Jornal0810

Page 2

2

Opinião

| Campos dos Goytacazes | terça-feira, 8 de outubro de 2013

Painel Diário

Glauco Torres Grayn

paineldiário@gmail.com

Banqueiros x bancários = clientes

É preocupante o tempo que já dura a greve dos bancários em todo o país, e principalmente a falta de previsão para o término do movimento. Banqueiros não sinalizam negociação e os bancários, em seu direito de se mobilizar (uma das categorias mais organizadas e unida para este tipo de movimento) não voltam atrás. Em entrevista recente, o presidente do sindicato dos Bancários, em Campos e região, Hugo Diniz disse que deverá ser uma das paralisações mais longas. No meio deste conflito, fica a população que neste início de mês já sente os efeitos, como filas quilométricas nos caixas eletrônicos, falta de dinheiro nos terminas que estão funionando em quantidade reduzida. Seriam os banqueiros querendo colocar a população contra os bancários? Nesta matemática quem sai perdendo é a população, e insatisfeita.

Artigos Mapeamento das Receitas Próprias e Investimento no Rio Alcimar Chagas

Economista e professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf)

Uma avaliação sobre a execução da receita orçamentária própria e do investimento no Rio de Janeiro, através dos principais municípios com informações na base da Secretaria do Tesouro Nacional, nos mostra uma certa fragilidade de alocação efetiva do orçamento em investimento. O gráfico a seguir apresenta as taxas representativas da relação receitas próprias/receitas correntes e investimento/receitas correntes nos municípios selecionados.

Gráfico: taxas de receitas próprias e investimento Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional

Observa-se que os municípios com as mais altas taxas de receitas próprias (Volta Redonda, Angra dos

Reis, Niterói, Rio de janeiro, Macaé e Nova Friburgo), apresentam uma base empresarial importante, evidente que com padrões diferenciados entre eles. Porém, contraditoriamente, esses municípios não apresentam respostas na execução do investimento. Eles têm taxas de investimento liquidado no período bastante baixas, com destaque negativo para Niterói. O melhor equilíbrio entre receita própria e investimento pode ser observada em Campos dos Goytacazes. O município apresenta uma taxa de investimento liquidado de 13,58% no período, a maior taxa entre os municípios, apesar da taxa de receitas próprias ter alcançado 8,44%, percentual bem inferior aos municípios com uma base empresarial mais sólida. Fica evidente neste quadro, a importância de uma base industrial no interior do sistema econômico local dos municípios, além de maior capacidade da gestão pública, no que diz respeito a alocação do orçamento em investimento. No caso de Campos dos Goytacazes, verifica-se uma trajetória ascendente das receitas próprias, porém ainda é baixa a participação das receitas próprias nas receitas correntes. Por outro lado, a gestão do investimento vem mantendo um padrão de excelência. É aconselhável a formulação de estratégias mais agressivas para impor maior velocidade ao crescimento das receitas próprias, além da manutenção do atual padrão de eficiência na gestão do investimento.

Dia do professor e da professora Auxiliadora Freitas

Professora universitária e vereadora em Campos dos Goytacazes/RJ

"Sua tarefa é cuidar Que o aluno aprenda. Sua glória é o aluno Que sabe pensar" (Pedro Demo Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data ... 15 de outubro... Dia do professor e da professora é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, classe política, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores fica o convite para que não descuidem da sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tão pouco, a sociedade muda. (Paulo Freire). Precisa-se de professores que tenham os pés na terra e a cabeça nas nuvens. Precisa-se de professores capazes de sonhar, sem medo de seus sonhos. Professores tão idealistas que sejam capazes de transformar seus sonhos em uma visão de futuro. Tão ousados que se atrevam em persegui-la. E tão práticos que sejam capazes de torná-la realidade. E tão dignos que saibam dizer “sim” e “não” quando for necessário. Precisa-se de professores que saibam administrar seu fazer pedagógico no campo do ensino, pesquisa e extensão e liderar pessoas. Professores que mantenham sempre a espe-

rança e façam da esperança sua certeza. Precisa-se urgentemente de líderes, prontos e decididos a formar novos líderes. O verdadeiro mestre, mais do que incultar respostas e impor a repetição de normas, conceitos e fórmulas, orienta os alunos para a criação e a descoberta, incita sua fantasia, promove seu talento, guia-os para galoparem sem amarras pelos caminhos de sua liberdade. Precisa-se cativar, (en)cantar, cuidar dos professores olhando-os francamente nos olhos e dizer: - Você é fundamental ... Mas será prioridade de verdade... Você terá o verdadeiro valor de que é merecedor. Este é o grande e fundamental desafio de todos que tenham educação como prioridade. Neste dia do professor e da professora quero deixar registrado todo meu carinho e admiração por você professor, professora, eternos acendedores de lampiões, e que todos nós juntos possamos construir dignamente uma educação voltada para a valorização de alunos e professores que têm em cada um de nós a esperança de esperançar a educação. A nossa luta é justa. Lutamos pelo futuro. A partir de nós surgem as demais profissões. Que este país efetivamente adote politicas públicas que possam transformar a educação em prioridade. A nossa desvalorização é uma questão macro que está vinculada a política econômica de governo, que tem priorizado o capital e não a produção. A vocês toda minha admiração e todo meu compromisso e atitudes de luta pela sua dignidade. A você EDUCADOR um grande dia do professor. Um grande dia para mim também que sou professora e experimento esta profissão no chão da sala de aula. Os educadores, em sua grande maioria são "supimpas" e merecem respeito e reverência pela sua missão. Que o Mestre dos Mestre Jesus Cristo nos abençoe a todos.

PH Gomes Editora Ltda. Fundado em 8 de março de 2001 CNPJ 04.853.257/0002-28 • Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro

• Campos dos Goytacazes – RJ • Tel: (22) 3054-4200 • Depto. Comercial/ Assinaturas (22) 3054-4200

justa homenagem (1)

justa homenagem (2)

Homem público de reputação ilibada, Renato Barbosa dá nome a mais uma Ordem do Mérito em Campos. O título homenageará profissionais que se destacarem, por trabalho público, nas áreas de petróleo, gás e tecnologia. Ele era petroleiro e foi eleito vereador em 2008.

Renato Barbosa faleceu em setembro de 2009, após o carro que dirigia se envolver num acidente na BR-101, em Carapebus, com uma carreta. A Ordem do Mérito será entregue em sessão solene dia 6 de agosto, dia do padroeiro de Campos. Segundo o Decreto, somente serão homenageadas, por ano, quatro pessoas. ISAÍAS FERNANDES/ARQUIVO

vítimas do trânsito

O dia 21 de abril, além de Dia de Tiradentes, em Campos foi reservado para lembrar das vítimas de trânsito. A Lei 8.376/2013 publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Município instituiu o "Dia Municipal em Memória às Vítimas de Trânsito. A Lei prevê ainda que, nesta data, entidades civis e entes públicos realizem atividades com a finalidade de orientar e informar sobre a importância de todo cidadão estar atento às medidas de segurança no trânsito e sua colaboração para reduzir os riscos nas ruas e estradas brasileiras.

conSulta ao 5º lote do leão Está previsto para ser liberado até esta terça-feira (11), a consulta ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2013. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. Todos os anos são liberados sete lotes regulares. O último está previsto para 16 de dezembro.

o primeiro final de semana do Festival de Petiscos do Farol superou as expectativas. Durante toda a semana tem programação e o evento termina no domingo com grandes nomes.

a situação do único Hospital de Bom Jesus do Itabapoana. Profissionais paralisaram as atividades em protesto à falta de pagamento. Estão há meses sem receber seus vencimentos.

desde o último sábado já estão valendo as regras para as eleições do ano que vem, um ano antes do primeiro turno do próximo pleito. As normas estão previstas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e devem ser seguidas por candidatos, partidos e eleitores, sob pena de multa ou cassação do mandato. para a administração pública as regras começam a valer no dia 1º de janeiro de 2014. O governo fica proibido de distribuir bens, valores e benefícios, exceto em casos de calamidade pública e de programas sociais previstos em lei. A partir do dia 4 de abril, será proibido aumentar salários de servidores públicos, bem como repor perdas causadas pela inflação. Em maio, começam a valer os prazos para os eleitores.

Representantes no Rio e São Paulo • J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

Diretor de Jornalismo • Hélio Cordeiro WWW.odiariodecampos.com.br Fale conosco: odiario@gmail.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.