13 minute read

GERAIS/OPINIÃO

Next Article
OPINIÃO

OPINIÃO

eduCação

Governo inaugura Centro estadual de educação Profissionalizante em Macaíba

Advertisement

>>Inicialmente, CEEP atende 145 alunos, mas número será duplicado e triplicado nos segundo e terceiro anos de funcionamento

OCentro Estadual de Educação Profissionali zante (CEEP) de Macaíba foi inaugurado na segunda-feira (25) pela governadora Fátima Bezerra. A escola, denominada professora Amazonina Teixeira de Carvalho, está localizada no Conjunto Manoel Dias, bairro Mangabeira, e atende inicialmente 145 estudantes em quatro turmas da 1ª série do Ensino Médio em tempo integral. Os cursos têm duração de três anos.

“Fazemos hoje a entrega oficial de mais uma escola com instalações adequadas e bem equipadas para proporcionar formação de qualidade aos nossos jovens, atendendo o mercado de trabalho, com a definição dos cursos oferecidos e debatidos com a sociedade”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Com área construída de 5,5 mil metros quadrados, a unidade contou com investimento de R$ 10,9 milhões – recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do Governo do RN. A escola, que já está em funcionamento, teve projeto integrado ao programa Brasil Profissionalizado e oferta os cursos técnicos de Informática e Planejamento e Controle da Produção.

O secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, declarou que a escola é conquista do Governo, dos estudantes, professores e da sociedade como um todo.

Elisa Elsie

Inauguração do Centro Estadual de Educação Profissionalizante em Macaíba

“Vamos formar os jovens para o trabalho e para a vida. Temos o Governo de uma professora que valoriza a educação, cumpre a lei e os compromissos assumidos”, disse. Ele acrescentou que, no início da atual gestão, o CEEP de Macaíba estava com apenas 20% das obras executadas. “Com a orientação da governadora e muito trabalho concluímos os serviços e estamos entregando a escola à comunidade.”

Diretor do CEEP, o professor Rômulo Stanrley, considerou a inauguração “um momento histórico. Aqui vamos formar profissionais aptos para o mercado de trabalho em Macaíba e todo o Estado”. Para o prefeito Emídio Junior, a entrega da escola marca a história de Macaíba. “Esta escola tem estrutura completa para educação de qualidade proporcionando formação e qualificação profissional para nossa juventude. Somos parceiros do Governo do Estado, inclusive para o transporte escolar”, declarou.

O Centro é a primeira escola de ensino médio em tempo integral, mantida pelo Estado, com oferta de educação profissional no município. A projeção é que nos próximos anos, 2023 e 2024, haja progressão no número de estudantes com a abertura de mais 4 turmas a cada ano para que a unidade funcione com sua capacidade máxima, 12 turmas.

Os CEEPs seguem padrão concebido dentro do programa Brasil Profissionalizado do Ministério da Educação, com 12 salas de aula, biblioteca, bloco pedagógico/administrativo, bloco de serviços e de vivência, bloco de ensino profissionalizante, laboratórios de física, matemática, química, biologia, línguas e informática, auditório, ginásio poliesportivo, salas para os professores e direção, banheiros, cozinha, cantina, refeitório, estacionamento e guarita.

Falando em nome dos estudantes a aluna Rana Mesquita externou: “Aqui enxergo a possibilidade de mudança na qualidade de vida e de futuro para mim, para meus colegas e para os estudantes que virão.”

Filha da professora Amazonina Teixeira, Paula Teixeira lembrou que ela sempre foi defensora da educação e da escola pública de qualidade. “Minha mãe foi uma mulher dos anos 30 que chegou ao posto de mestre, quando a maioria cuidava da casa. Ela sempre teve grande dedicação à educação e é exemplo para todos nós.”

Representando a Assembleia Legislativa, o professor e deputado Francisco Medeiros, avaliou o CEEP como um equipamento relevante para o município e para a educação estadual. “Esta escola, por sua qualidade e estrutura, eleva a autoestima de todos nós”, frisou.

Acompanharam a governadora os secretários de Estado Gustavo Coelho (Infraestrutura, Projetos e Metas de Governo e coordenador do Programa Governo Cidadão), Francisco Araújo (Sesed), Daniel Cabral (Comunicação), Sílvio Torquato (Sedec), João Maria Cavalcanti (Semarh), Carlos Cerveira (Controlador Geral do Estado), Procuradorgeral do Estado, Luiz Antônio Marinho, secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, adjunto da Sesed, Osmir Monte, adjunto da Sape, Marcelo Junior, adjunta da Seec, Márcia Gurgel, representante da delegada geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, delegada Maria do Carmo, Comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, Larissa Dantas, presidente da Potigás, Rodrigo Maranhão, presidente da Emparn, comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro, Fábio Henrique, diretor da FJA; o diretor da AGN, Juliano Porciúncula; e diretor administrativo da Ceasa, Eduardo Costa.

Também participaram do ato o presidente da Câmara Municipal de Macaíba, vereador Denilson Gadelha, vereadores, empresário Luiz Antônio Lacerda, vice-presidente da Fecomércio e secretários municipais.

rN registra aumento de 818% casos de dengue em relação a 2021

O número de casos de arboviroses como dengue, zika e chikungunya está crescendo em todo o Estado do Rio Grande do Norte. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do seu Programa Estadual de Arboviroses, tem identificado um aumento crescente nos casos de dengue, chikungunya e zika.

Os dados apurados até 9 de abril de 2022 indicam aumentos em alto grau dos casos prováveis das três doenças em comparação a 2021. No caso da dengue, um crescimento de 818%; na zika, 970%; e na chikungunya, 162%.

Em 2021, até a segunda semana de abril, foram registrados 435 casos prováveis de dengue, enquanto 2022 chegou a 3.995 no mesmo período. Os casos prováveis de chikungunya passaram de 570 para 1.494 casos prováveis, enquanto os de zika aumentaram de 39 casos prováveis ano passado para 321 em 2022.

As arboviroses apresentam sinais e sintomas comuns entre si, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos no caso da chikungunya e zika.

“É importante que os serviços de saúde estejam atentos à notificação dos casos suspeitos, e que a população esteja atenta aos sinais de alarme, como dor abdominal, vômitos persistentes e sangramento de mucosas, pois devem procurar imediatamente os serviços de saúde”, explica Sílvia Dinara, coordenadora do programa estadual de combate às arboviroses.

A Sesap reforça, junto à população, os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, como manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito; esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais; não colocar lixo em terrenos baldios; manter caixas d´água sempre tampadas e cuidar de qualquer local que possa acumular água parada. Além dos cuidados, é importante receber a visita do agente de endemias e esclarecer possíveis dúvidas.

A Sesap desenvolve diversas ações para controle das arboviroses, como visitas técnicas, capacitações, operações de UVB pesado e distribuição de larvicida para todos os municípios. A Secretaria monitora os dados dos municípios em relação à cobertura de imóveis visitados pelos Agentes de Combate às Endemias para verificar a presença de criadouros de Aedes aegipty, eliminar, tratar focos e orientar os moradores sobre medidas preventivas das arboviroses.

PrEviDêNcia

iNSS começa a pagar décimo terceiro antecipado

WElltoN MáxiMo

agência Brasil

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a recebe na segunda-feira (25) a antecipação do décimo terceiro. Até 6 de maio, mais de 31 milhões de segurados receberão a primeira parcela, que será paga conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde a semana passada. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, quanto pelo site gov.br/meuinss.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este será o terceiro ano seguido em que os segurados do INSS receberão o décimo terceiro antes

agência Brasil

Previdência antecipará a injeção de R$ 56,7 bilhões na economia

outraSPalavraS

José nicodemos

aristida603@hotmail.com

lula É a ESPEraNÇa

Quero repetir: não é mesmo minha opinião que, com Lula no governo, teremos o país ideal. Nada disso. O que é de esperar, consideradas todas as razões óbvias, que afastam qualquer dúvida, é que, sob o governo Lula, se haverá de viver melhor neste país, quer dizer, com menos aperturas. Quanto ao resto, entenda-se, o nosso país seguirá igual.

Explico-me. O Brasil só será um país de mesmo, quando tiver mudado o regime – político, administrativo e legislativo, sem esquecer o sistema de punir, a partir da reforma radical de suas estruturas. Daí, um país com menos injustiças, dentro dos moldes da civilização. E não é isso que se pode esperar do governo Lula, razões facilmente explicáveis.

Toda a gente sabe que todas as decisões do governo devem antes passar, constitucionalmente, pela análise e aprovação do Congresso Nacional. E, por igual, é terrivelmente sabido como este funciona: sempre em função das ambições e apetites, pessoais e de grupos. Para dizer tudo de uma vez – alheio aos desejos populares.

Assim sendo, ou muda-se o regime, ou tudo continuará igual: o mesmo sistema político, o mesmo sistema administrativo, o mesmo sistema de legislar, o mesmo sistema de punir. Pensar em sentido contrário, direi ser pura burrice. Só a força do povo, historicamente, tem o poder de transformar a realidade de um país.

Não há contestá-lo. E nós, brasileiros, bem é de ver, ainda andamos muito longe disso, a julgar pela deseducação política que nos é desgraçadamente imposta pelos governos, bem à feição sul-americana. Naturalmente, acumpliciados com os interesses da chamada representação popular, neste sentido. Fica bem melhor enganar a massa do povo.

Mas o ex-presidente Lula governo. Não tenho dúvida sobre suas boas intenções, seu temperamento político identificado com a luta social, enfim, sua vocação para servir o bem-estar coletivo. Eu creio nisso. E daí, quero acreditar que, sob seu governo, os brasileiros poderemos respirar mais aliviados, para usar o lugar-comum. Vida menos aperreada.

Em matéria, pois, da construção do país ideal, fico só até aí. A bem dizer, para tanto, é preciso destruir tudo, para construir tudo de novo, o leitor entende o que estou querendo dizer. Fora daí, em verdade, pouco se pode fazer em matéria de governo. É que as elites dominantes não deixam, enraizadas em seus privilégios.

Em todo o caso, esse “pouco” já pode ser muita coisa, e é o que se pode esperar do governo Lula, já provado. Isto mesmo: melhores dias, quer dizer, a vida com menos aperturas, nas categorias baixas da população brasileira. Se não o mínimo necessário às despesas da vida, mas que, pelo menos, chegue mais perto. E Lula é a esperança.

SÃo JoÃo

A prefeitura local programa o gasto de doze milhões com os festejos do São João, se bem que falta medicamentos em suas unidades de saúde, além de instrumentos clínicos há muito sem uso, quebrados. Outras necessidades.

traDiÇÃo

Sem que isso desmereça a cidade, e para começo, Mossoró não tem tradição junina, a exemplo de Campina Grande, a qual justifique, ou pelo menos explique, esse desperdício do dinheiro público. E a esta hora de crise.

urGêNcia

Se pelo menos não fizesse falta às carências da cidade, ainda bem. Mas é o dinheiro que falta para a eficiência, por exemplo, das unidades de saúde mantidas pela prefeitura, bem assim a outras necessidades que pedem urgência.

linguagem

Não é justo que se escreva escravizado a fórmulas, o que tolhe a expressão subjetiva, marca individual do escritor. Não quer isso significar, absolutamente não, o desleixo linguístico, muito ao gosto de certos modernistas, e não poucos. O importante é escrever com liberdade, neste sentido de não sacrificar a subjetividade, no que esta tem de mais expressivo, à objetividade das fórmulas, que valem menos, em confronto com as exigências da expressão íntima do escritor. Nada, por mais lógico que seja, pode embargar a necessidade expressiva do escritor, ou se quiserem, sobrepor o rigor das regras, gramaticais e de redação, à vitalidade da estilística. Acima de tudo logo a necessidade de comunicação eficiente, que vem de dentro do escritor. Da sua sentimentalidade estética. O que é preciso, neste ponto, é não confundir vulgaridade com naturalidade, como é o caso de escritores medíocres.

>> até 6 de maio, 31 milhões de segurados receberão a primeira parcela, que será paga conforme o dígito final do NIS

das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipará a injeção de R$ 56,7 bilhões na economia. Desse total, R$ 28,35 bilhões correspondem à primeira parcela, referente à competência de abril e que será paga entre o fim de abril e o início de maio. O restante corresponde à segunda parcela, da competência de maio, a ser paga no fim de maio e início de junho.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

O Ministério do Trabalho esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não têm direito a décimo terceiro salário.

confira o calendário de pagamento

Quem ganha o salário mínimo

Final do nis 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1ª parcela 25 de abril 26 de abril 27 de abril 28 de abril 29 de abril 2 de maio 3 de maio 4 de maio 5 de maio 6 de maio

1ª parcela 2 de maio 3 de maio 4 de maio 5 de maio 6 de maio 2ª parcela 25 de maio 26 de maio 27 de maio 30 de maio 31 de maio 1º de junho 2 de junho 3 de junho 6 de junho 7 de junho

2ª parcela 1º de junho 2 de junho 3 de junho 6 de junho 7 de junho

Quem recebe mais que o salário mínimo

Final do nis 1 e 6 2 e 7 3 e 8 4 e 9 5 e 0

confiança dos consumidores avança 3,8 pontos em abril

aNa criStiNa caMPoS

Da agência Brasil

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 3,8 pontos em abril, para 78,6 pontos, o maior nível desde agosto de 2021 (81,8 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice variou 1,5 ponto, para 77,1 pontos.

Os dados foram divulgados ontem (25) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

Segundo a coordenadora das Sondagens, Viviane Seda Bittencourt, os resultados positivos deste mês parecem estar relacionados ao fim do surto da variante Ômicron e ao anúncio de um pacote de medidas para aliviar a pressão da inflação e dos juros sobre as finanças familiares com a liberação de saques do FGTS, antecipação do décimo terceiro salário de aposentados e facilitação de acesso ao crédito.

“Houve diminuição do pessimismo com relação ao mercado de trabalho, mas a alta da inflação e os juros elevados ainda preocupem as famílias, que continuam cautelosas com relação à realização de compras de alto valor”, disse, em nota, a pesquisadora.

Em abril, a alta do ICC foi influenciada tanto pela melhora das avaliações sobre a situação atual quanto das expectativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 3,8 pontos, para 69,1 pontos e o Índice de Expectativas (IE) avançou 3,6 pontos, para 86,1 pontos, ambos alcançam os melhores resultados desde agosto de 2021 (69,8 e 90,9 pontos, respectivamente).

This article is from: