
2 minute read
FESTA DO MOSAICO CENCYL 2022
Comemoração do dia de Santa Cecília Padroeira dos músicos e da Música.
A “Festa do Mosaico CenCyL 2022” é uma iniciativa cultural e criativa baseada no Património, criada e coordenada por MosaicoLab.pt e desenvolvida no contexto da Comunidade de Trabalho entre a Região Centro de Portugal e a Junta de Castela e Leão (CENCYL). Contempla três vertentes de participação, no que diz respeito aos públicos e às Entidades e Instituições envolvidas. A vertente articulada com o AEJSR é uma delas.
Advertisement


Para comemoração do dia de Santa Cecília tivemos uma aula de música muito especial e sabem porquê?
Então vamos contar.
Iniciamos a aula com a apresentação de um Power Point sobre a vida de Santa Cecília, aprendemos o porquê de ela ser considerada a padroeira dos músicos e da Música. Soubemos também que a sua morte foi muito trágica e com muito sofrimento, mas Santa Cecília não parou de cantar os salmos enquanto agonizava. De seguida chegaram à nossa sala de aula as auxiliares Dona Ana, Dona Lena, Dona Arminda, Dona Rita e as alunas Beatriz, Matilde, Mariana, e juntou-se a elas a Leonor da nossa Turma que fazia parte do grupo das adufeiras da Idanha. Tocaram duas músicas para nós, tocaram e cantaram tão bem , mas tão bem, que pedimos para tocarem mais uma e assim foi.
Terminamos a aula todos a tocar e a cantar. Foi uma aula divertida e animada que nunca vamos esquecer.


O agrupamento de escolas aderiu à atividade e eis imagens de Hoje a Terra “tremeu” na EB 1 de Ida- nha-a-Nova

, no dia 9 de Novembro, 2022
A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo. Estes 3 gestos que podem salvar vidas!
Dia De S O Martinho

Comemorou-se o dia de São Martinho com atividades na biblioteca escolar e a realização de um magusto.



Magusto Na Escola Da Zebreira
No dia 11 de novembro, a Escola do 1º Ciclo e o Jardim de Infância de Zebreira festejaram o dia de S. Martinho com castanhas e muita alegria. As turmas reuniram-se à volta do fogareiro, aguardando as deliciosas castanhas assadas. O convívio foi muito agradável, além dos alunos, professores e assistentes operacionais, ainda estiveram presentes dois elementos da Junta de Freguesia de Zebreira. Na sala, os alunos vivenciaram a data com atividades alusivas: pinturas, desenhos, cantigas, registos de textos e não foi esquecida a Lenda de S. Martinho. O dia esteve quente e o Sol brilhou para dar veracidade à lenda associada a este santo.



S. Martinho, S. Martinho, Que magusto animadinho
COMPLEXO ESCOLAR de LADOEIRO
"Uma manhã de festa", foi assim que os alunos vivenciaram o S. Martinho, no dia 11 de novembro.
O dia de S. Martinho rima com castanha assada, com caruma, com uma bela fogueira, com partilha, sorrisos e afetos, com verão no outono e com festa. Houve isto e MUITO MAIS…
As tradições estão vivas e é importante vivenciá-las com alma para que nunca se percam. Os pais e familiares participaram e prepararam a fogueira. As castanhas, os sumos e tortas generosamente ofertadas pela Junta de Freguesia fizeram as delícias de todos.
Magusto escolar no complexo escolar da EB 1 de Idanha-a-Nova



