2 minute read

Oftalmologista alerta para problemas de visão na época do frio

Especialista da Clínica Dr. Seiko faz recomendações que devem ser adotadas no período outono-inverno.

As baixas temperaturas registradas nos últimos dias confirmam que o período mais frio do ano está se aproximando. Nessa época, algumas doenças oculares são mais propensas a aparecer, por isso a importância de adotar alguns cuidados específicos com os olhos. Alergias, conjuntivite alérgica e conjuntivite viral são os principais agentes irritantes da visão neste período de frio.

Advertisement

De acordo com o Dr. Daniel Nunes Aguilar (CRM: 26355) Oftalmologista, Especialista em Plástica Ocular e Retina da Clínica Dr. Seiko de Campos Novos, nesta época do ano a superfície ocular é a mais afetada. Segundo o oftalmologista, casos de pessoas com olhos secos ou irritados podem se tornar mais comuns do que de costume.

“O inverno é o período que aparecem mais alguns vírus e que também podem acometer o olho. Quanto às alergias, nessa época vamos resgatar as roupas de frio que ficaram guardadas por muito tempo, roupas de lã e que soltam pelos, poeira, ácaros, e isso pode levar a sintomas alérgicos. Na conjuntivite, em linhas gerais, o paciente tem mais secreção ocular, fica com o olho vermelho e pregando o dia todo. Na alergia é um pouco diferente, é muito lacrimejamento e muita coceira no olho e também pode ter um pouco de secreção pela manhã”, informou o especialista.

Ainda de acordo com o Oftalmologista, quando diz respeito aos principais problemas identificados nessa época do ano, a conjuntivite alérgica em crianças é muito frequente, já a conjuntivite viral há anos não vem se desenvolvendo para uma epidemia, mas neste ano, tiveram alguns casos isolados, principalmente em crianças. Nos pacientes mais idosos a irritação da pálpebra (blefarite) é a que lidera os casos de irritação nos olhos.

Típico dos moradores da região é o habito de utilizar o fogão à lenha como um grande aliado nos dias de baixas temperaturas. O utensílio auxilia no aquecimento do ambiente, traz aconchego para o lar, entretanto, pode oferecer riscos para a visão. “A fumaça do fogão à lenha pode causar irritação e também ser mais prejudicial ao idoso, que pode desenvolver uma

O inverno é o período que aparecem mais alguns vírus e que também podem acometer o olho. Quanto às alergias, nessa época vamos resgatar as roupas de frio que ficaram guardadas por muito tempo, roupas de lã e que soltam pelos, poeira, ácaros, e isso pode levar a sintomas alérgicos.

uDaniel Nunes Aguilar

doença da retina que chama degeneração relacionada à idade, e a fumaça é um fator agravante à esta doença”, explica.

Em caso de irritação ocular, Dr. Daniel indica utilizar incialmente um colírio lubrificante no olho, a depender da alergia, também recomenda fazer uma compressa de água filtrada fria no local. O especialista alerta, que coçar o olho nunca é bom, pois é um fator de risco que pode levar ao astigmatismo, principalmente em crianças e adolescentes.

“O pessoal tem costume de usar água boricada, eu particularmente não gosto. Em casos de secreções mais inten sas, dificuldades, dor ocular, é recomen dado procurar o oftalmologista para um diagnóstico, uma conjuntivite viral, por exemplo, é uma infecção viral e ela pode ser transmitida para outras pessoas, por isso a importância da avaliação de um especialista”, comentou.

Por fim, Dr. Daniel Nunes alerta para uma prática do cotidiano familiar: o excessivo uso de telas. O brilho do aparelho em ambientes escuros também leva ao cansaço visual, automaticamen te sendo prejudicial à visão.

“O excesso de atividades de perto tem muita relação com o grau chamado miopia. Assim como o astigmatismo, é desencadeada pelo fator genético e ambiental, sendo assim, o astigmatismo pode estar relacionado à coceira no olho, já no caso da miopia, ao excesso de atividades de perto, por isso a importância de incentivar atividades ao ar livre para preservar e fortalecer a visão”, finalizou.

A Clínica de Olhos Dr. Seiko, fica em Campos Novos, atende na Rua: Coronel Farrapo, 408, 4º andar - Sala 405, no Edifício Santa Clara. Para agendamentos, basta entrar em contato pelo: (49) 3563.1060. O empreendimento trabalha com Consultas Oftalmológicas e Exames.

This article is from: