
3 minute read
Luta pela duplicação da BR-304 deve constar no Brasil Participativo
from Jornal De Fato
BR-304 é a principal rodovia federal que liga Mossoró à capital Natal
Para que a proposta da duplicação seja destaque a nível nacional, a deputada estadual Isolda está realizando visitas às instituições do comércio e pre-
Advertisement
Brasil e Argentina falam em fortalecer aliança
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta segunda-feira, 26, que Brasil e a Argentina adotaram quase 100 ações para “dar concretude” ao projeto conjunto de desenvolvimento dos dois países. Segundo Lula, o governo brasileiro também está trabalhando na criação de uma “linha de financiamento abrangente” das exportações brasileiras para a Argentina.
“Hoje adotamos um ambicioso plano de ação para o relançamento da aliança estratégica”, disse Lula ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
A visita de Estado do argentino ocorre a convite de Lula no contexto de celebração dos 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países. A Argentina foi o primeiro país a reconhecer a independência e estabelecer relações com o Brasil, em 25 de junho de 1823.
“Reafirmamos hoje que a integração é uma política de Estado e que nossa parceria deve ser cultivada no mais alto nível. Nossa integração econômica significa interdependência”, disse Lula. “Construímos uma relação baseada na troca de bens de alto valor agregado e na integração produtiva de nossas economias. Nossos investimentos recíprocos são responsáveis por quase cem mil empregos”, destacou o presidente.
Lula disse ainda estar muito satisfeito com as perspectivas positivas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à exportação de produtos para a construção do Gasoduto Presidente Néstor Kirchner. A Argenti- feituras, além de disponibilizar banquinhas para diálogo e votação em Mossoró e nas cidades com mais interesse na proposta, além da campanha ati- na tem sustentado a proposta da construção de um gasoduto entre as reservas de gás xisto (shale) de Vaca Muerta até o Brasil. va e constante nas redes sociais.
“Não faz sentido que o Brasil perca espaço no mercado argentino para outros países porque esses oferecem crédito e nós não. Todo mundo tem a ganhar, as empresas e os trabalhadores brasileiros e os consumidores argentinos”, acrescentou Lula, sobre a criação de uma linha de financiamento das exportações brasileiras para a Argentina.
Durante seu breve discurso, Lula falou novamente sobre a adoção de uma moeda de referência específica para o comércio regional, para reduzir custos operacionais e a dependência de moedas estrangeiras.
“Precisamos avançar nessa direção [ampliação do intercâmbio comercial], com novas e criativas soluções que permitam maior integração financeira e facilitem nossas trocas”, disse.
“Como deputada do RN vamos seguir trabalhando incansavelmente por soluções que estão ao nosso alcance para os problemas enfrentados pelos potiguares e a duplicação da BR-304 é uma prioridade máxima para mim, como parla- mentar e como cidadã mossoroense”. A votação aberta no site Brasil Participativo ocorrerá até o dia 14 de julho.
“Qualquer chantagem terminará em derrota”, diz Putin após motim
O presidente russo, Vladimir Putin, em um discurso à nação nesta segunda-feira, 26, disse que “a rebelião armada teria sido reprimida de qualquer maneira”, em referência à insurreição lançada pelo Grupo Wagner no fim de semana.
“A solidariedade civil mostrou que qualquer chantagem e tentativa de organizar um motim interno terminará em derrota”, afirmou Putin.
O presidente russo estava falando de dentro do Kremlin em Moscou, de acordo com a mídia estatal russa TASS. Putin parecia discursar em um vídeo pré-gravado.
O último discurso de Putin à nação foi na manhã de sábado (24), en- quanto as forças de Yevgeny Prigozhin e do Grupo Wagner iniciavam sua marcha em direção a Moscou.
Putin agradeceu aos combatentes do Grupo Wagner que tomaram a “decisão certa” e interromperam o avanço das tropas.
“Agradeço aos soldados e comandantes do Grupo Wagner que tomaram a única decisão certa – eles não optaram pelo derramamento de sangue fratricida, pararam na última linha”, disse Putin.
Ele também declarou que esses combatentes teriam a “oportunidade de continuar servindo a Rússia firmando um contrato com o Ministério da Defesa ou outras agên- cias de aplicação da lei, ou de retornar para sua família e amigos. Quem quiser pode ir para Belarus”.
Durante o discurso à nação, Putin não mencionou o nome do líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin.
Prigozhin quebrou seu silêncio na segunda-feira em uma mensagem de áudio – a primeira desde que supostamente concordou em deixar a Rússia e ir para a Belarus em um acordo para acabar com a insurreição. Autoridades belarrussas disseram que não podem confirmar se Prigozhin chegou ao país.
O discurso de Putin na segunda-feira durou cinco minutos.