
2 minute read
Mandirituba realiza campanha de luta pelo fim da violência contra a mulher
Neste mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Secretaria de Assistência Social, através do CREAS de Mandirituba, realizou um encontro de conscientização a respeito do tema na manhã de hoje (17) no Salão Paroquial da Igreja, que recebeu em torno de 70 participantes. O evento contou com a presença das palestrantes e especialistas no assunto, Dra. Paula Chedid Magalhães, Juíza da Vara Criminal, e Chrisellen Larissa Saqueto, escrivã da delegacia de polícia do Cartório da Mulher de F.R.G. A Dra. Paula, promoveu uma roda de conversa abordando as principais questões que envolvem a violência contra a mulher, desde como identificar um parceiro(a) violento em um relacionamento, até como proceder após a ocorrência dos atos, eluci- dando as dúvidas das participantes, e a escrivã Larissa, esclareceu o passo a passo que envolve a tomada das medidas protetivas e a realização das denúncias.
O encontro, que foi a segunda edição do evento realizado pela atual gestão, foi uma das ações da programação do agosto lilás, que também contou com a distribuição de panfle- tos nas farmácias e com a realização de palestras para profissionais das escolas da rede municipal.
Advertisement
O Prefeito Luis Antonio Biscaia esteve presente no encontro e ressaltou a importância que o município destina a segurança e ao bem estar de todos, pois a vida é bem mais precioso que os seres humanos possuem. Além disso, a equipe da Guarda Municipal de Mandirituba também esteve presente durante a programação.
A abertura desse espaço de conversa e debate com a população, nesse caso em específico com as mulheres, contribui diretamente para combater essa violência instaurada na sociedade, fornecendo escuta e informações especializadas que orientam as mulheres que sofrem com algum tipo de violência a procederem da melhor forma possível.
Projeto de música brasileira para crianças é realizado em Mandirituba
Na quarta-feira (10), Mandirituba recebeu o projeto "Almanaque da Música Brasileira para Crianças", no Teatro Municipal da cidade. Em torno de 50 professores, de todas as unidades da Rede Municipal de Ensino, participaram das oficinas de capacitação promovidas pelo projeto. As atividades desenvolvidas durante o evento puderam despertar e incentivar a formação educacional na área da música dos profissionais participantes das oficinas, que futuramente beneficiará também diversos alunos.
O Almanaque da Música Brasileira para Crianças tem como objetivo fortalecer a identidade sonora brasileira. O pro- jeto de cunho social, artístico e educativo utiliza a história da música brasileira de concerto como ferramenta para a inclusão de crianças na apreciação desse gênero musical, através de obras de compositores atuantes desde o período colonial, quando a música de câmara chegou ao Brasil até os dias de hoje. Assim, cumprindo com as determinações da Lei 13.278/16 (substituta da 11.769/08) de Ensino de Música e outras linguagens artísticas nas escolas de Educação Básica, contribuímos com a elaboração e acesso de um material qualificado.
Em 2018, esse projeto ganhou corpo com o incentivo do grupo Positivo, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, além do apoio da
Secretaria Municipal de Educação. A Diversa Produções e a Duonovo, junto com mais 10 especialistas envolvidos, criaram um livro ilustrado que conta a história da música de concerto no Brasil, oficinas de capacitação para professores, concertos didáticos em escolas públicas municipais de ensino fundamental, além do registro de um curta documentário, fotografias das ações e gravação de CD.
Somente na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, foram atendidas diretamente mais de 300 professores e 5000 crianças nas ações desenvolvidas pelo projeto, expandindo sua atuação por todo o estado do Paraná. O município de Mandirituba, uma das 10 cidades com até 50 mil habitantes escolhidas pelo "Almanaque da Música Brasileira para Crianças" para receber o projeto, teve uma recepção positiva e proveitosa entre os profissionais da educação do município que participaram das atividades. A programação terá continuidade no próximo dia 19, no qual serão realizados concertos musicais para todas as turmas de duas escolas municipais, a Escola Alice Machado Ferreira e Escola Nossa Senhora do Rocio, na parte da manhã e da tarde. Uma das participantes do Almanaque da Música, a pedagoga Jucimara relatou que "os professores participaram ativamente das oficinas, e que gostaram muito, pois foi uma atividade muito produtiva".