Jornal do Castelo

Page 1

FEVEREIRO 2014 - ANO XIV- Nº 166

08 DE FEVEREIRO - 2014 - ANO XIII - Nº 166

Feverestival traz atrações nacionais e internacionais a partir do dia 14

Guarda Municipal inicia pelo Novo Chapadão o programa “Guarda Amigo” Clovis Cordeiro

Teka Queiroz

Moradores vão receber visita dos guardas com orientações sobre segurança

Pág. 03

Pág. 09

O famoso Circo de Pulgas é uma das atrações do Feverestival

Clovis Cordeiro Divulgação

Tela mostra a simplicidade e a beleza da vida no campo

Anna Karolina Pastorek expõe no Espaço Ciesp

DEFESA DO BAIRRO

Moradores do Chapadão reclamam de terrenos abandonados Vizinhos reclamam pela insegurança, lixo e peçonhentos

Pág. 06

NUTRIÇÃO

A importância de higiene na alimentação Pág. 05

DIREITO Cuidados na compra de imóveis usados Pág. 02

COMPORTAMENTO

Lágrimas de Deus

Pág. 03

Doces Lembranças: Roteiro delicioso

Próxima edição 07 de março (19) 3241-7727

Pág. 10

Pág. 02


Departamento Comercial: Fone: (19) 3241-7727 jornaldocastelo@globo.com

Redação: jornaldocastelo@globo.com www.jornaldecampinas.com.br

DIREITO Os cuidados na compra de imóvel usado A compra de imóvel representa um grande investimento que, por vezes, compromete grande parcela da renda familiar, bem como anos de dinheiro poupado. Por isso, é extremamente importante tomar alguns cuidados antes de finalizar a compra. Afinal, se trata de um negócio que envolve centenas de milhares de reais. Antes de concluir a compra, é importante verificar que o imóvel se encontra apto para a negociação. Para isto, embora trabalhoso, devem ser feitas pesquisas em diversos órgãos públicos. Inicialmente, o interessado no imóvel deve se dirigir ao Cartório de Registro de Imóveis e solicitar cópia do registro de matrícula do imóvel. Com ele, poderá verificar a real localização, a metragem e, mais importante, se há financiamento ou dívidas garantidas por aquele imóvel e quais os dados do real proprietário. Os documentos do proprietário também devem ser solicitados. Caso ele seja casado, sem a assinatura do cônjuge não haverá qualquer negócio. Se for separado ou divorciado, deve o interessado conferir se o divórcio ou a separação estão devidamente averbados no Cartório que registrou o casamento. Na Prefeitura deve-se buscar certidão negativa do IPTU e de eventuais outros débitos que recaiam sobre o imóvel (como multas, por exemplo). Lembre-se a dívida do IPTU acompanha o imóvel. A cobrança sempre será direcionada contra o proprietário do momento, pouco importando se foi ele ou o anterior que não pagou o IPTU. Mesma regra vale para dívidas de condomínio: pertencem ao imóvel, e não ao proprietário. Deste modo, antes de finalizar a negociação, recomenda-se solicitar uma declaração ao síndico da inexis­ tência de mensalidades atrasadas. Também devem ser exigidos ao antigo proprietário comprova­ n­ tes de pagamento de água e luz. Além disso, o interessado

deve verificar se o proprietário está sendo processado, solicitando certidões na Justiça Estadual, Fede­ ral e Trabalhista, que estão localizadas em prédios e bairros diferentes. Isto porque, na hipótese de possuir o proprietário pendência judicial, eventual venda de seu imóvel poderá caracterizar fraude à execução. E, ainda que o comprador possua boa-fé, não fazendo parte da fraude, será necessário provar isto ao Judiciário, o que demanda contração de advogado, gastos com documentação probatória e longa discussão judicial. Considerando que a obtenção das certidões demandam um certo tempo, recomenda-se que, para evitar a perda de um bom negócio, que as partes celebrem um contrato de compromisso de compra e venda. Nele, constará que ambos têm a intenção de celebrar o negócio mediante o pagamento de determinado valor. Contudo, caso seja encontrada alguma pendência fiscal ou jurídica, o interessado poderá desistir da compra, sem encargos (na cele­ bração do contrato de promessa de compra e venda se deve solicitar que conste esta previsão). Para impedir que o imóvel seja vendido para outro e para tornar público o futuro negócio, o contrato de promessa de compra e venda deve ser registrado junto a matrícula do imóvel.

DEFESA DO BAIRRO Por Clovis Cordeiro

Terrenos abandonados no Jardim Chapadão incomodam vizinhos Clovis Cordeiro

Moradores do Jardim Chapadão estão incomodados e pedem providências por causa de terrenos abandonados na região. São poucos lotes, mas alguns, como os mostrados na foto acima, estão com mato alto e acabam servindo de depósito de lixo. Há também o problema da insegurança, uma vez que pessoas suspeitas podem se esconder no local, além disso, as calçadas em estado precário, não permitem o trânsito de pedestres. A Administração Regional 4 foi acionada e promete notificar os proprietários dos lotes que não a­­te­n­­dem às exigências legais com relação à preservação dos m­esmos.

Calçada abandonada dificulta passagem de pedestres Clovis Cordeiro

Horário de verão 2013/2014 termina no próximo 16 de fevereiro O horário de verão desta temporada termina no dia 16 de fevereiro. Em vigor desde a meianoite do dia 19 de outubro do ano passado, a medida tem como objetivo um maior aproveitamento da luz solar e evitar a necessidade de mais investimentos em geração e transmissão de energia O horário de verão de 2013/2014 foi adotado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Fe­deral. Nesses estados, os relógios deverão ser atrasados em 1 hora na noite de sábado (15) para domingo (16) de fevereiro. Economia A estimativa do governo fede­ ral é que os 119 dias de duração do horário de verão resultem em uma economia de R$ 4,6 bilhões em investimentos que deixarão de ser feitos e de R$ 400 milhões sem o ­acionamento de usinas térmicas. Na última temporada (2012/2013), o horário de verão resultou em economia de 4,5% no período de pico nos estados em que foi adotado.

Calçada toda ocupada com galhos, mato e lixo

Bruno Paes Leme Cordeiro - Advogado e procurador do Município de São Paulo

Impressão: Lauda Editora, Consultorias e Comunicações Ltda. FEVEREIRO 2014 - ANO XIV- Nº 166 13.207-684 PÁG. 2 Rua Baronesa do Japi, 53-Centro-Jundiaí-SP-CEP: Tiragem: 7.000

Outra área que tem causado transtornos aos vizinhos é este prédio da Embratel, na rua 14 Bis, próximo à Torre do Castelo, onde a calçada está abandonada. O mato toma conta de quase toda a extensão. Dentro do prédio, que já esteve em condições muito piores no ano passado, ainda há um pouco de entulho (resto de madeira, fios e cabos) no chão e uma parte dentro de caçambas. No final do ano passado, após contato feito pela DEFESA DO BAIRRO, a diretoria da empresa, por meio de sua assessoria de imprensa, determinou uma limpeza e uma quantidade grande de entulho foi retirada. Mas as caçambas ainda estão no local com entulho dentro. Na última semana, um caminhão descarregou mais alguns carreteis de cabos no terreno.

Uma vida... Meu amor está morrendo, Minha vida, Parou de pensar. Tudo na terra, Nasce e morre. As verdades morrem, Menos meus pensamentos, Menos o que sinto. Os sentimentos, Mapeiam a eternidade da alma. A vida transcende, Tempo, espaço e momentos. A vida é hoje, O ontem e o amanhã. A vida é eterna. Ela é o nascer, De tudo que pensamos, Almejamos e queremos. Um espírito vivo, Uma luz, Um raio, Um sopro de carinho, Dentro de nós, A razão, De tudo que pensamos.

Eddy Passos - Jornalista e Poeta

eddypassos@yahoo.com.br


ESPECIAL

COMPORTAMENTO Lágrimas de Deus Caminho na rua, entro na igreja, passo pelo Shopping, sempre vejo alguém chorando. Olho o exterior, mas não consigo entender o que está na alma daquelas pessoas. Poderiam ser lágrimas de orgulho, lágrimas de egoísmo ofendido, lágrimas de impotência diante de uma tragédia, lágrimas de um amor traído, ou então, lágrimas de compaixão, lágrimas de uma conquista profissional após longa batalha, lágrimas de um amor que assume a dor e a tragédia do outro, lágrimas de quem reco­nhece seu erro e quer voltar atrás. Quem pode explicar o significado das lágrimas que caem pelo rosto de alguém?! Um dia também aconteceu o inesperado. Jesus foi a Betânia visitar seus amigos Lázaro, Maria e Marta e todos puderam ver uma cena inesquecível. Já era o quarto dia da morte de Lázaro e Ele estava lá. O povo todo pôde comprovar: quando chegou junto ao túmulo não conteve sua emoção: “Jesus chorou” (Jo 11,35). Eram as lágrimas de um homem. Lágrimas de Deus. Até mesmo os teólogos, Padres da Igreja, tiveram dificuldades em explicar. Influenciados pela mentalidade estoica não conseguiam conciliar a dignidade de Filho de Deus com aquela expressão que consideravam uma fraqueza. Mas, era a Verdade. Por isso, São João registrou no Evangelho: “E o Verbo se fez carne” (Jo 1,14). O Verbo, Filho de Deus, era verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. Aí está: tudo o que é nosso interessa a Deus. Nossas dores e alegrias, lágrimas e sorrisos não passam despercebidas. Nas lágrimas de Jesus, Deus

e Homem, refletem-se as lágrimas dos humanos. Não há lágrimas humanas que não sejam sentidas ou derramadas por Deus. Ele não quer ver lágrimas de tristeza no rosto humano, mas, elas não podem ser evitadas. Assim é a história humana. Assim é a natureza. Mas é consolador reconhecer a inesperada revelação de que Deus se comove conosco: Aquele que parece impassível se mostra com-passivo. É Deus-conosco! É Deus-emnós! A caminhada de Jesus na terra comprova: Ele se emociona diante da viúva de Naim (Lc 7,13), do jovem rico (Mt 19,21), da filha de Jairo (Mt 9,24), da cidade de Jerusalém (Lc 13,34), dos dez leprosos (Lc 17,17), do cego de Jericó (Lc 18,41), do paralítico de Jerusalém (Jo 5,6), da mulher pagã (Mt 15,28). Ele se comove e toma uma atitude!

Região terá projeto-piloto do programa Guarda Amigo Clovis Cordeiro

Moradores irão receber orientações sobre segurança O projeto-piloto do programa “Guarda Amigo”da Prefeitura de Campinas será implantado ainda este mês, no Jardim Chapadão. As primeiras ações serão definidas em reunião a ser marcada entre integrantes da Gurada Municipal de Campinas (GMC) e o núcleo do Vizinhança Solitária, próximo à Pedreira do Chapadão, com o apoio do Conseg Chapadão. O programa Guarda Amigo foi criado no ano passado e tem com objetivo principal estreitar o relacionamento entre moradores do bairro e a Guarda Municipal. Através deste programa, a GMC vai orientar os moradores sobre a adoção de alguns procedimentos simples no dia-a-dia para obter mais segurança. Com esta ação, além de tornar o Jardim Cha-

padão mais seguro, será aberto um canal de comunicação para que a comunidade possa discutir problemas relacionados à segurança, fazer sugestões e acompanhar o trabalho da guarda. Entre as dicas a serem reforçadas junto à população, estão o cuidado na contratação de profissionais para a casa (doméstica, jardineiro, pedreiro e afins), a atenção ao chegar ou sair de casa, alerta sobre pessoas que aparecem para fazer serviços não solicitados e outras. O Conseg Chapadão apoia a iniciativa e orienta os moradores de toda a região a participarem das reuniões que acontecem toda terceira terça-feira de cada mês, a partir das 19 horas, no salão social da Igreja Cristo Rei.

Clovis Cordeiro

Côn. Luiz Carlos Fonseca Magalhães, é jornalista, psicopedagogo e pároco da igreja Cristo Rei

Educação abre inscrições para 11 mil bolsas a alunos da rede estadual A Secretaria da Educação do Estado abre inscrições para o processo seletivo do Acessa Escola, programa pioneiro que oferece ferramentas digitais de aprendizagem nas escolas estaduais. Serão ofertadas 11 mil bolsas para que os alunos atuem como estagiários nas salas de informática. As inscrições para o processo seletivo são gratuitas, vão até o dia 12 de fevereiro e são voltadas a 1,5 milhão de alunos do Ensino Médio. Os selecionados recebem benefício mensal de R$ 380, além do auxílio transporte. Mais informações no www.educacao. sp.gov.br. Coordenado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secre­ taria, o Acessa Escola oferece acesso livre à internet nas escolas como forma de inclusão digital e social. Os convocados atuarão nas salas de informática das 3.715 escolas da rede que já contam com o programa e também nas 453 unidades que recebem o Acessa até o final deste semestre. Com a expansão do programa, a Secretaria totaliza 3,8 milhões de alunos cadastrados ao Acessa (90% do universo de matriculados na rede). A carga horária do estagiário é de quatro horas semanais e pode ser cumprida nos período

FEVEREIRO 2014 - ANO XIII - Nº 166

da manhã, tarde ou noite. A prova acontece no dia 16 de março e não é eliminatória e, sim, classificatória. Isso significa que quem não for chamado na primeira convocação, terá outras oportunidades. A relação dos candidatos e o local da realização da prova serão divulgados a partir do dia 10 de março. Já a publicação do gabarito sairá no dia 17 de março e a classificação dos indicados, a partir do dia 27 de março. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogado até 24 meses. Neste ano, 5 mil jovens já começaram a estagiar no Acessa. “Os estudantes estagiários são figuras centrais do Acessa. Eles trabalham diariamente para auxiliar a comunidade escolar no uso seguro da internet, além de ser uma formação importante para o mercado de trabalho. Por isso, ampliamos o número de bolsas, já que no ano passado oferecemos 9 mil e chegamos em 2014 com 11 mil benefícios disponíveis», afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald. Em 2013, o Acessa Escola alcançou a marca de 30,7 mi­ lhões de acessos à internet. O número representa aumento de 62%, comparado aos 18,9 milhões de registros em 2011.

Algumas casas já participam do “Vizinhança Solidária”

Feira de livros ‘troca troca’ começa em fevereiro e vai até março Clovis Cordeiro

Interior da Biblioteca Joaquim de Castro Tibiriça, no Bonfim

A Secretaria de Cultura de Campinas e a Biblioteca Pública Municipal «Joaquim de Castro Tibiriçá» organizam, a partir do dia 17 de fevereiro, uma feira de troca de livros. Serão feitas trocas de livros que os usuários levarem e em troca poderão escolher outros de seu interesse. A novidade deste ano fica por conta dos gibis, que também serão incluídos nas trocas.

É necessário levar uma unidade (livro/gibi) para poder retirar uma unidade. Serviço Feira de Livros Data: 17 de fevereiro até 17 de marçoHorário: 9h às 12h / 14h às 16h Local: Biblioteca do Pública Municipal “Joaquim de Castro Tibiriça”, Rua Quintino Bocaiúva, s/nº, bairro Bonfim.


VARIEDADE

Big Jack adota o serviço de buffet no ­almoço da unidade Castelo

FEVEREIRO 2014 - ANO XIII - Nº 166 PÁG. 04

Giovannetti renova os cardápios de suas três unidades Guilherme Paes Leme

Clovis Cordeiro

Escondidinho de bacalhau: porção serve duas pessoas

Unidade Castelo com serviço de buffet no almoço Entre os pratos frios e saladas, fugindo do convencional, foram criadas opções a partir da união de sabores que podem ser experimentados nas combinações de verduras frescas e molhos diferenciados, além de legumes e a famosa salada de batata bolinha assada puxada no azeite extra virgem com toques de shoyo e cebolas. Outros destaques do cardápio são as massas nas versões de lasanhas, nhoques ou talharins, não deixando de lado os fãs de carnes que também encontrarão motivos de sobra para desfrutar o horário de almoço no Big Jack. Todos os dias opções como frango com laranja, lagarto ao molho madeira e carnes assadas e grelhadas figuram no cardápio. Almoços temáticos completam a diversificação de sabores. Igua­ rias mineiras, árabes ou mesmo a tradicional feijoada são oferecidas em dias especiais e como não poderia deixar de ser, os hambúrgueres, em sua versão mini, também fazem parte do buffet uma vez na semana, para montagem de acordo com o gosto de cada um. Batatas fritas e onion rings também podem ser consumi-

das à vontade durante o almoço já que fazem parte do cardápio da semana. Essa é uma maneira de oferecer o almoço do dia a dia, aproximando os clientes do cardápio da Hamburgueria. Criatividade e sabor não faltarão à mesa. Aos clientes que já estão habituados aos pratos executivos, esses ainda serão servidos durante as duas primeiras semanas em que o novo serviço passa a valer ­“ desta forma buscamos fazer com que os clientes possam se adaptar até a implementação total do buffet”, informa Miguel. Vale ressaltar que o serviço de buffet à vontade está em vigor desde o dia 20 de janeiro, somente na unidade Castelo. Acompanhe as redes sociais: Twitter: @bigjack_burger Facebook: /hamburgueriabigjack Instagram: @bigjackhamburgueria http://www.bigjackhamburgueria. com.br/

trada do Giovannetti. As unidades Cambuí e D. Pedro ganharam reforço, ainda, no cardápio kids, com o Lanchinho do Beethoven: quatro mini pães de hambúrguer, recheados com hambúrguer e mozarela, acompanhados de batatas sorriso. Já entre os novos sabores de sobremesas destacam-se nas duas casas a Banana Split, a Taça Sensação e os Churros do Beethoven. A primeira, uma releitura da clássica sobremesa

Serviço Hamburgueria Big Jack II – Castelo Rua Oliveira Cardoso, 376 – Jd. Chapadão – Campinas Fone: (19) 3212.2833

Banana Split, Taça Sensação e Churros do Beethoven

Guilherme Paes Leme

Sabores e cardápio já consolidados em Campinas não impedem a Big Jack Hamburgueria de inovar em seus negócios. A fim de melhor atender às necessidades de seus clientes e trazer mais sabor para a região do Castelo a casa passa a oferecer o serviço de buffet à vontade das 11h30 às 15h. A novidade, que substituirá os tradicionais pratos executivos, é uma opção para ­ aqueles que almoçam fora todos os dias e buscam um local onde possam encontrar comida farta, saudá­v el e com os ingredientes necessá­ r ios para uma alimentação completa. “Este projeto foi uma forma que encontramos de facilitar a vida de nossos clientes já que, com a correria do horário de almoço, oferecer um serviço de buffet alia rapidez e praticidade à qualidade e sabor que só a Big Jack Hamburgueria, eleita por três anos consecutivos como a melhor de Campinas, sabe fazer”, diz Miguel Angelo, gerente da unidade Castelo. Os clientes que optarem por almoçar no Big Jack irão se surpreender com o cardápio cuidadosamente elaborado semanalmente.

As unidades Giovanne­ tti Rosário, Cambuí e Parque D. Pedro, todas em Campinas, estão com novidades nos cardápios. Entre as novas receitas está a costeleta de Tambaqui, porção com 300g do peixe, empanados e fritos, servidos ao molho tártaro e limão. Outra porção presente nos cardápios é a Bragancinha, bolinho de massa de farinha de trigo macia por dentro e crocante por fora, recheado com linguiça levemente apimentada. Na unidade Rosário, a novidade é, na verdade, bem antiga – Carne Seca Acebolada. São 300g da carne em cubos cobertos com cebolas douradas. A porção se ­adequa bem ao estilo da casa, que conserva até os dias de hoje ares de um botequim da década de 1930. Já no Giovannetti D. Pedro foi introduzido no cardápio o Escondidinho de Bacalhau, um purê de batatas gratinado, recheado da mais tenra carne de bacalhau em lascas. Todas, sem dúvidas, receitas certeiras para acompanhar o cremoso chopinho, marca regis-

norte-americana, servida em taça especial com três bolas de sorvete de creme, banana cortada em formato longitudinal, envolta em chantilly e com cobertura de morango, chocolate, doce de leite, xerém (castanha de caju torrada e triturada) e cereja. A Taça Sensação une sorvete de creme, calda de chocolate, xerém e chantilly e seu visual é um deleite, assim como seu sabor. Outra boa pedida são os Churros do Beethoven. Em versão mini, recheados de doce de leite, eles chegam à mesa acompanhados de sorvete de creme e co­ bertura de doce de leite (opcional). E, para encerrar, nada me­ lhor que as bebidas, como o Suco Especial (frutas verme­ lhas, tomate, uva, limonada suíça e acrescido de maça ou frutas verdes) ou exóticas como os coquetéis Amarula Shake (licor Amarula, leite de coco e sorvete de creme), e o Bombom do Frade (Amarula, Frangélico, Jack Daniels, chantilly e chocolate). Todas elas especialidades exclusivas das unidades Cambuí e Parque D. Pedro. Guilherme Paes Leme

Amarula Shake


RESTAURANTES/NUTRIÇÃO

Cuidados com a higiene na alimentação Com esse calor intenso, as doenças transmitidas por alimentos (DTA´s) aumentam consideravelmente, e são síndromes ou doenças causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Podendo ser provenientes de toxinas, vírus, bactérias e parasitas. Essas doenças podem causar infecção, intoxicação ou toxinfecção alimentar, com sintomas como mal-estar, febre, náuseas, vômitos, diarreia e perda de apetite. A gravidade da doença dependerá da saúde do indivíduo, sendo pessoas debilitadas (idosos, gestantes, crianças) mais susceptíveis, quantidade de toxina e tipo de microrganismo ingerido, podendo provocar até a morte. Os microrganismos que podem causar doenças precisam de ar, água, alimento e temperatura adequada para sobreviver, então a cozinha é um verdadeiro “banquete” para o crescimento desses seres vivos. É importante manter a saúde com os cuidados básicos para evitar a contaminação dos alimentos. Se recomenda higienizar as mãos pelo menos 10 vezes ao dia e, quando possível, usar o álcool em gel. Não consumir carne crua ou mal passada. Caso consuma verduras cruas, faça a higiene correta. Observar o prazo de validade dos alimentos e a embalagem. Não leve para casa produtos cujo prazo esteja vencido ou a embalagem danificada (como latas amassadas). Preparação higiênica dos alimentos: *Lavar bem as mãos, unhas, entre os dedos e antebraço com água e sabão; *Colocar os alimentos fora do alcance de animais; *Usar somente água filtrada ou fervida para beber ou preparar alimentos; *Colocar o mais rápido possível na geladeira, os alimentos refrigerados, após o preparo ou após o consumo.

Preparos para Refrigerar frutas, legumes e verduras: * Seleção: descarte as folhas ou outras partes dos alimentos que estejam batidas ou amassadas * Pré-lavagem: água corrente e limpa para retirar resíduos visíveis * Desinfecção: deixe de molho por 15 minutos em 1 colher (sopa) de água sanitária para cada 1L de água limpa ou segundo a di­luição do fabricante, descrita nos rótulos de hipoclorito de sódio *Lavagem:em água corrente e limpa * Seque os alimentos higienizados com folhas de papel absorvente (principalmente os vegetais folhosos) * Coloque os vegetais folhosos em potes com tampas fechadas e armazenar na gaveta inferior da geladeira, juntamente com os legumes * Na gaveta mais próxima ao congelador armazene carnes e queijos; na primeira prateleira deixe alimentos que se deterioram mais facilmente, como frios, manteiga, ovos e iogurte; na plataforma do meio guarde sobras de alimentos que serão consumidos rapidamente, bolos e pudins; já na última prateleira armazene frutas e doces que não levam leite. No congelador armazene carnes colocadas em sacos específicos para congelamento além de vegetais (previamente tratados) e sorvetes. Finalmente, na porta, podem ser deixados molhos prontos, geleias, sucos, água e azeite.

Dra Regina Esteves Jordão CRN3 13437 Nutricionista regina_nutri@yahoo.com.br

FEVEREIRO 2014 - ANO XIII - Nº 166

PÁG. 05


GUIA DE SAÚDE, COMPRAS E SERVIÇOS

Anna Karolina Pastorek mostra seus trabalhos no Ciesp Divulgação

A simplicidade da vida na roça na visão da artista Os trabalhos da artista plástica Anna Karolina Pastorek, que compõem a exposição Cenas do Campo, podem ser vistos até o próximo dia 28, no Espaço das Artes do Ciesp-Campinas, sempre de segunda a sexta. A artista inspira-se em imagens do campo, com cenas rurais. Suas telas retratam o cotidiano de fazendas, mostrando a vida que passa tranquila, animais soltos, como cavalos pastando e galinhas correndo. Pontos turísticos co­ nhecidos como Ilha do Bananal e o Parque Nacional da Bocaina, que traz a vida no campo, mas com

uma pitada de romantismo, também são retratadas em suas telas. Lavadeiras à beira de um rio, mostram cores terrosas e essas mulheres em plena ação. Espaço das Artes do CiespCampinas - Exposição Cenas do Campo, da artista plástica Anna Karolina Pastorek, gratuita e aberta ao público, até 28 feve­ reiro de 2014, das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta. O Espaço das Artes fica na sede da entidade à Rua Padre Camargo La­cerda, 37 - bairro Bonfim, em Campinas. Fone (19) 3743-2200. Divulgação

Por que economizar afeto? (Parte 24) Quando dizemos para alguém que apesar de tudo, nossa vida está indo bem, imediatamente (crenças a parte) sentimos uma forte compulsão de, por exemplo: irmos em direção a algum pedaço de madeira para nela batermos três vezes. O mesmo vale para qualquer declaração de que estamos felizes no novo trabalho e ou em um relacionamento amoroso ou que estamos bem de saúde. Ao agirmos de acordo com este ritual, que aprendemos de nossos ancestrais, temos a impressão que afastamos de nós as perigosas influências malignas da inveja das pessoas (assim como a ira dos deuses). É fato que nossa felicidade pode provocar inveja; o duvidoso é se ela tem mesmo poder de influência negativa sobre nós, bem como se o ritual de proteção será mesmo eficiente. Porém, porque acreditamos nesta possibilidade nos sentimos mais apaziguados ao realizá-lo? Muitas vezes relacionamos aquele bom resultado com o fato de estarmos usando uma determinada roupa, um talismã ou de fazermos orações; muitos de nós tendemos a atribuir a isso tudo um poder, de modo que usaremos sempre que estivermos em situação similar pretendendo os mesmos bons resultados. Aliás, os talismãs correspondem a objetos inicialmente neutros, aos quais atribuímos poderes especiais de nos proteger ou de facilitar acontecimentos que nos interessam sobremaneira. As situações descritas acima nos mostram alguns dos aspectos essenciais dos pensamentos supersticiosos: um deles consiste em nos sentirmos inseguros e ameaçados em determinadas situações, especialmente aquelas em que estamos felizes; construímos uma associação entre a prática de certos rituais e a diminuição dos riscos, de modo a nos sentirmos protegi-

dos contra as adversidades. O outro tem a ver com o desejo de interferir sobre eventos que não dependem de nós, mas que queremos muito que tenham um resultado positivo; nós associamos, por um caminho nada lógico, sua concretização à presença de algum objeto, uma reza, um adorno promovido à condição de talismã e cuja presença, no processo ritual que construímos em torno dele, “aumentaria” e muito as chances de obtermos o favor desejado. Preconizo então, que muitas pessoas inteligentes, cultas e um tanto céticas também costumam desenvolver algum tipo de ritual. As que são muito voltadas para as práticas religiosas tendem a desenvolver seus rituais dentro deste contexto: as promessas feitas no passado se assemelham muito ao processo que estamos analisando, sendo que aqui se renuncia a algo do qual se gosta muito em favor da facilitação de um resultado que aparece como muito importante e por isso economizamos afeto.

FEVEREIRO 2014 - ANO XIII - Nº 166 PÁG. 06

Adriana Calcanhotto apresenta o show “Olhos de Onda”em Paulínia Divulgação

Adriana Calcanhotto estreia na região de Campinas A cantora Adriana Calcanhotto apresenta pela primeira vez na região de Campinas a mais recente turnê de sua carreira “Olhos de Onda”, no dia 15 de fevereiro, no Theatro Municipal de Paulínia, às 21h. Os ingressos já estão à venda com valores que variam de R$ 180 (inteira) a R$ 50 (meia). O show “Olhos de Onda”, que já passou por Angola, Portugal e percorreu outros países europeus em 2013, esteve em poucas cidades brasileiras. No repertório, a artista ainda traz os sucessos da carreira, como “Devolva-me”, “Esquadros”, “Mais Feliz”, “Maresia”, “Vambora” e “Fico assim sem você” em um show envolvente e intimista, onde canta acompanhada apenas de um violão.

Serviço: Show “Olhos de Onda”, de Adriana Calcanhotto Local: Theatro Municipal de Paulínia (Av. José Lozano Araújo, 1551, Pq. Brasil 500)Data: 15 de fevereiro Horário: 21h Classificação etária: 14 anos Pontos de venda: Bilheteria do Teatro, de segunda a sábado, das 13h às 19h. (19) 3933-2140 Pela internet: www.ingressorapido. com.br e call center 4003-1212 Tilli Turismo (Shopping Tilli Center, Barão Geraldo) Griffe de Viagens (Varandas Shopping. Avenida José de Souza Campos, 929 – Cambuí) FNAC - Parque D. Pedro Shopping Oficina do Estudante (Avenida Brasil, 601, Jd. Guanabara)

Vinicius D´Ottaviano Ph. M. - Psicologia Clínica viniciuspsique@hotmail.com

Tela retrata as lavadeiras na beira do pequeno lago

HORÓSCOPO ÁRIES - 21/03 a 20/04: Melhora total em todos os assuntos profissionais, sociais e financeiros se farão sentir neste momento. Aproveite para passeios e para se unir com amigos e entes queridos. Poderá encontrar a pessoa que irá amar. TOURO - 21/04 a 20/05: Período em que deverá tomar cuidado com estranhos, novas amizades, vizinhos e pessoas que são de sua inteira confiança. Só viaje se for de muita necessidade. Cuide da sua saúde e evite excessos. GÊMEOS - 21/05 a 20/06: Período de ótima influência astral, para o casamento ou união, namoro para novas associações e para lucrar em negócios junto ao sexo oposto. Contudo, tome cuidado com rivalidades e inimigos declarados. CÂNCER - 21/06 a 21/07: Inteligência, seu êxito será total, neste momento, principalmente no trabalho e na vida social. Período feliz no casamento e ao noivado e para tratar de seus interesses financeiros. Amizades bem sucedidas.

LIBRA - 23/09 a 22/10: Seus empreendimentos serão prósperos. Terá sucesso na defesa de seus direitos e triunfará em todos e quaisquer assuntos legais. Seja mentalmente independente e mais firme em suas crenças. Será também um período no qual deverá evitar acidentes. ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11: Indícios de excelentes contatos com pessoas mais idosas que você e de bom nível financeiro e material. Aproveite tal oportunidade para tirar proveito. Inteligência clara e forte magnetismo pessoal. SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12: Ainda um período conciliatório nos assuntos amorosos, nas associações e no relacionamento humano. Algumas pequenas surpresas no ambiente de trabalho e na saúde poderão quebrar seu ritmo. CAPRICÓRNIO - 22/12 a 20/01: A Lua e a posição de Mercúrio favorecerão a vida amorosa, as atividades criativas e as artes. Sintonia afetiva com a pessoa amada permitirá um perfeito entendimento, com a possibilidade de surgirem novos planos para o futuro.

LEÃO - 22/07 a 22/08: Faça de tudo para melhorar suas condições sociais, amorosas e profissionais. Mas tudo dentro de um sentido honesto e inteligente. Boas notícias na área amorosa devida seu bom-humor.

AQUÁRIO - 21/01 a 19/02: Sentimentos mais fortes e estáveis na vida amorosa, fortalecendo o casamento e as relações duradouras. Apesar disso, poderá se sentir um tanto inseguro quanto a si próprio. Necessidade de momentos de tranquilidade e da privacidade para recuperar-se emocionalmente.

VIRGEM - 22/08 a 21/09: Período benéfico. Favorável em tudo o que pretenda realizar ou conceber. Faça deste mês, um marco de otimismo e felicidade. Procure vivê-lo intensamente. Vista-se de verde quando necessitar de inspiração.

PEIXES - 20/02 a 20/03: Você terá que rever os impulsos que o levaram a cultivar certas relações, pois neles está a causa da atual falta de harmonia entre você e as pessoas do seu convívio. Período de expansão das possibilidades na vida econômica.

“Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou cada vez melhor”


V

A

R

I

E

D

VARIEDADES SOCIAL

A

D

E

S

FEVEREIRO 2014 - ANO XIV0807 PÁG. XIII Nº - Nº166 166 PÁG. PÁG. 07

Aladino Nannini Jr.

Divulgação

Neusa Leoncini Royal Palm Plaza é premiado

“Na

juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele.” Rousseau

Mais um reconhecimento para o Royal Palm Plaza. Desta vez foi o prêmio Traveller´s Choice 2014, concedido com base nas mi­ lhões de avaliações e opiniões dos viajantes do TripAdvisor. A seleta lista incluiu o resort entre os 25 melhores empreendimentos na categoria Melhores Hotéis para Família no Brasil e na América do Sul. O TripAdvisor é o maior site de avaliação de empreendimentos e destinos turísticos do mundo, possibilitando o planejamento de uma viagem perfeita. Forma a maior comunidade de viagens do mundo, com mais de 260 milhões de visitantes exclusivos por mês e 125 milhões de avaliações e impressões sobre 3,1 milhões de restaurantes, hotéis, resorts e pontos turísticos.

Presidente da Hípica Pedro e Stella (diretora social) Pupo Nogueira

Kikuko Higa e Tokujin Higa, na festa de 50 anos do Higa Clovis Cordeiro

Clovis Cordeiro

Divulgação

Renato Higa e Fábio Trovó, no Via Appia

A primeira-dama Sandra Ciocci e o prefeito Jonas Donizette estiveram presentes na festa do grupo Higa

Norimiti Higa, Juliana Higa e Helena Yabiku Higa Clovis Cordeiro

Próxima edição 07 de março 3241-7727

Aladino Nannini Jr

A pré-estreia do filme “Quando eu era vivo” teve a presença dos protagonistas Marat Descartes e Sandy Leah,(ao centro) além do produtor Raphael Mesquita e do diretor Marco Dutra. O evento, ocorrido no último dia 28 de janeiro, lotou a sala de cinema do Iguatemi Campinas. A campineira Sandy interpreta a estudante de música Bruna que aluga um quarto no misterioso apartamento de pai e filho, Sênior (Antonio Fagundes) e Júnior (Marat Descartes). Além de atuar como atriz, Sandy também canta, numa trama que traz um gênero diferente e pouco comum no cinema nacional: o terror. O filme é uma adaptação do livro A Arte de Produzir Efeito Sem Causa, de Lourenço Mutarelli e está em cartaz no circuito comercial. Daniela, Márcio e Isabela Urbano, em evento na Hípica Campinas Boteco São Bento promove pré-Carnaval com o Salgueiro Ensaio oficial da escola de samba carioca será em 16 de fevereiro Mais uma vez o Boteco São Bento realiza seu pré-Carnaval com a participação de uma autêntica escola de samba do Rio de Janeiro. Dessa vez, a escolhida pelos sócios-proprietários da casa, Ronaldo Camelo e Marcelo Cabu foi a Acadêmicos do Salgueiro, que promete colorir o bar de vermelho e branco no dia 16 de fevereiro com seu ensaio oficial. A tarde será aberta pelo DJ Maurício Tuzzolo, a partir das 13 horas, e terá open bar de uísque Red Label, cerveja Budweiser, tequila José Cuervo, Suco Liv, além de refrigerante e vodca. O endereço do Boteco São Bento é Rua Emílio Ribas, 619 - Cambuí. Os convites para o pré-carnaval custam R$ 180,00 (homem) e R$ 150 (mulher) e são limitados. Informações pelo telefone 19.3259.1674 com Vera Dias.


DESTAQUE

FEVEREIRO 2014 - ANO XIII - Nº 166 PÁG. 08

Higa Atacado comemora 50 anos

Divulgação

De pequena fábrica de cocada na década de 60 à uma holding familiar referência no mercado alimentício jamento do Higa Atacado; uma possível expansão com a abertura da terceira unidade. Embora em uma fase inicial dos estudos de viabilidade, o Higa Atacado está

Divulgação

otimista com as expansões recentes da cidade com a viabilização do novo aeroporto de Viracopos e chegada de novos negócios investimentos. Divulgação

Haruko Higa e Hiroshi Higa recebem homenagem Norimiti Higa, Hiroshi Higa e Tokujin Higa Uma noite de gala marcou as comemorações dos 50 anos do Higa Atacado. No final de janeiro, o clã da família Higa, composta por gerações de irmãos de origem japonesa, vindos de Okinawa, que construiram em cinco décadas uma das empresas mais emblemáticas da região de Campinas se reuniu para uma um jantar festivo, permeado por homenagens. O grupo possui duas unidades na Rua Pedro Stancato, em frente ao Campo dos Amarais. A primeira delas, com 3,5 mil metros quadrados, é destinada a compra no atacarejo (atacado e varejo). Já a segunda, num barracão de 5 mil metros quadrados, atende somente no atacado. ­Anexo no mesmo complexo de prédios, o Higa Atacado conta com um Centro de Distribuição de 6 mil metros quadrados que é peça fundamental para o abastecimento diário de mercadorias. Para a diretoria, a holding e as amizades conquistadas com ­cli­entes, fornecedores e colaboradores década após década foram essenciais para o crescimento do Higa Atacado. Em média, a rede recebe 3,2 mil visitas de clientes por dia, totalizando em torno de 100 mil pessoas comprando nas duas unidades durante o mês. Em 2014,

o Higa Atacado completa seus 50 anos com mais de 200 cola­ boradores treinados em suas funções e uma ampla rede de empregos indiretos que deve girar em torno de 3 mil trabalhadores. Também é destaque a diversidade de produtos comercializados nas duas unidades, são mais de 10 mil itens. Ainda esse ano, uma novidade passa a fazer parte do plane-

Divulgação

Rodrigo Higa, Eduardo Higa, Norimiti Higa e o deputado fede­ral Guilherme Campos Filho

Divulgação

Natal Martins e Lea Martins prestigiaram a festa Divulgação

Tokujin Higa, o prefeito Jonas Donizette, Norimiti Higa e Eduardo Higa

Mercado imobiliário aposta em locação temporária durante a Copa do Mundo A Copa do Mundo pode estimular um mercado de negócios pouco usual em Campinas e região: a locação temporária de imóveis. Partindo da expectativa, que o maior jogador de futebol do mundo em 2013, Cristiano Ro­ naldo e as seleções de Portugal e da Nigéria durante a sua estadia em Campinas atraiam um grande público, o presidente da Rede Imobiliária Campinas, Antônio De Lucca Junior, avalia que o mercado de locação temporária pode suprir as necessidades de estadia.”Pela nossa avaliação, nesse período, a cidade deve receber um grande número de torcedores dos dois países, im­prensa internacional e patrocinadores, entre outros, ao ponto da locação temporária se tornar uma boa alternativa de hospedagem”, explica. De Lucca acrescenta que a localização estratégica do aeroporto de Viracopos vai estimular a vinda desse público. Para De Lucca, a estrutura profissional do setor, como é o caso das associadas à Rede Imobiliária Campinas, está preparada para atender esse tipo de locação.

Roncon & Graça Comunicações

Antônio De Lucca Junior, presidente da Rede Imobiliária A legislação contempla essa modalidade de locação, que sendo por um período mais curto - entre

30 e 90 dias, requer cuidados especiais, especialmente na elaboração do contrato entre as partes.

Palestra no Ciesp alerta para a falta de água O Ciesp-Campinas realiza no dia 19 de fevereiro, (quarta-feira), no auditório da entidade, das 8h30 às 11 horas, o workshop Sanasa - Responsabilidade Compartilhada, com apresentação de soluções para atender às indústrias, como reuso de água e outras ações que possam minimizar os impactos na indústria, em caso de racionamento. O evento será aberto pelo diretor titular do CiespCampinas, José Nunes Filho e pelo diretor presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo e contará com a presença do prefeito de Campinas, Jonas Donizette. O evento será aberto por José Nunes Filho e Arly de Lara Romêo, em seguida, o engenheiro Rovério Pagotto Junior apresenta o plano Sanasa 300%. A partir das 9h30, o engenheiro Renato Rosseto fala sobre as Estações de Produção de Água de Reuso (EPAR). Finalizando os temas abordados no workshop, o engenheiro Luiz Carlos de Souza apresenta a pa­ lestra Efluentes Não Domésticos e Água de Reuso Para as Indústrias. O debate acontece das 10h10 às 10h30, seguido de encerramento até e coffee até às 11 horas. O auditório do Ciesp-Campinas fica na Rua Padre Camargo La­cerda, 37, bairro Bonfim. ­Informações fone: 3743-2200.

Norimiti Higa, José Arnaldo Canesin e esposa Márcia


CULTURA & LAZER Feverestival começa dia 14 com intensa programação nacional e internacional

Avis rara agora também com coral em Campinas

Divulgação

Cena do espetáculo “O Cortiço” que será apresentado no festival Depois de dois anos au­sente, o Feverestival – Festival Internacional de Teatro – retorna a Campinas com extensa programação. Completando sua décima edição, o evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Sesc Campinas. De 14 a 28 de fevereiro, o público poderá participar de um vasto leque de atividades cul­turais. São mais de 30 atrações, promovidas por grupos locais, nacionais e até internacionais, contemplando espetáculos infantis e adultos e

atividades formativas, que prio­ rizam o diálogo com o público e o intercâmbio artístico. Sem perder o vínculo com o distrito de Barão Geraldo, local de origem do Festival, esta edição será descentralizada, com intervenções urbanas e espetáculos em vários outros pontos de Campinas, entre eles o Teatro Castro Mendes, Estação Guanabara, Casarão de Barão Geraldo e Sesc. Outras apresentações ocorrerão em locais abertos como Praça Rui Barbosa, no centro de Campinas e

Praça da Paz, em Barão Geraldo. Na abertura, dia 14 de feve­ reiro, sexta-feira, está marcada uma “invasão artística” chamada O Retorno Feverestival, que acontecerá durante todo o dia nos terminais de ônibus urbanos. A programação oficial foi divulgada em 29 de janeiro, na festa de lançamento do Festival, na Casa São Jorge (Av. Santa Izabel, 655, Barão Geraldo/Campinas), local que também receberá parte das apresentações. Informações: www.feverestival.com.br Vitor Damiani

Ana Salvagni será a regente do grupo, aberto a vo­zes masculinas e femininas Nasce um novo coral em Sousas, distrito de Campinas. A cantora e regente Ana Salvagni está formando um novo grupo, no Ecomercado Avis rara. Podem participar vozes masculinas e femininas e não é necessário ter experiência em canto. Os ensaios acontecem sempre às segundasfeiras das 19h às 21h, na Avis rara. Com a criação do coral, a Avis rara amplia a oferta de atividades regulares oferecidas no local. Além de um empório de produtos orgânicos, e um restaurante vegetariano, a Avis rara possui loja e galeria de arte, espaço para eventos corporativos, espaço de exposições e o Espaço Spiralis, onde ocorrem aulas regulares de yoga, dança de salão e pilates. Criada em 2006 com a proposta de abrigar na prática ideias e projetos sustentáveis, a Avis rara possui ainda um núcleo de bioarquitetura e paisagismo, ecoturismo e também um espaço reservado a atendimentos em especialidades como Nutrição, Fiosioterapia, Acupuntura, Reiki, entre outros. Para a participação no coral, o investimento é de R$70,00 por mês. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail ­anasalvagni@gmail.com ou pel­o telefone (19) 3258-8241, ou, ­ainda, direto na Avis rara, que fica na Rua Rei Salomão, 295, no distrito de Sousas, em Campinas. Sobre a Regente Ana Salvagni Ana Salvagni é cantora, poeta, professora de canto e regente formada pela UNICAMP. Foi regente do Madrigal Boca a Boca e Coral Da Boca Pra Fora (Campinas), Coral Municipal de Morungaba, entre outros. Atualmente dirige o Coral Açucena, em Campinas. Como cantora tem 03 CDs lançados - “Ana Salvagni” (1999), “Avarandado” (2005) e “Alma Cabocla” (2009) – premiado como “Melhor Disco Regional” - 21º Prêmio de Música Brasileira (2010). Como escritora tem dois livros de poesia publicados: “Janela sem Tranca” (2006) e “Fotos do Espelho”, lançado em 2013, com texto de apresentação do poeta e linguista Carlos Vogt. Serviço Coral Avis rara Regente: Ana Salvagni Ensaios: Segundas-feiras, das 19h às 21h Início das atividades: 10/02 Investimento: R$70,00 por mês Local: Espaço Spiralis – ecomercado Avis rara Rua Rei Salomão, 295, Sousas – Campinas / SP Informações: www.avisrara.com. br / (19) 3258-8241

“Nosso Flamenco” integra a programação

Próxima edição 07 de março 3241-7727

MATRÍCULAS

ABERTAS

MOCIONAIS PREÇOS PRO ÃO INFANTIL Ç PARA EDUCA

FEVEREIRO 2014 - ANO XIV- Nº 166

PÁG. 09

A cor de 2014 Para quem não sabe, a cada ano a Pantone que é uma marca detentora do sistema de identificação, comunicação e combinação de cores é responsável por criar as cores que de sucesso na indústria gráfica, elege uma cor como referência para os próximos 365 dias. Este ano a cor escolhida foi “Orquídea Radiante” uma cor alegre e ao mesmo tempo elegante que ainda estimula a criatividade e a originalidade de quem usa. Por ser uma cor radiante ela está muito bem inserida no mundo fashion bem como na arquitetura e decoração. A “Orquídea Radiante” se torna uma cor versátil, pois é possível combiná-la com tons de verão como os de inverno, então vale a pena investir em pelo menos uma peça desta cor e aproveitar o que ela tem a oferecer. Embora seja uma cor bem feminina, os homens podem usa-la em camisas de linho com muito estilo. Aliandra Perucci Inspire-se para vestir!

aliandra@liperucci.com.br

WWW.JORNALDECAMPINAS.COM.BR


VARIEDADE

Doces Lembranças...Roteiro delicioso Divulgação

Sergio Rauen: ações para valorizar a gastronomia local Bares e restaurantes sempre foram saborosos atrativos turísticos, seja para os moradores como para os visitantes de uma cidade. As pessoas estão sempre pedindo referências gastronômicas ou indicando os lugares nos quais se pode saborear uma boa comidinha ou curtir um ambiente delicioso com os amigos. Embora não estejam nos guias de Turismo de Campinas e quase nunca apareçam em roteiros gastronômicos, os restaurantes, bares e lanchonetes da região do Castelo e do Guanabara sempre foram referência na cidade. Quem não se lembra das pizzarias Etna, Torre de Pizza e Timbó? Foram pioneiros nesse ramo e durante anos funcionaram, respectivamente, nos antigo balão do Castelo e no cruzamento da avenida Brasil com a rua Dona Joana de Gusmão, aquela que desce do Bosque dos Alemães. Na minha infância e adolescência lembro-me também de ser levada por meus pais a um restaurante do qual eu não me recordo o nome, na avenida Alberto Sarmento, que tinha como atração um trio musical paraguaio, Agradava tanto que chegou a ser contratado para tocar nas festas da minha família. Muitos ainda devem se lembrar do Pilão, na Rua Cândido Gomide, um interessante ponto de encontro no final dos anos 1970, e da tradicional cantina alemã que ficava na Andrade Neves, nos anos 80. A Churrascaria Sorriso,

que está na esquina das ruas Rosa de Gusmão e Miguel Penteado, substituiu a Tulipa, point das noites de sexta e sábado. Dos estabelecimentos que resistiram ao tempo posso citar o Rã-Chu que começou como lanchonete na Rua Ana Gomes. O Nono Miquele, o Bem Bom, Brasa D’oro, o Panela de Barro e a Churrascaria Chimarrão fazem parte da lista dos mais recentes. Pois foi observando a história e o potencial desses bairros que o chef Sergio Rauen há dois anos transferiu as panelas e caçarolas do Corina Rotisserie do bairro Cambuí para o Guanabara e, em breve, instalará nas pro­ximidades do restaurante a sua famosa escola da Gastronomia. Talvez a Escola seja o ingrediente que faltava para impulsionar um projeto que há anos vem sendo elaborado por ele, mas que até agora não saiu do papel: a criação de uma associação dos bares, restaurantes e lanchonetes da região do Castelo, Guanabara e Botafogo. A receita para o sucesso dessa empreitada passa pelo know how do chef Sergio Rauen que, além de reconhecido no setor, muito fez pela gastronomia campineira, inclusive como organizador de importantes festivais gastronômicos. Para ele, a região também pode tornar-se um pólo gastronômico a exemplo do Cambuí, de Barão Geraldo e de Sousas e Joaquim Egydio. A conversa, diferente dos que muito pensam, não está em banho

maria. Ao contrário: está quase no ponto de ser servida. Uma lei, de autoria do vereador Luiz Carlos Rossini, do PV, criando o Polo Gastronômico, Cultural e Turístico na região compreendida pelos bairros Guanabara, Botafogo, Castelo e Jardim Chapadão já foi até sancionada pelo prefeito Jonas Donizette. Em volta da mesa para definir a atuação da associação que colocará a lei em prática, já estão, além do Corina, o Nono Miquele, o Bem Bom, o Panela de Barro, a Churrascaria Chimarrão, o Frango Atropelado e a Casa Bonin. No cardápio a ser levado à Prefeitura, estão ações que vão desde a solicitação da inclusão da região no roteiro gastronômico da cidade à sinalização indicando a posição dos restaurantes, passando pela promoção de cursos de formação de mão de obra para garantir a qualidade no atendimento. Os ingredientes estão sendo definidos para que a associação seja criada na medida certa para atender aos comerciantes e moradores desta região. Quem quiser meter a colher nessa importante ação para o bairro, basta solicitar a participação na próxima reunião já agendada para segunda-feira, 10 de fevereiro, no Corina, que fica na Rua Barbosa de Andrade, 06. Só esse esforço dos restaurantes já merece um resultado saboroso.

Vera Longuini

veralonguini@ateliedanoticia.com.br

Programa recebe inscrições para bolsas de estudo O Educa Mais Brasil, programa de inclusão educacional que oferece bolsas de estudo de 50% para escolas, está com ­in­scrições abertas para o ano letivo de 2014. Em Campinas as vagas são para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para concorrer a uma das mais de 37.600 bolsas disponibilizadas para São Paulo, os pais ou ­re­sponsáveis pelo candidato devem realizar gratuitamente a inscrição através do site www.educamaisbrasil.com.br, onde estão listados os colégios e ciclos disponíveis. “O principal critério de seleção para o ensino básico é não ter condições de arcar com 100% das mensalidades da instituição”, explica Andréia Torres, diretora de Expansão e Re­lacionamento do Educa Mais Brasil. Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site www.educamaisbrasil.com.br e através da central de ­atendimento nos telefones 0800 724 7202/ 0800 724 7775.

FEVEREIRO 2014 - ANO XIV- Nº 166

PÁG. 10


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.