2 minute read

Tijucas do Sul comemora 71 anos de emancipação

Da Reda O Com Assessoria

O município de Tijucas do Sul, completa 71 anos de emancipação política administrativa neste dia 14. A prefeitura local programou eventos na cidade para festejar a data. No último domingo, aconteceu a Corrida Rústica Desafio, com a participação de aproximadamente 300 pessoas. O evento foi organizado pelo Departamento de Esportes, com apoio da Assessoria Esportiva, com o objetivo de difundir a prática da atividade física e favorecer o intercâmbio cultural, esportivo e solidário entre parceiros e a comunidade.

Advertisement

A emancipação de Tijucas do Sul aconteceu em 1951. A denominação do município foi dada em virtude da existência, no local, de lamaceiros formados pelo barro preto, que os indígenas locais chamavam de tijuca. Com cerca de 17 mil habitantes, sua economia baseia-se na agropecuária com destaque para a produção de milho, batata inglesa, soja, feijão, agricultura orgânica, cogumelos champignon, morangos além do extrativismo de argila, caulim, madeiras e erva mate. A industrialização embora incipiente, vem aos poucos se materializando no município.

A grande beleza da região com as nascentes do Rio Negro e do Rio da Várzea, a existência de diversas cachoeiras, serras, vales e represas, o clima e a paisagem subtropical propiciam a criação de cavalos de diversas raças e favorecem o turismo rural e ecológico. O município foi escolhido pelo artista plástico, Sergius Erdelyi, de origem austríaca, para ser sua residência.

Este passou a morar, em Tijucas do Sul, desde meados dos anos 1970, onde deixou um legado com mais de 4.000 obras catalogadas e registradas, sendo que várias das obras estão distribuídas em igrejas, capelas, locais públicos e museu.

Em seu terceiro mandato, o prefeito Jose Altair Moreira, o Gringo faz questão de exaltar o momento em que atravessa o município. Segundo ele, Tijucas passou por vários momentos, sendo que o atual é de desenvolvimento. "Estamos atraindo investimentos para a cidade, com definição de áreas para empresas. O morador daqui, em especial o jovem, quer trabalhar perto de casa e, nada mais justo do que buscarmos atrair empresas e geração de empregos. Estamos caminhando neste sentido e a certeza de que trilhamos o caminho certo", destaca o gestor.

Localizado as margens da BR-376, importante entroncamento entre o norte e o sul do Brasil, o município tem atraído a atenção de empresários. "Estamos perto de Santa Catari- na, bem perto de grandes portos do estado catarinense e de Paranaguá, pertinho aeroporto internacional de São José dos Pinhais. Estamos de portas abertas para receber empresários dispostos a investir em n ossa cidade. Aproveito para parabenizar o povo tijuquense, ordeiro e trabalhador, pelos 71 anos de nossa cidade. Estamos trabalhando para melhorar a vida de todos", finaliza o prefeito Gringo.

No dia 13, domingo, algumas atrações que marcam os 71 anos de Tijucas do Sul. 9 horas recepção cavaleiros, 9h30 inauguração do coreto, seguido de missa campal na praça principal, 12 horas churrasco beneficente em prol da restauração do relógio da igreja matriz, 13 horas Paraná Roots, 15 horas Marcelus do Motorocker e Cwbugre, 17 horas show com Grupo Minuano e 20 horas, com a dupla Matheus Luz e Luan.

This article is from: