10 minute read

GERAIS/OPINIÃO

Next Article
OPINIÃO

OPINIÃO

dia mundial do diabetes

doença crônica atinge mais de 420 milhões de pessoas no mundo

Advertisement

>> Prevalência global de diabetes quase dobrou desde 1980, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta

Reprodução

É importante fazer o teste para diabetes

ODia Mundial do Diabetes é comemorado neste 14 de novembro, data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best. Neste dia, campanhas ao redor do mundo buscam a conscientização para uma doença crônica que atinge, atualmente, mais de 420 milhões de pessoas.

O número é alto, e segundo dados da International Diabetes Federation, esta prevalência tende a aumentar ainda mais nos próximos anos, se nada for feito. Isso porque a prevalência global de diabetes quase dobrou desde 1980, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta. Boa parte deste aumento está relacionada à piora dos hábitos de vida da população, com aumento do sedentarismo, alimentação inadequada, sobrepeso e obesidade. Estas questões estão diretamente ligadas ao Diabetes tipo 2, que vem sendo diagnosticado cada vez mais cedo, inclusive entre crianças e adolescentes.

O Diabetes mellitus é um grupo de doenças que afeta a forma como o organismo metaboliza a glicose, que é o açúcar no sangue. A glicose é vital para a saúde, fornecendo energia para as células que compõem músculos e tecidos. É, também, a principal fonte de combustível para o cérebro.

De acordo com o Dr. Daniel Lerario, clínico geral e endocrinologista, mestre e doutor pela Escola Paulista de Medicina, a causa do diabetes varia de acordo com o tipo e entre os diferentes tipos de diabetes.

“Os sintomas do diabetes variam dependendo do quanto esta condição vem elevando as taxas de açúcar no sangue. Por este motivo, em alguns casos, especialmente no pré-diabetes ou diabetes tipo 2, podem não haver sintomas. No diabetes tipo 1, os sintomas tendem a aparecer rapidamente e ser mais graves”.

Quando há sintomas, os principais são sede excessiva, micção frequente, fome extrema, perda de peso inexplicável, fadiga, irritabilidade, visão embaçada, feridas de cicatrização lenta, infecções frequentes nas gengivas, na pele ou genitais. Em caso de suspeita, é importante procurar um médico para avaliação.

diagnóstico e tratamento

“Quanto mais cedo esta condição for diagnosticada e o tratamento iniciado, antes você terá a sua saúde restabelecida e menores serão os danos ao organismo e as chances de complicações”, explica o Dr. Daniel.

O diagnóstico do diabetes é realizado por meio de exames de sangue, que medem os índices glicêmicos do organismo.

Confirmado o diagnóstico, muitos casos de diabetes podem ser resolvidos ou controlados com simples mudanças na rotina. Isso porque quanto mais tecido adiposo, mais resistentes as células se tornam à insulina. Da mesma forma, quanto menos ativo você for, maior será o seu risco, explica o especialista.

os principais tipos de diabetes

- diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 pode se desenvolver em qualquer idade, embora muitas vezes apareça durante a infância ou adolescência. A causa do diabetes tipo 1 ainda é desconhecida, mas já se sabe que há uma questão ligada ao sistema imunológico, que normalmente combate bactérias ou vírus nocivos, e que passa a atacar e destruir as células produtoras de insulina no pâncreas. Por este motivo, com pouca ou nenhuma insulina, o açúcar passa a se acumular na corrente sanguínea.

- diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é o mais comum e representa cerca de 90% dos casos diagnosticados. Embora possa se desenvolver em qualquer idade, é mais comum após os 40 anos. No diabetes tipo 2, as células se tornam resistentes à ação da insulina e o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para superar essa resistência. Em vez de se mover para as células em busca de energia, o açúcar passa a se acumular na corrente sanguínea.

Acredita-se que fatores genéticos e ambientais desempenhem um papel importante no desenvolvimento do diabetes tipo 2.

- diabetes gestacional

O diabetes gestacional (DG) ocorre durante a gravidez e pode desaparecer após o nascimento do bebê. Algumas alterações hormonais nesse período podem diminuir a ação da insulina no organismo. Esse desequilíbrio pode causar o DG.

O DG pode ser assintomático, por isso é importante que as gestantes fiquem de olho em sua saúde e realizem o pré-natal adequadamente. Quando diagnosticado, é fundamental ter um controle médico rigoroso para o adequado desenvolvimento do feto.

ACESSE

@defato_rn

bAnco centrAl

Atividade econômica do país tem alta de 0,05% em setembro

reprodução

Sede do Banco central do Brasil

outrAspAlAvrAs

JoSé nicodemoS

aristida603@hotmail.com

QuAse crÔnIcA

Ando nesses dias assim, ou seja, sem motivos Nervosos. Um fastio psicológico total. Nos dias assim, não consigo ler mentalmente. Tento, em vão. Ligo o computador e então tento escrever alguma coisa, pelo menos divertir-me com o jogo das palavras. Vou indo, vou indo, e dá-se que, alguma vez, surge uma ideia, o mais das vezes relativa ao varejo do dia a dia, e não é disto que se faz a crônica?

Outras tantas vezes não é tanto assim: pelejo, pelejo, busca dali, busca dacolá, e nada. Bom, não estou a contar novidade nenhuma, tantas vezes já falei disso, neste canto do jornal. Paciência. Aí, convencido de que não vou chegar mesmo a coisa nenhuma, o pensamento inteiramente avoado, acabo por desligar o computador, e fico dentro de casa feito barata tonta. Como se diz.

Pois é o que me sucede agora, mais uma vez. É domingo, lá fora e aqui dentro de casa, um silêncio de todos os silêncios feito, do céu e da terra, como que me sufoca, numa agonia de profunda angústia existencial. De pé, sentado, deitado, é a mesma agonia, e aí eu tenho a impressão de que o próprio ar sufoca. De novo, vontade de voltar ao computador – mas escrever sobre o quê?

O ar sufoca, e eu sinto para cada coisa uma agonia sem palavras. De resto, o meu computador, quase imprestável, me tira completamente do sério, com sua lentidão para lá de irritante. E complica-se ainda mais o meu estado psicológico e mental. Coisa assim como atirar lenha na fogueira, vá a velha frase feita. Fico, então, sem saber o que fazer para enganar o tédio destas horas de agitação psíquica.

É domingo, e lá fora reina um silêncio sem alma, nem sequer o rumor de um carro passando. Silêncio total, mesmo. Até o vizinho um pouco adiante, duas ou três casas, esqueceu, ou outra coisa que parece ser, de ligar a todo volume, como de costume, o seu aparelho de transmissão de som. No mínimo, curioso. Deve ter viajado, ou haverá outro motivo qualquer: não passa um domingo sem esse prazer.

Bom, vou à porta da rua, que é o portão, a ver o que foi feito da vida lá fora, ou seja, a verificar algo que justificasse aquele silêncio profundo de mundo acabado. A casaria fechada, como se todo mundo tivesse viajado, as plantas inteiramente imóveis, vento sumido além do mundo, nenhuma asa riscando o silêncio nas alturas mudas. De vida, nem sequer o olhar desconfiado de um vira-lata vagando solitário.

Acendo o meu cigarro, companheiro das horas amargas e doces, e fico-me a contemplar a rua deserta de povo, a princípio sem ocupar o pensamento em nada, no fim, deixando-me flutuar, sereno, nas águas tranquilas das minhas lembranças e recordações. E foi assim até que se anunciassem, de dentro dos infinitos do silêncio enorme, as primeiras sombras do anoitecer. Sem o furo de uma estrela.

E fui dar acordo de mim, quando, de uma rua qualquer, rompendo a tessitura compacta do silêncio, me veio um longínquo som de flauta, parece, mas que me dava a impressão de vir do fim do mundo. Não digo um flautear harmonioso, um sopro de arte, coisa assim, mas algo de providencialmente romântico na sua desarticulação sonora, mesmo assim povoando de vida o silêncio a escurecer, lento.

cArestIA

Tudo continua muito caro, apesar da redução do preço da gasolina, de sorte que o poder de compra está nas mãos de poucos. Não houve, da parte do governo, quanto mais agora, fim do seu quadriênio, quaisquer providências em defesa da economia popular.

lIÇÃo

Mais uma razão, talvez a principal, da derrota da candidatura do presidente Bolsonaro à reeleição. Águas passadas, eu sei, mas é só para lembrar que um país vai bem quando ao seu povo são poupados menos aperreios de vida. Uma lição para os políticos e governantes.

E não foi do que cuidou a equipe econômica do presidente Bolsonaro, sob o comando do seu ministro da Economia, o doutor Paulo Guedes, que, afinal, não disse mesmo a que veio. Não foi além do seu charme inglês. Brincaram com a cara do povo.

descAso

linguagem

Ando relendo, com o prazer de sempre, algum Graciliano Ramos, escritor lógico de sintaxe. Isto, para dizer que a literatura do Velho Graça, como era chamado entre os íntimos, a esta hora em que se escreve tão mal neste país, deveria ser obrigatória nas aulas de português. Sob a orientação, gramatical e estilística, do professor. Chamando a atenção do aluno para o feitio das orações e dos períodos, em que o grande mestre utiliza, e apenas, as palavras necessárias à expressão do pensamento. A concisão. Frase curta, ordem direta, as palavras nos seus devidos lugares, tudo de acordo com a regra estabelecida. Seria um grande serviço à inteligência da juventude, inclusive no ensino superior. Enfim, mais Graciliano Ramos, e menos análise gramatical, de forma isolada. O importante é desenvolver no aluno a aptidão para a escrita, a sintaxe mental, de modo a contribuir para a inteligência da frase, de suma utilidade na comunicação verbal, escrita e falada. Com os jovens, pois, o Velho Graça, mestre entres mestres. Acho que estou certo.

>> com o resultado, o índice voltou a subir após um mês de queda: em agosto houve retração de 1,13%

leo rodrIgues

agência Brasil

Conforme aponta o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta segunda-feira, 14, pelo Banco Central, a atividade econômica brasileira registrou um crescimento de 0,05% no mês de setembro, na comparação com agosto. Considerando os últimos três meses, a alta foi de 1,36%.

O IBC-Br reúne informações do nível de atividade dos três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços. Ele é levado em conta pelo Banco Central para tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

Economistas consideram o índice como um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), indicador oficial da atividade econômica calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em setembro, o IBC-Br atingiu 144,01 pontos de acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período). Com o resultado, o índice voltou a subir após um mês de queda: em agosto houve retração de 1,13%. Nos meses anteriores, o IBCBr vinha oscilando. Em abril e maio houve queda e em junho e julho alta.

Considerando a comparação entre setembro desse ano e setembro do ano passado, a partir do dado não dessazonalizado, houve alta de 4%. No acumulado de 12 meses, o índice também ficou positivo. em 2,34%.

mercado financeira aponta previsão de alta da inflação

Pela terceira semana consecutiva, a estimativa de inflação para este ano subiu, passando de 5,63% para 5,82%. A informação está no Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Banco Central, após ouvir mais de 100 instituições financeiras na semana passada.

O informativo lembra que a meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,5% e será considerada cumprida se oscilar entre 2% e 5%.

Para o próximo ano, a meta estimada é de 3,25% e será considerada formalmente cumprida se ficar entre 1,75% e 4,75%. De acordo com o boletim, a previsão para 2023 ficou estável em 4,94%.

selIc/cÂmbIo

Quanto à taxa básica de juros da economia (Selic), o mercado financeiro manteve a expectativa em 13,75% ao ano, no fim de 2022.

Já a projeção da taxa de câmbio para o fim de 2022 permaneceu estável em R$ 5,20, mesma estimativa para o dólar para 2023.

bAlAnÇA comercIAl

Para a balança comercial, a estimativa de saldo permaneceu em US$ 55 bilhões de resultado positivo em 2022. A estimativa dos especialistas do mercado para 2023 continuou em US$ 56 bilhões de superávit.

This article is from: