
3 minute read
OPINIÃO
from Jornal De Fato
ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS
Organização: CLAUDER ARCANJO
Advertisement
ZÉ RAMALHO: 40 ANOS DO LP FORÇA VERDE
THIAGO GONZAGA
Escritor e pesquisador da Literatura Potiguar thiagokats@hotmail.com

José Ramalho Neto nasceu aos 3 de outubro de 1949, na cidade de Brejo do Cruz, PB (bem perto de Patu, RN). Revelando, desde cedo, a sua vocação para a música, transferiu-se, ainda jovem, para João Pessoa, onde atuou, como cantor e instrumentista, com o nome artístico Zé Ramalho da Paraíba. Em meados da década de 1970, já morando no Rio de Janeiro, integrou a banda de Alceu Valença e teve a sua composição "Avôhai", gravada pela cantora Vanusa; mas a sua carreira artística começa, de fato, em termos nacionais com o lançamento do disco "Zé Ramalho", que logo ganhou as paradas de sucessos. Daí em diante sua estrela não parou de subir.
Zé Ramalho lançou, em 1982, "Força Verde", considerado um dos seus melhores discos, tendo em vista a fase áurea em que o artista paraibano passava, vindo de uma verdadeira sequência de sucessos decorrentes de seus três LP anteriores. Músicas como "Avôhai", "Vila do Sossego", "Chão de Giz", "Bicho de 7 Cabeças", "Admirável Gado Novo", "Beira-Mar", "Garoto de Aluguel", "Frevo Mulher", "Kamikaze", "Canção Agalopada", eram frequentes nas rádios de todo o país. "Força Verde" foi, talvez, o trabalho mais místico, digamos assim, de Zé Ramalho; observem as letras das canções, passando também pela capa do disco, a obra é repleta de histórias com referências à mitologia grega, à Bíblia, ao cangaço e ao sertão, ao apocalipse, fim do mundo. Na maioria dos versos há um verdadeiro hermetismo, o jogo livre de palavras e metáforas, em âmbito poético, repletas de figuras de linguagem e simbologias.
A primeira faixa, "Força Verde", que dá título ao disco, virou processo por plágio. Segundo a Revista Veja (21-07-1982), a letra da música é uma tradução de um poema do escritor irlandês William Butler Yeats, porém é bom dizer que Zé Ramalho não conhecia o poema original, e na verdade transcreveu a letra de um gibi do "Incrível Hulk", do qual ele era fã, pois a própria revista não tinha dado a fonte. Curiosamente, à época, o caso foi descoberto por um colecionador de revistas em quadrinhos que viu a letra e a comparou com a HQ. O caso rendeu um processo judicial, e o escritor irlandês foi posteriormente citado como autor da letra, em álbuns seguintes. Contudo, as acusações de plágio não ofuscaram a obra de Zé Ramalho.
Enfim, deixando esse detalhe curioso de lado, "Força Verde" está completando 40 anos e merece ser festejado. Vejamos a letra calcada no poema famoso:



FORÇA VERDE
Ainda há pouco, era apenas uma estrela Uma imensa tocha antes do mergulho Agora vem à tona Sua ira é intensa E você deseja saber Se há algo Que possa acalmá-lo outra vez
Os pássaros A lua cheia e todo o céu leitoso E todas as formas da natureza Mostravam a grandeza do mundo Em lágrimas...
A seguir todas as faixas do disco, publicado em abril de 1982, gravado nos Estúdios SIGLA, Rio de Janeiro, pela gravadora Epic (CBS – Sony Music) e produzido por Zé Ramalho e Mauro Motta.
Todas as músicas compostas por Zé Ramalho.

DI RE ÇÃO GE RAL: Cé sar San tos DIRETOR DE REDAÇÃO: César Santos GE REN TE AD MI NIS TRA TI VA: Ân ge la Ka ri na DEP. DE ASSINATURAS: Alvanir Carlos Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.
www.de fa to.com E-MAIL: re da cao@de fa to.com TWITTER: @jornaldefato_rn | REDAÇÃO E OFICINAS: SEDE: Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TELEFONES: (084) 99836-5320 (Mossoró) | COMERCIAL/ASSINATURAS: (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685
FI LIA DO À