4 minute read

MULHER ........................................ P1 A

Next Article
GERAIS/OPINIÃO

GERAIS/OPINIÃO

COnT. da PÁG. 3

“Temos observado significativo avanço nos indicadores da Uern’’

Advertisement

Até que ponto a presença da Uern em seis municípios do Rio Grande do Norte é um desafio para a gestão da Universidade?

Nossa Uern é gigante! Estamos presentes fisicamente em seis municípios, localizados em diferentes regiões, que têm em comum os desafios da oferta de educação pública gratuita e de qualidade no interior do estado. Neste processo de gestão, contamos com a participação significativa das direções dos campi, que desempenham papel fundamental para a continuidade do trabalho nessas unidades. Estamos nos empenhando para descentralizar a gestão através de representações de alguns setores nos campi, como a Ouvidoria e apoio psicossocial. Além disso, existem canais diretos da Reitoria com a comunidade, como nossas redes sociais e o canal “Fale com a reitora”. A pandemia nos trouxe muitos ensinamentos, e um deles foi o melhor uso das tecnologias. Hoje, realizamos reuniões virtuais com pessoas de todos os campi, estamos ampliando o uso dos sistemas de gestão e implantamos o SEI em todas as unidades, o que representa um avanço significativo na comunicação entre as diversas unidades da Uern. Outro avanço possibilitado também pela autonomia financeira é o orçamento participativo, que está sendo implantado na nossa universidade, onde cada unidade apontará as prioridades de investimento.

A Uern tem ocupado importantes espaços nos últimos anos, em nível municipal e federal. Mais recentemente, a senhora tomou posse no Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Reitoras e dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – Abruem. Ocupar estes espaços é importante em que aspectos para a Universidade?

A Uern já avançou em muitas questões que ainda estão sendo discutidas em outras instituições. O próprio processo de autonomia financeira é uma delas, assim como o fim da lista tríplice e a curricularização da extensão. No próximo ano, iremos sediar o Fórum Nacional de Reitoras e de Reitores da Abruem. Na última edição do Fórum, que aconteceu em Alagoas, tivemos a felicidade de, mesmo estando na Reitoria há pouco tempo, ser escolhida para compor o conselho deliberativo da entidade. Entendo que é um reconhecimento ao trabalho sério que vem sendo desenvolvido pela Uern ao longo dos anos, sempre sendo protagonista em discussões para o fortalecimento da educação, do ensino superior, das universidades públicas, das universidades estaduais e municipais e da ciência.

A Uern apresentou um bom desempenho no último Enade, com cursos de graduação melhorando suas notas, e também na avaliação dos cursos de pós-graduação. Quais os caminhos para estes resultados?

Temos observado, nos últimos anos, um avanço significativo nos indicadores da Uern. O mais recente foi o Enade. Para se ter ideia, a Uern registrou o melhor desempenho desde que os cursos analisados nesta edição começaram a ser avaliados. Dos 32 cursos da Uern que participaram do exame, mais da metade subiu no Conceito Enade, em relação à última edição, em 2017. Isso se deve ao esforço coletivo da comunidade acadêmica, estudantes, professores e técnicos e da gestão universitária, somado a uma política de fortalecimento do processo de avaliação institucional com foco na melhoria da qualidade do ensino de graduação, em um trabalho permanente junto a todos os cursos da Universidade. Nossa meta é melhorar todos os indicadores de avaliação, tanto no que diz respeito à avaliação externa junto ao Inep como ao Conselho Estadual de Educação e à sociedade de modo geral.

Qual a previsão para o concurso público da Uern?

Nosso concurso já foi autorizado pelo Governo do Estado e estamos finalizando o quadro de vagas para a elaboração do edital de contratação de servidores técnicos e docentes. Aproveito para alertar que este concurso ainda não conseguirá sanar todas as necessidades de pessoal que a Universidade enfrenta. Precisamos urgentemente atualizar a lei que trata do nosso quadro de servidores, adequando-a à nova realidade da instituição. Somente assim, poderemos pensar na expansão de novos cursos e novos campi.

Nossa meta é melhorar todos os indicadores de avaliação, tanto na avaliação externa do Inep como no Conselho Estadual de Educação

Assumimos a Reitoria com o compromisso de fortalecer cada vez mais a nossa Uern, tornando-a cada vez mais forte, e é isso que faremos até os últimos dias de gestão

a comunidade acadêmica trazidos com a nova estrutura administrativa aprovada recentemente?

A autonomia financeira impôs que a Uern se adequasse à nova realidade, desta forma, foi necessário criar outros setores para dar fluidez aos processos administrativos. Além disso, com a nova estrutura, estamos conseguindo descentralizar alguns serviços, como já citei anteriormente. A nova estrutura também conta com a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade, que irá consolidar as pautas nos campos da diversidade, atendimento às mulheres e à população negra e indígena, além da Diretoria de Gestão Acadêmica Hospitalar, que poderá atuar na gestão acadêmica do Hospital da Mulher. Outro ganho significativo será a robustez das atuais diretorias de infraestrutura e de informatização, que passam a ser superintendências. Com isso, queremos possibilitar uma melhor estrutura de internet nas nossas unidades e dar maior celeridade em questões estruturais, especialmente as que demandam acompanhamento especial, como as emendas federais. Outro aspecto que justifica essa robustez é que, após anos sem previsão orçamentária para investimento, com a autonomia, voltaremos a poder executar reformas e novas obras.

Quais as prioridades para os próximos anos de gestão Cicília Maia?

Precisamos fortalecer nossa autonomia, concluir a implantação do plano de cargos dos servidores docentes e atualizar nosso quadro de vagas de servidores docentes e técnicos. Outras questões prioritárias são a ampliação da política de permanência no ensino superior, com a criação de novos auxílios e expansão dos restaurantes populares na Uern, e a adequação da nossa estrutura física, algumas com mais de 50 anos. Eu e o professor Chico assumimos a Reitoria com o compromisso de fortalecer cada vez mais a nossa Uern, tornando-a cada vez maior e mais forte, e é o que faremos até o último dia de gestão.

This article is from: