
2 minute read
Antenor Batista da Rocha é cidadão benemérito de Tijucas do Sul
Os vereadores de Tijucas do Sul, aprovaram decreto legislativo, que concede título de cidadão benemérito à Antenor Batista da Rocha, em reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados em prol da gestão pública de Tijucas do Sul. Aprovada por todos os vereadores, a iniciativa da homenagem é do vereador Joane Oliveira, o qual destacou os trabalhos realizados pelo ex-prefeito bem como por sua generosidade ao longo de toda sua trajetória política.
Antenor é notoriamente lembrado por sua contribuição enquanto foi vereador e prefeito de Tijucas do Sul, estando em quanto agente público, envolvido diretamente em conquistas nas áreas de educação, serviço social, saúde, desenvolvimento econômico e outros setores da administração pública do Município de Tijucas do Sul. Parabenizado todos os vereadores, o homenageado agradeceu a homenagem e citou os avanços que conseguiu trazer para Tijucas do Sul e o carinho com que tratava de todos aqueles que dele precisavam.
Advertisement


Nascido em 27 de junho, porém registrado no dia 2 de agosto de 1941, na localidade de Xaxim, na época Distrito de São José dos Pinhais, atualmente Tijucas do Sul, Antenor Batista da Rocha, filho de Durvalino Batista da Rocha (in memoriam) e Horinha Maria do Rosário, teve 11 irmãos. Estudou do 1º ao 4º ano na Escola do Colono, tendo como alfabetizadora a professora Angélica Borges Saad e do 2º ao 4º ano o professor Carlos Haluch (in memoriam). Na época demonstrava gosto pela política, organizando um grupo de amigos e liderando uma "torcida" pela eleição do candidato a prefeito, João Claudino Machado. Prosseguir os estudos ao final dessa etapa, não era nada fácil, devido ao distanciamento das escolas. Porém, seu professor, percebendo suas habilidades intelectuais, demonstrou interesse em levá-lo para estudar no município de Rio Claro, estado de São Paulo. O que não foi possível, pois seus pais não queriam ficar longe do filho. Na adolescência, residindo com seus pais, ajudava nos trabalhos de lavoura da família. Seu lazer e entretenimento era encontrar com os amigos para uma partida de futebol, visitar parentes e participar de festas de igrejas.

Em 1959 foi convidado pelo senhor Eduardo Pereira (in memoriam) para trabalhar como vendedor em seu armazém de secos e molhados, no bairro Pinheirinhos, em Curitiba. Em 1960 mudou-se para a localidade do Matulão para trabalhar, também como vendedor, no armazém de secos e molhados de seu tio Tobias Dias do Rosário, falecido. Em 1961, após uma cirurgia de seu pai retornou à residência da família para ajudar nos trabalhos agropecuários. Em 1962, mudou-se para o centro do município dando início ao seu primeiro empreendimento comercial. Um armazém de secos e molhados.
Em 1963 casou-se com Nadir Camargo da Rocha (in memoriam). Tiveram 4 filhos Romildo José da Rocha, Rosilda Mári Rocha, Romilson Luís Rocha e Idalina da Rocha. Tem 10 netos e 5 bisnetos. Em 1965, iniciou sua vida política através de convite do candidato a prefeito Nyr Marcilio de Oliveira (in memoriam) para concorrer à vaga de vereador do município. Ambos foram eleitos. Nessa época o vereador atuava sem remuneração. Em 1976 concorreu novamente ao cargo de vereador, sendo eleito para a gestão 1977-1981. Nos dois últimos anos, atuou como presidente da Câmara.
No período de 1981 a 1987 além das atividades econômicas ligadas à agropecuária, atuou também na área industrial, quando inaugurou uma pequena fábrica de peças de madeira para confecção de tamancos, os quais transportava e comercializava para o estado de São Paulo. Em 1988 disputou as eleições a prefeito, tendo como candidato a vice, Norberto Gruttner, eleito para a Gestão 1989-1992. Em 1996, concorreu novamente como candidato a prefeito, tendo como vice, Lourival Pereira, eleito para a Gestão 1997-2000.
O vereador Joane Oliveira, autor da proposição, destacou a vida de Antenor. "Sempre esteve comprometido com o bem estar das pessoas. Muito fez por Tijucas, como vereador e prefeito. A homenagem é mais do que justa", destacou. Antenor tem 81 anos.