Issuu on Google+

8

| São João da Barra | sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Esportes

São João da Barra/RJ | sexta-feira, 17 de janeiro de 2014 | Ano 01 | Número 176 | www.odiariodecampos.com.br/saojoaodabarra |

A-PDF Merger DEMO : Purchase from www.A-PDF.com to remove the watermark

Avaliações clínicas podem garantir aproveitamento satisfatório da equipe no Estadual FOTOS: FABIO MENEZES-ASCOM ECSJB

SÃO JOÃO DA BARRA

• geral P•5

Da Assessoria

Com a integração entre as secretarias de Saúde e de Esportes do município, os atletas do São João da Barra foram submetidos a avaliações clínicas na manhã de ontem (16), no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá. Ao todo, 26 jogadores participaram de exames que englobaram hemograma completo, glicose, ureia, creatinina, ácido úrico, lipidograma, HDL e classificação sanguínea, além de eletrocardiograma. Responsáveis pela coleta de material e análises, os profissionais Matheus Roberto de Assis Berto, técnico de laboratório, Ariella França, gerente do laboratório, e Vinícius Corrêa, coordenador de enfermagem da secretaria de Saúde de São João da Barra, asseguraram que em uma semana todo o quadro clínico do elenco será levado aos membros da comissão técnica do clube para que os jogadores possam ter um aproveitamento ainda mais satisfatório. “Trata-se de uma atividade multidisciplinar e que reúne profissionais altamente gabaritados com o suporte da secretária Denise Esteves que não tem medido esforços para que os resultados sejam os melhores em todos os aspectos. Nas próximas horas o Dr. Sergio Lontra Costa Filho terá em mãos todo o material e supervisionará o trabalho que foi realizado aqui no estádio. Os profissionais da preparação física do clube poderão contar com aquilo que há de mais avançado no segmento laboratorial em termos de diagnósticos e o nosso desejo é o de todos: levar o São João da Barra à Série A”, garantiu Corrêa. No período da tarde, o treinador Andrade comandará atividades técnicas e táticas com vistas ao amisto-

AGÊNCIA BRASIL

JOGADORES DO ECSJB PASSAM POR EXAMES

USO DE CADEIRINHAS E BEBÊ CONFORTO REGULAMENTADO PELO INMETRO

DIVULGAÇÃO

EX-PREFEITA DESAFIA LEI E ABUSA DA ‘PROPAGANDA ANTECIPADA’

EXAMES foram feitos através de parceria entre secretarias de Saúde e Esportes, no suporte ao time sanjoanense so de sábado, às 16 horas, no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG) com o Nacional, equipe que

disputa a Série A mineira. Será a primeira atividade do gênero da equipe sanjoanense que, segundo a comissão

RESULTADOS avaliados pela comissão técnica do clube dentro de uma semana

técnica, planeja medir forças com outros dois adversários até o início da Série B quando, no próximo dia 08, no Estádio Leão do Sul, fará sua estreia com o Barra Mansa. “O jogo com o Nacional será de muita importância, como tenho dito, para que o time comece a ganhar corpo. Pretendo fazer observações em todos os setores e contar com todos os jogadores do elenco na partida. Para o adversário será um apronto para a estréia no campeonato mineiro, mas para o São João da Barra um início daquilo que pretendo em termos de rendimento na Série B e estou muito confiante no trabalho que está sendo feito por todos”, disse o técnico.

Sem ter cargo político, mas com a pretensão de disputar uma cadeira na Alerj, Carla Machado apela para não cair no esquecimento da população. • política P•3 TRECHOS CONTINUAM IMPRÓPRIOS

ATÉ ONTEM, MAIS DE 965 MIL

PREPARAÇÃO PARA ESTADUAL 2014

Praias proibidas ao Inscrição até hoje Equipe do ECSJB banho pelo Inea-RJ para ProUni 2014 passa por exames • coluna P•6

• geral P•4

• geral P•4

• esportes P•8


Abrigo para turistas Perto, em inglês Judas (?), apóstolo que recebeu pedaço de pão molhado de Jesus (Jo 13:26)

Solo Na de Patmos João Laura foi apri- Cardoso, sionado atriz

Nico Rosberg, piloto da F1 É realizado através da urna eletrônica

Aquário

(21/1 a 19/2)

Peixes

(20/2 a 20/3)

Parecer difícil conseguir conciliar tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, pisciano. Manter a paz e a temperança num momento como esse é bem desafiador, mas necessário.

BANCO

coquetel mobile Agora com os novos jogos

bomba e

Pirâmide

baixe agora

!

www.samsungapps.com

ALÉM DO HORIZONTE l GLOBO l 19H

AMOR À VIDA l GLOBO l 21H

Flávio se espanta com a determinação de Heloísa. Vinícius observa Lili e William juntos. Keila convence Kléber a receber Heloísa em sua casa. Heloísa e Flávio combinam com Celina de ajudar a procurar pistas na casa de Kléber. Tereza, Hermes e LC decidem colocar William na máquina da felicidade. Heloísa prepara um almoço na casa de Kléber. Inês exige que Álvaro acabe com o namoro entre Priscila e Marcelo. Keila e Kléber são dopados por Heloísa. Inês se anima ao saber que Marcelo terminou o namoro com Priscila. William vê os seguranças o seguindo e avisa Marlon. Thomaz é levado para a Comunidade. Marlon vê William ser levado para o laboratório e se desespera. William enfrenta Tereza. Edu entra na casa de Kléber no momento em que Heloísa e Flávio procuram pistas. Marlon não consegue encontrar a chave da ala proibida do laboratório.

Valdirene destrata os fãs, e Márcia a repreende. Carlito procura Valdirene. Niko pede ajuda a Félix. Amarilys chega à casa de Ingrid em Angra dos Reis. Félix fala para Silvia que Fabrício foi sequestrado. Carlito decide ficar com Raquel, depois de levar um fora de Valdirene. Herbert procura Elias. Félix consola Niko. Lídia incentiva Natasha a procurar Thales. Herbert oferece um presente de casamento em dinheiro para Elias. Félix e Eron brigam no hospital, e Paloma repreende os dois. Márcia marca diversos compromissos para Valdirene. Elias entrega o cheque de Herbert para as obras da igreja. Paloma pensa em como fazer para confirmar que Ninho é amante de Aline. Herbert convida Edith para ir à sua casa. Rebeca ouve Aline falando com Ninho, mas não consegue ver os dois juntos.

6

Solução

R O

Não assuma mais do que esteja em condições de fazer neste final de ano. Agora é hora de fazer um balanço, de descansar e de colher as conseqüências de suas atitudes.

G S

Manfred segue Gertrude e vê quando ela se encontra com Venceslau. Toni e Gaia contam a história de sua vida para Tavinho, que fica fascinado. Rubens anuncia que Aurora não está grávida, para a tristeza de Davi. Pérola pede que Matilde espere por Sonan e não se case com Rubens. Franz pede que Mundo e Fabrício procurem Kleber. Manfred pressiona Gertrude para saber qual é a sua ligação com Venceslau, mas ela desconversa. Kleber consegue fugir de Mundo e Fabrício. Matilde prova seu vestido de noiva. Manfred vasculha o quarto de Gertrude e descobre fotos dela com Venceslau. Serena intercepta a carta de Sonan para Matilde. Sonan entrega seus votos e passa a usar roupas ocidentais. Manfred, furioso, pergunta a Gertrude se ela e Venceslau foram namorados.

Também, na linguagem do internauta

A U

JOIA RARA l GLOBO l 18H

Defeito moral

R O

Resumo das Novelas

(?)-bio, o diesel menos poluente

Amiga da Clarabela (HQ)

Uma das regiões para a qual foi destinada a epístola I Pedro

H

Evite hoje transações financeiras e situações tensas no plano afetivo, virginiano. Por medo de sofrer, por insegurança, carência ou infantilidade pode haver confrontos emocionais.

Sergio Natureza, letrista carioca

C A T A D A

odiariosjb@gmail.com

Virgem

(23/8 a 22/9)

Imediatamente!

(?)canoeiro, indígena de Goiás

U S A

• Hélio Cordeiro

Fale conosco: odiariosjb@gmail.com

Por falta de diálogo ou por pontos de vista rígidos e excessivamente conservadores, ocorrem conflitos. Aceite idéias diferentes das suas, colabore mais, encontre um ponto de comunhão, leonino.

Proprietário de roça

Tecer com tiras de junco

J

Diretor de Jornalismo:

Mande sugestão, crítica ou denúncia para o endereço:

(21/7 a 22/8)

Oferecer Divisão do grau escolar

Graça (fig.) Não se põe em odres velhos

Fruto da nogueira Monte da Turquia

B A L D E

• Depto. Comercial/ Assinaturas (22) 3054-4200

www.odiariorj.com/saojoaodabarra

Leão

Desafios envolvendo sentimentos, parcerias, acordos e relacionamentos. Procure chegar a um denominador comum, sem que isso signifique abdicar de sua essência. Colaborar é essencial.

Jeoiaquim (Dn 1:1)

N

Fundado em 8 de março de 2001 CNPJ 04.853.257/0002-28 Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro Campos dos Goytacazes – RJ

Tel: (22) 3054-4200

Harmonizar questões familiares e relacionamentos é o desafio dos cancerianos neste momento. Há dúvidas quanto a melhor forma de agir. E na dúvida, melhor refletir e se interiorizar.

Capricórnio

(22/12 a 20/1)

Cantora de “Ressuscitame"

I N R I

PH Gomes Editora Ltda.

J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

• Carla Flávia Rangel Barreto carlaflavia@gmail.com

O Diário agora é seu canal de comunicação em São João da Barra.

(21/6 a 20/7)

Formato United de cabo States of de guarda- America (sigla) chuvas

S

SÃO JOÃO DA BARRA

Editora:

Câncer

Citação da cruz de Cristo (Bíblia)

C E

Representantes no Rio e São Paulo:

Cuidado com comportamento emocional rígido ou indeciso neste momento, geminiano. Não tente impor suas convicções ou caprichos. Saiba colaborar na justa medida.

(21/11 a 21/12)

Amizades e questões financeiras podem ser fonte de conflito hoje, sagitariano. Não force as situações. Perceba os ensinamentos sobre paciência e perseverança. Não se disperse em inquietações.

Oferta de Davi ao Senhor, realizada no altar na eira de Araúna (II Sm 24:24-25)

A R A R A T

A presidenta do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Valmir de Oliveira Silva, liberaram os advogados da obrigatoriedade do uso de paletó e gravata na primeira instância para despachar e transitar nas dependências dos fóruns de todo o estado. A medida, que estará vigente no período de 21 de janeiro a 21 de março, se deve às altas temperaturas registradas no período de verão no Rio de Janeiro, com a temperatura média em torno dos 38 graus Celsius (ºC) e sensação térmica acima de 43 (ºC).

(21/5 a 20/6)

Sagitário

Recolhida uma a uma

S O G R O D E J A C O

DIVULGAÇÃO

Gêmeos

Há um estresse natural decorrente do final do ano. E que ano foi este 2013! Não entre no clima conturbado desta época, em que parece faltar tempo para fazer tudo.

A de Judá descendia toda ela de Davi Revestimento da Arca da Aliança (símbolo)

Mães de Isaque e Ismael

Escorpião (23/10 a 21/11)

© Revistas COQUETEL 2013

Edir (?), fundador da IURD

H

Advogados do RJ sem paletó e gravata

Sentimentos e relacionamentos são os desafios de hoje aos nativos de Áries. Procure conciliar, sem que isso signifique hesitar diante dos passos que precisam ser dados.

Recipiente usado para retirar Labão (Gn água de 29:21-28) poços

A L I N E B A R R O S

Juliana Pereira. A secretária informou que a cidade de Cuiabá, uma das sedes da Copa, tem sido a campeão de reclamações. Um hotel teria cobrado R$ 4 mil por uma diária e há informações que casas em volta do estádio que receberá jogos da Copa estão cobrando até R$ 200 mil de aluguel durante o Mundial.

(21/4 a 20/5)

Desafios envolvendo emoções, relações e família, libriano. Mantenha-se centrado. Reflexões e decisões sobre casa, imóveis e vida doméstica serão importantes nas próximas semanas.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

S I T I A N T E

Seguindo o ciclo natural da vida, o Partido da Republica vai se inovando e se redesenhando sem traumas em busca de uma renovação natural. Por incrível que pareça, o protagonista desse novo momento político é de sobrenome conhecido, mas que tem atraído com as suas propostas novos seguidores. Eu estou falando de Wladimir Garotinho,que de forma surpreendente conseguiu contra tudo e quase contra todos,colocar em debate a necessidade do PR avançar .Wladimir que teve a coragem e a humildade de começar a fomentar esse debate de forma tímida,apenas para simpatizantes mais próximos,vive hoje a alegria de ver construído a sua liderança própria com o seu grupo formado e em plena movimentação política.Wald hoje lidera um PR novo,jovem,moderno não só em idade mas também em pensamentos e disposto a mostrar sua força em 2014. Esse jovem, caso fosse candidato a deputado estadual na próxima eleição, teria uma vitoria estrondosa e mesmo que não seja candidato passou a ser uma engrenagem importante em Campos para ajudar o seu pai e líder Garotinho.Parabéns ao jovem líder e pupilo que com certeza surpreendeu para o bem o professor.

Touro

(23/9 a 22/10)

O T

Advogado

DIVULGAÇÃO

Mantenha a objetividade e a praticidade ao desenvolver suas atividades profissionais e tudo vai fluir com naturalidade. Um clima carinhoso invade o seu lar e favorece o entendimento.

Libra

V I N H O N O V O

Após encontro com a secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira, representantes das redes de hotéis do Rio de Janeiro comprometeram-se a colocar em seus sites os valores das tarifas que serão cobradas no período da Copa do Mundo. A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça quer que os hotéis das 12 cidades-sede do Mundial deem transparência aos seus preços e publiquem na Internet os valores das diárias que serão cobradas nesse período. A ideia da Secretaria é levar essa iniciativa do Rio de Janeiro para as demais sedes da Copa. O órgão vai usar como referência nas demais 11 sedes os picos de demanda de cada uma delas. “O pico de demanda no Rio é diferente do de Cuiabá, por exemplo. Aqui é Carnaval e Réveillon e em Cuiabá é o período de águas, por exemplo. Temos que respeitar as características de cada lugar”, disse

(21/3 a 20/4)

M R A E C A E L D E O Z A E M I P A D L H Ã A R I

Betinho Dauaire

Áries

Passatempo

P E C H A

SUPERFATURAMENTO ANTES DA COPA

145ª. Delegacia Legal/SJB (22) 2741-1314 Câmara Municipal (22) 2741-1301 Prefeitura Municipal (22) 2741-7878 Pronto Socorro (22) 2741-1818 Santa Casa (22) 2741-1272 CEDAE (22) 2741-1056 Correios (22) 2741-1244 Retiro São João Batista (22) 2741-1401 Secretaria Municipal de Saúde (22) 2741-4175 Posto de Urgência (PU) Barcelos - (22) 2741-5432 Posto de Urgência (PU) Mato Escuro - (22) 2721-1038 PU – SJ da Barra (22) 2720-4055 Unidade M. de Saúde – Açu (22) 9946-6817 Unidade M. de Saúde – Cajueiro (22) 2741-5750 Unidade M. de Saúde – Atafona (22) 2741-2718 Unidade M. de Saúde – Grussaí (22) 2741-3504 Unidade M. de Saúde – Sabonete (22) 2721-1057 Fórum Municipal (22) 2741-1644 Disque Entulho (22) 2741-1511 Meio Ambiente (22) 2741-7878 R: 322 Guarda Civil Municipal 153 Defesa Civil Municipal 199 Corpo de Bombeiros 192 Polícia Militar 190

HORÓSCOPO

L C

A força de Wladimir Garotinho

TELEFONES ÚTEIS SÃO JOÃO DA BARRA

7

| São João da Barra | sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

I S

Colunão

Artigo

Entretenimento

I

Opinião

| São João da Barra | sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

3/sal. 4/ilha — near. 6/ararat. 9/capadócia.

2


6

Coluna

| São João da Barra | sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

“Quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém.” Vinícius de Moraes

Política

| São João da Barra | sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

3

CARLA DESAFIA LEI E ABUSA DA PROPAGANDA Ex-prefeita de SJB e pré-candidata à deputada expõe dois outdoors no trevo de Grussaí FOTOS: DIVULGAÇÃO

Da Redação

LÉO SANTANA NO GRUSSAÍ PRAIA CLUBE

FOTOS: DIVULGAÇÃO

FATOS & RELATOS

• Amanhã no palco oficial é dia de pagode do bom com Arlindo Cruz na Praia do Açu às 22 horas. Já na praia de Grussaí quem comandará será a banda N X Zero às 19h. e no domingo Biquini Cavadão fará a festa no Balneário de Atafona. • Para quem já caiu na folia com o Bloco Abalou em SJB sabe que o babado é forte e alegria é certa. Se liga, logo os abadás desse Bloco na área.

Está chegando a horaaaa!! Dia 25 de janeiro no Grussaí Praia Clube rolará o último show do Léo Santana na Banda Parangolé e ainda por lá, Grupo Sem Marra, As Pimentinhas e o Mc John Lu, porém, é bom ser ágil, porque o abadá é limitado e já se encontra à venda aqui: Banca do Coliseu, todas as Lojas Dieguez, Grussaí Praia Clube e carros do evento. Babadeira será esse show heinnn!!

QUER COMER BEMMM???

Comer bem tem nome e se chama Big Bar Restaurante Self Service, onde você encontra o melhor da comida caseira em um ambiente super familiar e também os melhores salgados, as melhores iscas, frutos do mar e aquela cerveja gelada, isso sem falar que no Big Bar Restaurante tem quentinhas com tela entrega de segunda á sexta é só ligar e fazer o seu pedido ir até você pelo cel: 999215246. Big Bar Restaurante fica logo na descida da ponte do outro lado da Lagoa na direção: Daniel e Polyanna.

KARINY MIRANDA Gata do Momento em nosso espaço

BELLA SILVA em férias na Disneyland. Garota finaaa!!

RODRIGUINHO NA BOATE HAVANA BEACH GRUSSAÍ

A “Boite Havana Beach” amanhã dia 18 vai ferver com o pagodeiro “Rodriguinho” que com certeza fará um excelente show. “Vale lembrar que esse será um dos últimos shows do pagodeiro em carreiro solo, pois o cantor resolveu voltar para o seu lugar de origem, voltando assim para o “Grupo Os Travessos” e ainda de quebra, vamos curtir os melhores hits com ele Dj Lucas Gaia. Corra pra se garantir nessa vibe.

DJ BRUNNO DOCINHO DE VOLTA

Depois de alguns anos o DJ Brunno Docinho resolveu a atender pedidos e volta a agitar as pistas de dança e para recomeçar, o “BELO” mostrará seu novo projeto já no carnaval sanjoanense, onde estará fazendo geral sair do chão no bloco do Botafogo que ira rolar no dia 02 domingo de carnaval em SJB e no dia 03 em Grussai. O espaço deseja sorte e sucesso, porque ser o “Dj” isso ele já é.

De modo apelativo, porém disfarçado, a ex-prefeita de São João da Barra (SJB), Carla Machado (PT) parece não temer as ações da Justiça. Desafiando explicitamente o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Carla - que hoje não possui nenhum cargo político -, usa de diversos artifícios com o objetivo de não cair no esquecimento da população, principalmente, por se tratar de um ano eleitoral. Desde postagens amigáveis através das redes sociais com divulgação de idéias, com caráter informativo e persuasivo até a instalação, de forma engenhosa, de outdoors nas vias públicas de acesso ao município de São João da Barra, a ex-prefeita ignora o teor da Lei nº 12.034, que versa sobre a propaganda eleitoral antecipada e suas penalidades para quem infringir seus artigos. Pré-candidata declarada a uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) pelo Partido dos Trabalhadores, Carla Machado agora investe em propaganda visual e, mesmo ferindo a Lei, comprou dois espaços de mídia no trevo entre SJB e Grussaí onde, de forma amigável e ainda parecendo ser a autoridade máxima do município, saúda os veranistas e visitantes desejando que “curtam bem as férias”, além de “um 2014 de muita alegria”. Na outra peça publicitária - também com fundo vermelho, da cor do partido político no qual hoje está filiada -, Carla reproduz a imagem de uma estrela em alusão ao PT, com desejo de “muitas vitórias” neste ano.

OUTDOORS. Ex-prefeita e pré-candidata Carla Machado parece ignorar a lei da propaganda eleitoral extemporânea e abusa da auto-promoção

PROMOÇÃO PESSOAL COM CARÁTER POLÍTICO A lei esclarece ao citar que há conotação eleitoral em peças publicitárias como outdoors, por exemplo, que visam à promoção pessoal, neste caso, com nítido caráter político promocional, violando o disposto na Resolução n.º 23.089/2009, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 1º de julho de 2009, caracterizando propaganda

política antecipada, com aplicação da multa prevista no art. 36, § 3º, da Lei n.º 9.504/97. “A propaganda eleitoral que Carla Machado hoje faz uso, consiste em uma ação de natureza claramente política e publicitária, com apelos explícitos ou de modo disfarçado e que se destina a influir sobre os eleitores, de modo a

VEREADOR Franquis Arêas destaca natureza política da ex-prefeita Carla ao infringir a lei

obter a sua aceitação como possível candidata e, por conseguinte, a conquistar o seu voto. A meu ver, trata-se de propaganda eleitoral antecipada e a Justiça deve se manifestar visando evitar que a ex-prefeita se beneficie dessa espécie de publicidade. Carla é professora, não tem cargo político, o que não justifica esta espécie de propaganda”, disse o vereador sanjoanense, Franquis Arêas (PR). Nem mesmo o atual prefeito de SJB e ex-aliado de Carla Machado, José Amaro Martins, o Neco, usou de peças publicitárias para receber os visitantes do município. O mesmo poderia ter sido feito por um dos vereadores ou a própria Câmara Municipal. A veiculação de peças publicitárias com imagem de políticos que pretendem disputar uma eleição é permitida após o dia 5 de julho do ano em que o pleito eleitoral será realizado, ou seja, a partir do dia 6 de julho (art. 36, caput, da Lei n.º 9.504/97).


Geral 4 SHOW GOSPEL COM O GRUPO PAULISTA ‘AO CUBO’ | São João da Barra | sexta-feira, 17 de janeiro de 2013

Grupo de rap se apresenta a partir das 22h de hoje, na praia de Grussaí

O grupo de rap de São Paulo, Ao Cubo faz show hoje (17), às 22h, em Grussaí. Livre de qualquer preconceito e convicto da mensagem que iria levar, desde 2003, o grupo composto por Cléber, DJ Fjay, Dona Kelly e Vulgo Feijão, transmite por meio da música um conceito, um estilo de vida. Os evangélicos da região poderão conferir o mais novo trabalho intitulado Década. CD e DVD comemorativo pelos 10 anos de existência que traz sete músicas inéditas e grandes clássicos que fazem sucessos por todo o Brasil. Gravado ao vivo no Memorial da América Latina em São Paulo com um público de 20 mil pessoas, Década, tem participação de Thalles, Irmão Lázaro e Dexter. “Estamos muito otimistas e preparados para viver um novo ciclo em nossa carreira. Só nós sabemos como foi difícil chegar até aqui, e o valor que esse CD e DVD têm, são inestimáveis. Queremos fazer jus a todas essas bênçãos de Deus com o nosso melhor.

DIVULGAÇÃO

AO CUBO. Grupo evangélico paulista conhecido por transmitir por meio da música um conceito, um estilo de vida Podem esperar um novo tempo do Ao Cubo”, declararam os rappers.

Antes do grupo Ao Cubo, o público acompanhará o show da

cantora Camila Mello que sobe ao palco às 20h.

Termina hoje inscrições no Programa Universidade para Todos DIVULGAÇÃO

ATÉ MEIO DIA de ontem, MEC já havia registrado mais de 965 mil inscrições

Termina hoje (17), às 23h59, o prazo para inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. Até o meiodia de ontem (16), o Ministério da Educação (MEC) já havia registrado 965.285 candidatos inscritos. Na primeira edição deste ano, o programa oferece 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais. Pode participar da seleção o estudante que fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e obteve, no mínimo, 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado zero na redação e precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada. As bolsas integrais do ProUni são para os estudantes com renda bruta

familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. As parciais destinam-se a candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade. A primeira chamada dos candidatos pré-selecionados será divulgada na próxima segunda-feira (20) e a segunda, no dia 3 de fevereiro. O candidato que não for pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas pode entrar na lista de espera, mas, neste ano, houve mudança nos procedimentos para fazer parte dessa relação. Agora, o estudante terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, comparecer à instituição de ensino na qual pretende estudar, com os documentos necessários.

5 PRAIAS DE SJB AGORA PRÓPRIAS PARA BANHO

Geral

| São João da Barra | sexta-feira, 17 de janeiro de 2013

Novo estudo de balneabilidade pelo Inea constatou boa qualidade da água Todas as praias de São João da Barra, além do Farol de São Thomé, em Campos, estão próprias para banho. Este foi o resultado do novo estudo de balneabilidade realizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na última segunda-feira (13) e divulgado ontem (16) no site do órgão. No monitoramento anterior, feito em 13 de dezembro, a praia campista já estava indicada para banho. Entretanto, pontos específicos das praias de Grussaí e Atafona, em São João, estavam contaminadas com índices de coliformes fecais além do permitido. Durante o verão a análise será feita quinzenalmente. A próxima será em 27 de janeiro. De acordo com o superintendente regional do Inea, René Justen, as condições dos rios influenciam diretamente na qualidade da água dos mares. “Se o rio Paraíba do Sul se mantiver nestas mesmas condições ou mesmo que a vazão aumente um pouco, a tendência é que as praias de São João da Barra continuem próprias para banho. O que poderia influenciar negativamente seriam fortes chuvas em Minas Gerais ou na Região Serrana Fluminense”, explicou.

Em São Francisco de Itabapoana, apenas a praia do Sossego permaneceu classificada como imprópria. O material foi coletado na área que fica em frente à rua principal. Portanto, este trecho da praia deve ser evitado. Diferente do anterior, neste novo monitoramento, a praia de Guaxindiba é apresentada como própria para banho. Já em Macaé, das 10 praias avaliadas, seis estão impróprias para banho, algumas em mais de um ponto, como é o caso da Barra. Lá os banhistas devem evitar as áreas próximas à Avenida Luiz Lírio n° 253 e também à Travessa Bento Barcelos. Estão impróprias ainda: Imbetiba, Forte, Aeroporto, Barreto e Lagomar. Foram liberadas para banho apenas as praias de Cavalheiros, Campista, Pecado e Lagoa de Imboassica. Região dos Lagos — Devem ser evitadas as praias da Tartaruga, do Centro e do Cemitério em Rio das Ostras; Tucuns e João Fernandes em Búzios; Siqueira, Passagem e Palmeiras em Cabo Frio. Todas as praias de Arraial do Cabo estão adequadas para banho.

SECOM - PMSJB

TRECHOS de praias sanjoanenses estavam com elevado nível de coliformes fecais

Inmetro publica regulamentação para uso de cadeirinhas nos carros AGÊNCIA BRASIL

REGULAMENTAÇÃO do Inmetro versa sobre o uso de cadeirinhas fixadas no banco de trás dos carros

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou no Diário Oficial da União de ontem (16), regulamentação para o uso do sistema Isofix - para a fixação de cadeirinhas e bebê conforto nos carros -, para o transporte de crianças no banco traseiro. Consta na publicação os requisitos mínimos de segurança para o uso do dispositivo. A norma vai servir de parâmetro para a fabricação de novas cadeirinhas e deverá entrar em vigor até 2015. Segundo o diretor de Avaliação de Conformidade do Inmetro, Alfredo Lobo, a regulamentação para o uso do Isofix preenche uma lacuna no programa de certificação das cadeirinhas que, hoje, são presas no banco traseiro dos carros por meio do cinto de segurança. O sistema Isofix, no entanto, que consiste em travas nas cadeirinhas acopla-

das a ganchos, é considerado mais seguro. “A vantagem é que, com o Isofix, é muito mais fácil e segura a fixação do que por meio do cinto de segurança. Essa é a grande diferença que levou a Europa e os Estados Unidos e, agora, o Brasil a adotar esse mecanismo”, explicou o diretor. Alfredo Lobo disse que, muitas vezes, no caso de cadeirinhas presas com o cinto, os pais prendem de forma errada, com risco para as crianças. A partir da publicação do Inmetro, a expectativa é que empresas redesenhem modelos de cadeirinhas com o gancho e que aumente o número de veículos com o Isofix. A barra de ferro com os ganchos no banco traseiro deve vir de fábrica e só está disponível em 5% dos veículos.“Certamente uma exigência legal será necessária, porque muda a concepção dos veículos”, disse o diretor.


O Diário SJB 17/01/2014