2 minute read

Rede de saúde de Mandirituba é referência no atendimento à população

Mandirituba vem se destacando, nos últimos anos, com os investimentos destinados a área da saúde, proporcionando uma maior estrutura na rede de atendimento, beneficiando os munícipes. Atualmente, a estrutura da rede de saúde, conta com a presença de Unidades Básicas de Saúde em diferentes bairros, até mesmo em localidades rurais, buscando atender toda a população com acessibilidade e praticidade na locomoção. As UBS's são as portas de entrada do cidadão ao sistema SUS, atendendo 80% dos problemas de saúde da população.

O atendimento no município é amplo e de fácil acesso. Nas UBS's são oferecidos atendimentos de: prénatal, acompanhamento de hipertensos, diabéticos, e de outras doenças, além de fazer vacinas e fornecer alguns medicamentos, contam também, com atendimentos médicos com pediatria, ginecologista e clínico geral. Para atendimentos de pronto-socorro e pronto-atendimento, a saúde de Mandirituba dispõe de um espaço com 2m² no centro da cidade que, recentemente, recebeu reformas de melhorias e novos equipamentos. O espaço ainda oferece outros tipos de atendimentos e a realização de exames, bem como: ecografia, radiografia, eletrocardiograma e atendimentos como fisioterapia, são realizados na Policlínica de Mandirituba, espaço novo que iniciou os atendimentos no ano de 2020.

Advertisement

Nas demais necessidades de maior complexidade que o município não atende, são realizados encaminhamentos através do convênio com a

Oferecer saúde de qualidade é determinação do prefeito Luis Antonio COMESP - Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná. Tais encaminhamentos são destinados para hospitais de referência dos municípios de Curitiba, Campo Largo e Campina Grande do Sul. Além disso, é oferecido o transporte sanitário, que se trata de um departamento dentro da secretaria de saúde que oferece o suporte de locomoções, quando se trata de casos de encaminhamentos e tratamentos em outro município. A frota de veículos para esses serviços foi estruturada, e agora conta com carros populares, vans adaptadas para cadeirantes e até micro ônibus.

Conforme relatório da saúde, so- mente nestes oito primeiros meses de 2022, cerca de 90 mil atendimentos foram realizados pela rede de saúde de Mandirituba. Levando em consideração que o município possui aproximadamente 28 mil habitantes (IBGE,2021), é notório o número expressivo de atendimentos, o que exige uma preocupação para se manter a qualidade no fluxo desses atendimentos. "Neste ano, são milhares de atendimentos", destaca Daniele dos Santos, secretária de Saúde.

A Secretaria de Saúde de Mandirituba oferece condições para pacientes que precisam ser levados para Curitiba, Campo Largo, Campina

Grande do Sul, onde estão situados os grandes hospitais. Diariamente, ônibus e ambulâncias deixam o município, levando pacientes, com diversas patologias. "Temos uma estrutura muito boa, graças ao prefeito Luis Antonio Biscaia, que não mede esforços em promover atendimento qualificado a todos. Estamos trabalhando diariamente e, acreditamos que temos a obrigação de melhorar. Trabalhamos de portas abertas e qualquer pessoa pode me procurar na Secretaria para reclamar, sugerir melhorias. Oferecer saúde de qualidade é nossa obrigação", finaliza Daniele dos Santos.

This article is from: