8 minute read

POLÍTICA

Next Article
OPINIÃO

OPINIÃO

BASTIDORES DE FATO

Arquivo

Advertisement

HENRIQUE FICA MAIS FORTE

Odeputado federal Rafael Motta vai transferir as bases eleitorais para o ex-deputado federal Henrique Alves, que passa a ser o principal nome do PSB à Câmara dos Deputados, depois que o partido transferiu Rafael para a disputa a senador. O PSB tem nomes para completar a eleição de Henrique como o vereador de Mossoró Pablo Aires e a sindicalista Janeary Souto, presidente do Sinsp/RN.

SETE, MAS...

Mossoró tem confirmada sete pré-candidaturas à Assembleia Legislativa: vereadoras Marleide Cunha (PT) e Larissa Rosado (União Brasil), vereadores Zé Peixeiro e Isaac da Casca (MDB), empresário Jorge do Rosário (Avante), ex-vereador Soldado Jadson (Solidariedade) e a deputada Isolda Dantas (PT), candidata natural à reeleição.

Bastidores aponta para o surgimento de nova e competitiva candidatura à Assembleia Legislativa, com a bandeira do rosalbismo. Quem?

Mossoró terá seis opções à Câmara Federal nas eleições deste ano: deputado progressista Beto Rosado (foto), candidato natural à reeleição; vereadores Pablo Aires (PSB), Lawrence Amorim (Solidariedade) e Gideon Ismaias (Cidadania), ex-vereadora Sandra Rosado (União Brasil) e a enfermeira Heliane Duarte (MDB) – mãe do vereador Isaac da Casca.

A governadora Fátima Bezerra (PT) conversou, por telefone, com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) para reafirmar o apoio ao Mossoró Cidade Junina, com investimento de R$ 600 mil na segurança do evento. Um dia antes, o candidato do prefeito ao Governo do RN, Fábio Dantas (Solidariedade), gravou vídeo dizendo que a governadora não estava apoiando a festa dos mossoroenses.

Um dado importante na pesquisa do Ipespe, divulgada nesta sexta-feira: 56% disseram que o presidente Bolsonaro errou no indulto ao deputado federal Daniel Silveira. O mau humor, porém, não afetou a intenção de votos do presidente. Ele aparece com 31%, 1 ponto a mais em relação à pesquisa de dezembro. E 13 pontos atrás do presidente Lula (PT), que tem 44%.

...PODE SER OITO

PARA FEDERAL

Assessoria

ALÔ...

MAU HUMOR

XP/IPESPE

Lula tem vantagem de 13 pontos sobre Jair Bolsonaro, segundo pesquisa

>>O ex-presidente Lula continua à frente, com 44%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 31%

CONGRESSO EM FOCO

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 6, mostra estabilidade na disputa à eleição presidencial. O ex-presidente Lula (PT) continua à frente, com 44%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 31%. No levantamento anterior, publicado em 22 de abril, o petista tinha um ponto percentual a mais. A oscilação, no entanto, está dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais.

O petista aparece com 44% das intenções de voto, um ponto a menos do que o levantamento anterior, divulgado pelo Ipespe em 22 de abril, enquanto Bolsonaro se manteve com 31%. Os dois, no entanto, se mantiveram distantes do segundo pelotão de candidatos.

Ciro Gomes (PDT) tem 8% e João Doria (PSDB), 3%. André Janones (Avante) soma 2%. Os três mantiveram os percentuais da pesquisa passada. Já Simone Tebet (MDB), que tinha 2% em abril, agora aparece com 1% das intenções de voto. Os entrevistados que responderam “nenhum/não iria votar/branco/nulo” somam 8%. Não souberam ou não responderam, 2%.

Na simulação do segundo turno, Lula venceria Bolsonaro com 54%, contra 34%. A diferença de 20 pontos percentuais é a mesma da simulação anterior. A pesquisa foi realizada no período de 2 a 4 de maio de 2022 com mil entrevistados por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-03473/2022.

VEJA OS NÚMEROS

Lula (PT) – 44%

Bolsonaro (PL) – 31%

Ciro Gomes (PDT) – 8%

João Doria (PSDB) – 3%

André Janones (Avante) – 2%

Simone Tebet (MDB) – 1%

Luiz Felipe d’Ávila (Novo) – 1%

Branco/nulo – 8%

Não responderam: 2%

Reprodução

Ex-presidente Lula e o atual presidente Bolsonaro polarizam disputa

Chapa será lançada hoje sem a participação presencial de Alckmin

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) está com Covid, segundo sua assessoria. Por conta disso, ele deve participar de forma virtual do lançamento da chapa de Lula (PT) à Presidência da República, neste sábado, 7.

Alckmin, que será o vice na chapa presidencial, está bem, segundo o petista Fernando Haddad, que falou com o ex-governador.

Num primeiro momento, a organização chegou a cogitar o cancelamento do evento, que será em São Paulo, mas decidiu mantêlo uma vez que já estava tudo pronto. A escolha de Alckmin para a chapa faz parte de uma estratégia para que o petista consiga buscar votos ao centro.

Após o ato de lançamento, a expectativa da campanha é de que os dois se dividam em busca de votos: cada um com uma agenda. No caso de Alckmin, um roteiro voltado para religiosos, agronegócio e também eleitores do Sudeste - especialmente São Paulo - onde o PSDB governou por mais de 15 anos, derrotando o PT.

Reivindicação históRica

servidores estaduais conquistam níveis gerencial e remuneratório

independente de já ter conseguido de maneira judicial ou administrativa antes. Além disso, todos os servidores também vão ser contemplados com um nível remuneratório no seu contracheque”, disse a presidenta do Sinsp, Janeayre Souto.

mudança de idade

O Governo do Estado assinou, ainda, um acordo judicial com o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI), garantindo a idade de 75 anos para que a aposentadoria compulsória de trabalhadores celetistas pertencentes aos quadros da Data-norte, Ceasa e Emparn.

O acordo também garante que os servidores que haviam sido demitidos aos 70 anos de idade e que ainda não chegaram aos 75 sejam reintegrados ao emprego, com a garantia de todos os direitos e vantagens do efetivo exercício.

Os servidores deverão comparecer ao local de trabalho no prazo de até 15 dias após recebimento da comunicação da reintegração. Caso o servidor não se apresente neste prazo, ele estará renunciando o direito à reintegração.

O pagamento dos salários mensais vencidos será feito até a data da efetiva reintegração de todos esses servidores, o qual deve ocorrer no prazo de 60 dias contados da homologação do acordo, através da implantação na folha pagamento e acessível no contracheque.

serão contemplados todos com grau de educação em níveis superior, mestrado e doutorado

Adata de 5 de maio entra para o calendário dos servidores públicos estaduais, ativos e aposentados, como um dia histórico. Depois de mais de uma década da omissão de administrações anteriores, o Governo do Rio Grande do Norte atendeu a reivindicação dos servidores regidos pela Lei nº 432, de 2010, e aprovou a promoção níveis gerencial e remuneratório.

O acordo foi assinado em audiência da Procuradoria Geral do Estado com o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do RN (SINSP).

“O Poder Executivo, na pessoa da governadora Fátima Bezerra, sensível à causa dos servidores, reconheceu que podia administrativamente fazer com que a omissão de anos atrás fosse reparada agora”, afirmou o procurador geral adjunto do Estado, José Duarte Santana.

O acordo final garante um direito dos servidores, trazendo a promoção gerencial e remuneratória para todos, incluindo

arquivo Jornal de Fato

Janeayre Souto, presidente do Sinsp: “Uma das maiores vitorias depois do nosso plano de carreira”

aqueles que se aposentaram desde o ano de 2015 – reconhecimento financeiro ao esforço de capacitação dos servidores. Serão contemplados todos com grau de educação em níveis superior, mestrado e doutorado.

“Uma das maiores vitórias depois do nosso plano de carreira. Esse acordo dará direito a todos os servidores que entregaram documentação ao Sinsp de ter a promoção gerencial,

Rn ganha mais de 17 mil novos jovens eleitores

Nos quatro primeiros meses de 2022, o Rio Grande do Norte ganhou 17.374 novos eleitores de 16 e 17 anos. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até abril deste ano, o Rio Grande do Norte contabilizou 31.947 jovens nessa faixa etária aptos a votar nas Eleições de 2022. Um aumento de 2.687 jovens se comparado ao mesmo período de 2020, ano em que aconteceram as últimas eleições. Esse número representa 1,27% do eleitorado potiguar, que até o momento tem 2.507.801 eleitores cadastrados.

“A Justiça Eleitoral fez um grande esforço chamando os jovens a participar das Eleições 2022. No âmbito do TRE-RN, a Escola Judiciária Eleitoral vem desenvolvendo de forma muito efetiva o Projeto Eleitor do Futuro, que permite uma completa imersão do jovem no ambiente eleitoral, estimulando o debate e fomentando temáticas como a maior presença feminina e a valorização da participação de todos no processo democrático”, disse o presidente do TRERN, desembargador Gilson Barbosa.

Vale lembrar que esse não é o quantitativo final para as Eleições 2022. Isso porque os cartórios eleitorais do Rio Grande do Norte, assim como de todo o país, estão analisando os requerimentos solicitados nos primeiros dias de maio. Só no dia 04 de maio - último dia antes do fechamento do cadastro eleitoral, o TRE-RN recebeu 31.951 novos requerimentos.

cadastRo eleitoRal

Desde a quinta-feira, 5, não são mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da JE está fechado para as eleições de outubro.

De acordo com o calendário eleitoral, o TSE divulgará no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar, por município, em 2022, bem como o detalhamento e o perfil do eleitorado brasileiro.

This article is from: