2 minute read

Municípios do RN podem fazer adesão às vagas até hoje

Next Article
waNdilsoN RaMalho

waNdilsoN RaMalho

Ministério da Saúde disponibiliza 1.194 vagas para os municípios do Rio Grande do Norte tações para adesão dos municípios foi publicado no dia 19 de junho. Os municípios de maior vulnerabilidade social serão priorizados para garantir o acesso à saúde para a população em regiões de difícil provimento e fixação de profissionais.

Educadora, amiga Ireide Menezes hoje merecendo todos os vivas pelo seu níver. Tim-TIM!

Advertisement

eXPoesTe

Terminando os arraiás, agora aqui na terra das caraubeiras é hora de voltarmos para Expoeste, a maior feira agropecuária do Oeste comandada pela prefeitura de Caraúbas. O prefeito Juninho Alves falou: “Um evento importante para a cultura e a economia da nossa região e que iremos tornar realidade.” Tudo acontece de 29 a 3 de Julho no Saia Rodada Park Show!!

ciais do Brasil. Com essa expansão, o programa poderá chegar a mais de 15 mil novas vagas até o fim de 2023.

Programa Mais Médicos abriu 10 mil novas vagas para todo o Brasil

Todos os municípios do Rio Grande do Norte podem aderir às vagas do Programa Mais Médicos até está terça-feira, 27. A quantidade é definida pelos gestores municipais, de acordo com as necessidades específicas. No total, foram dis - ponibilizadas 1.194 vagas para os municípios potiguares.

O Ministério da Saúde amplia o programa Mais

Médicos com a abertura de 10 mil novas vagas na modalidade de coparticipação de estados e municípios. O edital com as orien -

Todos os 5.570 municípios brasileiros poderão solicitar novas vagas na modalidade de coparticipação — uma parceria entre o Ministério da Saúde e municípios. Neste modelo, o Ministério desconta do repasse do piso de Atenção Primária à Saúde o valor de custeio mensal da bolsa-formação dos médicos. Os gestores locais seguem com a responsabilidade de pagamento do auxílio moradia, alimentação e as demais despesas do programa ficam a cargo do Ministério da Saúde. Essa forma de contratação garante às prefeituras um menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e a permanência nessas localidades.

A retomada do Mais Médicos é prioridade do Governo Federal para assegurar atendimento médico nos vazios assisten -

O Mais Médicos busca ampliar o acesso de moradores de áreas afastadas a profissionais da saúde, de modo a fortalecer a Atenção Primária, reconhecida como essencial para garantir o acesso à saúde da população.

O programa passou por uma reformulação, em busca da valorização dos profissionais e sua maior adesão. O ciclo de duração passou a ser de quatro anos, com a primeira metade da atuação destinada à especialização com foco em habilidades e competências de Medicina de Família e Comunidade, e o segundo momento voltado para o mestrado profissional.

Além disso, os profissionais vão receber incentivo para atuação em locais de difícil acesso, com percentuais que variam de acordo com a vulnerabilidade, dificuldade de fixação de médicos e porcentagem da população que depende unicamente do Sistema Único de Saúde (SUS).

This article is from: