
1 minute read
Recenseadores de Araucária têm enfrentado dificuldade maior de acesso a condomínios e área rural
O prazo para as visitas do Censo 2022 foi prorrogado para 1º de dezembro em todo o país. Isso porque os recenseadores têm encontrado dificuldade para serem atendidos pelos moradores. No caso de Araucária, 30% das regiões de visitas dos entrevistadores ainda estão com as pesquisas pendentes. Segundo a equipe local, a dificuldade maior está sendo conseguir a compreensão da importância de responder ao Censo em condomínios e também dificuldade de acesso na área rural, o que inclui questões climáticas. Os resultados do Censo são fundamentais para compreender e atualizar as informações sobre necessidades locais e nacionais e, a partir disso, ter uma base de dados confiável para a definição de investimentos públicos e privados.
Nos últimos três meses, o trabalho de levantamento de dados foi
Advertisement
Agente na coleta de informações no município de Araucária comprometido por recusas, ausências e desinformação por parte dos moradores. O Censo não tem viés político e, neste ano, completa 150 anos de história no país. As respostas dos moradores são sigilosas e criptografadas e o registro no computador de mão (similar a um celular) não permite que nem o recenseador tenha acesso aos dados registrados. O Censo também não tem papel de fiscalizar algo e alguém. Os recenseadores estão identificados com colete, crachá e computador de mão (similar ao celular), para coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido. O morador não precisa receber o recenseador dentro da residência ou da propriedade. A entrevista, normalmente, é rápida e pode ser feita no portão. Em diversos condomínios do país, há síndicos que têm colaborado com o Censo 2022 disponibilizando um espaço no prédio e informando aos moradores sobre datas e horários para as entrevistas.
Os dados coletados no Censo não são avaliados de maneira individual. Eles vão compor um somatório de informações para conhecer, com detalhes, características locais do povo bem como eles vivem. Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no território nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Estas e outras perguntas serão respondidas pelo Censo Demográfico que o IBGE realiza em 2022.