
5 minute read
prazo para manifestar interesse na lista do prouni acaba hoje
from Jornal De Fato
>> Ministério da Educação disponibilizou mais de 276 mil bolsas para o segundo semestre deste ano
Oprazo para manifestar interesse em participar da lista de espera para o segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2023 está aberto. Os interessados em continuar concorrendo a uma das bolsas integrais e parciais de estudo em cursos de graduação nas instituições privadas de educação superior devem fazer sua manifestação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até esta terça-feira, 15.
Advertisement
A lista de espera com o nome dos candidatos participantes será disponibilizada para as instituições de ensino na sexta-feira, 18. A classificação dos estudantes é feita de acordo com as opções e notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por modalidade de concorrência, que nteressado podem ser de ampla concorrência, ou de políticas afirmativas, como para pessoa com deficiência, autodeclarados indígenas, pardos ou preto.
Entre os dias 21 e 28 de agosto, os candidatos classificados na lista de espera terão que apresentar a documentação para compro -
Prosa
crispinianoneto@gmail.com
extrema direita ganha prévias presidenciais na Argentina
AAmérica Latina está saindo de um tremendo fosso em que se socou com a ascenção da extrema direita, desde o golpe em Dilma, a chegada de Rogério Macri e outras figuras execráveis em países do continente var as informações apresentadas na inscrição. Essa etapa deverá ser feita na própria instituição de ensino, conforme a documentação prevista no edital, para comprovação de formação do ensino médio, pessoa com deficiência e formação para o magistério da educação básica.
A vitória de Lula representa a retomada da integração regional e a volta da centro esquerda ao poder, com a retomada da autonomia e do desenvolvimento, apesar das dificuldades econômicas em que se encontra a Argentina que se afundou na lama com Rogério Macri e que não conseguiu se rearticular com Alberto Fernandez. A esquerda não se uniu a ponto de encontrar soluções. As brigas de Fernandes com Cristina Kirchner dificultaram ainda mais a superação da fragilidade em que Macri deixou o nosso vizinho.
Agora surge uma figura execrável no cenário político argentino. Já é deputado e foi candidato presidencial sem maior projeção, mas agora nas eleições primárias ele se destacou e vai disputar provavelmente como favorito em outubro as eleições definitivas que escolherão quem mandará no País nos próximos quatro anos.
Trata-se do exótico e estúpido Javier Milei, um economista defensor das teses mais reacionárias. Algumas esdrúxulas e aberrantes, na sua maioria, teses claramente fascistas.
Milei é fã de Jair Bolsonaro e Donald Trump. Como Olavo de Carvalho, é defensor da Teoria da conspiração do marxismo cultural, nega a existência do aquecimento global e relaciona o marxismo cultural com o Ministério da Mulher, dizendo que se for eleito presidente fechará o referido ministério. Ele também mencionou o marxismo cultural para se referir contra o movimento LGBT.
governo repassa mais de r$ 15 mi para educação infantil
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 276.566 bolsas para o segundo semestre de 2023. Dessas, 215.530 são integrais e 61.036 são parciais, ou seja, cobrem 50% do valor da mensalidade dos cursos de graduação ou sequenciais de formação específica.
período integral.
Os recursos serão repassados aos municípios dos estados do Acre, Amazonas, Ceará, de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, do Pará, da Paraíba, do Piauí, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e São Paulo. São cidades que realizaram o cadastramento das novas vagas, no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Sismec).
Javier Milei é economista e se define como “anarcocapitalista”: defende que o capitalismo funcione sem regulação do Estado. Ele defende mudanças radicais na Argentina, como adotar o dólar como moeda oficial, acabar com o Banco Central e “passar a motosserra” no Estado, para cortar gastos. Também já falou em reforma tributária para reduzir impostos, facilitar o porte de armas e permitir a compra e venda de órgãos humanos.
O discurso forte tem atraído argentinos cansados de um sistema político que não consegue resolver a crise econômica do país.
Milei repete a receita da direita populista que deu certo nas urnas com Donald Trump e Jair Bolsonaro, mesmo não tendo dado certo na gestão dos dois países. Seu jogo é culpar a elite política do pais e o “sistema” pelos problemas e prometer combatê-la, se mostrar como uma pessoa autêntica, que não tem medo de falar o que pensa, e prometer recuperar a força do homem comum. Ele diz na campanha que veio “despertar leões”. Já vimos esse filme aqui no Brasil e deu no que deu.
Vejamos algumas propostas de Milei para a Argentina: acabar com os direitos LGBTs, revogar o direito ao aborto, acabar com todos os auxílios de combate à pobreza, privatizar o ensino público, acabar com pensões, retirar direitos dos funcionários públicos mais pobres, como professores e profissionais de saúde, vender todas as empresas públicas do país e combater ambientalistas.
municípios devem criar novas vagas de educação infantil na rede pública de ensino

Fabiola sinimbú Repórter da Agência Brasil
Uma portaria do Ministério da Educação, publicada nesta segunda-feira, 14, no Diário Oficial da União, autoriza o repasse de R$15.739.988,28 para 46 municípios criarem novas vagas de educação infantil, na rede pública de ensino. Os recursos são do
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O objetivo do repasse desses recursos é exclusivamente a manutenção e o desenvolvimento de novas vagas para ampliação da rede de educação infantil pública. Estudos apontam que, nas famílias mais po- bres, apenas uma, em cada quatro crianças de até 3 anos de idade, frequentam creches no país.
Com os valores empenhados, serão criadas 3.194 vagas em creches e pré-escolas, sendo 1.469 vagas de creche em período parcial e 438 em período integral, além de 1.069 vagas de pré-escola em período parcial e 218 em
As secretarias de Educação receberão os valores de forma automática, em parcela única, diretamente na conta-corrente cadastrada. Após a movimentação dos recursos, os municípios terão que prestar contas ao Conselho do Fundeb, até o dia 30 de junho de 2024, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC).
O último Censo Escolar 2022 apontou a existência de 74,4 mil creches, em todo o país. Das matrículas realizadas nessa etapa educacional, 66,4% estão na rede pública e 33,6%, nas creches privadas, das quais, mais da metade, possuem convênio com a rede pública de educação infantil.
Até aí o que vemos é o programa de Bolsonaro, mesmo que ele não tenha tido coragem de implementar algumas destas propostas.
Quando ao Banco Central, ele não quer dar autonomia. Quer acabá-lo, deixando o mercado financeiro regular a economia. Ou seja, a guerra do elefante com a formiga. E defende uma proposta tão nazista que nem Hitler teve coragem de defender: legalizar a venda de órgãos e de crianças pobres.
Não por acaso, Brasil e Argentina foram os principais destinos dos nazistas e fascistas depois da derrota de Hitler e Mussolini.
Do Rato Para Os Lar Pios
Ratinho Jr., governador bolsonarista do Paraná privatizou a Copel - Companhia de Energia do Estado. Sabe quem comprou: os donos das Americanas.
FestiVal de burrices
Para além do FEBEAPÁ que não para de enriquecer o repertório, agora temos o FEBUAPÁ - Festival de Burrices que assola o País
Bolet I m da semana