Jornal do Vale - Setembro 2017 - Edição 327

Page 9

JORNAL DO VALE

www.jvonline.com.br

Setembro - 2017

09

DIVULGAÇÃO

ECONOMIA

Alimentos dão gás para queda da inflação

CARMO DO RIO VERDE

Obra de pavimentação asfáltica está em pleno andamento

Os trabalhos de pavimentação asfáltica da Avenida Nossa Senhora do Carmo, que também faz parte da rodovia GO-154, que liga Ceres a Uruana passando por Carmo do Rio Verde, seguem a todo vapor.

INFORME PUBLICITÁRIO

N

o dia 25, acompanhado da equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, o prefeito Delson José foi conferir de perto o atual estágio da obra, que já ultrapassa os 50%. Além de estar com os serviços de terraplanagem e compactação do solo avançados, a via também conta com a nova rede de abastecimento de água potável em pleno funcionamento, e por sua vez solucionando um problema antigo, que era a falta de água para a comunidade do bairro Alexandre Pinto e bairros vizinhos.

As expectativas para a inflação no fim de 2017 seguem ladeira abaixo desde o início deste ano, e já cederam 1,84 ponto porcentual, como mostra a mediana da pesquisa Focus do Banco Central (BC). O movimento mostra um quadro disseminado de desinflação, mas que tem grande parcela dos preços de alimentação em casa. Depois de fechar 2016 com alta de 9,4%, esse segmento, que representa cerca de 16% dos gastos das famílias, acumula queda de 3,7% em 2017 até agosto. No primeiro levantamento do ano, a taxa estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) estava em 4,81% e ficou no nível de 4% até o início de maio. Na segunda semana do quinto mês do ano, testou a marca de 3%, especificamente em 3,93%, prosseguindo nessa faixa até a segunda quinzena de setembro. Mas, na última sondagem foi mais além, atingindo 2,97%, patamar que já está aquém da banda inferior da meta inflacionária (4,5%). Levantamento recente do Projeções Broadcast mostra que já há até estimativas abaixo de 2,97%, encontrada na Focus. O piso é de 2,4%, enquanto o teto, de 3%, com media-

O prefeito Delson designou também uma equipe de Infraestrutura para estar fis-

calizando, acompanhando e dando suporte para que seja mantido o ritmo da obra.

na de 2,9%. O economista Helcio Takeda, da Pezco, lembra que, desde o início do ano, já acreditava que a inflação em 2017 poderia fechar perto do centro da meta de 4,5%. “Mas abaixo de 4%, não. Tampouco esperava uma taxa inferior a 3%”, recorda. Atualmente, a consultoria prevê 2,79% para o IPCA fechado este ano. “A inflação de alimentos e a recessão fizeram a tempestade perfeita para a inflação baixa este ano. Nos alimentos, foram cerca de menos 5 pontos porcentuais de surpresa, enquanto nos preços de Serviços foi aproximadamente de menos 2 pontos”, diz o economista Marcel Gutierrez, da ARX Investimentos. Se o cenário para a inflação até o fim de 2017 parece desenhado e no caminho para ficar abaixo do piso da meta, Takeda, da Pezco, cita alguns riscos que podem incomodar o IPCA em 2018. Segundo ele, o desempenho dos alimentos é um deles, assim como o comportamento dos preços administrados. “Aparentemente, não há nada que sugira uma safra ruim no ano que vem”, diz, ao esperar 3,63% para o IPCA em 2018. No boletim Focus, a mediana das estimativas iniciou o ano em 4,5% e agora está em 4,08%.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.