Jornal06072015

Page 1

Campos dos Goytacazes | segunda-feira, 6 de julho de 2015 | Ano 15 | Número 5.329 | www.odiariodecampos.com.br | R$1,5 0

EBC/ARQUIVO

PRESIDENTE DO SENADO TORNA-SE O MAIOR OPOSITOR DE DILMA NO CONGRESSO • Painel Diário P•2

PUDIM ABANDONA GAROTINHO POR PEZÃO

Deputado diz que vai coordenar o PMDB local para derrotar grupo do ex-governador • política P•3 ISAÍAS FERNANDES

Acidentes deixam saldo de 1 morto e quatro feridos

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE A LDO 2016 NESTA SEGUNDA NA CÂMARA DE CAMPOS

Três acidentes entre a tarde e a noite de sábado e a madrugada de ontem, em Campos e São Fidélis, no Norte Fluminense, deixaram um morto e quatro feridos. O mais grave aconteceu na RJ-234, que liga o distrito de Pureza, em São Fidélis, aos municípios de Italva e Cardoso Moreira. José Cláudio da Silva, 41 anos, que pilotava uma moto, morreu no local. O

• política P•3

DENÚNCIAS NO PORTO DO AÇU PROMETEM ABALAR AS REGIÕES NORTE/NOROESTE FLU • Roberto Barbosa P•4

• polícia P•7

AUTORIDADES DE CAMPOS CRITICAM PEC DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

PM detém menino de 14 anos suspeito de atirar em outro menor em Guarus • polícia P•7

CARRETA carregada de pneus tombou na Rodovia BR-101 (Campos/Rio), deixando ferido o motorista em Caxeta

• geral P•5

Fla perde no final e Flu empata GILVAN DE SOUZA / FLAMENGO

SECOM-PMCG

A arte de moldar talentos

DECEPÇÃO RUBRO-NEGRA Flamengo, de Emerson, joga mal e perde de virada para o Figueirense no Rio

Aulas do Curso Livre de Tea tro da Superintendência da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima vêm reunindo mais de 50 alunos no Teatro de Bolso. São pessoas de vários perfis com um sonho em comum: aprender a atuar. E agosto, os alunos vão participar de um Festival de Cultura Urbana.

• Capa

Festfic: Domingo de Música antiga na sede da ACL • P•2

Editoriais Insegurança no interior

Governo do Estado do Rio de Janeiro prioriza a capital na Segurança Pública e demonstra descaso, abandonando o interior.

Saúde

Matéria sobre investimentos na Saúde em Campos mostra o volume de recursos alocados desde a atenção básica à emergência.

Preocupação

Quadro político brasileiro causa preocupação devido às circunstâncias que levaram à queda da popularidade da presidente Dilma Rousseff.

Página•2

Nenhum clube do Rio de Janeiro conseguiu vencer na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2015. O Fluminense segurou o São Paulo no Morumbi e ficou no empate sem gols, permanecendo no G-4 da competição. O Flamengo decepcionou a torcida mais uma vez ao ser derrotado pelo Figueirense no Maracanã por 2 a 1, de virada e sofrendo o segundo gol no último lance da partida. A derrota voltou a ligar o sinal de alerta no Rubro-negro. Para completar, na noite de sábado, o Vasco perdeu para a Chapecoense por 1 a 0, fora de casa, e não conseguiu deixar a zona de rebaixamento.

• esportes P•8

Novos radares fixos começam a multar a partir de hoje na BR-101 Desde a 0h desta segunda-feira (6), 14 novos radares fixos instalados ao longo da BR-101 entraram em operação de multas. Os equipamentos funcionavam de forma educativa desde o primeiro semestre de 2014. A expectativa da Concessionária Autopista Fluminense, que administra a rodovia na região, é que a partir do início das cobranças, haja redução do número de acidentes e mortes na BR-101. • geral P•4

ISAÍAS FERNANDES

EM Campos, apenas um radar: no km 58 da BR-101, em Guarus


2

Opinião

| Campos dos Goytacazes | segunda-feira, 6 de julho de 2015

Editoriais

Painel Diário

Desgaste preocupante É bastante preocupante o quadro político brasileiro, com a queda vertiginosa da popularidade da presidente Dilma Rousseff e as circunstâncias que cercam este seu segundo mandato. A entrevista do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, ao jornal Correio Braziliense deste domingo, reforça o sentimento de apreensão dos brasileiros honestos que desejam o melhor para o país. Para o ministro, a chefe do Executivo foi abandonada por todos, inclusive pelo próprio partido, em meio à crise e as denúncias da Operação Lava-Jato. “Não gostaria de estar no lugar da presidente. Ela está muito isolada, e isso não é bom institucionalmente”. Embora a considere honesta, Marco Aurélio duvida que negociatas e desvios de recursos da Petrobras tenham ocorrido sem um conhecimento mínimo da presidente Dilma, que comandou o conselho de administração da empresa hoje envolvida no escândalo. Dentro de sua proverbial eloquência, Marco Aurélio fez uma leitura correta das recentes declarações do ex-presidente Lula sobre Dilma. “O criador está arrependido da criatura”. São óbvias as conclusões do ministro. O desgaste de Dilma, comparável apenas ao do final do governo José

O caminho sem volta Sarney, reflete prioritariamente a degradação da economia e as consequências de escândalos como o da Petrobras na política. Como, em ambos os casos, a tendência é de a situação se agravar ainda mais, o resultado só pode ser visto como preocupante. Diante da situação criada, também não contribuem para saídas nem atitudes açodadas como a de líderes da oposição cobrando a renúncia da presidente, nem o esforço de interlocutores do governo de minimizar os resultados, prevendo reversão breve. Torcer por melhores resultados na economia, a partir dos contratos, termos e acordos firmados com a China e os Estados Unidos, é dever de todos os brasileiros patriotas e de boa fé. O problema, no entanto, reside na concepção do modelo de gestão da política macroeconômica, capitaneado pelo ministro Joaquim Levy, baseado em altíssimas taxas de juros, sob o pretexto de controle da inflação, mas que acaba por desestimular o capital produtivo, aprofundar o processo de agravamento da dívida pública, além de contemplar cada vez mais setores sempre privilegiados, como os bancos e as grandes corporações. O caso da Grécia é um exemplo que deveria nos trazer boas lições.

Avanços na Saúde A matéria na edição deste domingo do jornal ODIÁRIO, que trata dos investimentos na Saúde em Campos, prima pela obrigação de informar à sociedade não apenas como tem sido direcionados os gastos públicos nesta área, assim como serve para aquilatar os avanços conquistados nos últimos anos, com o volume de recursos alocados desde a atenção básica ao atendimento ambulatorial, passando pela emergência e outros serviços. O eixo central da matéria trata, entre outros aspectos, dos esforços nas internações hospitalares, bem como a realização de procedimentos diversos realizados, entre eles cirurgias no aparelho circulatório, torácicas, oncológicas, obstetrícias, de cabeça e pescoço, além do aparelho digestivo, bem como outros tipos de tratamentos e de outras especialidades, conforme acentuou o secretário de Saúde e vice-prefeito Dr. Chicão. Outro ponto a ser destacado foi o aumento de quase 80% do número de leitos de UTI em Campos, que em 2008 eram 81, mas que saltou para 143, em 2015. Os depoimentos de pacientes que teceram referências elogiosas ao atendimento nos hospitais públicos e conveniados, bem como à dedicação dos profissionais, reflete bem a medida da resposta desses investimentos. Trata-se de um conjunto de ações que reforça os com-

paineldiário@gmail.com

promissos de campanha assumidos pela prefeita Rosinha Garotinho, bem como consolidar a posição de Campos como polo no contexto da estrutura de atendimento à saúde. Seguramente que o grau de satisfação da grande maioria da população bem atendida quando bate às portas de nossas unidades de saúde é bem maior do que os casos pontuais que envolvem reclamações eventuais por deficiência no atendimento, algo que ocorre em qualquer gestão, visto que as demandas serão sempre maiores do que a capacidade de enfrentamento. Tradicionalmente, o subfinanciamento da Saúde sempre foi um desafio que, lamentavelmente, ainda não foi superado no Brasil. Um quadro dantesco que a televisão mostra rotineiramente em rede nacional e que expõe os mais horrendos cenários nos hospitais em diversos pontos deste país, até mesmo em centros mais avançados. Campos também registra problemas, é verdade, mas em situação que não chega nem de perto a se assemelhar ao que ocorre em outras médias e grandes cidades brasileiras. E os fatos demonstram que esforços têm sido envidados para que gargalos sejam superados e a qualidade do atendimento melhore ainda cada vez mais.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), é hoje o maior opositor à presidente Dilma Rousseff do Congresso. A amigos, ele tem confidenciado estar revoltado com o governo, sentindo-se traído pelo Palácio do Planalto na Operação Lava Jato, e agora se vê à vontade para contrariar Dilma em tudo: do ajuste fiscal ao impeachment da presidente. É um caminho sem volta, teria reforçado Renan. Ele teve seu nome incluído entre os políticos que responderão a inquéritos criminais por envolvimento com o desvio de recursos na Petrobras. A verdade é que o Planalto adorou mesmo ver o noticiário sobre a crise da Petrobras mudar de cenário e endereço, migrando para o outro lado da Praça dos Três Poderes.

TV ABERTA

TRÁFICO

A TV Câmara Campos, que hoje funciona em canal fechado, obteve aprovação do Ministério das Comunicações no projeto de instalação de seu sinal em canal aberto. A emissora já providencia os equipamentos e, numa segunda etapa, sua nova programação entra em fase de testes no prazo de seis meses. A informação consta no Diário Oficial da União do último dia 30. A tramitação acelerada ocorreu por conta da intervenção do deputado Paulo Feijó.

A guerra interna entre integrantes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), que disputa entre si o controle dos pontos de venda de drogas no Complexo do Estado do Rio de Janeiro, na região central do município de Niterói, desceu o morro e tomou asfalto. Em 24 horas, dois jovens foram executados a tiros, próximo à Praça do Rink. A Polícia acredita em disputa interna entre traficantes do Estado. É a perigosa "guerra do tráfico". ARQUIVO

Mais segurança para o interior A Polícia prendeu na última sexta-feira quatro homens que se identificaram como membros da facção ADA (Amigos dos Amigos), que vinham aterrorizando moradores de um conjunto habitacional na Baixada Campista. Com eles, foram apreendidos drogas, armamentos e fotografias com os presos ostentando armas. Não é de hoje que os tentáculos do crime organizado tem se alastrado pelo interior do Estado do Rio de Janeiro, sob os olhares complacentes das autoridades. A ação da Polícia tem sido louvável em combater a criminalidade, especialmente quanto à apreensão de drogas. No entanto, há deficiências, inclusive reveladas pelos próprios policiais, sempre a apontar a necessidade de melhores condições de trabalho para o enfrentamento do crime. Faz algum tempo, o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, esteve em São João da Barra para uma viagem ociosa, apenas para dizer, entre

outras coisas, que não havia necessidade de se instalar no município uma Companhia Independente da Polícia Militar, reivindicação da comunidade, face ao aumento espantoso da criminalidade, sobretudo no quinto distrito do município, a partir da instalação do complexo portuário e industrial do Açu. A transferência em massa de policiais do interior para a capital tem sido uma das maiores aberrações nos últimos anos, o que demonstra a total ausência de compromissos do governo estadual com o povo fluminense. Em tempo de preparação para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, não será surpresa se esforços forem concentrados ainda mais na capital e nas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), cartão postal do governo, em detrimento do interior, onde o descaso e o abandono têm sido a marca com que os atuais donos do poder vêm tratando o outro lado da Baía de Guanabara.

OS ASSUNTOS MAIS COMENTADOS NAS REDES SOCIAIS EM CAMPOS E REGIÃO

Direto das redes sociais OS ASSUNTOS MAIS DEBATIDOS NO TWITTER

Maioridade Penal 24 horas após o plenário rejeitar a redução da maioridade para crimes graves, a Câmara dos Deputados colocou novamente o tema em votação e aprovou a PEC. A manobra do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, causou reboliço nas redes sociais.

PAULO NOEL | com.br

Os novos radares fixos instalados ao longo da rodovia BR-101 RJ/Norte entrarão em operação de multas a partir da 0h de segunda-feira, 6 de julho. Os equipamentos foram instalados pela Autopista Fluminense, concessionária do Grupo Arteris.

OS TWEETS MAIS COMENTADOS NA REDE

Willian Bonner Por que é que os brasileiros têm mandado pro conserto aqueles aparelhos que preferiam comprar novos, até outro dia? Leonardo Boff A nazieconomia da Sra.Merkel lança todo um povo na miséria com incontáveis suicídios e crianças abandonadas nos mosteiros.

PH Gomes Editora Ltda.

PROFESSORA AUXILIADORA |

GOVERNO MUDA O PIS Quem está endividado e via na retirada do PIS um alívio para sair do sufoco, agora pode tirar o cavalinho da chuva. Cerca de metade dos trabalhadores com direito ao abono salarial de 2015 só receberá o benefício no próximo ano. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador aprovou a extensão do calendário de pagamento. A mudança fará o governo de Dilma Rousseff economizar R$ 9 bilhões neste ano.

SACRIFICANDO OS MAIS POBRES

Em vez do cronograma tradicional de pagamento, de julho a outubro, o abono será pago em 12 meses, de julho deste ano até junho de 2016. O ajuste fiscal de dona Dilma Rousseff só alcança os mais sacrificados, o pessoal da base da pirâmide, enquanto setores mais privilegiados nadam de braçadas.

CURSOS de qualificação em Campos dão mais oportunidade aos trabalhadores.

EXCESSO de sujeira exposta ao longo do "Paraíba" com o baixo nível do rio...

FACEBOOK

O novo e a novidade não é o que tenho visto nas sessões da câmara e sim momentos de uma política velha, desrespeitosa, com chingamentos, arrogância, prepotência, desespero, degladiações sem nenhum cunho propositivo. É uma arena de disputas por poder visando as próximas eleições. SIGA O DIÁRIO NO TWITTER: @JORNALODIARIORJ E NO FACEBOOK: FACEBOOK.COM/JORNAL.ODIARIORJ

Fundado em 8 de março de 2001 CNPJ 04.853.257/0002-28 • Rua Carlos de Lacerda, 13 – Centro • Campos dos Goytacazes – RJ • Tel: (22) 3054-4200

Representantes no Rio e São Paulo: • J. Capella – Av. Rio Branco, 173 Centro - Rio de Janeiro – RJ Tel: (21) 2262-8116

ESCÂNDALO À VISTA – Um escândalo cabeludo poderá sacudir a região, envolvendo suspeitas de irregularidades no Detran. Como dizia a saudosa colunista social Maria Esther Balbi, numa cidade não muito longe daqui... Aliás, bem pertinho, muito pertinho de todos nós. MAIS UM – Outro caso que tem tudo para se transformar em escândalo envolve o Porto do Açu, em São João da Barra (SJB).

Diretor de Jornalismo: • Hélio Cordeiro Diretor comercial: • Fábio Abud Editora Chefe: • Carla Flávia Rangel Barreto

WWW.odiariodecampos.com.br Fale conosco: odiario@gmail.com Depto. Comercial Assinaturas (22) 3054-4200


Política/Coluna

| Campos dos Goytacazes | segunda-feira, 6 de julho de 2015

AUDIÊNCIA HOJE NA CÂMARA DISCUTE ORÇAMENTO DE 2016

Cláudio Humberto www.claudiohumberto.com.br

LDO de Campos será debatida pelos vereadores e a sociedade civil

PESSOA SERÁ TESTEMUNHA-BOMBA CONTRA DILMA

CARLOS EMIR/ARQUIVO

O Tribunal Superior Eleitoral se prepara para um dos julgamentos mais importantes da história. Trata-se da denúncia de que a campanha de reeleição da presidente Dilma foi financiada com dinheiro ilegal, fruto da corrupção. Será decisivo o depoimento, ao TSE, do delator Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC e coordenador do cartel que roubou a Petrobras. Seus testemunho nesse caso será nitroglicerina pura.

AUDIÊNCIA Pública para discutir a LDO de Campos acontece a partir das 15h, na Câmara Municipal

ORÇAMENTO PREVISTO DE R$ 1,6 BI A elaboração do orçamento do município se dá por meio de três instrumentos: o Plano Plurianual (PPA), que reúne fundamentos e meios para a adoção de programas e metas, a partir de consulta popular; a LDO, que orienta a formulação da LOA, última etapa do processo, e a execução do orçamento, definindo, inclusive, as prioridades e metas para o exercício financeiro do ano seguinte. O documento enviado ao Legislativo prevê para 2016 um orçamento de R$ 1,6 bilhão. Para o líder do governo na Câmara, vereador Mauro Silva (PT do B), a audiência pública é extremamente importante, pois

permite que a sociedade contribua de forma ativa. “Através da audiência os vereadores e a sociedade poderão fazer suas avaliações e propostas”, ressaltou,

acrescentando acreditar que a votação transcorrerá normalmente. “A LDO foi muito bem elaborada pelos técnicos do Poder Executivo”, afirmou.

O processo no TSE foi aberto com a denúncia do PSDB de que a campanha de Dilma recebeu doações ilegais e não prestou contas.

NOVAS EVIDÊNCIAS

ACHAQUE PETISTA

Em depoimento à Lava Jato, Ricardo Pessoa confessou haver levado dinheiro vivo, do esquema do Petrolão, para a campanha de Dilma.

A própria Dilma já admitiu haver recebido R$ 7,5 milhões da UTC, que Ricardo Pessoa garantiu terem sido produto de achaque.

Pesquisa interna do PT já previa números desastrosos para Dilma (popularidade abaixo de 10%) antes mesmo de o Ibope revelar que a popularidade de Dilma despencou a 9%. Os dados foram o estopim para que o ex-presidente Lula desembarcasse em Brasília no começo da semana para adiantar a má notícia a lideranças petistas e peemedebistas. Aos caciques do PMDB Lula pediu “voto de confiança”.

O PLANO

FICOU MUDO

Para Lula, o plano “Pátria Educadora” pode “salvar” Dilma. A tentativa de milagre foi confiada ao marqueteiro João Santana; já acionado.

Em reunião com o PT, dia 29, Lula ouviu: “como defendemos a “pátria educadora” que corta R$ 9 bilhões da Educação?”. Ele não respondeu.

A cúpula petista teme derrota de Dilma no TCU e, com Dilma frágil, que o Congresso julgue as pedaladas fiscais. Lula pediu apoio ao PMDB.

ISSO PEGA?

VEREADOR Mauro Silva destaca que a LDO foi bem elaborada

Dirigentes do PSDB andam muito preocupados com o desgaste do governador tucano do Paraná, Beto Richa, e sua rejeição de 84,7%. Preocupados, claro, com a “contaminação” do partido.

CARLOS EMIR

Nas próximas sessões, a Mesa Diretora do Legislativo disponibilizará aos vereadores de Campos o texto inicial do projeto de lei de reformulação do Regimento Interno da Câmara para que seja avaliado. Segundo o presidente da Casa, vereador Edson Batista (PTB), os vereadores irão trabalhar internamente para que no retorno do recesso, no mês de agosto, o novo regimento possa ser votado e apro-

vado. Ainda segundo o parlamentar, o regimento em vigor está desatualizado. “O Regimento Interno da Câmara Municipal de Campos tem mais de 30 anos. O texto preciso ser atualizado e ajustado aos novos tempos, até porque, hoje temos muito mais vereadores do que na época de sua aprovação. As coisas evoluíram e o Legislativo precisa evoluir também”, finalizou Edson Batista.

Pudim diz que vai deixar o PR e "derrotar o grupo de Garotinho" PMDB em Campos para derrotar o grupo de Garotinho". Geraldo Pudim fez parte do grupo do ex-governador do estado do Rio por cerca de 30 anos e, através dele, se elegeu deputado federal, com mais de 300 mil votos e deputado estadual por duas vezes. O Diário tentou falar com o parlamentar em várias oportunidades, mas ele não atendeu ao celular. Nas últimas três tentativas, o número estava fora da área de cobertura. O jornal tentou contato também com o presidente estadual do PR, Anthony Garotinho, e o presidente municipal do partido, vereador Kellinho, mas ambos estavam com seus aparelhos desligados.

PHILLIPE MOACYR

O deputado estadual Geraldo Pudim esteve ontem no sítio do deputado federal Paulo Feijó onde confirmou que deixará o Partido da República (PR), no qual se elegeu, e se filiará, nos próximos dias, ao PMDB, a convite do governador Luiz Fernando Pezão e do presidente da Assembléia Legislativa (Alerj), Jorge Picciani. A informação, passada na noite de ontem para O Diário, já vinha circulando nas redes sociais, mas ninguém da direção do PR em Campos disse ter sido comunicado oficialmente do desligamento do parlamentar. No entanto, o jornal apurou que, no encontro com Feijó, Pudim foi categórico: "A decisão já está tomada e vou coordenar o

A ORIGEM

O doleiro Alberto Youssef pode também depor no TSE. Ele contou que o PT lhe pediu para “internalizar” R$ 20 milhões para a campanha.

DUAS ‘GUERRAS’

ATUALIZAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA

VEREADOR Edson Batista destaca a importância da atualização

DOLEIRO NA RODA

LULA TRABALHA ‘ARTICULAÇÃO PARALELA’ DO GOVERNO

ISAÍAS FERNANDES

Acontece hoje, a partir das 15h, na Câmara Municipal de Campos, a audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016. Além dos vereadores, também participarão membros da sociedade civil organizada e representantes do Poder Executivo. A votação da LDO está programada para acontecer em sessões nesta terça-feira (7) e quarta-feira (8). A Câmara também trabalha na reformulação do Regimento Interno do Legislativo e, por isso, o mês de recesso dos vereadores será de muito trabalho. A audiência acontece de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que prevê o debate junto à sociedade civil organizada. A LDO tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais, da seguridade social e de investimentos do poder público, norteando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), podendo receber emendas propostas por vereadores e representantes de entidades da sociedade civil, incorporando-se ao texto final. Desde a semana passada, o documento está sendo analisado pelos vereadores para que os parlamentares possam fazer suas análises e apresentarem emendas.

3

PIOR, IMPOSSÍVEL

INTERESSE DO PAÍS

O prefeito paulistano Fernando Haddad (PT), que anda reclamando muito do PT, numa tentativa de se descolar dos escândalos de roubalheira, desistiu do flerte com o PSOL: falta-lhe densidade eleitoral.

Confirmado: Joaquim Levy foi aos EUA contra ordem médica porque achava que do ponto de vista econômico a visita seria muito mais importante do que de fato o foi, para deixá-la nas mãos de Dilma.

LONGA VIAGEM

#REDUÇÃOJÁ

O presidente do Senado, Renan Calheiros, foi a Punta Cana para o casamento da filha de um velho amigo e conterrâneo, o ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Cresce o número de advogados que divergem do presidente da OAB, Marcus Vinicius Coelho, sobre a redução da maioridade penal. O grupo apoia a medida e promete fazer barulho.

BIG BROTHER

NOVO EM FOLHA

Os arapongas da Abin torraram R$ 71,8 mil na compra de câmeras de segurança. Como é preciso um sistema para usar o produto, lá se vão quase R$ 35 mil bancando a licença de gerenciamento das filmadoras.

As excelências estão trocando os armários de aço da Câmara dos Deputados. A WTec Móveis levou R$ 130 mil para substituir a mobília dos parlamentares. Tudo isso bancado, é claro, pelo contribuinte.

Poder sem Pudor PROFISSÃO: EMBROMADOR Na campanha presidencial de 1989, Paulo Maluf esteve em Natal (RN) e foi entrevistado no programa do jornalista Petit das Virgens, na TV. Espaçoso, foi chegando e saudando o entrevistador como a um velho amigo. Pouco mais de um mês depois, Maluf rasgaria a máscara. Ele retornou ao mesmo programa da TV Tropical e lá estava outro jornalista, Miranda Sá, substituto e fisicamente muito diferente do primeiro. Maluf o saudou, efusivo: - Olá, grande Petit das Virgens, aqui estou de volta. Como vai a família?

PUDIM estaria pretendendo coordenar o PMDB local

Colaboraram Teresa Barros e Tiago Vasconcelos


4

Geral/Coluna

| Campos dos Goytacazes | segunda-feira, 6 de julho de 2015

BR-101: NOVOS RADARES FIXOS COMEÇAM A MULTAR NESTA 2ª

PRUMO/DIVULGAÇÃO

Monitoramento de 14 equipamentos de Niterói à divisa entre RJ e ES LOCALIZAÇÃO DOS NOVOS RADARES NA BR-101 • Km 58 - Campos dos Goytacazes (Guarus) Nos dois sentidos da rodovia (foto); • Km 184 - Macaé (Rebio União) - No sentido Campos/Rio de Janeiro; • Km 206 - Casimiro de Abreu (trecho urbano) Nos dois sentidos da rodovia; • Km 283 - Itaboraí (Duques) - Nos dois sentidos da rodovia; • Km 293 - Itaboraí (Varandinha) - Nos dois sentidos da rodovia; • Km 298 - Itaboraí (Manilha) - Nos dois sentidos da rodovia; • Km 313 - São Gonçalo (Boa Vista) - No sentido Rio de Janeiro/Campos; • Km 314 - São Gonçalo (Boa Vista) - No sentido Campos/Rio de Janeiro; • Km 316 - São Gonçalo (Gradim) - No sentido Campos/Rio de Janeiro.

AGORA É O PORTOLÃO 1

As revelações de escândalos de corrupção no Porto do Açu (foto), envolvendo verbas do BNDES, indícios de crimes ambientais na pedreira Sapucaia, além de outros malfeitos revelados por um ex-funcionário, prometem abalar o Norte e Noroeste Fluminense. O negócio movimenta também um propinoduto que abastece os cofres de figuras acima de qualquer suspeita, como ex-prefeitos, vereadores e algumas autoridades.

FONTE: AUTOPISTA FLUMINENSE

de R$127,69 e 5 pontos. E a infração gravíssima é acima de 50% da velocidade, com multa de R$ 574,62, 7 pontos na carteira, apreensão da CNH e suspensão do direito de dirigir. A Autopista enviará diariamente à PRF, em Brasília, os registros de excessos de velocidade, e após a verificação, as autuações serão encaminhadas via Correios aos endereços

FOTO: ISAÍAS FERNANDES

Os novos radares fixos instalados ao longo da BR-101 entraram em operação de multas a partir da 0h desta segunda-feira. Ao todo, são 14 equipamentos instalados pela Concessionária Autopista Fluminense, que administra a rodovia no trecho de Niterói à divisa entre RJ e ES. Os radares, aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-RJ), funcionam de forma educativa desde o primeiro semestre de 2014. A responsabilidade de autuação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), cabendo à concessionária encaminhar as multas aos motoristas infratores. De acordo com o chefe de policiamento da PRF em Campos, Weber Boroto, grande parte das multas é aplicada por excesso de velocidade. “A medida trará benefícios aos condutores e passageiros”, opinou. Ao exceder o limite em 20%, o condutor cometerá infração média com penalidade de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira. Já a infração grave é considerada entre 21% a 50% acima da velocidade máxima permitida, implicando em multa

dos proprietários dos veículos. A expectativa da concessionária é que o início das cobranças de multas resulte na redução do número de acidentes e mortes na rodovia. A Autopista registrou a redução de 34% no número de mortes entre janeiro e maio de 2015, na comparação com o mesmo período de 2014. Os acidentes fatais também

apresentaram redução de 34% no mesmo período; e os outros tipos de acidentes (com feridos e sem vítimas), no total, também tiveram redução de 12% em relação a 2014. A fiscalização por meio de radares móveis, realizada pela PRF, e das câmeras de monitoramento da concessionária, continuará, conforme a Resolução 471 de 18/12/2013 do Contran.

AGORA É O PORTOLÃO 2

O jabaculê estaria chegando por meio de empresas indicadas para prestar serviços variados no porto. Todas, segundo denúncias, pegaram um pedaço do carvão liberado pelo banco de fomento. O escândalo parece volumoso e já ganhou um nome de batismo: o Portolão.

AGORA É O PORTOLÃO 3

Uma das figuras que merecem total atenção neste ambiente portuário responde pelo nome de Tarcísio Costa Lima. Ele é engenheiro. Ligadíssimo ao ex-ministro Eliezer Batista, pai do ex-midas Eike Batista. Tem passagens pela OAS, empresa indiciada no escândalo do Petrolão. Da sala do doutor Tarcísio ecoavam ordens para compras e inúmeros pagamentos.

AGORA É O PORTOLÃO 4

O ex-funcionário, que se identifica pelas iniciais de J.V., por medida de segurança, revelou parte deste emaranhado em reportagem publicada na edição do último sábado de O Diário. Ele também será tema de reportagem nas próximas edições da revista VIU!. Ao falar no programa Fim de Tarde, na rádio Diário FM (100,7MHz), na última sexta-feira, durante quase uma hora de entrevista, ele afirmou que está disposto a cooperar com o Ministério Público Federal e a Justiça, caso haja interesse em mexer no lamaçal. As digitais de personagens conhecidas estão por todo lado. CARLOS MAGNO - IMPRENSA - RJ

PEZÃO QUER EMPRÉSTIMO

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, é um dos arautos do movimento para que o governo Federal crie maiores facilidades para que os Estados enfrentem a crise financeira. Entre outras coisas, o movimento pede que a União seja fiadora em pedidos de empréstimos financeiros aos fundos de investimentos. As garantias iniciais seriam receitas futuras.

ONDE ESTÁ O FUTURO?

Pergunta que não cala: surgirá algum movimento para que o governo do Rio não venda o futuro? É improvável. Esse tipo de brincadeira exótica é coisa de Campos, onde qualquer maluco que toca bumbo na praça é badalado como sumidade, faz pesquisa e divulga como verdade absoluta, além de prever o futuro e saber explicar o mundo como se fosse o criador. Pezão está certo. Os que estão na contramão são os desmiolados que custam entender o tamanho da crise que assola o país.


Geral/Regiões/Coluna

| Campos dos Goytacazes | segunda-feira, 6 de julho de 2015

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL RECEBE CRÍTICAS EM CAMPOS Autoridades locais discordam da aprovação da Câmara à PEC 171 A aprovação pela Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, que reduz de 18 para 16 anos a idade penal para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte, foi criticada por autoridades ligadas aos direitos da criança e do adolescente, em Campos. A emenda substitutiva ao texto original foi aprovada na madrugada da última quinta-feira (02), 24 horas após a maioria dos deputados federais ter votado contra a redução da maioridade para crimes graves. Pelo texto, os jovens de 16 e 17 anos terão que cumprir a pena em estabelecimento penal separado dos menores de 16 e maiores de 18. Agora, para virar lei, a PEC 171 ainda precisa ser apreciado mais uma vez na Casa e, depois, ser vota-

do em outros dois turnos no Senado Federal. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social de Campos, Thiago Ferrugem, a redução da maioridade penal significa um retrocesso para o país. “O que os deputados federais deveriam votar e aprovar é a redução da carga tributária imposta aos municípios para que esse dinheiro seja revertido na educação dos jovens”, ressaltou ele, que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ainda na opinião de Thiago, que tem posição contrária à PEC 171, é preciso criar condições favoráveis para que a transição da adolescência para a fase adulta aconteça de forma saudável. “Não sou a favor da criminalização do jovem”, destacou.

SCHEILLA LEAL

LUIZ Celso, da OAB: medida não vai reduzir a violência no país

REEDUCAÇÃO RESSALTADA Luiz Celso Alves, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ Campos), fez coro e lamentou a aprovação da PEC pelos deputados. “O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, não obedeceu ao regulamento interno da Casa”, afirmou ele, que se diz total-

mente contra a redução. “Ela não vai reduzir a violência no país, já que o índice de crimes praticados por menores é pequeno”, argumentou Luiz Celso, destacando que o menor que comete delito tem que ser punido, mas é preciso dar a ele condições para a reeducação.

Vagas para cursos profissionalizantes e de línguas gratuitos na Faetec/SJB O polo São João da Barra da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec)/ Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes e de línguas. Não há cobrança de qualquer espécie de taxa de inscrição. Os cursos são gratuitos. As vagas são para Opera-

Rio das Ostras realiza feira de negócios em setembro

O lançamento da Feira Rio das Ostras de Negócios (Fron) acontece nesta segunda-feira (6), às 10h, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, quando começa a venda dos estandes. O evento acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro, na Área de Eventos de Costazul. Serão 120 expositores, comercializando produtos de diversos gêneros, a custos mais baixos que os do mercado. A entrada é franca. A feira vai reunir vários setores, com vendas de roupas, calçados, produtos de beleza, decoração, serviço, tecnologia. O evento contará ainda com uma praça de alimentação com shows de música. Durante a Fron, o púbico ainda poderá participar de palestras e cursos na área de gastronomia, estética, saúde e bem-estar. Realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindicomercio), a feira tem parceria com a prefeitura, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial de Rio das Ostras (Aciro).

dor de Micro, Excel Avançado, Inglês, Espanhol, Assistente Administrativo, Almoxarife e Auxiliar de Recursos Humanos. Os interessados podem realizar sua inscrição através do site da instituição – www.faetec.rj.gov.br – ou pessoalmente, no Ciep Municipalizado 265 Professora Gladys Teixeira, onde no 2º andar funciona

o polo da Faetec na sede do município. As inscrições para todos os cursos estão abertas desde o dia 29 de junho e serão encerradas no próximo dia 15. Quem decidir por ir pessoalmente à secretaria do polo, no Ciep, realizar seu cadastro para uma das vagas oferecidas, deverá portar CPF, documento de iden-

tidade e comprovante de residência. O horário de atendimento é das 9h às 17h. O Ciep fica localizado à rua João Patrício Delfim Pereira, no Centro de São João da Barra. Mais informações sobre o processo de seleção do curso podem ser obtidas através do telefone (22) 2741-4989 ou pessoalmente, no Ciep.

5

Seus Direitos TRT/RJ EDITA ATO SOBRE SUSPENSÃO DE PRAZOS ENTRE 17/12/15 E 17/1/16 A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT/RJ) editou o Ato Nº 62/2015, que dispõe sobre a suspensão de prazos processuais no Regional Fluminense no período de 17 de dezembro de 2015 a 17 de janeiro de 2016. A medida levou em consideração o recesso forense e o requerimento feito pela Presidência da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat) para suspensão dos prazos processuais e de audiências trabalhistas nesse período, em razão da previsão de férias dos advogados no Novo Código de Processo Civil. O recesso forense foi estabelecido pela Lei Federal Nº 5.010, de 30 de maio de 1966, no período de 20 de dezembro a 6 de janeiro. Leia o Ato nº 62/2015 na íntegra, que foi publicado na sexta-feira (26/6), no Diário Oficial. Fonte: Site TRT 1ª Região

NO PJE-JT, FALTA DE ENERGIA NÃO JUSTIFICA PERDA DE PRAZO A 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, por unanimidade, não conheceu do recurso ordinário por intempestivo, no caso em que a parte autora manifestou-se pedindo devolução de prazo para interposição do recurso via PJe-JT, alegando falta de energia elétrica no bairro do Méier. O prazo recursal findou em 26 de novembro de 2014, mas o apelo foi protocolado um dia depois. O relator do acórdão, desembargador Evandro Pereira Valadão Lopes, observou que a Resolução Nº 136/2014, expedida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), não considera a impossibilidade de acesso creditável somente a problemas técnicos enfrentados pela parte como indisponibilidade do sistema passível de suspender a contagem de prazos. Na Resolução mencionada, em seu § 2º do art. 15, consta que: "Não caracterizam indisponibilidade as falhas de transmissão de dados entre as estações de trabalho do público externo e a rede de comunicação pública, assim como a impossibilidade técnica que decorra de falhas nos equipamentos ou programas dos usuários". O magistrado lembrou que no sítio eletrônico do TRT/RJ estão dispostas as únicas datas que podem ser consideradas como de efetiva indisponibilidade do sistema PJe-JT, para efeito de contagem de prazos processuais. O relator do acórdão observou, ainda, que o pedido nem estava fundamentado: "Cumpre destacar que a reclamante sequer se preocupou em fazer prova de sua alegação concernente à falta de energia elétrica na região do Méier, deixando esta verificação a cargo do próprio Juízo - como se tal fosse juridicamente possível". Nas decisões proferidas pela Justiça do Trabalho, são admissíveis os recursos enumerados no art. 893 da CLT. Fonte: TRT 1ª Região

ELEITO PELA OAB PARA CNJ É APROVADO EM SABATINA NO SENADO José Norberto Campelo, eleito pela OAB para representar a entidade como conselheiro do CNJ, foi aprovado na sabatina realizada na última quarta-feira (1º) pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Agora o candidato passará por votação no plenário da casa. A sabatina durou toda a manhã e foram abordados diversos temas ligados à atuação do Conselho Nacional de Justiça, da advocacia e de interesse da sociedade. Acompanharam os debates o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, Luiz Claudio Allemand, também eleito para o CNJ, e o conselheiro federal Sigifroi Moreno Filho (PI). Lamachia, representando o presidente Marcus Vinicius Furtado Coêlho, elogiou a sabatina do representante da OAB. “O colega José Norberto Campelo reúne todas as qualidades para garantir uma atuação exemplar no CNJ. Aguardamos agora sua aprovação pelo plenário do Senado, que com certeza perceberá que este é um bom nome para o órgão”, afirmou. Campelo classificou como uma honra participar da sabatina. “Enfrentamos este desafio com humildade, respondendo com sinceridade e externando o que acreditamos. Estamos agora na expectativa pela votação no Plenário, esperando ser aprovado e poder contribuir para o CNJ com a experiência de advogado, conselheiro federal e ex-presidente de Seccional”, disse. Fonte: OAB


6

Opinião/Economia

| Campos dos Goytacazes | segunda-feira, 6 de julho de 2015

Glauco Torres Grayn

Tirando Dúvida Direito do Consumidor * Rosângela Tavares Superintendente do Procon/Campos, advogada e pós-graduanda em Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor

COMPRA DE IMÓVEIS (PARTE II)

Artigos

Considerações de acontecimentos recentes Padre Francisco de Assis Soares Cravo Vigário administrador da quase paróquia Nossa Senhora da Conceição de Barcelos

Dia desses, conversava com um irmão sacerdote sobre assuntos que estavam sacudindo a Igreja, tais como a Ideologia de Gêneros, a possibilidade da aprovação da antecipação da maioridade penal e também sobre a Parada do Orgulho LGBT, ocorrido em São Paulo, no mês passado. Infelizmente o Congresso Nacional, numa manobra, aprovou a redução da idade penal, configurando-se assim, um atentado as instituições, inclusive à Igreja. A Ideologia de Gênero não teve aqui em nossas paragens lugar, graças ao bom senso e forma esclarecida com que nos posicionamos contrariamente. Mas não faz muito tempo, uma cena foi vista por milhares de espectadores deslumbrados e acompanhada por milhões no vídeo da TV... Era a Parada do Orgulho LGBT, na Cidade de São Paulo. Cena inusitada, inegavelmente, como impacto comunicativo, a idéia foi brilhante. Interpretaram-na, como tentativa de denunciar, na sátira, uma chaga como se fosse um problema social. Mesmo não havendo com o que se comparar o significado da crucificação de Cristo, a imagem é a de um transexual crucificado, num espetáculo licencioso e permissivo. Vale lembrar, que Cristo não é um simples ator social ou um personagem simbólico da cultura popular, ou, um marco visual para contrastes. É a imagem de ALGUÉM que a fé de milhões de pessoas reconhecem como presença viva, sacrifício vivo e, que dá , significado à sua opção religiosa. É o ANUNCIADOR de uma nova lei moral, que reprova até o desejo cobiçoso da mulher alheia, na exigência da absoluta pureza do coração, que deve refletir-se na limpidez do

olhar. Que condena a exploração da miséria moral e, ou material dos marginalizados pelos bem-instalados na vida. Para o cristão não é, porém, um simples Mestre e Guia do passado. É ALGUÉM vivo, em cuja vida de ressuscitado, ele se sente inserido pela regeneração batismal. Por isso é objeto de Adoração como DEUS e de Veneração em seus símbolos, que adquirem um Caráter Sagrado. A cena da imagem de uma transexual crucificada, num espetáculo licencioso, de ostentação despudorada e provocativa, significou uma agressão a fé dos cristãos e do povo simples e bom. Foi inevitável que a Igreja protestasse e tentasse pelos meios legítimos defender o direito ao respeito público dos símbolos sagrados dos seus fiéis. Chamaram essa reação da Igreja de erro político, uma burrice secular. Seria, se a Igreja estivesse à busca do aplauso do público. Disseram que se tratou de uma censura à liberdade artística de expressão. Que liberdade artística? Que liberdade de expressão? O direito à exploração pública (e comercial) da criação artística e da liberdade de expressão termina, onde começa o direito do cristão ao respeito por sua fé e seus símbolos religiosos. O que a Parada Gay realizou, pode ter sua legitimidade, enquanto reivindicação, mas utilizar símbolos religiosos foi profundamente incoerente, agressivo, desrespeitoso à fé e aos símbolos, que para o universo cultural do povo, são sagrados. Por que a Igreja se manifestou contra o fato da imagem da transexual crucificada? Seria a Igreja, desfavorável a uma denuncia de uma chaga social? A Igreja reconhece que quem denuncia neste sentido, precisa ter autoridade moral para fazê-lo. Não seria esta encenação, uma forma a mais de inconformismo agressivo contra a Igreja, num total desrespeito a moralidade e a fé? Enfim, que se faça a denuncia! Mas sem desrespeitar a cultura religiosa do povo que respeita, adora e venera o sagrado.

VOCÊ PODE PLEITEAR NA JUSTIÇA RESCISÃO CONTRATUAL E RECEBER O QUE PAGOU COM JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA Uma das cláusulas que aparecem no final desses contratos vem com o nome PROCURAÇÃO, geralmente dando poderes que você não daria se soubesse o que realmente eles podem fazer com esse instrumento nas mãos. Existe a REVOGAÇÃO desses poderes, cuidado com o que você irá assinar ou com o que assinou. Muito interessante é o prazo de entrega para os imóveis que estão em construção. Na maioria das vezes, esses contratos colocam a título de informação que a entrega poderá sofrer um atraso de no máximo de 180 dias. Todavia, quando da continuidade da leitura do contrato o prazo ao pé da letra é praticamente indeterminado. Caso você esteja aguardando a entrega do seu imóvel, faça por escrito e com a ciência de recebimento da construtora, a cobrança da prestação de contas. Projetos novos É grande a oferta de novos imóveis, para todos os gostos e de todos os preços. Projetos novos são mais bem equacionados, aproveitam melhor o espaço e se adequaram às mudanças sócio-culturais dos últimos anos. Algumas mudanças de hábitos estão inseridas nesses novos projetos. Eles têm uma varanda grande, por exemplo, não têm mais quarto de empregada - já que eles não são mais tão necessários -, e alguns chegam a ter três vagas de garagem, enquanto alguns antigos não têm nenhuma. Os imóveis novos também possuem uma estrutura elétrica mais adequada, com mais tomadas e uma capacidade de carga elétrica maior do que os antigos, que não foram projetados para suportar a quantidade de equipamentos eletrônicos que costumam ser usados hoje. Além disso, os imóveis novos também possuem fiação mais adaptada e condições que facilitam a instalação de ar condicionado, enquanto alguns imóveis mais velhos não permitem nem mesmo que o equipamento seja instalado. Imóveis novos podem ter mais dormitórios, ainda que sejam mais compactos Ainda que pelo preço de um imóvel novo seja possível comprar um imóvel usado com uma área maior, os imóveis novos possuem uma distribuição mais adequada, por exemplo, para quem busca um imóvel com mais dormitórios. Os imóveis antigos têm compartimentos muito amplos, mas um apartamento usado de 90 m², por exemplo, terá só dois dormitórios. Hoje, um apartamento novo com essa área chega a ter quatro dormitórios. Os espaços estão mais reduzidos e seu uso é mais racional.

Indicadores ÍNDICES Bovespa

-1,10%

Salário Mínimo (Federal)

R$ 788,00

Salário Mínimo (RJ)

R$ 953,47

SELIC/Ano

IMPOSTO DE RENDA IR na fonte *Julho/2015

+13,75%

Referendo Grego José Alves de Azevedo Neto Economista e professor

A Grécia país situado ao sul da Europa deverá resolver o seu problema econômico se fica ou não na zona do euro, realmente através de uma consulta popular nos moldes da verdadeira democracia, como não poderia deixar de ser, pois lá é o berço das discussões amplas e irrestritas. Por ter se endividado significativamente ao longo dos anos, sem observar as regras fiscais e monetárias estabelecidas pela União Europeia, o aludido e pequeno país,deveria pagar até o dia trinta de junho, a sua dívida junto ao FMI de 1,6 bilhão de euros. Fato que não ocorreu. Esta delicada situação,em que o mercado financeiro já a considera como “default” (situação de calote), pode levar a Grécia a deixar a zona do euro. Todavia, essa saída não acontecerá repentinamente, caso ela efetivamente ocorra, implicará obviamente numa desgastante demora. Devido a esse possível desconforto e a falta de entendimento entre os líderes gregos e os líderes da

Base

INSS/Julho

R$ 1.787,77

Trabalhador assalariado Salário de contribuição Alíquota (%)

União Europeia, os bancos resolveram fechar, com isso, impediramque houvesse uma corridapor parte da população às agências bancárias, retirandotodo o dinheiro existente, como consequência quebrando algumas instituições. Por conta disso, importa salientar e deixar claro o aspecto político neste contexto que hoje, envolve o país helênico. Caso o voto no sim vença, para que a Grécia continue na Zona do Euro, o seu primeiro ministro que faz campanha para o não, sairá enfraquecido e tudo indica que a sua única alternativa deverá serrenuncia do cargo. O que constitui como fato natural e normal no parlamentarismo. A Europa faz o seu papel de pressionar os líderes gregos, no intuito deles aceitarem o acordo proposto e eliminar assim qualquer possibilidade de especulação, sobre o enfraquecimento da engenharia monetária, que culminou nesta importante zona de livre comércio. Em minha opinião particular, caso seja vitorioso o não do primeiro ministro, a derrota para a Europa será somente moral, as consequências econômicas nefastas quem sofrerá será a Grécia, devido ao seu pequeno grau de modernização. A sua economia produz, apenas, azeitona, iogurte e turismo. Infelizmente! Resta agora ao mundo aguardar o que vem por aí, após o referendo.

Até R$ 1.317,07

8

De R$ 1.317,07 a R$ 2.195,12

9

De R$ 2.195,13 a R$ 4.390,24

11

Ufir

Ufir-RJ

R$ 1,0641

Julho/2015 R$ 2,5473

OBS.: foi extinta

Compra Venda

Dólar comercial 3,1386 3,1393

Dólar turismo

Isento

R$ 1.787,78 a R$ 2.679,29

7,5%

R$ 128,31

R$ 2.679,30 a R$ 3.572,43

15%

R$ 320,60

R$ 3.572,44 a R$ 4.463,81

22,5%

R$ 577,00

Acima de R$ 4.463,81

27,5%

R$ 790,58

BOLSA DE VALORES

CÂMBIO Dólar

Alíquota

3,1200 3,3100

OUTRAS MOEDAS

Informações sobre cotações diárias de ações e evolução dos índices Ibovespa e IVBX-2 podem ser obtidas no site www.bovespa.com.br

CDB/CDI/TBF As taxas CDB e CDI podem ser consultadas no site www.anbid.com.br. A TBF (Taxa Básica Financeira) pode ser consultada no site www.bc.gov.br

FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Cotações para venda ao público (R$)

Informações disponíveis no site da Agência Nacional dos Bancos de Investimentos (Anbid), www.anbid. com.br, clicar no quadro “Ranking”

Euro

3,4825

Dólar Canadense

2,4980

IDTR

Iene

0,0256

Libra Esterlina

4,8812

Pode ser consultado no site da Federação Nacional de Empresas de seguros Privados e Capitalização, www.fenaseg.org.br/servicos

Peso Argentina

0,3444

Cotações em real para venda. Outras moedas estrangeiras podem ser consultadas no site www.xe.com/ucc

ÍNDICES DE PREÇOS Outros indicadores podem ser consultados no site da Fundação Getulio Vargas, www.fgv.br ou na Andima, www.andima.com.br


Polícia/Geral

| Campos dos Goytacazes | segunda-feira, 6 de julho de 2015

7

FIM DE SEMANA VIOLENTO NAS ESTRADAS Em São Fidélis, homem de 41 anos morreu na hora ao se envolver em acidente de moto junto com o filho Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas, entre elas um adolescente de 13 anos, em três graves acidentes na tarde e noite de sábado (04/07) e madrugada de ontem, na RJ-234, que liga o distrito de Pureza, em São Fidélis, aos municípios de Italva e Cardoso Moreira, Noroeste Fluminense, na Rodovia BR-101, em Caxeta, localidade de Campos e na RJ216, na Baixada Campista. Sábado a tarde – Em São Fidélis, pai e filho trafegavam numa motocicleta pela RJ 234, quando na altura do km 23 o acidente aconteceu. O condutor, identificado por José Cláudio da Silva, 41 anos, morreu no local e seu corpo foi removido pelo rabecão e levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itaperuna. Já o menino, de iniciais C.R.S., sofreu graves ferimentos sendo socorrido e levado pelos bombeiros ao Hospital São José do Avaí (HSJA), no município. Campos – Ainda no sábado, por volta das 21h, no

ISAÍAS FERNANDES

km 100 da BR-101, o condutor da carreta baú Tractor de cor branca, com placa de São Paulo (SP), saiu gravemente ferido após o veículo bater em um barranco à margem da pista e tombar. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta estava carregada com pneus usados e trafegava no sentido sul da rodovia. Não chovia na hora do acidente e as causas do tombamento são desconhecidas. O motorista, de iniciais J.M.O., 49 anos, foi socorrido pelo resgate da Autopista Fluminense e encaminhado com múltiplas fraturas ao Hospital Ferreira Machado (HFM). Já por volta das 2h30 de ontem, uma colisão entre moto e bicicleta deixou duas pessoas feridas no km 24 da RJ-216 (Campos/Farol de São Tomé), altura da localidade de Mussurepe. A CG 150 de cor preta era pilotada por J.B.S.S., 35 anos e a bicicleta guiada por A.M.M.R., de 43 e ambos seguiam no sentido Fa-

CARRETA estava carregada com pneus usados e trafegava no sentido sul da BR-101; o motorista, de 49 anos, foi socorrido rol/Campos quando ocorreu a colisão traseira.Os feridos foram levados pelos bombeiros para o HFM e o estado de saúde dos dois feFILIPE LEMOS/CAMPOS 24 HORAS

SCHEILA LEAL

ADOLESCENTE foi atingido por dois tiros no rosto e levado ao Ferreira Machado por populares

Menino de 14 anos é baleado e um dos suspeitos é adolescente de iniciais M.V.N. estava na Rua Acácio Faria de Freitas, quando, por volta das 15h, foi atingida pelos disparos. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o adolescente já havia sido socorrido por familiares para o hospital. Ainda no local do crime, uma equipe do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo II) obteve informações de um possível suspeito e, após buscas pelo mesmo, conseguiram localizar e

FORAGIDO É PRESO NA PRAIA DO FAROL

DOIS DETIDOS EM FRAUDE DO "GATONET"

Um homem que havia sido preso por envolvimento com o tráfico no ano de 2009 e estava foragido da justiça foi preso na tarde de ontem, 5, na praia de Farol de São Tomé.O rapaz de 29 anos foi reconhecido durante patrulhamento na Avenida Boa Vista. Após consulta, foi constatado que ele estava foragido. Ele foi encaminhado para a 134ª DL/Centro.

apreender A.C.S., morador no Parque Aurora, que segundo a polícia, teria confessado sua participação no atentado com mais três jovens, que seriam moradores da comunidade do Sapo I, no Parque Novo Eldorado, em Guarus. Novas buscas foram realizadas pelos policiais na tentativa de encontrar o trio, mas sem sucesso. A tentativa foi registrada na 146ª Delegacia Legal em Guarus para investigação.

FILIPE LEMOS CAMPOS 24H

A Polícia Militar (PM) registrou uma tentativa de homicídio na tarde do último sábado (04/07), no bairro Nova Campos, em Guarus, Campos. A vítima, um adolescente de 15 anos, foi baleada com dois tiros no rosto e socorrida em estado grave para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Horas após, um menor de 14 anos foi apreendido por suspeita de participação no atentado. Segundo a PM, a vítima,

VÁRIOS materiais apreendidos

Na tarde de sábado, dois homens foram detidos no Novo Eldorado, em Guarus, acusados de explorar ligações clandestinas de TV, golpe popularmente chamado de “gatonet”. No momento da abordagem dos PMs, os suspeitos estavam em uma escada mexendo no cabeamento do poste. Foram apreendidos diversos materiais, além de um veículo. O caso foi para a 146ª DL/Guarus.

ridos é considerado grave. Já no cruzamento da Avenida Alberto Torres com Max de Vasconcelos, no Parque Leopoldina, em

Campos, um homem ficou gravemente ferido depois de um acidente por volta de 1h30 deste domingo.A vítima, de iniciais M.A.J., teria

saído de um pagode quando o acidente aconteceu. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

PM prende suspeito, apreende drogas e uma réplica de pistola Após patrulhamento de rotina na comunidade Tira Gosto (TG), no bairro da Lapa, em Campos, na manhã de ontem, militares do Grupamento de Ações Táticas (GAT I) prenderam um homem de 28 anos com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas. No Parque Bela Vista, a PM apreendeu maconha e uma réplica de pistola, no sábado (04/07) à noite. Com o suspeito, de iniciais A.C.B., os PMs encontraram 12 ‘sacolés’ de cocaína e R$ 300 em dinheiro. Além dele, no local havia ainda vários homens que correram ao perceber a presença da polícia. Nenhum dos suspeitos foi alcançado. Nas buscas, foram encontradas 18 pedras de crack. A ocorrência foi encaminhada para a 134ª Delegacia Legal no Centro. Bela Vista - Por volta

DIVULGAÇÃO

MACONHA e réplica de pistola estavam no Parque Bela Vista das 21h de sábado os agentes, em patrulhamento pela Rua Menino Valdemar Machado avistaram três homens, que ao perceberem a chegada dos policiais, fugiram deixando para trás

uma sacola plástica com 63 ‘buchas’ de maconha e um simulacro de pistola. Os materiais foram encaminhados a 134ª (DL/ Centro), para registro da ocorrência.


8

Esportes

| Campos dos Goytacazes | segunda-feira, 6 de julho de 2015

FLA PERDE COM GOL NO ÚLTIMO LANCE

Rubro-negro leva virada do Figueirense no Maracanã e segue próximo da zona de rebaixamento O Flamengo voltou a decepcionar a sua torcida jogando no Maracanã. O Rubro-negro perdeu de virada para o Figueirense por 2 a 1, com o segundo gol da equipe catarinense saindo no último lance da partida. O resultado manteve o Flamengo com 10 pontos e na 15ª colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, superando Goiás e Santos apenas nos critérios de desempate. Na próxima rodada, o Rubro-negro enfrenta o Internacional no Beira-Rio. O Flamengo iniciou a partida como todos esperavam: pressionando o adversário em busca do gol. Logo aos 2 minutos, Éverton ganhou a dividida pelo meio e tocou para Marcelo Cirino, que bateu cruzado, mas Emerson não alcançou a bola que passou perto da trave esquerda. Três minutos depois, Marcelo Cirino finalizou de fora da área e acertou a trave direita do gol defendido por Alex Muralha. Depois da pressão inicial, o Flamengo começou a ceder espaços para o Figueirense jogar. O time catarinense passou a to-

car mais a bola e a chegar ao gol defendido por César, porém, sem conseguir finalizar. Na etapa final, o Flamengo adotou a mesma postura do início do jogo e partiu para o ataque. A pressão desta vez deu resultado. Aos 2 minutos, após lançamento para área e a intervenção do goleiro Muralha, a bola sobrou para Alan Patrick, que driblou o marcador e bateu cruzado para abrir o placar. Só que a vantagem do Rubro-negro durou apenas 14 minutos, quando Ricardinho cobrou falta da entrada da área e empatou para o Figueirense. Com a igualdade no placar, o jogo ganhou em emoção. O Flamengo se viu obrigado a ir em busca da vitória e o Figueirense enxergou a possibilidade de vencer. O Rubro-negro passou a atacar de forma desorganizada e a deixar espaços na defesa. De tanto desperdiçar chances, o time carioca acabou castigado no último lance da partida. Emerson perdeu a bola na intermediária, Yago puxou contra-ataque e cruzou para Fabinho mandar para o gol e fazer o gol da virada da equipe catarinense.

GILVAN DE SOUZA / FLAMENGO

NO MARACANÃ Flamengo comete muitos erros e acaba castigado no final com gol da virada do Figueirense

Fluminense empata sem gols com o São Paulo BRUNO HADDAD/FLUMINENSE

NO MORUMBI Cobiçado por Barcelona e Juventus, meia Gerson pouco fez pelo Flu contra o São Paulo

O Fluminense ficou no empate sem gols com o São Paulo no Morumbi, ontem à tarde, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado manteve o Tricolor no G-4, agora com 21 pontos. O próximo desafio da equipe das Laranjeiras é contra o Cruzeiro, na quinta-feira, no Maracanã, enquanto o time do Morumbi enfrenta outro adversário carioca: o Vasco, em Brasília, na quarta-feira. O São Paulo foi ligeiramente mais ofensivo, mas o Fluminense não deixou de sair para o ataque. O goleiro Diego Cavalieri salvou o Tricolor carioca aos 15 minutos ao defender uma cabeçada de Pato. Ganso também levou perigo ao gol do Fluminense em finalização da entrada da área que passou a centímetros da trave direita. O melhor lance do time das Laranjeiras na etapa inicial foi um lançamento de Marcos Júnior para Gerson, que foi derrubado por Reinaldo na hora da finalização, mas

o árbitro Leandro Vuaden não assinalou o pênalti. O segundo tempo começou ainda mais devagar e as equipes só foram "acordar" para o jogo depois dos primeiros 20 minutos. A entrada de Centurión animou o São Paulo e o time passou a pressionar o Fluminense em busca do gol. Apesar de ter mais posse bola, o time do Morumbi não conseguia criar as chances para marcar. Do outro lado, o Tricolor carioca passava a contra-atacar mais. As principais oportunidades do segundo tempo aconteceram na parte final. Aos 36 minutos, após cobrança de escanteio e saída errada de Diego Cavalieri, Rodrigo Caio cabeceou no travessão e quase fez para o São Paulo. O Fluminense respondeu aos 42 minutos, quando Lucas Gomes escorou o cruzamento da esquerda, mas a bola passou por cima de Fred na linha da pequena área. O placar manteve-se inalterado no Morumbi.

Campista Ary Santos vence luta no Jungle Fight 79 Campos voltou ao card do maior evento de MMA da América Latina na noite do último sábado e com vitória. Ary Santos, atleta da Arena Champs/Nova União, derrotou o maranhense Handerson Martins no Jungle Fight 79, disputado no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, e con-

seguiu a quinta vitória consecutiva em eventos de MMA. O campista, faixa preta de jiu-jitsu, mostrou que tem vasto um repertório de golpes e, ao melhor estilo kickboxing, acertou um chute de esquerda nas costelas do oponente e foi para cima, conseguindo o nocaute técnico quando ainda fal-

tavam mais de três minutos para o fim do primeiro round. Entre as comemorações de amigos, alunos e parceiros de treino nas redes sociais, Leandro Sete Bala deixou o recado. "O resultado foi excelente, mas a guerra não acabou e o sonho continua firme, esse só foi mais um passo rumo ao

maior evento do mundo: o UFC. E tenho certeza de que estamos cada dia mais próximo de ver o Ary lutando no UFC”. Ary Santos está em ascensão na carreira. No primeiro semestre deste ano, o campista derrotou o peruano Yesus El Dogo Morán ainda no primeiro round e conquistou o cinturão do 300 Sparta.

DIVULGAÇÃO

COMBATE Ary derrotou Handerson ainda no primeiro round


RANCHEIRADA DA TERCEIRA IDADE A Rancheirada da Terceira Idade acontece na próxima sexta-feira (10) e no sábado (11). Comidas típicas, pescaria, apresentação de grupos de dança, show de quadrilhas e casamento na roça vão animar a festa, que vai ser realizada a partir das 15h, no Clube da Terceira Idade do Parque Tamandaré, localizado na Rua Rodrigues Peixoto, 91. Serão dois dias de alegria, confraternização e integração dos idosos. A entrada é de graça. Campos dos Goytacazes | segunda-feira, 6 de julho de 2015

FOTOS: DIVULGAÇÃO-SECOM

Da Assessoria A arte de interpretar e toda sua peculiaridade estão sendo desenvolvidas no Curso Livre de Teatro da Superintendência da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. As aulas ministradas no Teatro de Bolso reúnem mais de 50 alunos. Segundo a coordenadora do curso, Maria Helena Gomes, esta primeira fase tem o objetivo de dar ferramentas teóricas para os alunos através de jogos, exercícios de concentração, comportamento e expressão corporal. — Nas próximas semanas, começaremos com a parte prática. No final do ano, os alunos participarão de uma prática de montagem mostrando o resultado do trabalho feito — disse Lena. Os alunos participarão do Festival de Cultura Urbana de Campos que acontece no mês de agosto. Tem pessoas que usam a arte como terapia, mas o estudante Sheldonickliano Alvarenga, 16 anos, espera tornar o teatro uma profissão. — Todos estão aprendendo. O curso é muito dinâmico e estou conseguindo me soltar. Quero ser ator, além de cursar medicina — comentou. A dona de casa Jurema Fonseca, 52 anos, acompanhava a filha Gabriela Fonseca, 14 anos, e se interessou pelo curso. — Pensava que só os jovens podiam participar. Vi pessoas da minha idade e fiquei animada. Estou amando o curso — declarou.

Curso de Teatro gratuito, promovido pela prefeitura, vem diminuindo a distância entre os palcos e as pessoas que querem atuar; aulas vêm acontecendo no Teatro de Bolso Um sonho de criança se tornou realidade na vida do estudante Herval André Bastos, 24 anos. — Surgiu a oportunidade de fazer esse curso gratuito e estou aqui. Quero aproveitar cada atividade para o meu crescimento — disse. Segundo a professora Neusinha da Hora, a intenção do curso livre de teatro é tornar um ambiente facilitador para o desenvolvimento cultural dos alunos. — Sem dúvidas, estamos contribuindo para despertar o interesse dos alunos na arte através do conhecimento repassado por meio de textos e dinâmicas— comentou. — As atividades oportuni-

PALCOS NEUSINHA da Hora orienta os alunos do Curso Livre no Teatro de Bolso; no final do ano haverá prática de montagem

JUREMA e Gabriela: mãe e filha

HERVAL: sonho realizado

zam os alunos a conhecerem sobre esta arte sob diferentes olhares, tudo dentro da política de valorização e capacitação dos produtores culturais — destacou a superintendente da FCJOL, Patrícia Cordeiro. Desde 2009, a prefeitura realizou vários eventos para a capacitação dos artistas locais Entre os espetáculos encenados pelas turmas anteriores estão “Brinquedos”, “A Fada cheia de ideias”, “Os Saltimbancos”, “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna, entre leituras dramatizadas com temas históricos e relevantes para a sociedade.


2

O DIÁRIO

| Campos dos Goytacazes | segunda-feira, 6 de julho de 2015 ISAÍAS FERNANDES

Conjunção no Céu... Sorrisos e Abraços na Terra... Marcelo Souza

ORQUESTRA do Conjunto de Música Antiga da UFF se apresentou ontem na Academia Campista de Letras

UNIVERSIDADES PELA CULTURA

Programação do FestFIC prossegue com suas atrações de qualidade

Kelly Maria Para incentivar uma política de cultura dentro das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, várias instituições reuniram-se no Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC-RJ) e estão promovendo 2 a 12 de julho, o I Festival Interuniversitário de Cultura – o Fest FIC. O evento também foi realizado em Campos, na manhã e tarde de ontem, com apresentação de música, passeio ci-

clístico e visitas guiadas. No município, o evento foi organizado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) Darcy Ribeiro e Universidade Federal Fluminense (UFF) e contou com o apoio da Academia Campista de Letras (ACL) de Campos e Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Aduenf). A primeira apresentação começou por volta 9h no Coreto do Liceu de Humanidades de Campos

(LHC) com a centenária Lira de Apolo. Em seguida, um passeio ciclístico com circuito de visitação percorreu várias ruas da cidade. O encerramento foi com a orquestra do Conjunto de Música Antiga da UFF/ Niterói, que com 32 anos de história, trouxe para Campos um repertório composto por sonoridade da Idade Média e Renascentista. A apresentação aconteceu na sede da Academia Campista de Letras, no Jardim São Benedito. “É muito bom todo esse processo

de adaptação do nosso espaço aqui no Jardim e, aliado a isso, ter esse momento de cultura medieval com a apresentação do Conjunto de Música Antiga”, ressaltou o presidente da ACL Helio Coelho. O Festival acontece 15 municípios fluminenses com mais de 400 atividades lúdicas entre espetáculos de dança, música, teatro, oficinas, cursos, performances, exposições, visitas guiadas, contação de histórias, saraus, brincadeiras e esporte.

Maria Julia Coutinho sofre ataques racistas Maria Julia Coutinho foi vítima de comentários racistas e pejorativos de internautas, na página oficial do "Jornal Nacional" no Facebook, na madrugada desta sexta-feira (3). A polêmica teve início depois que a página fez um post com uma imagem da moça do tempo do telejornal da TV Globo. "Só conseguiu emprego no 'Jornal Nacional' por causa das cotas. Preta imunda", dizia um dos comentários. "Não tenho TV colorida para ficar olhando essa preta, não", escreveu outro internauta. Apesar disso, fãs e admiradores da jornalista a defenderam das ofensas. "País mais miscigenado do mundo e ainda temos que ficar lendo esses comentários racistas. Lamentável. A moça é linda, inteligente e ganha bem mais do que vocês", defendeu um seguidor. "Aos racistas um aviso: internet não é terra sem lei e se vocês acham que podem destilar toda a podridão que existe no interior de vocês só porque usam fakes, estão enganados. Espero que vocês se ferrem muito", alertou outra fã. (www.msn.com)

Tirinhas

GLOBO.COM

Olá!!! Foi uma grande festa... As gentes felizes... A Ciência despertando sorrisos e estimulando sonhos... Momentos inesquecíveis... Conjunção no Céu...Abraços na Terra... Novas almas tocadas pela beleza do firmamento... Gentes miúdas com brilho nos olhos... Uma Praça lotada de gentes motivadas pela Ciência!!! Dois dias de intensas atividades de observação do Céu!!! Estamos muito motivados... Como não ter esperança??? É uma longa jornada... O Brasil aos poucos está avançando em todas as áreas do conhecimento... O Programa Ciência Sem Fronteiras tem permitido que muitas gentes estudem no exterior tendo contato com modernos ambientes acadêmicos... Essas gentes retornarão ao Brasil capacitadas e com novas ideias... Uma aposta em um melhor futuro para nosso País... Abaixo divulgo a matéria publicada no endereço: http://www.satellitetoday.com/regional/2015/07/01/ nasa-aeb-ink-space-weather-education-and-environmental-partnerships “A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a NASA assinaram, no dia 1o de julho, acordos para, uma maior investigação sobre heliofísica e clima espacial, melhorar a pesquisa sobre o clima global e oportunidades educacionais. As novas parcerias surgiram a partir de um acordo entre o governo Brasileiro e o governo norte-americano sobre a cooperação para uso pacífico do espaço. O Brasil terá agora acesso aos dados sobre o clima espacial obtidos pela missão Van Allen da NASA, e também terá apoio para processar esses dados. Além disso, o acordo permite a participação brasileira em missões que estudam os impactos do Sol no ambiente espacial da Terra, como por exemplo a missão “Magnetospheric Multiscale”. O clima espacial afeta os satélites em órbita e também podem afetar a eletrônica na Terra, em casos mais extremos. O Brasil participa agora do programa GLOBE (Aprendizado e Observações Globais em Benefício do Meio Ambiente), que reúne professores, estudantes e cientistas para usar observações terrestres e espaciais para estudar o meio ambiente global. A AEB e a NASA também irão aumentar as oportunidades para estudantes de graduação e pós-graduação brasileiros poderem participar de um estágio em um centro da NASA através do Programa de Estágio Internacional NASA. O novo acordo, assinado em separado pela AEB e a NASA em 18 de junho irá fornecer uma experiência educacional única para os estudantes Brasileiros, proporcionando aos alunos a oportunidade de trabalhar em equipas internacionais.” Uma excelente notícia para o Brasil... Uma demonstração que o País percebeu a necessidade de investir na área aeroespacial... Um setor estratégico para qualquer nação... Essa parceira será um grande estímulo para as novas gerações... Pano Rápido A nave Novos Horizontes (New Horizons) segue em sua jornada em direção ao planeta anão Plutão... Em uma nota recente a NASA divulga algumas novas informações sobre o aspecto de Plutão: "Que cor é Plutão? A resposta para essa pergunta surgiu nos primeiros mapas feitos a partir de dados obtidos pela nave New Horizons. Plutão possui tons de marrom avermelhado. Embora esta pareça ser uma semelhança com o planeta Marte, a causa é quase certamente muito diferente. Em Marte o agente de coloração é o óxido de ferro. No planeta anão Plutão, a cor avermelhada é provavelmente causada por moléculas de hidrocarbonetos que são formados quando os raios cósmicos e a luz solar na faixa do ultravioleta interagem com o metano presente na atmosfera de Plutão e em sua superfície."

O HOMEM-QUADRADO

Está confirmado que no dia 14 de julho ocorrerá a maior aproximação entre a nave New Horizons e o planeta anão Plutão... Nesse dia, às 8:50h no horário de Brasília, a nave New Horizons estará a somente 12.500km da superfície de Plutão!!! Em breve conheceremos detalhes desse misterioso astro... Painel Rápido Nessa terça-feira, dia 7 de julho a partir das 13:00h, estaremos realizando na Praça São Salvador uma atividade pública de observação monitorada e segura do Sol... Durante o evento estaremos distribuindo gratuitamente óculos para observação segura do Sol...

YOU LIKE BANANAS

Atendendo a pedidos estaremos realizando durante a semana uma nova atividade pública de observação dos planetas Júpiter, Vênus e Saturno!!! Contamos com um novo e especial apoio internacional!!! A partir de agora somos os representantes no Brasil do AstronomyOutreach uma entidade sem fins lucrativos de apoio para a popularização da Astronomia!!! Em agosto terá início uma nova turma da Escola de Astronomia... Em breve teremos muitas novidades!!! Céu limpo para todos.


3

| Campos dos Goytacazes | segunda-feira, 6 de julho de 2015

CONCURSEIRO EM SÉRIE LANÇA LIVRO FOTOS: DIVULGAÇÃO

Aprovado 12 vezes em concursos, o professor Evandro Guedes lança livro com dicas para se ter sucesso nos exames. Versão digital já conta com mais de 15 mil downloads Da Assessoria Estabilidade, alta remuneração e bons benefícios são os principais atrativos para quem busca um cargo no setor público. Pesquisa realizada pelo instituto Ipsos Marplan revelou que 86% da população brasileira pretendia se candidatar a um cargo público durante o ano de 2014. Considerando-se a alta procura, o professor e ex-concurseiro em série Evandro Guedes, lançou o livro Simples Assim! com dicas objetivas para ser aprovado nos exames. A versão digital já pode ser baixada gratuitamente através do site https://oauth.alfaconcursos.com. br/simples-assim. Estima-se que mais de 15 mil pessoas já tenham feito o download da obra. Com uma miscelânea de fatos verídicos e conhecimento técnico sobre concursos, o livro encontra um ponto de equilíbrio entre a razão e a emoção, o elemento “mágico” que faz com que o enredo desta obra cative, surpreenda e emocione quem a lê. O lado racional fica por conta das orientações sobre como deve ser a preparação para quem quer chegar à aprovação em um concurso. Para tanto, o autor traz informações sobre provas, editais, planos de estudos, organização de tempo, bancas, além de

direcionar o concurseiro na escolha da carreira que ele pretende seguir. O lado emocional fica sob a responsabilidade das histórias de superação relatadas durante a obra. Apresentando uma linguagem clara e objetiva, o livro consegue mostrar ao leitor que, mesmo em um cenário com dificuldades, é possível vencer na vida se houver planejamento, determinação, dedicação e autoconfiança. “O livro é uma ferramenta que pode ser referência não apenas para quem estuda para concursos, mas também a quem tem um sonho: mudar e melhorar de vida”, explica Guedes. “Simples Assim” é o primeiro livro de Evandro, nascido em Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro. Em um período de oito anos, estudou para vários exames, mas sem sucesso. Após elaborar um plano de estudo foi aprovado em doze concursos públicos e, ao criar sua própria metodologia de ensino, trocou a carreira pública pelo empreendedorismo e fundou o Alfacon Concursos, curso online que já preparou e aprovou mais de 460 mil alunos para concursos públicos para cargos na Polícia Federal, Banco Central, Ministério Público da União, INSS, Receita Federal, Tribunais e muitos outros grandes concursos de repercussão Brasil afora.

Canal 26 - Viacabo Canal 13 - VerTV Programação ANTÔNIO FILHO APRESENTA – Jornalismo cultural, com personalidades campistas. Programa inédito todas as quartas, 22h. Reprises: Segunda: 13h30, Terça: 15h, Quinta: 15h15, Sexta: 19h, Sábado: 20h30 e Domingo: 11h. CAMPOS RADICAIS – Todos os sábados - 12h15. CURTA O CLIPE - De segunda a sexta. DEBATE DIÁRIO – Um papo inteligente no início de tarde. Carlos Cunha recebe de segunda a sexta-feira das 12h às 13h, convidados para um debate com temas polêmicos e enfoque para os principais assuntos do dia. Apresentação: Carlos Cunha. FABIO ABUD NA VIBE – Todas as quartas, 22h. JOGO DE CINTURA – Na vida a gente sempre tem que ter jogo de cintura. De segunda a sexta-feira das 9h05 às 10h da manhã. Apresentação: Lindamara e Patrícia Cordeiro. MAIS VIDA – Mais vida, mais fé e amor na sua manhã. Um programa para toda a família. Reflexão e os melhores clipes musicais. De segunda a sexta-feira das 8h05 às 8h50. Apresentação: Marcos França. PONTO BÁSICO – Todas as quintas às 22h. Apresentação: Valéria Nunes PROGRAMA FÁBIO ABUD – Um mix super variado dos principais assuntos semanais. Entretenimento, Comportamento, Moda, Saúde, Cultura, Arte e o Mundo das Celebridades. Programa inédito todos os domingos às 14hs. Reprises: Domingo: 17:00/23:00, Segunda: 14:00/22:00, Terça: 19:30, Quarta: 00:30/14:00/18:30, Quinta: 01:00/ 5:30/14:00/22:00, Sexta: 14:00/22:00, Sábado: 02:00/13:30/18:00/22:30.

Cinema

FICHA TÉCNICA Título: Simples Assim! Autor - Evandro Guedes Número de páginas: 164 Editora: Editora Alfacon Preço: gratuito na versão online; R$ 49,90 na versão impressa

Cine Araújo Multiplex - Boulevard Shopping

Avenida Doutor Silvio Bastos Tavares 316 - Anexo 338 - Loja 106 - 1º Piso

SALA 01 DIVERTIDA MENTE (DIGITAL)

DUB - CLAS: LIVRE - GÊNERO: ANIMAÇÃO/COMÉDIA/FAMÍLIA - DIARIAMENTE: 14:45

SALA 01 O EXTERMINADOR DO FUTURO - GÊNESIS (PRÉ-ESTREIA)

DUB - CLAS: 12 ANOS - GÊNERO: AÇÃO/FICÇÃO CIENTÍFICA - DIARIAMENTE: 16:45 e 19:15

SALA 01 O EXTERMINADOR DO FUTURO - GÊNESIS (PRÉ-ESTREIA)

LEG - CLAS: 12 ANOS - GÊNERO: AÇÃO/FICÇÃO CIENTÍFICA - DIARIAMENTE: 21:45

SALA 02 MEU PASSADO ME CONDENA 2 (DIGITAL)

NAC - CLAS: 12 ANOS - GÊNERO: COMÉDIA - DIARIAMENTE: 15:30, 17:30, 19:30 e 21:30

SALA 03 MINIONS (DIGITAL)

DUB - CLAS: LIVRE - GÊNERO: ANIMAÇÃO/FAMÍLIA - QUI/SEX/TER/QUA: 15:15 e 17:15 - SÁB/DOM/SEG: 13:15, 15:15 e 17:15

Resumo das Novelas SETE VIDAS l GLOBO l 18 HORAS

Felipe discute com Júlia e vai embora de casa. Arthurzinho pede dinheiro a Vicente e ele dá a dica de um lugar para o irmão trabalhar. Esther oferece um emprego para Guida na ONG. Laila chega com as malas na casa de Júlia e as duas conversam sobre Miguel. Miguel conversa sobre Júlia com Felipe. Esther conta um pouco da sua história para Eriberto. Felipe volta para casa e se reconcilia com Júlia. Durval fala para Marlene que a imobiliária irá fechar. Iara vê Arthurzinho tocando piano em um supermercado e fica em choque. Miguel pergunta a Júlia se ainda há sentimento entre ela e Pedro. I LOVE PARAISÓPOLIS l GLOBO l 19 HORAS

Grego não entende por que Mari está com Gabo. Benjamin e Grego se enfrentam e acabam presos. Clarice liberta Benjamin e Grego, e o empresário não gosta de saber que foi Ximena quem pagou sua fiança. Mari e Benjamin se beijam. Cícero se nega a ajudar Grego. Rosicler aceita trabalhar para Grego, mas se preocupa com Cícero. Benjamin avisa a Soraya que ela pagará caro se prejudicar Mari.

SALA 03 JURASSIC WORLD: O MUNDO DOS DINOSSAUROS (DIGITAL)

DUB - CLAS: 12 ANOS - GÊNERO: AVENTURA/AÇÃO/FICÇÃO CIENTÍFICA - DIARIAMENTE: 19:15 e 21:45

SALA 04 O EXTERMINADOR DO FUTURO - GÊNESIS (3D)

DUB - CLAS: 12 ANOS - GÊNERO: AÇÃO/FICÇÃO CIENTÍFICA - DIARIAMENTE: 14:00, 16:30, 19:00 e 21:30

SALA 05 MINIONS (3D)

DUB - CLAS: LIVRE - GÊNERO: ANIMAÇÃO/FAMÍLIA - QUI/SEX/TER/QUA: 15:00, 17:00, 19:00 e 21:00 - SÁB/DOM/SEG 13:00, 15:00, 17:00, 19:00 e 21:00

MEU PASSADO ME CONDENA 2

REPÓRTER DIÁRIO – De segunda a sexta-feira, das 7h15 às 7h45. Repórter Diário, um programa que destaca o que é notícia na cidade. Informação com credibilidade. Apresentação: Dagma Pontes e Jualmir Delfino. O canal entre você, e a notícia de primeira mão. SEUS DIREITOS – Um grupo de advogados ajudará aos telespectadores a entender melhor seus direitos. Seja ele de família, do consumidor ou criminal. Um programa que conta com a participação popular. De segunda a sexta das 11h05 às 11h50. TAH LIGADO!? – O universo jovem será transmitido de uma maneira super bem humorada. Entretenimento, cultura, esportes, saúde, música e muita diversão. Quartas ao vivo 10:05h. Apresentação: Viny Soares

A vida de casado dos apaixonado Fábio (Fábio Porchat) e Miá (Miá Mello) cai na rotina quando, as diferenças, que não são poucas, precisam ser enfrentadas. Após Fábio esquecer o terceiro aniversário de casamento, Miá decide pedir um tempo. Quando o avô de Fábio, que mora em Portugal, o comunica que ficou viúvo, ele enxerga nesta viagem para o funeral uma oportunidade de salvar seu casamento.

BABILÔNIA l GLOBO l 21 HORAS

Inês orienta Nilson a provocar medo em Beatriz. Inês pede a Evandro para voltar a trabalhar na empresa. Estela e Simone comemoram o sucesso do restaurante e parabenizam Regina. Otávio garante a Inês que seu golpe contra a Souza Rangel está em andamento. Sérgio desiste de encontrar Ivan. Inês aceita jantar com Alice na casa de Olga. Aderbal e Inês se reencontram. Aderbal decide enfrentar a milícia de Jatobá. Inês se revela para Beatriz, ameaça a rival e orienta Nilson a deixá-la em uma rua deserta. Inês chega à casa de Olga e encontra Murilo.


4

O DIÁRIO

| Campos dos Goytacazes | segunda-feira, 6 de julho de 2015

Candinho

PENSAMENTO

“Sabe porque muita gente quebra a cara na vida? Porque acredita no errado, duvida do certo, abandona o verdadeiro e valoriza o falso.” O Rappa

Vasconcellos

ARRAIÁ DO BEM

U

DAISY e Licínio Barcelos

MONIQUE Barcelos e Geraldo Rangel

TEATRO

A comédia “Inimigas de Infância”, escrita por Regina Antonini, será apresentada no próximo dia 12, às 19h, no Teatro Municipal Trianon. A peça será estrelada por Daniel Rocha, Josie Pessoa e Luciana Xavier. - Sucesso entre as crianças, “Frozen - Um musical congelante”, visto por mais de 200 mil pessoas, será a atração do próximo dia 19, às 16h, no Teatro Trianon.

TOUR EUROPEU

Diogo Chaves Jacintho mandando notícias para os pais, Lia Marcia e Jobel Minhões Jacintho. Mix de Dj e compositor, Diogo está participando do Burning Moutain Festival. Já passou por Zurich, Berlim, Amsterdam. Até o final de julho ele segue aproveitando das maravilhas dos países europeus.

DONA CEGONHA

B

m sucesso o Arraiá do Bem promovido pelo Super Bom e pela Secretaria Estadual de Cultura, acontecido no sábado, no CEPOP. Quadrilhas, casamento na roça, foram algumas das atrações que levaram um grande público ao CEPOP. Nos camarotes, convidados da rede Super Bom foram recebidos com farto coquetel, com direito a assistirem ao show da eletrizante Elba Ramalho. Nem mesmo a frente fria que chegou a cidade no final da tarde tirou o ânimo dos fãs e da cantora, que subiu ao palco oficial, cheia de charme e sensualidade. Os alimentos arrecadados serão doados a vinte entidades carentes de Campos. Sucesso Total!

JÉSSICA Viana e Daniel Barcelos

OS CRIMES DE ONASSIS

A palavra nêmesis, de origem grega, cobre um amplo espectro de significados. O mais usual deles serve para rotular um arqui-inimigo, que desperta ao mesmo tempo ódio, respeito e até admiração. Pois é disso que trata o livro “Nêmesis - Onassis, Jackie e o Triângulo Amoroso que Derrubou os Kennedy”, do escritor britânico Peter Evans. Na obra, recém-lançada no Brasil, Evans, que foi repórter investigativo do jornal “The New York Times” e venceu o Prêmio Pulitzer de 2010, relata uma guerra sem quartel entre personagens que dominaram a cena política e empresarial do mundo na segunda metade do século passado.

ete e Roberto Rocha contando aos amigos que irão estrear de avós. Ana Luíza e Mike Giombolini estão grávidos. Ana Luíza chega a Campos no início de agosto para rever os familiares e quando novembro vier, será a vez de Bete seguir para Phoenix, no Arizonha, onde Ana Luíza e Mike residem.

LUCAS e Gabriel Barcelos, Taís Rangel e Daniel Rodrigues

CECÍLIA e Joilson Barcelos

LARA Jacyntho Laterça e Alan Wagner

TÁ ESCRITO

Investigada na Lava Jato, a Andrade Gutierrez tem um “Código de Ética e Conduta” que faz questão que todos os funcionários cumpram. Entre os 12 princípios, o sétimo diz que é “expressamente proibido a qualquer colaborador oferecer, prometer ou autorizar, diretamente ou por meio de terceiros, qualquer vantagem indevida de qualquer natureza, seja em dinheiro ou qualquer bem ou serviço de valor, a agentes públicos, partidos políticos e seus membros ou a quaisquer candidatos a cargos públicos, no Brasil ou no exterior, bem como a familiares ou equiparados de quaisquer tais pessoas, com o intuito de obter benefício pessoal ou para a Andrade Gutierrez”. Mais clareza, impossível.

SILVANA e Ricardo Naked, Cicinha e Edvar Chagas

DULCE Peixoto e Érika El Kik

JUNTOS DE NOVO

Um dos fundadores do banco Bozzano S ­ imonsen, com o ex-ministro Mario Henrique Simonsen, o lendário Júlio Bozzano está de volta. Ajuda a Anglo American passar adiante a MMX Minas-Rio comprada de Eike Batista. A mineradora de ouro – com resultados modestos – não é mais prioridade nos planos de negócios da multinacional sul africana. Aos 79 anos, depois de longo descanso em sua fazenda – um dos maiores haras do Brasil – Bozzano abriu uma empresa de administração de recursos, onde o economista Paulo Guedes, ex-Pactual, é um de seus sócios minoritários. Nos anos 80, o banco Bozzano e a Anglo foram parceiros em exploração de minas de ouro no Brasil.

OUTROS TEMPOS

Há quem defenda no TSE uma revisão radical da urna eletrônica. O modelo atual é baseado em tecnologia dos PCs (personal computer) da década de 90. A proposta que ganha musculatura é a do desenvolvimento de um novo produto a partir da arquitetura existente hoje nos tablets. Ou seja, hardware mais barato, seguro e, claro, muito moderno.

EDNA Albernaz e Maria Luíza Schulz

ATAQUE À JUSTIÇA

Acuado pelas denúncias do esquema do Petrolão, que chegam cada vez mais perto do gabinete presidencial, o governo resolveu entrar numa perigosa zona de batalha. Nos últimos dias, numa ação articulada com o PT e o ex-presidente Lula, o Planalto passou a investir contra o Poder Judiciário, num jogo que pode virar contra o próprio governo. Os alvos são as investigações da Lava Jato, o juiz Sérgio Moro e o Ministério Público Federal.

EM MEMÓRIA

TODA a luz de Valeria Longobardi

LUZ VERMELHA

A luz vermelha de alerta foi acesa no Planalto. Pela primeira vez, desde o início da crise política, o governo admite que a situação da presidente Dilma Rousseff beira o insustentável. Ninguém mais esconde a gravidade do momento. Isolada, registrando o pior índice de popularidade da redemocratização - míseros 9% -, com sua base política e social em frangalhos, e sob o risco de ser abandonada pelo próprio vice-presidente e por ministros estratégicos do governo, Dilma se depara com o caos à sua volta.

Fernando Brant morreu sem realizar um sonho. Ter todas as suas composições abrigadas na Editora Três Pontas, que fundou na década de 70, com parceiros do Clube da Esquina. O cantor e compositor mineiro sempre teve a questão do direito autoral como prioridade. “Travessia” é sua única criação, com Milton Nascimento, fora do ninho. Herdeiros e amigos de Brant esperam que a morte súbita leve a Arlequim Editora ceder o sucesso, pleito que foi feito à empresa há cerca de um ano.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.