Gazeta Regional - Edição 283

Page 10

10

VARIEDADES em Geral

| GAZETA REGIONAL | 01 a 07 de junho de 2019 |

ARQUIVO PESSOAL

CULTURA TRUPE ENCANTA CRIANÇAS DE MOGI DAS CRUZES

GIOVANNA FIGUEIREDO

HISTÓRIAS DE ITAQUAQUECETUBA

O Rancho Grande

COLUNA DO HISTORIADOR CLÁUDIO SOUSA

O Sorrir e cantar com Patati Patatá: Os palhaços mais famosos do Brasil em Mogi Circo está em Mogi e tem permanência até 15 de junho Por Giovanna Figueiredo giovannafigueiredo@leiaogazeta.com.br

Som de gargalhadas invadiram o picadeiro do Circo Patati Patatá na tarde de quinta-feira (30). Na plateia, cerca de 850 crianças da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes acompanhavam atentos cada palavra, dança, gesto, malabarismo, euforia e vibração que vinham do palco. O espetáculo apresentado para as crianças durou cerca de 50 minutos. Em todos os momentos era possível observar o sorriso no rosto dos pequenos e emoção enquanto os artistas iam às alturas. No palco também há muita alegria, o sorriso sempre presente e com uma mensagem sobre educação, sobre amizade e respeito.

900 cadeiras estão à disposição do público mogiano; visite o local O Circo Patati Patatá tem quatro unidades e está na estrada há um ano e meio, mas a história dos palhaços que dão nome ao circo já ultrapassa a marca dos 30 anos. A gerente do circo, Karine Pissutti, conta que os palhaços já participavam de outros circos. “Eles já faziam apresentações em circos e aí surgiu essa vontade de fazer um circo próprio, que trouxesse uma mensagem educativa. O Patati Patatá não é só um circo, ele buscar ser um instrumento de educação, nós falamos na linguagem de sinais, trazemos mensagens educativas, mostra as

diferenças, fala do amor e da família”, explicou. O espetáculo tem muita música, cor, acrobacias e principalmente alegria. É direcionado para toda a família e nos limites da tenda todos se tornam amiguinhos da turma do Patati e Patatá.

SERVIÇO - O circo tem

capacidade para 900 pessoas por sessão e realiza 9 espetáculos por semana, de quinta-feira a domingo, na quinta e na sexta às 20h, sábado e domingo às 15h, 17h30 e 20h. Patati e Patatá devem continuar encantando os mogianos até o dia 15 de junho e depois seguem para a primeira temporada no Sul do País. A tenda do Circo Patati Patatá está instalada no estacionamento do Mogi Shopping.

Rancho Grande foi um estabelecimento comercial fundado, em 1949, por Atílio Fuga, no quilômetro 33 da Estrada São Paulo – Rio, em Itaquaquecetuba. Foi construído com armação de madeira e bambu. Logo, o local tornou-se parada obrigatória para os viajantes que seguiam pela estrada, seja de ônibus, carro ou caminhão. O local servia de ponto de encontro para a vizinhança e os viajantes. O freguês poderia comprar sorvete, refrigerante, lanche, tomar um trago, jogar sinuca ou bocha. Tratava-se de um espaço de sociabilidade. Entre os frequentadores havia operários do Lanifício Ítalo Adami, a “italianada”, os caipiras e outros moradores. Rolanda Fuga procurou o reconhecimento do trabalho de seu pai, solicitou à municipalidade que nomeasse uma escola do Rancho Grande, com o nome de Atílio Fuga. Mas, para sua surpresa e decepção, o nome escolhido foi o de um advogado que fora amigo do então prefeito.

Em nossa conversa sobre a década de 1970, chegamos ao nome de Renê Bonadie. Rolanda Fuga contou que Renê era um homem alto, louro e bom de conversa, andava com vários capangas armados. Afirma que foram tempos difíceis na época do prefeito Pedro da Cunha Albuquerque Lopes, o doutor Pedro. O prefeito mandou aumentar os impostos, ameaçando desapropriar as terras de quem não pudesse pagar. Sobre o Jardim Luciana, diz que aquelas terras eram da família Ferreira, tomadas por Bonadie. Em frente ao Rancho Grande, do outro lado da estrada, havia um parreiral. A família Fuga produzia artesanalmente o vinho Corbinelo. O parreiral carregado de uvas poderia ser visto pelos viajantes e frequentadores. Numa das fotografias vemos o nome do estabelecimento: “Rancho Grande - Fuga - Bar - Bocce Snooker”. O estabelecimento comercial, que viria dar nome ao bairro do Rancho Grande, fechou em 1974 e o terreno foi vendido. No local está a Padaria Rancho Grande. DIVULGAÇÃO

HISTÓRIA - Fotografia da antiga fachada do comércio


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Gazeta Regional - Edição 283 by Jornal Gazeta Regional - Issuu