história do Brasil, que tem grandes instituições de pesquisa para o enfrentamento a doença infecciosas e na produção de vacinas.

A Organização reforça que é preciso superar as diferenças políticas e ideológicas, e buscar a união para o enfrentamento à Covid-19.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.