1 minute read

Saúde de Tijucas do Sul chama moradores com sintomas de síndrome gripal

DA REDAÇÃO

Com o aumento de casos de influenza H3N2 em vários estados brasileiros, a Secretaria de Saúde de Tijucas do Sul alerta a população que os cuidados com as doenças respiratórias devem ser redobrados. Como a covid-19, a doença tem sintomas parecidos aos de uma gripe comum. A procura de pacientes com síndromes gripais aumentou nos últimos dias e pessoas com sintomas, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde da Lagoinha, Lagoa, Fagundes, Vila Cubas e Campina.

Advertisement

A prevenção continua sendo fundamental e os cuidados devem ser os mesmos adotados durante toda a pandemia da covid-19.

DIVULGAÇÃO

Usar máscara facial, higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar aglomerações ajudam a reduzir as chances de contágio por gri- pe. O H3N2 é um dos subtipos da influenza. Também conhecida como vírus do tipo A, é um dos principais responsáveis pela gripe e pelos resfriados. Assim como ocorre com o coronavírus, o H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala.

Os sintomas da influenza A (H3N2) são parecidos aos de uma gripe comum: febre alta com início agudo, dor de cabeça e no corpo, constipação nasal e inflamação de garganta, tosse e, em alguns casos, falta de ar. Estão mais suscetíveis a complicações crianças e idosos.

A Secretaria de Saúde de Tijucas do Sul destaca que a vacinação contra a Covid, acontece de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas nas unidades de saúde.

This article is from: