Jornal07032014

Page 2

2

Opinião

| Campos dos Goytacazes | sexta-feira, 7 de março de 2014

Glauco Torres Grayn

Painel Diário

paineldiário@gmail.com

Paulo Feijó: destaque em 2013 O deputado federal Paulo Feijó (PR-RJ) foi reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, como campeão de presença em plenário, tendo participado de 100% das sessões da Câmara dos Deputados em 2013, segundo levantamento da Revista Congresso em Foco. Somente 7 deputados tiveram 100% de presença nos dois anos consecutivos, em 2012 e 2013, e Feijó é um deles. Entre 513 parlamentares, Feijó foi um dos 15 que participaram de todas as sessões deliberativas no ano passado. Segundo o estudo da revista Congresso em Foco, especializada na cobertura da Câmara e do Senado Federal, o deputado Feijó figura ainda como o único do Rio de Janeiro a ter 100% de aproveitamento em plenário no ano passado. Em 2012, apenas 17 parlamentares, incluindo Feijó, tiveram 100% de presença, sendo que somente 7 destes repetiram o feito em 2013.

Artigos

Mulher, sinal do cuidado e da ternura divinas Dom Roberto Francisco Ferrería Paz Bispo Diocesano de Campos

Comemorando o dia internacional da mulher, somos convidados a exaltar seu contributo, dignidade, vocação e unirmo-nos as suas lutas e caminhada pelo pleno reconhecimento dos seus direitos. Esta data lembra a tragédia e por certo violência assassina, do incêndio de uma fabrica onde trabalhavam mulheres que reivindicavam a equiparação salarial e a redução da jornada laboral. Isto mostra a resistência e as dificuldades que as nossas irmãs encontraram e encontram hoje na longa marcha pela igualdade fundamental e pela sua plena participação em todos os âmbitos. Toda esta saga foi considerada pelo Bem Aventurado João XXIII, como um verdadeiro sinal dos tempos, expressão do Reino de Deus. Fica claro para nós cristãos, que o Deus Pai Clemente e misericordioso a criou na igualdade e complementaridade com o homem, para ser a sua companheira e parceira. Jesus que veio restaurar o Plano de Deus em sua beleza e integridade as tornou discípulas, servidoras do seu Reino, e uma mulher Madalena,

foi a primeira testemunha da Ressurreição. Na Igreja apostólica desempenharam ministérios e ajudaram na evangelização sendo o começo da vida consagrada nas viúvas e virgens. Como vemos o cristianismo na sua mensagem original apresenta uma antropologia humana que considera a mulher junto ao homem, como pessoas criadas e libertas para a comunhão, reciprocidade e diálogo, sendo uma dádiva um para o outro. Esta visão permite superar exageros derivados de uma ideologia de gênero destemperada, que confunde a igualdade e a dignidade femininas com a masculinização da mulher, perdendo as imensas possibilidades que a alma feminina tem para dar e contribuir tanto na sociedade como na Igreja. Ela é chamada a reequilibrar a nossa civilização tão cruel e violenta, gerando o paradigma da cooperação, da dádiva, da parceria generosa e responsável pela vida e a criação. Como artífice da paz e do cuidado, trabalhará com a ternura e a capacidade de congregar na unidade, as mudanças qualitativas no nosso pais e planeta levando-nos a sociedade do bem viver e do bem conviver. Que Maria a Mãe de Jesus, mulher forte, sabia e profeta, possa ajudar as suas filhas e irmãs, a realizarem plenamente sua vocação e missão de transparecem como Ela o cuidado e a ternura de Deus. Deus seja louvado!

Dia Nacional da Música Clássica Alberto Rosa Fioravanti Doutor em Planejamento Econômico e Social e membro da Academia Campista de Letras (ACL)

O dia 5 de março, data do nascimento de Heitor Villa-Lobos, símbolo da cultura nacional, a partir de 2009 foi declarado como o "Dia Nacional da Música Clássica". Villa-Lobos se destacou por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira na música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil. Também conhecida como música erudita, a música clássica engloba uma série de estilos musicais, desde técnica composicional a entretenimentos. O termo música clássica se refere à música acadêmica e surgiu no início do século XIX, com a finalidade de "canonizar" o período que vai de Bach até Beethoven como uma era de ouro. É o estudo da forma e estilo, analisando as tradições preestabelecidas no decorrer da história da música. É também baseada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental. Lamentavelmente o gosto pela música clássica no Brasil ainda está precário, mas graças à existência do Centro de Cultura Musical de Campos (CCMC) e da ONG Orquestrando a Vida, a cidade de Campos dos Goytacazes poderia ser considerada como uma cidade que reverencia o Dia Nacional da Musica Clássica. Criada há 15 anos em Campos dos Goytacazes, a ONG é reconhecida internacionalmente por seu grande desenvolvimento educativo. É um modulo pioneiro do projeto Ação Social pela Música no Brasil e inclusive é conveniada com o Sistema de Orquestras e Corais

Representantes no Rio e São Paulo • J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

estrangeirismo (2)

A Alerj aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei 1.773/12, que determina a tradução de expressões ou palavras estrangeiras para a língua portuguesa em documentos de publicidade, materiais informativos, propagandas, manuais de instrução ou dados técnicos de produtos comercializados. A justificativa é de que o estrangeirismo prejudica o patrimônio.

Além de priorizar o português, o texto diz que a tradução deve ser do mesmo tamanho que a palavra exposta em outro idioma nos documentos citados pelo projeto. Por sua vez, os produtos que contenham manual em língua estrangeira devem ser comercializados com manual de igual conteúdo, traduzido para o português. A matéria será votada em 2ª discussão. rogério azevedo/secom-pmcg

atendimento na penha Até hoje (7), as unidades móveis de oftalmologia, audiometria e odontologia estarão estacionadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Penha. O atendimento será feito das 8h às 17h. Crianças e adultos são contemplados com os serviços, em ações extramuros, nas escolas e nos bairros, incluindo oferta de óculos, exames de audiometria, acuidade visual, exodontia, aplicação de flúor, profilaxia, raspagem e serviços emergenciais, entre outros. A unidade está situada na Rua Rossine Quintanilha s/nº.

bb quer ampliar oferta

Infantis e Juvenis da Venezuela. A formação de um músico é longa, e são necessários vários estímulos, e hoje a ONG conta com mais de 1.180 jovens e instrumentistas e cantores, e também com a participação de diversos maestros em formação. Dentro das atividades artísticas e sociais da ONG está também a formação de corais nas escolas e a inserção dos mesmos. Com uma magnífica plataforma de educação musical a ONG Orquestrando a Vida utiliza o dispositivo musical para introduzir, desenvolver e aprimorar conceitos e atitudes positivas em seus alunos, objetivando a formação de um bom ser humano, sem qualquer discriminação e preconceitos. A cidade de Campos dos Goytacazes, que já foi considerada como cidade da música erudita, pelos Festivais de Música de Inverno de Campos (FEMUSICA) e reunia as maiores referências nacionais e internacionais da música clássica e popular. Penso que as nossas autoridades municipais e estaduais deveriam incentivar mais as ações culturais do Centro de Cultura Musical de Campos (CCMC). Quando eu era pequeno a música me fascinou e tocou o mais íntimo de meus pensamentos. Lembro que com 6 anos de idade, ao escutar alguém tocando no piano, fazia meus pais ficarem parados para que eu escutasse, até que a música terminava. Infelizmente, nessa época não existia um CCMC ou uma ONG Orquestrando a Vida, pois se existissem, certamente eu também eu teria aprendido tocar piano, pois onde há crianças há brincadeiras e a música clássica também fortalece o desenvolvimento acadêmico. Estudar música não é só divertido, mas traz benefícios importantes para todas as idades e auxilia no desenvolvimento intelectual, físico e emocional das pessoas e a manter em forma várias habilidades mentais.

PH Gomes Editora Ltda. Fundado em 8 de março de 2001 CNPJ 04.853.257/0002-28 • Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro • Campos dos Goytacazes – RJ • Tel: (22) 3054-4200

estrangeirismo (1)

O Banco do Brasil ampliará os produtos oferecidos nas agências do Banco Postal. Em comunicado ao mercado, o BB e Correios informaram que fizeram um Acordo de Condições Gerais de Associação e o submeteram para aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A expectativa do banco é que o acordo seja aprovado ainda este mês e, a partir de abril, os novos produtos já possam ser oferecidos.

organização A programção de carnaval do Verão da Família, na praia de Farol de São Tomé, atraiu até turistas estrangeiros. Pousadas e hoteis registraram 100% de ocupação dos leitos.

desorganização A falta de informação quanto à distribuição das doses da vacina contra HPV, fornecida pelo Ministério da Saúde, pode prejudicar o início da campanha previsto para o dia 10.

inss (1) - O Ministério da Previdência Social nega atraso no pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciados no dia 24 de fevereiro. inss (2) - Os depósitos começaram a ser liberados para quem recebe até um salário mínimo e tem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito, na semana passada. Segundo o INSS, os segurados sabiam previamente do calendário de pagamentos.

Diretor: • Fábio Paes Diretor de Jornalismo: • Hélio Cordeiro Editora: • Carla Flávia Rangel Barreto

WWW.odiariodecampos.com.br Fale conosco: odiario@gmail.com • Depto. Comercial Assinaturas (22) 3054-4200


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.