7 minute read

Mossoró 5 priNCipal

SeguraNça

Mais de 10 mil agentes vão trabalhar para garantir tranquilidade

Advertisement

>> Rn possui 1.496 locais de votação. São 60 zonas eleitorais distribuídas nos 167 municípios potiguares

Mais de 10 mil agentes das forças de segurança do Rio Grande do Norte vão trabalhar neste domingo, 30, para garantir a tranquilidade do segundo turno das eleições. Mais de 2,5milhões de potiguares deverão ir às urnas escolher o presidente da República. O RN possui 1.496 locais de votação. São 60 zonas eleitorais distribuídas nos 167 municípios potiguares.

O esquema de segurança foi definido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Seguirá a mesma linha de atuação do primeiro turno das eleições, considerado um sucesso. A novidade é que, pela primeira vez em território potiguar, policiais penais atuarão na segurança e guarda das urnas eletrônicas.

Assim, haverá ampliação do efetivo de mais de 10 mil agentes que foram empregados no 1º turno. Para isso, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) disponibilizará o apoio de 56 policiais penais para atuar na guarda das urnas em 28 locais de votação em Natal, distribuídas nas zonas Norte e Oeste da cidade.

A segurança pública conta com cerca de 8 mil policiais militares, entre homens e mulheres, 160 bombeiros militares, 1.520 guardas municipais e 56 policiais penais. A Polícia Civil também estará presente.

Assim como no primeiro turno, estarão funcionando quatro delegacias de plantão na capital potiguar, sendo duas exclusivas para crimes eleitorais (zonas Norte e Sul), mais 10 delegacias regionais no interior (São Paulo do Potengi, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Macau, Nova Cruz, Patu, Alexandria, Santa Cruz, João Câmara), e outras 17 delegacias municipais (Lajes, Mossoró, Areia Branca, Baraúna, Assú, Caicó, Currais Novos, Parelhas, Jardim de Piranhas, Apodi, São Miguel, Pendências, Canguaretama, Goianinha, Santo Antônio, Tangará e Touros).

O trabalho operacional também terá participação efetiva das 39 guardas municipais existentes no Estado, e das instituições federais, por meio da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Em Natal, a Secretaria Segurança funcionará com o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) durante todo o dia, com a participação de gestores de todas as forças de segurança pública envolvidas na operação, para acompanhar o deslocamento dos efetivos e o andamento das ocorrências relacionadas ao pleito eleitoral

Assecom

Centro Integrado de Comando e Controle estadual, em Natal, funcionará durante todo o dia

Centro acompanhará impactos na segurança no dia das eleições

O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, permanece ativado desde as vésperas do 1º turno, realizado em 2 de outubro. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), a Operação Eleições 2022 tem o objetivo de garantir a segurança e proteção aos cidadãos, eleitores e servidores da Justiça Eleitoral.

A ação conjunta durante o segundo turno será acompanhada, em tempo real, por representantes do TSE, Polícias Civis e Militares, da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpos de Bombeiros Militares, do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das Secretarias de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Entre os impactos na segurança pública que poderão ser observados durante o pleito, estão possíveis crimes eleitorais (boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compras de votos, entre outros), manifestações pacíficas e/ou violentas, bloqueio de vias, rixas, ameaças e atentados, temporais e/ou alagamentos e quedas de energias em locais de votação e de apuração dos votos.

Os indicadores gerados por estes possíveis impactos irão alimentar os boletins informativos que serão divulgados, a partir das 9h do dia do pleito, com periodicidade de a cada três horas, por meio do site e das redes sociais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os trabalhos serão monitorados pelo CICCN e pelos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE).

SeguraNça No 2º turNo

Mais de 10 mil agentes darão segurança ao dia das eleições

Cerca 8 mil policiais militares

1.520 guardas municipais

160 bombeiros militares

56 policiais penais

10 delegacias regionais de plantão

eleições 2022 | 2º turno

disputa estadual

Veja quem são os candidatos a governador de 12 estados

PT, PL e PSDB são os partidos com maior número de candidatos a governador no segundo turno

Aeleição para governador será decidida neste domingo, 30, em 12 estados. São eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

O PT é o partido com maior número de candidato a governador, em cinco estados: Sergipe, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Amazonas. Depois vem o PL com quatro estados: Santa Catarina, Rondônia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo; o mesmo número de disputas do PSDB: Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso do Sul.

O União Brasil está disputando o governo de três estados: Rondônia, Bahia, Alagoas. Em seguida, o MDB com candidatos a governador em dois estados: Amazonas e Alagoas; e o PSB nos estados Paraíba e Espírito Santo.

Ainda disputa o segundo turno o Solidariedade em Pernambuco; PSD em Sergipe; Republicanos em São Paulo; e o PRTB com candidato em Mato Grosso do Sul.

Pernambuco é um dos destaques, com duas mulheres disputando o segundo turno: Marília Arraes, do Solidariedade; e Raquel Lyra, do PSDB.

São Paulo também tem um destaque especial. Trata-se do maior colégio eleitoral do país. O estado é visto como importante para a definição da disputa presidencial, por isso, os candidatos Tarcísio Ribeiro (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) têm a missão de conquistar o governo para ajudar seus candidatos à presidência: Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), respectivamente.

Outra disputa que chama a atenção é no estado de Alagoas. O atual governador e candidato à reeleição, Paulo Dantas (MDB), está envolvido em escândalo de “servidores fantasmas”, chegando a ser afastado do cargo, mas se mantém vivo na disputa contra o oposicionista Rodrigo Cunha (União Brasil).

Sem nenhum franco favorito, exceto em Santa Catarina onde o candidato Jorginho Mello (PL) aparece em todas as pesquisas com o dobro da intenção de votos de Décio Lima (PT), na maioria dos estados o cenário é totalmente aberto. Em Rondônia e Mato Grosso do Sul, por exemplo, os candidatos dividem a preferência do eleitorado exatamente pela metade, conforme as pesquisas de diferentes institutos. Em outros, a situação é de empate técnico.

alaGoas pernaMbuCo

paulodantas MDB

WilsonliMa UNIÃO

JerÔniMo

PT

rodriGo CunHa

UNIÃO

aMaZonas eduardobraGa

MDB

baHia aCM neto

UNIÃO

espÍritosanto renato CasaGrande

PSB

Manato

PL

Mato Grossodo sul CapitÃo Contar

PRTB

eduardoriedel

PSDB

paraÍba MarÍliaarraes

SOLIDARIEDADE

raQuellYra

PSDB

rio Grandedo sul onYX lorenZoni

PL

eduardoleite

PSDB

rondÔnia Coronel MarCosroCHa

UNIÃO

MarCosroGerio

PL

santa Catarina

JorGinHo Mello

PL

dÉCioliMa

PT

sÃopaulo tarCisiode Freitas

REPUBLICANOS

X X X X X X X X X X Fernando Haddad

PT

serGipe X X

eleitores de oito municípios vão votar também para prefeito

Eleitoras e eleitores de oito municípios brasileiros vão às urnas neste domingo, 30, para escolher prefeitos e vice-prefeitos, além de votarem no governador do estado e presidente da República. Nesse caso, a ordem de votação é a seguinte: governador, presidente, prefeito.

As eleições suplementares, em razão da cassação de prefeitos e viceprefeitos que foram eleitos em 2020, serão realizadas em três municípios do Rio Grande do Sul: Cachoeirinha, Cerro Grande e Entre Rios do Sul; dois municípios de Pernambuco: Joaquim Nabuco e Pesqueira; e em Canoinhas, Santa Catarina; Pinhazinho, São Paulo; e Vilhena, Rondônia.

Os que forem escolhidos neste domingo vão administrar cada município pelos próximos dois anos, podendo disputar a reeleição em 2024.

acompanhe a apuração e resultados em tempo real

A Justiça Eleitoral oferece às eleitoras e aos eleitores, às candidatas e aos candidatos e a toda a sociedade diversos aplicativos que permitem o acompanhamento em tempo real da apuração e da totalização dos resultados do segundo turno das eleições 2022. São apps como o Boletim na Mão e o Resultados que as pessoas podem baixar gratuitamente nas lojas virtuais da App Store e Google Play.

Por meio do aplicativo Boletim na Mão, qualquer cidadã ou cidadão pode conhecer os resultados apurados nas urnas eletrônicas. O app oferece, de maneira rápida e segura, os conteúdos dos Boletins de Urna (BU) impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral.

O BU é o documento que traz o total dos votos recebidos por cada candidata e candidato, dos votos nulos e em branco e das abstenções ocorridas naquela seção eleitoral, entre outras informações.

O aplicativo Resultados permite a qualquer pessoa acompanhar a contagem dos votos em todo o Brasil, a partir da consulta por nome da candidata ou do candidato. Também informa os nomes das pessoas eleitas e daquelas que vão disputar o segundo turno.

This article is from: