TCC ELISANGELA FROIS CUNHA

Page 58

47

No término do programa, os apresentadores convidam o público a acessar o site da TV Brasil e participar do debate sobre o filme, gerando interatividade do telespectador com os produtores.

Assistindo ao programa Assim Vivemos é possível prever o que será a televisão inclusiva no futuro. Elementos audiovisuais de movimento de câmera, passagens de takes, planos, ângulos, inserção de áudios, ritmos, narrativas, com linguagem cinematográfica cada vez mais apurada e melhor, acessível a todos. O respeito à linguagem própria de cada telespectador, usuário de televisão, amplia o acesso, transforma os olhares até então monotonamente homogêneos e padronizados. Agora a televisão é dinâmica, diversa e o padrão oralista-auditivo passa a ser complementado por outras formas de ver e ouvir a mensagem televisual que envolve esses dois sentidos: a visão e a audição. Nenhuma linguagem irá se sobrepor à outra e o termo essencial usado nos bastidores das emissoras será igualdade de acesso. A partir da televisão, que informa e distrai, teremos uma sociedade telespectadora que conhece a diversidade do outro, tolera as diferenças e desenvolve tecnologias para que todos tenham oportunidades iguais de lazer, entretenimento, informação.

Através

do

conhecimento

das

diversidades

promovemos

uma

sociedade

culturalmente evoluída. Porque um país que cresce somente em economia, mas não se humaniza, acaba monopolizando, concentrando o conhecimento e a dignidade para poucos enquanto nega o espaço e identidade a muitos. Cala vozes, dita regras individualistas, usa a força, domina. A evolução cultural a partir de uma sociedade humanizada, ao contrário do que se pode pensar, não impede que a tecnologia avance, ou se aprimore. O debate capitalismo versus socialismo, a meu ver, soa ultrapassado demais em tempos pós-modernos, porque socialismo lembra homogeneidade e humanismo diversidade. Então, prefiro sonhar com uma sociedade capitalista sim, rica em tecnologias potencializadoras de acesso, mas humanitária, tolerante e solidária. É nesse caminho que as tecnologias como a televisão deveriam avançar. Oxalá que valores de respeito à diversidade, como o do programa Assim Vivemos façam parte das vidas dos usuários e principalmente dos produtores em televisão.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.