1 minute read

De pai para filho, na política e nos negócios

A família Wandescheer é unida nos negócios e, na política. Nascido em Foz do Iguaçu, Antonio Wandescheer aportou na região na década de 70. Com uma passagem rápida por Curitiba, onde estudou e se formou engenheiro, veio para Fazenda Rio Grande em busca de desafios. Passou a vender terrenos, onde prosperou. Ficou conhecido dos moradores e, se tornou, deputado estadual e, atualmente federal. "Foi uma trajetória difícil, mas com garra e determinação consegui chegar onde cheguei", resume Toninho da W, como é conhecido. Estabelecido no Bairro Gralha Azul, Toninho se consolidou na área imobiliária, tendo fundado a AW. Loteamentos foram organizados e isso possibilitou a vinda de milhares de famílias para o município, fundado na década de 90. "Eram poucas casas, muito mato, mas senti que seria uma grande cidade, pela localização e pela proximidade com Curitiba. Olha só onde chegamos. Já são perto de 100 mil moradores residindo nesta jovem cidade", recorda Toninho.

Diante de tantas conquistas, superações, Antonio acabou eleito prefeito do município, onde conquistou dezenas de melhorias para o povo. Conquistou mandato de deputado estadual e atualmente é deputado federal, buscando novo mandato na eleição deste mês de outubro. Como parlamentar federal, direcionou milhões de reais para Fazenda Rio Grande e, todas as ci- dades da região e, também para todos os municípios paranaenses. "Sou um deputado municipalista e procuro atender as 399 cidades", pondera. Filho de peixe, peixinho é! O filho Alisson Antonhy Wandscheer, 45 anos, trilha os passos do pai. Empresário, advogado, suplente de deputado estadual, presidente do Partido Republicano da Ordem Social do Paraná (PROSParaná). Iniciou sua carreira política aos 18 anos, quando se candidatou pela primeira vez a vereador em Fazenda Rio Grande, em 1996.

Advertisement

Foi eleito para o legislativo municipal aos 19 anos. Foi eleito por mais dois mandatos, atuando como vereador até o ano de 2008. Foram 12 anos de serviços prestados à população fazendense no Poder Legislativo, sendo no período presidente da Câmara por duas vezes (2001/ 2002 e 2003/2004). Em seu trabalho, enquanto vereador, marcou sua atuação na área social, lutando pela isenção da tarifa de interurbano para a região metropolitana, programa do asfalto comunitário, benefício aos aposentados na isenção de impostos, construção de uma trincheira para melhorar o tráfego de motoristas e pedestres. Foi um dos mais ativos líderes na duplicação da rodovia BR-116. Em 2004, assumiu interinamente a prefeitura de Fazenda Rio Grande por 90 dias. Também foi Secretário de Obras em Fazenda Rio Grande. Em 2006, participou da eleição como candidato a deputado estadual. Com 26.553 votos foi eleito primeiro suplente. "Sempre procurei me espelhar no meu pai, Tudo o que sou, devo a ele´", resume Alisson.

This article is from: