9 minute read

Prefeitura de São Miguel: R$ 2.510 milhões

lis boa batista

sargi13tario@hotmail.com

Advertisement

Toinho Dutra

Quis Deus que a Festa dos Destaques não se realizasse nesse dia 30 de maio de 2020, como estava planejada e já em andamento as suas providências. Há 60 dias, tivemos que suspender/cancelar as ações programadas em decorrência da Covid-19, em vista o Coronavírus que ocasiona a crise sanitária no Brasil e no mundo, atingindo todos nós, como todos/as vivenciamos, e a crise econômica também, claro! Em tempo vale lembrar a Festa dos Destaques, promovida pelo Colunista aqui, vem acontecendo há 19 anos ininterruptos – agora seria a 20ª edição –e pelo sério motivo já explicitado antes, não se realizará, resguardando logicamente a preservação da vida das pessoas. Botamos FÉ na Divina Providência que tudo vai passar e com a garantia da saúde e do trabalho, na esperança por melhores dias possamos definir uma NOVA DATA. Que o Espírito Santo de Deus nos ilumine com bênçãos em prol da VIDA dos brasileiros e dos povos do mundo inteiro. (Lisboa Batista)

DE STAQUES SERIA AMANHÃ!

Recordando uma das Festas dos Destaques: casal Ney Pinheiro/Célia e Lucizete Raulino. À esquerda Paulo Neto, do Banco do Brasil, aniversariante destaque de 28/5. LB parabeniza.

Cedida

Padre Inácio Lopes, agora pároco de Santa Maria/ Ielmo Marinho. Desejamos bênçãos sagradas.

COROAÇÃO

No próximo domingo, 31, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Pau dos Ferros/RN, vai celebrar a solenidade de Pentecostes e para encerrar o mês dedicado a Nossa Senhora, haverá a tradicional coroação da imagem, às 19h com a santa missa transmitida pelo YouTube/TVMaterdei e f/paroquiapaudosferros. Tudo sob a coordenação do Pe. Possídio Lopes.

PASCOM SANTA MARIA

No último domingo, o Pe. Inácio Lopes – que é pauferrense – foi apresentado como Pároco na Missa de posse da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição nas cidades de Santa Maria e Ielmo Marinho, região da Diocese de Natal. Atendendo o decreto e recomendações de isolamento social não teve presença de público. A Pascom com a equipe celebrativa acompanhou a transmissão. Veja facebook.com/PNSCSantaMariaRN/.

Cedida

Casal Raimundo Nonato (Teté)/ Leninha Alves. Ele aniversariou dia 26. LB parabeniza.

Francisco Cabral/Marta Betânea. Ele aniversariou dia 27. Tempo de parabenizar.

UM BRINDE A VOCÊ!

Aniversários: dia 27, Débora Siqueira, Zilmar Rêgo, Genário Pinheiro; dia 28, Lucicleia Rêgo, Ana Paula Freitas, Carlos Ítalo, Glícia Daves, Paulo Neto. A vocês e demais aniversariantes até 31 de maio, os parabéns da Coluna.

Antecipamos o abraço de parabéns para a elegante Zoraide Azevedo, da sociedade de Mossoró, querida do Colunista LB.

A luta é grande, mas o nosso Deus é bem maior

Abast ecim ento /barra gens Armando Ribeiro Gonçalves supera 60% do volume total

>> RN atinge 53,24% da capacidade total de represamento pelos reservatórios monitorados pelo Igarn, e tem melhor índice desde 2012

Cedida

Oaumento significativo das reservas hídricas do Rio Grade do Norte ao longo da semana fizeram com que o Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), divulgasse na quinta-feira (28) o segundo Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais da semana em dois dias.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório estadual, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos, atingiu 60,87% do seu volume total, o que equivale a 1.444.593.821 m³. Desde outubro de 2012 o manancial não atingia este represamento de águas.

As reservas hídricas superficiais totais do RN já acumulam 2.330.418.082 m³ que correspondem a 53,24% da capacidade total de represamento de águas pelos reservatórios monitorados pelo Igarn. Esta também é a melhor situação hídrica do Estado desde o ano de 2012.

A barragem Umari, localizada em Upanema, está represando nesta quintafeira (28) 251.182.162 m³, que correspondem a 85,78% da sua capacidade total que é de 292.813.650 m³.

A barragem Santa Cruz do Apodi voltou a receber aporte hídrico após algumas semanas sem a chegada de quantidade substancial de água na represa e acumula atualmente 215.955.460 m³, que correspondem a 36,01% da sua capacidade total que é de 599.712.000 m³.

Outros reservatórios, como o Marechal Dutra, também conhecido como Gargalheiras, continua a receber aporte hídrico. Está represando 14.800.654 m², percentualmente, 33,32% da sua capacidade total que é de 44.421.480 m³. Este é o maior acúmulo de água do manancial desde fevereiro de 2013.

A barragem Pau dos Ferros também aumentou de volume e já acumula 20.483.894 m³, que correspondem a 37,35% da sua capacidade total que é de 54.846.000 m³. Desde agosto de 2012, o reservatório não atingia este represamento de águas.

O açude Rio da Pedra, localizado em Santana do Matos, está acumulando 6.053.074 m³, que correspondem a 44,5% da sua capacidade total que é de 13.602.215 m³. O manancial não represa essa quantidade de água desde dezembro de 2012.

Outro reservatório que recebeu água das últimas chuvas foi o de Cruzeta, que está acumulando 5.034.194 m ³, percentualmente, 21,38% da sua capacidade total que é de 23.545.745 m³. A última vez que o manancial represou esse volume hídrico foi em junho de 2014.

O açude Itans, localizado em Caicó, está acumulando 10.900.117 m³, que correspondem a 14,37% da sua capacidade total que é de 75.839.349 m³. O reservatório chegou a secar no início deste ano e nos últimos meses vem se mantendo na cota dos 10 milhões de metros cúbicos.

ORio Grande do Norte já se aproxima de atingir a marca de 700 assassinatos e acumula 64 mortes a mais do que o mesmo período do ano passado. É o que apontam dados do Observatório da Violência (OBVIO). Somente neste mês, o estado já registrou 119 crimes letais contra a vida, totalizando 670 entre 1º de janeiro e 28 de maio de 2020.

Entre a tarde e noite de quarta (27), a região Oeste potiguar registrou os mais recentes casos notificados neste levantamento. Baraúna e Assú registraram homicídios, e Mossoró teve um suspeito morto e outro baleado em alegado confronto com a polícia. Na primeira cidade, um homem identificado como Jucélio Gonçalves de Mesquita, de 39 anos de idade, foi baleado dentro de uma casa de jogo e morreu quando estava sendo socorrido para o hospital.

A autoria e motivação do crime não foram informadas. Já no município do Vale do Açu, um homem identificado como André Pinheiro Bezerra, mais conhecido por "Remelinha”, foi morto a tiros na calçada da própria casa. A informação é de que ele já teria passagem pela polícia. E em Mossoró, uma troca de tiros entre policiais e dois suspeitos terminou com um dos suspeitos mortos e outro ba

RN se aproxima dos 700 assassinatos no ano e já soma 64 mortes a mais que 2019 VIO LÊNCIA

>>Somente neste mês, o estado já registrou 119 crimes letais contra a vida, totalizando 670 entre 01 de janeiro e 28 de maio de 2020

O Câmera

Ação policial em Mossoró terminou com um suspeito morto e outro ferido

leado.

O relato é de que agentes da Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR) realizavam diligências em área de localidade mais conhecida como Favela do Fio, no bairro Santa Delmira, quando três suspeitos armados teriam atacado o carro descaracterizado dos policiais com disparos de arma de fogo. Os policiais

Entre a tarde e noite de quarta, Baraúna e Assu registraram homicídios e Mossoró teve suspeito morto e outro baleado em confronto com a polícia

O Governo do Rio Grande do Norte publicou na edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial do Estado (DOE) uma lei que trata da divulgação dos indicadores de violência e criminalidade no âmbito do estado. A medida inclui também dados sobre ocorrências registradas pelas polícias militar e civil, e registro de fatos no sistema prisional.

A Lei nª 10.720, de 27 de maio de 2020, estabelece que o Poder Público deverá manter organizado e publicar de forma transparente os dados relacionados à violência e criminalidade no RN, a fim de instrumentalizar a formulação de políticas de segurança.

Governo do RN sanciona lei sobre divulgação de dados de violência

Segundo a medida, é dever dos órgãos e entidades públicas, especialmente da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED/RN), promover independentemente de requerimento, a divulgação dos dados relacionados à violência e criminalidade. A Lei define que as informações deverão contar com ocorrências registradas pelas polícias militar e civil, dentre outros fatores.

reagiram e acabaram baleando dois suspeitos. Matheus Felipe Gomes da Silva, de 18 anos, ainda foi socorrido, mas não resistiu e morreu. E um adolescente de 17 anos foi hospitalizado.

O atual estado de saúde dele não foi informado. Armas teriam sido apreendidas com os suspeitos. O caso fez Mossoró chegar a 84 mortes neste ano, resultante das chamadas Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs), que incluem homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio (roubo seguido de morte), intervenção policial e feminicídios (violência doméstica e/ou de gênero).

Ainda de acordo com a Lei, também deverão ser divulgado dados sobre número de ingressos e de saídas no sistema penitenciário; número de presos feridos e mortos; e número de fugas no sistema penitenciário, dentre outras informações.

Con domín ios

E a Lei nª 10.720, de 27 de maio de 2020, também publicada ontem no DOE trata da comunicação pelos condomínios residenciais aos órgãos de segurança pública, sobre a ocorrência ou indícios de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente ou idoso, nas unidades condominiais ou nas áreas comuns aos condôminos. A medida determina que tais ocorrências devem ser comunicadas à Delegacia de Polícia Civil e aos órgãos de segurança pública e estabelece até multa de até R$ 10 mil em caso de descumprimento.

MPRN e Polícia Militar cumprem mandado de busca e apreensão em Afonso Bezerra

A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) realizou no final da tarde desta quarta-feira (27) uma operação na localidade da Guarita, no bairro do Alecrim, em Natal, para averiguar informes envolvendo ameaças contra a vida de policiais penais do estado.

SEA P realiza operação em Natal para apurar ameaças contra policiais penais

A ação contou com 25 policiais penais de várias unidades da capital e ajudará no procedimento apuratório instalado pela pasta. A incursão policial foi comandada pessoalmente pelo secretário da Seap, Pedro Florêncio Filho, com a participação de policiais do Departamento de Operações Táticas (DOT), Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo de Escolta Penal (GEP), Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e Grupo Prisional de Operações com Cães (GPOC).

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Polícia Militar deflagraram na manhã desta quinta-feira (28) a operação “Ajuste”. A ação tem por objetivo identificar eventuais ocorrências de crimes de peculato, lavagem de dinheiro, bem como de outras infrações penais cometidas em desfavor do Município de Afonso Bezerra, no ano de 2015.

O MPRN informou que a operação é fruto de um trabalho de investigação da Promotoria de Justiça de Angicos. Com isso, ontem, segundo o órgão ministerial, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na sede de uma empresa investigada. Ainda de acordo com o MPRN, foram colhidos documentos e evidências eletrônicas para subsidiar a investigação conduzida pelo MPRN, que, até o momento, aponta prejuízo de aproximadamente R$ 124 mil aos cofres públicos.O material apreendido será analisado e levado ao Poder Judiciário, com as manifestações ministeriais cabíveis.

Os policiais chegaram à Guarita por volta das 17 horas. Foram verificadas as situações de internos monitorados com o uso de tornozeleiras eletrônicas e checadas localizações de onde podem ter partido as ameaças de morte. Os servidores realizaram diversas abordagens e recolheram informações para subsidiar o procedimento apuratório instaurado pela Seap.

Para Pedro Florêncio, nenhum grupo criminoso pode ameaçar um policial e ficar impune. “Ameaçar um policial é ameaçar o próprio Estado”, disse.

This article is from: