2 minute read

Cidades da região Oeste já vivem clima de sucessão municipal

Next Article
wANDIlSON RAMAlhO

wANDIlSON RAMAlhO

Pau dos Ferros, principal cidade do Alto Oeste, repetirá a acirrada disputa municipal de 2020 eleIÇõeS 2024 Reprodução

CéSAR SAN tOS

Advertisement

Da

Se Mossoró ainda não respira o ar da sucessão municipal, muito por conta da pouca ou nenhuma mobilização da oposição, no resto da região Oeste o clima já é de campanha eleitoral. Dezenas de municípios, inclusive, com as pré-candidaturas postas e se movimentando em disputa antecipada. É o caso de Pau dos Ferros, a principal cidade no Alto Oeste. A prefeita Marianna Almeida (PSD) e o ex-prefeito Leonardo Rêgo (União Brasil) vão repetir a disputa de 2020, só que com papéis invertidos. Marianna, que foi candidata pela oposição, vai defender o mandato, enquanto Leonardo, que era prefeito nas eleições passadas, tentará retornar ao cargo.

As eleições de 2020 foram surpreendentes na cha- ex-prefeito leonardo Rêgo tentará voltar ao poder municipal mada capital do Alto Oeste. Marianna, que seria candidata à vice-prefeita acabou assumindo a cabeça de cha- pa devido ao impedimento do ex-prefeito Nilton Figueiredo. Ela apenas “cumpriria tabela”, mas acabou desbancando o favoritismo de Leonardo Nogueira. Marianna foi eleita com 54,22% dos votos contra 44,1% do então prefeito.

Como o cenário é bastante acirrado em Pau dos Ferros, a atual prefeita e o ex-prefeito anteciparam a campanha. Marianna caminha com a estrutura da máquina pública, principalmente em áreas mais necessitadas, enquanto Leonardo cumpre agendas nos fins de semana e usa a força da comunicação que tem a seu favor.

Na cidade de Itaú, a disputa em 2024 será protagonizada pelos menos candidatos de 2020. O prefeito André Júnior (Progressistas) enfrentará José Roberto Pezão (União Brasil), assim como aconteceu nas últimas eleições municipais. André superou Pezão com 52,03% dos votos contra 40,58%. Teve outro candidato, André Brasil (MDB), que recebeu apenas 7,39% dos votos.

Em Portalegre, o prefeito José Augusto (União Brasil) enfrentará o ex-prefeito Neto da Emater (PP). Nas eleições de 2020, José Augusto venceu o candidato de Neto, Galego de Euclides (MDB), com 51,37% dos votos contra 48,63%.

Em 2024, a disputa promete ser ainda mais acirrada. Na cidade de Caraúbas, a disputa se repetirá entre o grupo empresarial Saia Rodada e o grupo de oposição liderado pelos Ferreira. Como está no segundo mandato consecutivo, o prefeito Juninho Alves apoiará o seu sobrinho vereador Givago Barreto (Progressistas). A oposição terá uma mulher candidata que pode ser Carol Fernandes, que disputou a Prefeitura em 2016 e foi derrotada por Juninho, ou Kaline Amorim (MDB), esposa do deputado estadual Dr. Bernardo Amorim (PSDB). Outra cidade com a campanha eleitoral acelerada é Areia Branca. Os exprefeitos Bruno Filho (MDB), que é atual viceprefeito, e Souza (PSB), que foi deputado estadual de dois mandatos, já assumiram que são pré-candidatos e promovem mobilização junto aos eleitores. Bruno tem o apoio da prefeita Iraneide Rebouças (PSB), que nas eleições 2020 derrotou o candidato de Souza, Toninho (PSB), numa disputa acirradíssima. Iraneide foi reeleita com 49,87% dos votos contra 49,12%, diferença de apenas 0,75%.

This article is from: