
3 minute read
Mossoró registra mais de 2 mil raios em único dia
from Jornal de Fato
>> Somente na quarta-feira (22) caíram 2.239 raios no município. e sse número corresponde a 17,10% do total registrado na data em referência
EDInalDO MOrEnO Da Redação
Advertisement
Dados disponibilizados pela Neoenergia Cosern, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Rio Grande do Norte, mostram que em um único dia Mossoró registrou mais de 2 mil raios. O número em questão foi registrado na última quarta-feira (22) durante a forte chuva na segun- da maior cidade potiguar. Conforme dados extraídos da plataforma ClimaTempo e divulgados pela Neoenergia Cosern, caíram 2.239 raios em Mossoró. A concessionária destaca que esse número corresponde a 17,10% do total registrado na data em referência. Como consequência, segundo a Neoenergia, na última quarta-feira foram registradas 1.279 ocorrências que interromperam o fornecimento de energia para rIO GranDE DO nOrTE
114.635 consumidores em Mossoró, principalmente nos bairros Sumaré, Pintos, Centro, Rincão, Vingt Rosado, Costa e Silva e Alto de São Manoel - além dos municípios de Grossos e Areia Branca.
“Esse número de ocorrências é 19 vezes maior que a média diária histórica registrada em fevereiro pelo Centro de Operações Integradas da Neoenergia Cosern”, explica a concessionária em nota.
A empresa explica ainda que em menos de 60 minutos, 45% dos clientes tiveram o fornecimento normalizado, 24% entre 60 e 120 minutos e que as equipes técnicas estavam trabalhando para reestabelecer o fornecimento para 580 clientes até o fechamento desta edição.
A Neonergia informou ainda que registrou em todo o estado 13.092 raios somente na última quarta-feira. As maiores ocorrências foram nas regiões Oeste (Mossoró), Vale do Açu e Seridó.
Além disso, esse volume total de raios representou, em um único dia, 14,84% do quantitativo de descargas atmosféricas registradas ao longo de 2023 no estado potiguar (88.185 raios desde 1 º de janeiro até 22 de fevereiro).
“Monitoramos, de ma - neira ininterrupta, a questão climática em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Nossas equipes são treinadas para atuar no menor intervalo de tempo possível quando há interrupção no fornecimento de energia provocado pela queda de um raio, priorizando sempre a segurança da equipe e da população”, ressalta Osvaldo Tavares, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern.
A empresa também informou que a estrutura de atendimento no dia dessa quantidade de raios foi reforçada com incremento de 100% na equipe do Centro de Operações e de 133% nas equipes de atendimento de campo.
A Neoenergia Cosern lamentou os transtornos e ressaltou que manteve as equipes de Plantão e do Centro de Operações reforçadas ao longo de ontem (23), restabelecendo o fornecimento para todos os consumidores afetados.
Em todo o Rio Grande do Norte, o número passou de 13 mil
Distribuidora de energia orienta população em dias de chuvas fortes
A Neoenergia Cosern orienta a população em dias de chuvas fortes e com raios. A distribuidora enumera uma série de recomendações que as pessoas devem adotar.
A primeira delas é que durante as chuvas mais intensas, com trovões e ventos fortes, deve-se redobrar a atenção dentro e fora de casa. Outra orientação é evitar locais abertos como campos de futebol, descampados, praias, praças e estacionamentos.
Outra orientação que deve ser seguida pela população diz respeito a não se aproximar de estruturas como marquises e coberturas de estacionamento metálicas, cercas com arames, varais metálicos, linhas férreas, torres de telefonia e estruturas condutoras da descarga elétrica. Outro ponto é evitar tomar banho de chuva.
Ainda segundo as orientações da distribui - dora, o recomendável nestes dias de chuvas fortes é abrigar-se em ambiente fechado (casas, comércios, indústrias, veículo, trem ou metrô). Por outro lado, não se abrigue embaixo de árvores, pontes metálicas, quiosques, antenas de telefonia; não fique perto de tratores, cercas de alarme e dentro de contêineres.
Também não é recomendável soltar pipas pró- ximas à fiação ou jogue objetos na rede elétrica e que não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.
Na ocasião de chuvas fortes, desconecte das tomadas, com segurança e sempre pelo plug, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados. Por fim, caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o 116 da Neoenergia Cosern.
Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil encerrou o ano de 2022 com um número recorde de registro de queda de raios: 190 milhões. No Rio Grande do Norte, foram contabilizados 424.733 raios ao longo do ano passado.