3 minute read

Suzano segue manutenção da iluminação pública

TEMPO LEVANTAMENTO INCLUI TRABALHOS DE TROCA E REPAROS AO LONGO DOS MESES DE MARÇO E ABRIL

Luciano Dávila fala sobre o sucesso do setor de comércio em Itaquaquecetuba

Advertisement

Por Aristides Barros reportagem@leiaogazeta.com.br

Analisando dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), nota-se que o setor do comércio em Itaquaquecetuba, com exceção do mês de janeiro de 2022 (que teve um saldo negativo, ou seja, mais demissões que contratações), tem sido o carro-chefe na geração de empregos na cidade.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila, a resposta mais simplista para justificar o fenômeno é que a reabertura pós-pandemia tem reaquecido o mercado, mas o processo é mais complexo que isso.

Na visão do secretário, um dos principais fatores é o fato da população itaquaquecetubense, em geral, não ter condições financeiras de consumir em outros lugares e acabar tendo que fazer suas compras na cidade, onde os preços

BRUNO ARIB

TRABALHO

Luciano Dávila já possuia experiência adquirida na Associação Comercial

Área tem liderado a geração de empregos nos últimos anos

são relativamente mais baixos. Como Itaquá tem um número grande de habitantes, isso justifica o destaque que a cidade vem tendo no setor, enquanto outras cidades não alcançam o mesmo resultado.

Além disso, é notório o aumento no número de grandes franquias que tem escolhido o município para se instalarem nos últimos anos. Isso se dá, segundo Dávila, principalmente por sua localização geográfica, que faz fronteira com todas as cidades do Alto Tietê e com a capital (pelo bairro do Itaim Paulista), e pela grande oferta de mão de obra mais barata, por falta de qualificação.

A prefeitura, no entanto, analisa um aumento na demanda por mão de obra qualificada. Pensando nisso, a Secretaria vem oferecendo cursos profissionalizantes, além de estudar a instalação de uma unidade do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e uma do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), tendo como empecilhos apenas as localidades.

Secretaria de Desenvolvimento trabalha para melhorar o setor

“Essa qualificação é importante principalmente para as mulheres e paras as pessoas de mais de 40 anos no geral, mas a população também precisa nos ajudar a ajuda-los. As pessoas procuram emprego, porque a gente sabe que precisa trabalhar, mas quando vai ver uma pilha de currículos, a maior parte não tem qualificação. Então, também deve partir da população esse interesse em estudar e se aprimorar”, completou.

Prefeitura de Suzano supera 2,5 mil atendimentos na iluminação pública WANDERLEY COSTA / SECOP SUZANO

A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano realizou um total de 2.515 atendimentos relacionados à iluminação pública nos meses de março e abril em toda a cidade, atendendo demandas do aplicativo “Ilumina Suzano”. Os trabalhos incluem troca de lâmpadas e reatores, além de reparos em postes e substituição de instalações elétricas por todo o município.

Considerando o bimestre, foram feitos reparos ou trocas de 1.748 lâmpadas em mau funcionamento por novas unidades de LED ou vapor metálico e em 847 reatores nos postes, corrigindo pontos de iluminação em 165 bairros da cidade.

Deste montante, os que mais receberam trabalhos da secretaria foram os bairros Cidade Miguel Badra (104), Parque Maria Helena (80), Vila Amorim (78), Cidade Boa Vista (75) e Vila Figueira (75). “Estes locais são alguns dos mais populosos do município. Por isso, detêm a maior quantidade de pontos de iluminação sujeitos a consertos”, explicou o titular da Pasta, Samuel Oliveira.

Segundo a prefeitura, 165 bairros foram atendidos

MAIS CLARO

Município vai implantando tecnologia LED por toda a extensão

Os trabalhos de troca e instalação são analisados a partir das demandas registradas no aplicativo “Ilumina Suzano”, em que os munícipes podem entrar em contato direto com a prefeitura para sugerir pontos em que podem ser feitos trabalhos de substituição de lâmpadas queimadas ou postes de iluminação danificados.

Segundo Oliveira, os reparos são importantes para garantir mais qualidade de vida aos munícipes.

“Executamos trabalhos por toda a Suzano para oferecer segurança aos nossos moradores. Inclusive, anunciamos, recentemente, a aplicação de lâmpadas de LED em avenidas bem movimentadas na cidade. Tudo isso com objetivo de melhorar a qualidade de iluminação”, concluiu.

This article is from: