
1 minute read
Quem foi Hypátia? …
Esta foi a questão que a professora de Matemática nos desafiou a responder na sequência da apresentação do livro “A caixa de Hipátia” da escritora Elisabete Bárbara.
Como gostamos de desafios, com a ajuda das professoras de Cidadania e de TIC, fomos logo pesquisar informações na Internet e elaborámos trabalhos multimédia, que mais tarde apresentámos na aula de Matemática.
Advertisement
Ficámos então a saber que Hypátia, também conhecida como Hipátia de Alexandria, nasceu por volta do ano 355 em Alexandria, no Egito e é considerada a primeira mulher matemática do mundo. Ao lado do pai, o filósofo e astrónomo Theon, escreveu comentários sobre os elementos de Euclides, treze obras que falam sobre a geometria do mestre grego. Quando atendia cientistas com problemas que não conseguiam resolver, poucas vezes os deixava sem resposta. Destacou-se também na área da filosofia e astronomia, criando um astrolábio e um higroscópico. Tinha uma mente inquieta e com um pensamento muito à frente do seu tempo. Consta que Hypátia perdeu a vida por volta de 415, por defender o raciocínio lógico implementado pelos gregos.
Assim, percebemos que existe uma estreita ligação de Hypátia com a Matemática…A nossa professora gostou muito da apresentação dos nossos trabalhos e do sentido crítico de alguns alunos na apreciação dos trabalhos dos colegas!

O agrupamento fez uma candidatura e a resposta foi: ”É com muito gosto que informamos que a candidatura do AE José Silvestre Ribeiro para instalar um Clube Ciência Viva na Escola foi aprovada.“
O Clube de Ciência Viva na Escola EB 2,3/Sec. José Silvestre Ribeiro pretende promover o ensino experimental das ciências dentro e fora da sala de aula, dinamizar um espaço de conhecimento aberto e dirigido a toda a comunidade educativa e potenciar a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação, através da criação de parcerias com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, Centros Ciência Viva, museus e outras instituições culturais.
O AE participou na 5ª edição do Evento Anual do iDanha Food Lab, organizado pela BGI, pela Food4Sustainability CoLAB e pela EIT Food e dinamizado em conjunto com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. O evento reuniu, em Monsanto, investidores, empresas, startups e empreendedores que atuam na cadeia de valor agroalimentar, nomeadamente nas indústrias de CleanTech, FoodTech e AgriTech


Nesta 5.ª edição, os participantes puderam participar em sessões interativas, explorar oportunidades de networking e descobrir programas do EIT Food que promovem mudanças no âmbito da agricultura sustentável.
O professor convidado participou numa sessão paralela interativa intitulada “Do compromisso à ação: inovação como promotora de uma reforma educacional” com intervenções de outros oradores, fruto da ação conjunta no âmbito do Projeto SAL –Semente Ambiental com turmas do 2º e do 3º ciclo