2 minute read

Ortodontista alerta população para sinais de lesões na cavidade bucal

No último mês foi realizada Campanha sobre a conscientização do Câncer de Boca.

Maio já passou, mas vale ressaltar a importância dessa campanha para a saúde bucal. 'Maio Vermelho' é uma campanha de promoção da saúde, cujo objetivo é conscientizar a população sobre o câncer bucal, doença que atinge um quinto da população brasileira. Dia 31 de maio é lembrado nacionalmente como o dia de Luta Contra o Câncer Bucal, marco para que a população fique atenta a sinais de lesões na cavidade bucal e para que profissionais de saúde ampliem as discussões sobre diagnóstico e tratamento da doença. Este projeto nasceu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no departamento de Mestrado e Doutorado em Estomatologia Clínica Odontológica e vem ganhando força e respaldo de conscientização entre os Cirurgiões-Dentistas de todo o Brasil.

Advertisement

De acordo com a Ortodontista, Dr. Andressa Dallanora Wrubel, a conscientização para esta doença, tem como o seu principal foco o diagnóstico precoce da mesma, uma maneira fundamental para um melhor prognóstico e sucesso no tratamento da doença. “Vale ressaltar que os principais fatores de risco associados são o tabagismo, consumo de bebidas alcóolicas com frequência e exposição contínua à luz solar sem fator de proteção”, informou.

O Câncer de Boca é um tumor maligno, ou seja, uma célula do organismo passa a se replicar de maneira desordenada e descontrolada, geralmente eles crescem rapidamente e podem se espalhar pelo corpo, invadindo tecidos vizinhos, agravando a doença. O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sul e infelizmente a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. Sobrepeso, obesidade, exposição ao amianto, poeira de madeira, poeira de cimento, formaldeído, sílica, agrotóxicos sem equipamentos de proteção adequados também aumentam o risco para o aparecimento da doença e vale ressaltar que alguns casos de câncer em cavidade de orofaringe ( boca, garganta e estruturas associadas), também estão relacionados à infecção pelo vírus HPV.

Estima-se que para o triênio de 2023 a 2025, surjam 704 mil novos casos de câncer maligno no Brasil, aonde 70% deles podem vir a ser diagnosticados no Sul do Brasil. Em 2022 foram diagnosticados 15.100 novos casos em todo o Brasil, sendo 10.900 casos em homens e 4.200 casos em mulheres, destes 6.192 perderam a vida em decorrência da doença. Para prevenir a doença, a população deve evitar o tabagismo, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, manter o peso corporal adequado, manter boa hi- giene bucal e usar preservativos. Os sinais e sintomas são silenciosos, mas pode-se observar que, lesões (feridas) na cavidade oral ou lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, apresentam sangramento, estejam crescendo ou aparecem e desaparecem no mesmo local com certa frequência. Manchas ou placas avermelhadas, esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas também podem ser um indicativo que algo não está normal. Em estágios mais avançados, se observa nódulos no pescoço, rouquidão persistente, dificuldade para mastigar, engolir, algo preso na garganta, dificuldade na fala e de movimentação na língua. Mau hálito persistente pode estar associado também.

A Dra. Andressa Dallanora orienta para ficar atento a qualquer mudança, manter-se vigilante a esses sinais e às mudanças na coloração ou aspecto da boca. “No caso de anormalidades, ou a qualquer desconfiança, procure seu cirurgião-dentista para realizar uma consulta e sanar suas dúvidas. Os profissionais nucleados na Neocam estão preparados para sanar qualquer dúvida a respeito”, finalizou.

This article is from: