2 minute read

Tomógrafo do Município está encaixotado há

10 Meses

>> Com o atraso na reforma do PAM do Bom Jardim , o equipamento, que chegou ao município em agosto de 2022, segue sem beneficiar a população a M ina coSTa Da redação

Advertisement

Em 15 de agosto de 2022, a Prefeitura de Mossoró recebia um tomógrafo, adquirido com recursos do Ministério da Saúde, que seria instalado no Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado, mais conhecido como PAM do Bom Jardim. Embora a chegada do equipamento tenha sido bastante comemorada pela atual gestão, que propagou ser um marco para a saúde de Mossoró, o tomógrafo continua encaixotado, sem beneficiar a população.

O atraso nas obras de reforma do PAM do Bom

Jardim impede que o tomógrafo seja instalado e utilizado pelas equipes de saúde. No fim do mês de abril, o Jornal de Fato solicitou respostas da Secretaria Municipal de Saúde sobre a previsão de conclusão das obras no local. Na ocasião, a Secretaria informou que até maio elas estariam concluídas.

Ocorre que, o mês de junho já está chegando ao fim e, até o momento, não ocorreu a conclusão das obras nem a instalação do tomógrafo. Ao todo, são mais de 10 meses que o Município dispõe de um equipamento de última geração, que possibilitaria que fossem realizados importantes procedimentos que são necessários às cirurgias, mas não o utiliza. Entre os exames que podem ser feitos por meio do aparelho estão: exames de tórax, hérnia de disco, joelho, ombro, entre tantos outros solicitados pelos médicos.

Em agosto de 2022, a secretária Morgana Dantas, chegou a informar que o tomógrafo ajudaria nos diag- nósticos clínicos e cirúrgicos da população e que a reforma do PAM do Bom Jardim ocorria com rapidez, para que o equipamento fosse montado o mais breve possível. “Logo a população estará sendo beneficiada com o equipamento”, disse Morgana Dantas em 15 de agosto de 2022.

A reportagem do JORNAL DE FATO voltou a entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da sua assessoria de comunicação, para questionar sobre os prazos para conclusão das obras no PAM do Bom Jardim e instalação do tomógrafo. No entanto, até o fechamento desta edição, a reportagem não recebeu o retorno por parte da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Município.

Situação do tomógrafo já foi questionada na Câmara

A situação do tomógrafo adquirido com recursos do Ministério da Saúde e que está encaixotado desde agosto de 2022 no almoxarifado da Prefeitura já foi questionada na Câmara Municipal de Mossoró (CMM), pelo vereador Pau- lo Igo. Os apontamentos foram feitos após visita ao local, realizada em abril deste ano.

Na ocasião, o vereador cobrou explicações sobre a reforma e informou que a não instalação do equipamento vem prejudicando a população de Mossoró. Segundo Paulo Igo, na sala onde será instalado o tomógrafo, havia indícios de inadequações, como portas pequenas e falta de acessibilidade.

O vereador apontou ainda que, quando o tomógrafo do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) quebrou, no mês de maio, ele esperou uma posição da Prefeitura sobre o tomógrafo do Município, mas não houve qualquer iniciativa nesse sentido.

This article is from: