
3 minute read
Segundo maior PIB do estado, Osasco não para de atrair grandes empresas
from Edição 530
by Giro S/A

OSASCO 60 anos
TECNOLOGIA. Localização estratégica, boa infraestrutura, mão de obra qualifi cada e isenções fi scais têm contribuído para município se consolidar no setor PIB: 2º do estado, Osasco atrai grandes empresas
João Felipe Cândido
da redação
QR CODE
Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em
girosa.com.br
Para tornar Osasco a ‘queridinha das empresas de tecnologia’, nos últimos anos, a Prefeitura de Osasco implementou algumas medidas que têm contribuído com a mudança de companhias para a cidade. A redução da taxa de ISS (imposto municipal) de 3% para 2%
Cidade promoveu a redução de ISS para atrair empresas de tecnologia
em 2018, foi uma delas.
Essas ações resultaram na vinda de grandes empresas como: Mercado Livre, iFood, Rappi, Uber, Facily, Dafi ti, Agaxtur, B2W, Shopper, DHL, Track & Field, Ambev, Camil, entre outras. O notável número de empresas de tecnologia reunidas na cidade, rendeu um apelido: ‘Oz Valley’, em homenagem ao Vale do Silício, localizado em São Francisco, na Califórnia, EUA.
Em entrevista ao Giro S/A, em novembro do ano passado, o secretário de Desenvolvimento e Inovação de Osasco, Gerson Pessoa (Podemos), revelou que a cidade deve ganhar um polo para formação tecnológica até o fi m do mandato do prefeito Rogério Lins (Podemos), que deve iniciar as atividades na Vila Yara.
Leia mais no QR Code.

Divulgação/iFood
IFOOD. Empresa de Osasco atende 60 milhões de pedidos
NÚMEROS OSASCO
30 mil m²
Tamanho do galpão da empresa 99 em Osasco
Apelido de Osasco, alusão ao Vale do Silício
60 milhões
Pedidos atendidos pelo iFood, que fi ca em Osasco
Redução do ISS
Taxa foi reduzida de 3% para 2% em 2018
24.304 vagas
Saldo de empregos em dezembro de 2021
MOBILIDADE
Osasco: ciclofaixa e novo viaduto devem garantir fl uidez no trânsito
Tema ligado ao desenvolvimento de uma cidade inteligente, a mobilidade é um grande desafi o para muitos municípios. O tópico é defi nido como condição que viabiliza os deslocamentos dos moradores, para desenvolver relações sociais e econômicas. Desde 2016, o tema é uma das principais questões debatidas em Osasco, por conta do Plano de Mobilidade.
Administração estuda a construção de uma terceira ponte na cidade
“Osasco faz parte da porção oeste da Região Metropolitana de São Paulo. Ela é importante do ponto de vista econômico e comercial”, explica a professora Viviane Rúbio, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie. “Para essa circulação de movimento pendu-

Uelson Henkell/Giro S/A
OBRAS. Gestão deve implantar novos modais
QR CODE
Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em
girosa.com.br
lar, o sistema de mobilidade urbana é fundamental.”
Segundo a gestão municipal, entre as principais obras para o setor previstas estão a implantação de uma ciclovia na zona norte do município e a fi nalização do viaduto do Miguel Costa.
Leia mais sobre as obras de mobilidade no QR Code. (Mariana Pereira)
LEIA +
Osasco tem título de Capital da Viola

Divulgação
A nomeação foi ofi cializada em maio de 2009, por meio do projeto de Lei estadual 13.547/2009, que reconheceu e homenageou um importante local do município, a Casa do Violeiro do Brasil. O espaço foi criado em 10 de fevereiro de 1971 pelo maestro Tenente Marino Cafundó de Moraes (1922-2010), que foi fundador, em 1969, da Orquestra do Violeiro. Leia mais sobre a Casa dos Violeiros no QR Code. (Mariana Pereira)
QR CODE
Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em
girosa.com.br
CURIOSIDADE Capital nacional do cachorro-quente
QR CODE
Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em
girosa.com.br
De fato o ‘Dia do Cachorro-Quente’ ainda está longe, no entanto, não dá para falar sobre o aniversário de Osasco sem mencionar o famoso lanche, considerado um dos símbolos da cidade conhecida como a ‘capital nacional do cachorro-quente’. E motivos para isso não faltam. Basta circular pela região central da cidade para ver de perto a imensidão de ambulantes com seus carrinhos, prontos para preparar o lanche na hora. Leia mais no QR Code. (João Felipe Cândido)
