1 minute read

Enchentes, problemas recorrentes

Famílias perdem móveis e eletrodomésticos com dilúvio da segunda-feira

DA REDAÇÃO

Advertisement

As enchentes são fenômenos naturais, mas podem ser intensificadas pelas práticas humanas no espaço das cidades. O problema das enchentes passou a ser algo comum na vida das populações de algumas cidades. Infelizmente, quase todo o ano é a mesma coisa: entre os meses de dezembro e fevereiro, os noticiários são tomados por problemas relacionados com a elevação dos cursos d´água e a inundação de casas e ruas. Em Fazenda Rio Grande, em função de chuvas fortes, seguidas de ventos, o registro de inundações nas partes baixas do município, como nos Bairros Gralha Azul e Eucaliptos.

Na última segunda-feira, o Rio Maurício, junto a BR-116, no Gralha Azul transbordou e invadiu casas, danificando móveis, eletrodomésticos e alimentos desperdiçados. Segundo moradores atingidos, a moti-

DIVULGAÇÃO

Enchentes são uma constante a cada início de ano em Fazenda Rio Grande vação da enchente se deve a falta de limpeza do córrego, que passa pela região. O senhor Carlos, que tem casa na Rua Bentevi, perdeu móveis e teve que tirar a família da casa. "A água veio rapidamente e não deu tempo para nada. Perdemos muita coisa", lamentou o morador, que disse que a falta de limpeza do arroio, causou a inundação. "Isso seria evitado, se a água da chuva tivesse fluidez, mas devido aos entulhos jogados no leito do rio, causou esta enchente", disse outro morador, que não quis se identificar.

Em anos anteriores, o Rio Maurí- cio já transbordou e, de acordo com moradores da Rua Bentevi, é um problema recorrente. "Geralmente, a cada começo de ano, este rio transborda, devido ao lixo jogado por moradores. A limpeza deveria ser frequente e, se isso acontecesse, quem sabe as enchentes acabariam", relatou o morador.

Diante do número elevado de famílias atingidas pelo temporal da segunda-feira (17), o prefeito Nassib Hammad, determinou estado de calamidade pública e levou os desabrigados para receber assistência no Caic. Equipes da Defesa Civil e da Assistência Social foram às ruas levantar todos os problemas causados pelas enchentes. Balanço mostra que aproximadamente 200 casas foram atingidas e, pelo menos 500 pessoas ficaram necessitando de algum tipo de auxílio. A limpeza do Rio Maurício e de outros que cortam bairros do município devem passar por dragagem.

This article is from: